O seu cartão ficou retido na máquina Multibanco? O que fazer?
Os cartões de crédito e débito são hoje amplamente usados. No entanto, há situações, como o caso de um cartão ficar retido na máquina multibanco, que obrigam o utilizador a realizar um conjunto de ações.
Se o seu cartão já foi retido pela máquina Multibanco, saiba como agir.
O Multibanco importantíssimo no desenvolvimento da sociedade
O funcionamento do Multibanco teve início em setembro de 1985, e continua a ser um recurso muito utilizado pelos portugueses que ali recorrem para os mais variados movimentos bancários.
Apesar do uso cada vez mais frequente do homebanking que, pela sua eficácia e segurança, conquista cada vez mais adeptos, o uso da rede Multibanco permanece recorrente. O Multibanco disponibiliza cerca de 60 funcionalidades. E muitas delas visam operações que excedem largamente a sua gestão de conta, como, por exemplo, o pagamento de compras ou a aquisição de bilhetes de transporte.
Desde a rejeição do cartão, que pode simplesmente dever-se a um erro de leitura do seu chip, passando pela disparidade entre o valor de registo e o valor entregue em numerário, passando pela rejeição de notas, por identificação de que serão falsas, são inúmeros os incidentes que podem ocorrer no uso de um Multibanco.
Cartão retido na máquina multibanco. Quais as razões?
Um cartão bancário pode ficar retido na máquina automática por diversas razões das quais se destacam:
- Demora a retirar o cartão depois de concluída a operação;
- Demasiados códigos secretos (PIN) errados;
- Cartão expirado;
- Cartão inválido;
- Cartão em lista negra;
- Retenção por instrução da entidade emissora;
- Avaria da máquina;
- Ataque contra o sistema multibanco.
Se a caixa multibanco estiver dentro de uma agência bancária e em horário de expediente desta, entre e informe um funcionário do sucedido.
Se o Multibanco reteve o cartão, após uma operação, o cliente deve contactar de imediato o banco emissor do cartão que pode estar caducado.
A máquina pode igualmente ter avariado. Mas pode também haver o risco de alguma fraude. Sobretudo se, ao mesmo tempo, surgir mensagem para retirar o cartão. Sem perder de vista o cartão, procure apoio na agência.
Cartões roubados ou perdidos
Em caso de roubo, perda ou extravio do cartão, avise de imediato, e pelo meio mais rápido ao seu dispor, a entidade emissora do cartão, através dos números indicados para esse efeito, ou a SIBS, através dos números: 808 201 251 ou 217 918 780;
Ao realizar a chamada tenha sempre presente o número do cartão extraviado, o NIB ou o número da conta à ordem referente ao cartão. O serviço está disponível 24 horas.
Este artigo tem mais de um ano
Há outro motivo para uma máquina MB deixar de funcionar – não
retirar as notas 🙂
A máquina “engole” as notas e bloqueia.
Já não é sempre assim.
Android e policia não combinam…..
Pesquisa por Android Police 🙂
A agência não faz nada, a não ser que seja do mesmo banco emissor do cartão, se for de outro banco estão nem aí.
Um banco só pode xevol8um cartão de outra entidade com autorização desta, não tem maneira de identificar o titular.
Só por curiosidade, queria deixar aqui o meu testemunho da mais “estúpida” e inacreditável retenção de que fui “vítima”, há coisa de um mês atrás… numa caixa MB instalada no quartel de bombeiros de uma qualquer aldeia no interior profundo deste nosso Portugal, tive necessidade de fazer o levantamento de valor máximo diário permitido.
Eram já umas 11 da noite e a caixa estava infestada de mosquitos e bichoílha variada, que passeava alegremente pelo ecrã tátil da máquina e que constitua, quase em exclusivo, a única fonte de luz num raio de 30 metros.
Ao primeiro levantamento, quando tentei selecionar a opção “outras importâncias” a máquina deitou cá para fora a importância máxima nas opções “default” (150,00 €).
Estranhei, mas pensei, devo ter carregado onde não devia…
Tento fazer novo levantamento e, desta vez, é que as coisas começara a correr francamente mal. Depois de inserir o cartão e tentar aceder às opções de levantamento do cash, a máquina começa a agir erraticamente, andando para trás e para a frente nos menus, sem eu, sequer, selecionar qualquer opção.
Acabou por entrar em “tilt” até que bloqueou, reiniciou (o próprio Windows) e ficou-me com o cartão.
Só então percebi as causas… foram os mosquitos. Eram tantos de volta do ecrâ tátil, a darem instruções em simultâneo à máquina, que a mesma, coitadinha, agarrou o pistão… pelo menos disso estou convencido!
Há cerca de uma semana, o cartão de um colega ficou dentro da máquina sem razão aparente. Tentou várias vezes falar com a SIBS e não teve sucesso. Dirigiu-se ao seu banco e foi informado que aquele cartão foi automaticamente cancelado. Pediu outro e teve de pagar 20€ pelo novo.
Moral da história: se a máquina dá tilt, porque razão temos de pagar novo cartão? Parece haver um negócio paralelo entre a SIBS e os bancos para “roubar” os clientes…
Terá de reclamar com o banco, se o motivo for avaria da máquina, ou qualquer motivo alheio ao utilizador as custas devem ser custeadas pela IC.
Eu acho que a culpa é dos americanos… Lol. Um gajo lê com cada uma…
Mais vale levar só o telemóvel, e deixar o cartão em casa seguro!! Depois no caixa utilizar o MBway na função “utilizar multibanco” e fazer tudo o que o multibanco permite fazer!! Para levantar dinheiro apenas, ainda mais fácil. Gerar um código antes(ou depois se quiser perder mais tempo) de chegar ao multibanco, e levantar o money!!
O problema é na hora de efetuar depósitos ou de cheques ou monetários, aí teria de ser apenas com o cartão até onde sei…
Pk