Offline: Tribunais portugueses estão sem sistema! O que se passa?
Atualmente, quando os sistemas informáticos falham, quase tudo para! De acordo com informações recentes, um “problema de comunicações” está hoje a afetar vários serviços ligados ao Ministério da Justiça (MJ), nomeadamente tribunais e os registos e notariado, que têm os sistemas em baixo.
Os profissionais não conseguem aceder aos e-mails, aos ofícios ou a qualquer recurso por via eletrónica.
Falha está a afetar todos os sistemas digitais dos tribunais...
O Citius, a plataforma dos Registos e Notariado, o da Polícia Judiciária e ainda o sistema de webmail dos magistrados do Ministério Público estão inoperacionais desde a meia de noite de terça-feira.
De acordo com Ministério da Justiça, “Trata-se de um problema de comunicações que está a afetar o acesso aos sistemas e que estamos a procurar solucionar com a maior brevidade possível. Nos Registos, o pedido, renovação e entrega do Cartão de Cidadão continua disponível ‘offline’”.
Fonte judicial contou à Lusa que os profissionais que trabalham nos tribunais “não conseguem aceder aos 'emails', aos ofícios ou fazer qualquer comunicação por via eletrónica”, acrescentando que os funcionários aperceberam-se dos problemas assim que chegaram ao local de trabalho.
O Sindicato dos Trabalhadores dos Registos e do Notariado (STRN) está a receber desde o início da manhã de hoje, queixas de que as conservatórias, a nível nacional, estão sem acesso às aplicações informáticas, internet e email, de acordo com informação prestada à Lusa.
“Para o STRN é lamentável que situações destas aconteçam cada vez com mais frequência, mesmo porque não se pode falar numa verdadeira transição digital quando as aplicações estão datadas e os equipamentos são obsoletos”, refere este sindicato.
O Portal Citius é "um ponto único de acesso para os profissionais da Justiça, cidadãos e empresas, onde se podem encontrar informações sobre o dia-a-dia dos tribunais, legislação, jurisprudência e sobre os meios alternativos de resolução de litígios".
Este artigo tem mais de um ano
A podridão chegou ás entranhas do sistema,onde já está instalada há muito tempo.Irá certamente causar mais problemas no futuro.Um país sem rei nem rock,a justiça é sempre em benefício dos mesmos.
O sysadmin foi de férias e ninguém sabe levantar os serviços.
E dúvidas??
Com o estado da segurança da informação em Portugal, muito pior será . Espero que esses cumpram a lei… na totalidade!
“problema de comunicações”
Muito descritivo…
Ya, com tanto que pode acontecer com um sistema judicial datado e com falhas (que podem ser propositadas) quem sabe o que se passa!?
Trabalho como sysadmin de 2 ou 3 pequenos escritórios de advogados e ninguém se queixou hoje, tive sorte. Mas confirmo que de longe a longe, o Citius e a Caaj lá dão problemas ou ficam offline.
Qualquer sistema dá problemas. A questão é que se for do governo está na moda culpar o PS. Como se fosse outro qualquer não seria igual ou pior.
“está na moda culpar o PS”….!? Sério!?
Mas o Sócrates está cá fora e achas que os portugueses na sua maioria culpam o PS de alguma coisa!? Bater no Cavaco ou no Passos isso sim é que é desporto!
Geralmente a responsabilidade recai sobre a mulher da limpeza que desligou algum cabo.
Ou o estagiário…
FORA O PS