PplWare Mobile

“Olá pai, olá mãe”: homem burlado no WhatsApp em 11.500 euros

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. PorcoDoPunjab says:

    Não posso ter pena de alguém que manda 11k euros sem saber o que está a fazer e ainda por cima estes casos têm sido amplamente divulgados.
    Só pode ser um adiantado mental.
    Antes que me digam ah e tal qualquer um pode cair.
    Não, não pode.
    Uma coisa assim, tão estúpida, só cai nisto quem é mesmo burro.
    Alguma vez eu ia mandar 11k euros sem falar com a pessoa pessoalmente e ter papéis da transacção?
    Cruz Credo…

    • João Matos says:

      Nem mais!!!

    • BulS*it says:

      secundo. É a chamada seleção da natureza. O pior é que estes também têm direito de voto (por ex.)

    • Manuel+Araujo says:

      Ó caro PorcoDoPunjab, eu pelo contrário, gostaria que um dia a sua chicoespertice fosse compensada com uma burla que lhe retirasse 20.000€ da conta. O coninhas do PunJab é mesmo o tipo de pessoa que eu gostaria de ver a rastejar e de que eu também não teria pena porque de gente arrogante, eu não tenho decididamente pena. Que deus ou alguém com essa função lhe dê aquilo que precisa para ficar calado e amouchar no dia em que seja burlado por ter o desplante de chamar burros a quem não conhece. Descanse, eu não fui burlado, mas também estive perto, mas longe de mim apoucar quem não merece. Tenha uma tarde de merda, é o meu desejo

      • há+cada+gajo says:

        Eu tenho pena de todos os que caem na ratoeira pelos escassos recursos de inteligência que revelam ter .

      • Mike Litoris says:

        Eu tenho muita, mas muita, pena de ti caro Manuel, alguma vez na vida alguém iria mandar 11.500€ por internet sem estar com a pessoa ao lado? Nem que a pessoa estivesse do outro lado do oceano a tenir!!!!
        É com cada cromo.

      • PorcoDoPunjab says:

        Manuel Araujo, vc precisa de um médico, mas de um médico a sério.
        Logo para começar, não há aqui chico espertice nenhuma.
        Ninguém, repito, ninguém, no seu perfeito juízo, envia 11 mil euros para alguém, com base em mensagens no Whatsapp.
        Ao menos que ligasse a videochamada para ver quem de facto estava do outro lado, mas é lógico que isso não lhe ocorreu.
        E mesmo que a pessoa fosse quem dizia que era, manda 11 mil euros sem provas do mesmo?
        E depois para recuperar o dinheiro? Como arranjaria provas da transacção?
        Ser burlado não é sinónimo de ser burro.
        Há burlas muito bem feitas, em que no final o burlado nem sabe bem o que é que aconteceu porque todo o esquema é muito bem elaborado.
        Não é, claramente, este o caso.
        Diga-me só uma coisa, vc enviaria 11 mil euros para alguém com base em conversas no whatsapp, só porque esse alguém diz que é seu familiar?
        Não? Sim?
        Digo-lhe desde já que se eu caísse numa treta destas eu não ficaria à espera que vc me chamasse de burro, eu próprio me encarregaria disso.
        Não sou imune a burlas, ninguém o é.
        Mas digo-lhe desde já que burlas deste tipo é zero hipóteses de sucesso comigo.
        Uso muito uma coisa básica, chamada de bom senso e tenho outra particularidade, não confio em ninguém no que a dinheiro diz respeito.
        Tudo o que diz respeito ao vil metal é tratado pessoalmente e com a documentação necessária.
        Portanto, pode ficar a aguardar que eu seja burlado desta maneira.
        Arranje é um colchão de boa qualidade…

        Em relação à tarde de merda que me deseja, olhe, acabei de comprar um apartamento em pleno coração de Lisboa a um preço fantástico.
        Valor de mercado está perto do milhão de euros e paguei bastante menos, novo, pronto a habitar.
        Só neste negócio, e se quiser vender, terei mais valias bastante avultadas.
        Não lhe desejo a si uma tarde como a que eu tenho.
        Sim, PorcoDoPunjab é um investidor.
        Portanto, se pensa que aqui se brinca no que a dinheiro diz respeito, está redondamente enganado.

