Operação “Bad Way”: PJ detém 17 pessoas por causa de burlas no MB WAY
Há novamente notícias sobre fraudes digitais e mais uma vez com recurso ao MB WAY. A Polícia Judiciária com o apoio da GNR e da PSP, desencadeou, hoje, uma operação policial de combate ao cibercrime.
Foram detidos 17 indivíduos, 11 homens e 6 mulheres, presumíveis autores de centenas de crimes de burla informática agravada, falsidade informática e acesso ilegítimo.
MB WAY: Cibercriminosos enviavam mensagens com pedidos de códigos de acesso
De acordo com a informação publicada no site da PJ, a investigação iniciou-se há alguns meses, tendo por base vários casos de fraude perpetrados de forma organizada, com recurso à aplicação MB WAY.
Os detidos são suspeitos de terem burlado mais de mil pessoas sendo o Modus Operandi através de envio de mensagens com pedidos de códigos de acesso às respetivas contas bancárias.
As várias diligências encetadas culminaram na identificação dos suspeitos, presumíveis autores de múltiplas ações criminosas, com impacto em centenas de vítimas.
A estratégia investigatória visou a localização e agrupamento das várias participações que se encontravam dispersas por várias comarcas do país, por forma a demonstrar a atividade delituosa reiterada e organizada, conjugando e analisando toda a informação de forma a identificar/localizar os agora detidos.
Na sequência das detenções e buscas domiciliárias procedeu-se à apreensão de objetos relacionados com a prática criminosa e/ou adquiridos de forma ilícita.
Os detidos irão ser presentes a primeiro interrogatório judicial, para aplicação da medida a coação considerada adequada.
O MB WAY é a solução MULTIBANCO que lhe permite fazer compras online e em lojas físicas, gerar cartões virtuais MB NET, enviar, pedir dinheiro e dividir a conta e ainda utilizar e levantar dinheiro através do seu smartphone, numa app própria ou nos canais do seu banco.
Esta solução é usada por milhares de portugueses, mas é também “usada” nos esquemas dos burlões.
Algumas dicas simples para a utilização do MB WAY
- Se não compreende o funcionamento da aplicação, recuse o pagamento por esta via;
- Em caso de dúvida, solicite informação ao seu Banco sobre o funcionamento do MB WAY antes de o utilizar;
- Tente sempre fazer os negócios de forma presencial se estiver na mesma área geográfica do comprador;
- Tente receber os pagamentos presencialmente ou através de transferência bancária;
- Nunca siga instruções de desconhecidos para fazer pagamentos por este serviço
Este artigo tem mais de um ano
Devia haver uma lista com o nome destes canalhas para todos lhes poderem apontar o dedo
Não é preciso ir muito longe… São de uma certa comunicade que se integra bem na sociedade, pessoas de bem, cumpridoras da lei, da economia, e claro está das t-shirts.
Gente muito bem vestida, de fatos e gravatas, grandes cargos no qual deveriamos confiar e no entanto roubam bem mais do que essa gente dessas e outras comunidades. Falta mossa bem maior.
É, este pensa que o ventoinhas vai tirar aos ciganos para lhe dar a ele…
Deveria haver um óscar para quem dá os nomes a operações policiais! 🙂
São ciganos! O sutaque nao deixa enganar ninguem.
Telefone toca, cigano abre as beiças, desligo a chamada, bloqueio o numero. Feito!
No artigo não existe nenhum link para um ficheiro áudio que permita identificar o sotaque dos perpretadores…
Ja me tentaram burlar varias vezes. É so colocar algo no custojusto, e pimba!
Pelo Modus operandi,dúvido que sejam ciganos.Isto é muita areia para a camioneta do lelo.Poderei estar enganado, mas duvido..
Exatamente ou são muitos diferentes dos que eu conheço ou então é quase impossível que sejam (então apartir do momento em que há mulheres com parte ativa…).
Infelizmente há demasiada gente é com demasiado tempo livre para
estar com estas coisas(e muito é português “de gema” escusamos de estar a sacudir o capote como se “os nossos” não fizessem disso)
Acho que o ventoinhas ainda vai culpar os ciganos pelo BES, BPN, BANIF, etc Contra esses “ciganos” não se revolta ele, porquê? Porque também quer comer o tuga por lorpa como já fez a muitos otários que vão naquela cantiga velha e gasta.
O método dos lelos costuma ser telefonema e com aquele método de levar a pessoa a ativar o Mbway com o número do vigarista. Mas também já há muitos que ligam sem sotaque, porque metem filhos a telefonar ou já praticam para perder o sotaque. Esse método de SMS parece-me ser já de malta internacional.
Viva! São de etnia Cigana e não só. Já me ligaram duas vezes com este tipo de tentativa de fraude sobre tudo com negócios relacionados com o OLX. Uma delas até nem me pareceu que era de uma pessoa de etnia Cigana, mas de um rapaz novo a tentar a sua sorte. Mas após estas tentivas fiz uma denúncia do num. de telemóvel que me ligou à PJ. Existe um site da PJ onde podem ser realizadas denúncias anónimas e onde se pode explicar a situação ocorrida. Também, coloquei este números naqueles sites onde se procura saber “Que número me ligou”. Parece que a PJ está atenta a às denúncias que são feitas !!!
Já agora uma dúvida, para quem conseguir esclarecer ! No artigo está escrito: “4. Tente receber os pagamentos presencialmente ou através de transferência bancária” Através de transferência bancária não acho que seja seguro! Tenho a ideia de que em tempos uma transferência bancária realizada no multibanco podia depois ser revertida no próprio multibanco. Não existe a possibilidade de reverter uma transferência bancária ?
Aparentemente pode cancelar uma transferência enquanto o banco não deu a ordem, a partir de o momento em que recebe o dinheiro na sua conta, normalmente no dia seguinte, é quase impossível e só com justificação credível em tribunal.
Não percebo como alguém dá o seu código do mbway a um desconhecido pelo telefone.