        Eu entendo que haja pessoas simples, sem maldade, inocentes, que facilmente se deixam levar por gente deste tipo, mas vc tem que reconhecer que fazer uma coisa destas é uma burrice de todo o tamanho.
        Não é necessário ser um expert em nada, basta usar bom senso.
        Se o tivesse usado toda esta situação seria evitada.
        Não há outro modo de classificar isto.

        Espero ter mais tardes como esta brevemente…:) Obrigado pelo apoio;)

        Não sou Coninhas do Punjab, eu sou mesmo bom no que faço.
        Sou o PorcoDoPunjab, o verdadeiro!

    • Francisco says:

      presunção e água benta cada um toma a que quer…

      • há+cada+gajo says:

        Presunção ? Achas-te pouco inteligente a ponto de não teres coragem de enfrentar essas tentativas de phishing/engenharia social ? Eu enfrento-os todos. O ultimo andei de conversa com o tipo quase 3 semanas, até que o tipo, tão tanso era, finalmente percebeu que estava a ser levado e não o contrário. Entretanto já hoje um tentou e depois de meia dúzia de mensagens, foi à vida dele.. Mas pronto, se não responderes, é o mínimo de inteligência que se exige. Protege-te.

    • Antonio Ferreira says:

      Caro @Porco, imagine que os seus pais, se calhar com 60 ou 70 anos, que não estão absolutamente nada habituados as estas modernices de telemóveis, e que na sua honestidade pura e humilde recebem uma destas mensagens que “caiem” na burla. Serão eles os “burros” que você distribui/carimba na testa por este mundo de pessoas ? Antes de ofender pense nos seus.

      PS: que FIQUE BEM CLARO que quando falei nos seus pais NAO FOI DE MANEIRA ALGUMA MINHA INTENSÃO DE OS OFENDER, independentemente do filho que eles tem, esse sim burro por se achar o melhor la da terra.

      • BulS*it says:

        Não me teno sido dirigida a resposta.Posso dizer que os meus pais (com mais de 80 anos) já receberam várias. O meu pai inclusive a primeira vez que recebeu a primeira coisa que fez foi LIGAR-ME , para o MEU número de telemóvel. Mesmo não estando habituados há que ter dois dedos de testa. Então ainda mais nos dias de hoje com a divulgação e alertas que insistentemente se têm feito….. quem é o tanso que vai enviar 11,5K a um desconhecido?

        • Antonio Ferreira says:

          e os velhotes são todos iguais ? Sou informático há quase 40 anos e ainda há uns meses uma Sra. na casa dos 70 anos teimava a pés juntos comigo que não havia maldade na internet. Eu apenas lhe disse para escrever no navegador google.pt e depois na caixinha que lhe aparecia no meio do ecrã escrevesse a pior coisa que ela pudesse imaginar de mau. No dia seguinte a Sra. telefonou-me a pedir desculpa e a dizer quer afinal, na internet há coisas muito más.

          Lembrem-se que ha pessoas nas aldeias, que muitas já foram burladas por supostas pessoas que se apresentam como sendo da segurança social. Mesmo com alertas da GNR, essas pessoas são humildes, trabalhadoras dos campos, vivem em aldeias remotas, etc. São elas BURRAS ? ANORMAIS ?

          Há pessoas e pessoas, e o facto de as haver que não são do nosso tempo, NÃO nos PERMITE a NÓS chama-las de ANORMAIS, BURROS, e outros nomes que os mais iluminados conseguem inventar.

          • Hugo says:

            Comentário de alguém sensato mas os inteligentes cá do sítio estão noutro nível. Eles é que sabem e nada nem ninguém os enganará.

          • BulS*it says:

            @ António, É todo lindo esse discurso. Apenas se está a esquecer que esses que refere (e que existem) não usam Whatsapps nem fazem transferencias bancárias on-line. É desse que se está a falar. São esse que estão em causa. São esse a quem apelido de tansos.
            Apenas e só a esses, que já certamente ouviram mais que uma vez alertas.
            Dos outros (esses do conto do vigário) não os apelidei de nada. (mas também não devem de dispor de 11,5K para “queimar”).
            Ou seja, esses não são os alvos destes esquemas.
            Fiz-me perceber?

          • PorcoDoPunjab says:

            Antonio Ferreira, conforme eu escrevi no primeiro comentário, eu estava a referir-me em concreto a esta situação de enviar o dinheiro, apenas através de mensagens do whatsapp.
            Não me estou a referir a burlar idosos nas aldeias com histórias que o euro vai acabar e que as notas vão perder o valor, já para não falar quando são roubados violentamente em casa.
            Não é disso que estamos aqui a falar.
            Mania de não saber interpretar o que se lê dá nisto, fala-se em sardinhas e ás tantas já falamos em tubarões e discos voadores.

      • B@rão Vermelho says:

        Também partilho da opinião que não devemos chamar burro a ninguém, além de demonstrar arrogância também demonstra ignorância.
        Isto demostra que Portugal ainda é um país de gente seria que se deixa enganar exatamente por essa condição e gostar de ajudar o próximo.
        Para nos que somos um pouco mais esclarecidos sabes que o ecrã do telemóvel partido nada interfere em usar o mesmo número.
        Lamento mesmo o que aconteceu a este srº, com tanta informação a passar nas Tvs e Rádios ainda assim conseguiram-se aproveitar de um momento de fraqueza utilizando o maior argumento a aflição de um filho.

      • PorcoDoPunjab says:

        Antonio Ferreira, eu não me acho o melhor da terra, apenas sei que sou bom no que faço, independentemente de haver outros bem melhores que eu.
        Sou competente, sou honesto, não engano ninguém nos meus negócios.

        Posso dizer que estou bem na vida, sem quaisquer dívidas, com base no meu trabalho e da ajuda inestimável que tenho da minha esposa.
        Sempre fui, ao longo da minha vida, extremamente pragmático, de lutar para ter algo para deixar aos filhos, para que tenham uma vida melhor do que aquela que eu tive no início.
        Posso dizer, com imenso orgulho, que atingi esses objectivos.
        Não jogo no euromilhões nem nada dessas coisas, tudo o que tenho veio e vem do meu trabalho.
        Portanto, se acha que sou burro, isso não me aquece nem arrefece.
        É-me indiferente o que pensa de mim.

        Apenas acho que mandar milhares de euros assim sem mais nem menos não tem outra classificação a não ser burrice.
        É o que é…

        Os meus pais são mais velhos, perto de 60 tenho eu.
        E jamais cairiam num truque destes, porque, além de não estarem habituados a telemóveis e whatsapps, e apesar de serem do mais honesto e simples que vi em toda a minha vida, não sabem ler nem escrever.
        Se eu os apanhasse a escrever no whatsapp ainda me dava algum treco no coração e eu não uso Apple Watch.
        Portanto, se achava que nasci com o cu virado para a Lua, enganou-se.

        Tenha uma boa tarde, porque de facto está uma excelente tarde.

        Intensão… isso não existe. É Intenção… Fonética é a mesma, na prática vai dar ao mesmo.

        • Antonio+Ferreira says:

          @PorcoDoPunjab, se não usa um Apple Watch faz mal, pois com todas essas canganças, um dia destes as coisas podem correr-lhe mal. Já deu para perceber qual é a sua posição na sociedade, acha-se o melhor, o chamado dono disto tudo. Como se alguém daqui estivesse interessado que você comprou um apartamento de quase um milhão, ou se ontem comprou um Bugati ou um McLaren F1, ou ainda se tem uma carrada de casas pagas a pronto.

          Já percebemos que ai do seu pedestal, o “comum dos mortais” é burro, anormal, etc. Você não sabe da história e comenta sem saber o que na realidade se passou. Estou-me bem nas tintas para o que vou é, tem, ou vira a ter, que sonha e diz que tem, mas não tem. A vida é sua, faça dela o que bem entender. Mas não se esqueça de que, mesmo com essas caganças todas, vai ter onde todos nós vamos ter um dia, ao cemitério.

          Se não percebeu os meus comentários, talvez deva lê-los com mais paciência ao invés de procurar a troca de um S por um Ç.

          Fim de conversa.

    • há+cada+gajo says:

      Estou contigo. Quão tanso é preciso ser para chegar ao ponto de largar 11k euros ? Aé porque do outro lado, o tipo ou tipa é tão tanso como a vitima. Eu repondo a todos e depois testo-lhes a paciência, claro está que desistem…mas há sempre um momento em que é pedido dinheiro. O que é que as pessoas têm cabeça quando dão dinheiro ??? Só pode ser areia.

      • Hugo says:

        Já que tens tanta mania conta-me quantos levaste a tribunal ou à esquadra. Se são assim tão tansos e a resposta é zero parabéns…és tão ou mais tanso que eles. Eles estão a investir tempo em tentar enganar alguém,…tu estás só a perder tempo e ainda lhe chamas “coragem” LOLOLOL

        • há+cada+gajo says:

          Tu não sabes nada do que estou a fazer, porque o faço, qual foi o objectivo e o que aconteceu a seguir.

        • PorcoDoPunjab says:

          Hugo, como se ele os levasse à esquadra adiantasse de algo…
          No entanto, quando o burlado foi uma ministra e um juíz não sei de onde, o burlão foi logo apanhado ao fim de uns dias.
          Mas quando o burlado é o Zé Pobre, nunca acontece nada…
          Coincidências… ou talvez não.

    • Hugo says:

      Independentemente de tudo ou estás do lado da vítima ou do burlão e a tua posição é clara: Se alguém se aproveita da falta de conhecimento de outra pessoa é bem feita para a vítima LOL

      • Sandrinha says:

        Eles enganam de várias formas. Nunca acreditar muito em quem diga ser do exercito dos Estados Unidos ou da Força Aérea Americana por exemplo. A coisa é tão bem feita que eles simulam documentos reais de bancos , etc . Eu sou de Informática sei o que falo. Cuidado nos aplicativos de conhecer novas pessoas, muita gente a querer enganar meio mundo nesses aplicativos , nem todos estão la para efetivamente fazer novas amizades , encontros e afins. Muitos estão lá para enganar em troca de dinheiro e tem muitos que que são estrangeiros e teem contas em Portugal para receber os dinheiros que enganam as pessoas por ai. Nunca acreditem em alguém que quer enviar encomendas ou pacotes com algo importante delas no interior é burla com o objetivo de enviar te a cena e tu com pena ajudas por este ou por outro motivo , outras dizem que tem la dentro dinheiro encontrado por alguma forma e que precisam te enviar para ti. Tem de tudo para enganar o outro. Antes de gozarem com quem tenha sido enganado pensem 2 vezes até o mais esperto e inteligente é enganado, quanto mais pessoas que não estão atentas as noticias diárias na Internet e na Televisão!!!!

    • TdSR says:

      Isto!
      Há pessoas que se acreditam em tudo…

    • PTO says:

      A arrogância paga-se caro.
      Cospes tanto para o ar que garantidamente um dia vai-te voltar a cair na cabeça, podes ter a certezinha disso. Não falha.

  2. Elektro says:

    Quando o crime compensa.

  3. Rodrigues JC says:

    Já tentaram fazer isso á minha mãe, “dei-lhes” conversa, até me passarem o NIB e depois fui à GNR denunciar….
    Depois de me perguntarem várias vezes se queria avançar com a deunicia e depois de alguns meses, recebi a resposta: Não há indicios para avançar com a investigação, se quiseres continuar, terás que pagar 200€ de custas de tribunal….. Claro que deixei o caso “morrer”.

  4. Luís+Rosa says:

    Essa da foto já é velha. Aconteceu-me com a fotografia da minha filha no WhatsApp. Entreti o manfio; fiz com que me enviasse a referência multibanco etc. enquanto ia fazendo o Printscreen do número de telemóvel e dos dados da transferência, que levei logo à polícia. Quando o ladrão me perguntou se já tinha feito a transferência, respondi-lhe que a Caixa Multibanco era de Inteligência Artificial e que me disse que não fazia transferências para vigaristas. 🙂

  5. Sandrinha says:

    Toda a gente cai nalguma burla, até os que pensam ser mais inteligentes e sábios. Podem não cair nessa mas vão cair noutra mais cedo ou mais tarde… Pois tem gente a enganar de todas as formas e feitios. Gente que mexe com os sentimentos dos outros. Eu mesma que sou de Informática já cai em burlas… qualquer pessoa pode cair seja de que área for da vida….

    • António Ferreira says:

      Os que se dizem inteligentes e sábios são os primeiros a cair na burla. Depois dizem-se inteligentes com vergonha de admitirem que são um simples ser humano.

  6. Pedro António says:

    Conclusão: tão facilmente têm 11 mil disponíveis, como todos os recursos tecnológicos para os despachar! Gente boa!

  7. Profeta says:

    11000 euros e qualquer coisa. A inocencia das pessoas e a falta de conhecimento dos mesmos e triste. Sim e facil velhotes ou nao velhotes serem enganados com estas burlas, basta nao verem a maldade onde ela esta la. O meu apelo seria que os agentes ou alguem alertassse mais as pessoas pela falta de conhecimento destas burlas. Mas de facto haja dinheiro 11000€ o burlao ja conseguiu ganhar o dia com essa quantia.

  8. Nirelle says:

    Depois de tanta informação que até deu nos telejornais. Como é que alguém ainda cai nisto? Só se for alguém que não pensa pelo próprio cérebro.

  9. ZeManel says:

    Dinheiro a mais.

  10. says:

    Só não entendo porque não me tentam burlar com isso. Ia-me rir tanto.

  11. PorcoDoPunjab says:

    Antonio Ferreira, já se acha juiz para decidir fim da conversa?
    Fique com a bicicleta.

    Está muito mal habituado.
    Não gosta que lhe respondam, não é?
    Paciência, a vida é assim mesmo, sempre a aprender e a ultrapassar obstáculos.
    Quando eu falei no apartamento não estava a referir me a si, estava sim a referir um comentário de outro user que me desejou uma péssima tarde e, por coincidência ou não, tive uma tarde magnífica, e fiz questão de lhe dizer isso mesmo.
    Foi apenas por isso que disse o que disse.
    O que eu tenho ou deixo de ter ninguém tem nada a ver com isso

    Não saber interpretar textos e meter-se a falar de respostas que não lhe são dirigidas dá no que dá.
    Enfim, é o que temos…

    Que tenha uma excelente tarde porque até está um tempo bastante bom, para quem gosta de calor, que não é o meu caso.

    E tenha calma a escrever estas coisas, parece que fica remoído ou possesso.
    Além de lhe fazer mal à tensão, envelhece mais rápido.
    Eu até gosto de alguns humanos, poucos.
    Prefiro os meus cães e gatos.
    Nenhum deles seria capaz de escrever um texto como o seu, apesar de terem capacidades mais que suficientes.
    São muito calmos e praticam yoga.

    Relax, não seja tão impetuoso.
    Inspire, expire. Inspire, expire.
    Já está melhor, não está?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.