“O cartão SIM enviou um SMS”! Que mensagem é esta na DIGI?
Os clientes da DIGI Portugal costumam receber com frequência uma mensagem Pop Up do SIM Toollkit STK / S@T Push nos equipamentos da Apple com a indicação "(Principal) O cartão SIM enviou um SMS" tendo que o cliente tomar uma ação de "Aceitar" ou "Cancelar".
Número 5087 pertence à operadora móvel Digi Romania
Num Nokia 6210 Navigator, nas opções desativando a confirmação dos serviços no SIM é possível verificar-se que o STK apresenta uma mensagem Pop Up questionando o cliente se permite ou não o envio de um SMS.
Em equipamentos da Google ou até da Microsoft Lumia a mensagem Pop Up do STK não aparece, mas analisando a sinalização num equipamento com Android utilizando a aplicação Network Signal Guru é possível verificar que há uma troca constante de mensagens entre o cartão SIM e um servidor OTA para o número 5087 que acabam sempre por dar erro, pois não alcança o servidor em questão (os cartões da DIGI Portugal são Multi-IMSI como pode ser visível nas imagens).
O número 5087 pertence à operadora móvel Digi Romania e serve para o servidor OTA enviar para o cartão / equipamento do cliente as definições de internet APN com uma configuração automática sempre que o cliente muda o cartão SIM para um novo equipamento.
Curiosidade: Os cartões SIM da DIGI Portugal não possuem na memória do próprio cartão SIM uma lista de redes móveis proibidas em Portugal, como partilho em uma das imagens.
Este artigo foi escrito para o Pplware pelo Ricardo José Saraiva.
Eu gostava era de não ter recebido uma fatura para pagar de 2 números em que enviei email a pedir para cancelar, no dia 27/11, com efeitos a 31 de dezembro!
Não te preocupes, pelo menos os preços são transparentes 😉
óh pah, antes de mais, não sou nem a favor nem contra a DIGI, mas o que resta saber é:
Eles obrigaram-te a pagar essa factura? ou foi um erro informático/humano e corrigiram depois da tua queixa e “anularam” essa factura?
Que raio de queixa. Todas as empresas (humanos) erram. Se não corrigiram o erro é uma coisa, agora se corrigiram, a tua exposição é só patética!
Anda tudo a criticar a digi. O cartel está mesmo com medo. Eu sou cliente digi e 0 problemas. Já com a wtf tive alguns ultimante por isso é que os mandei passear
Não é criticar é dizer a verdade ou gostas de ficar mal servido e continuas a assobia para o lado? É burrice isso mas há burros para tudo tb é verdade.
Eu tenho digi desde que começaram os testes. Comecei logo a poupar muito dinheiro. Qto a qualidade a rede fixa é muito boa zero problemas até hoje. Nos telemóveis tive alguma dificuldade com algumas chamadas pois só chamava a segunda tentativa mas neste momento já melhorou significativamente. Tv ainda não pus.
Pedi 3 cartoes para a familia e é uma desgraça. Vivo em Gondomar e sempre que ligo para a esposa ou para o meu filho dá quase sempre número não atribuido. É uma m/&% mesmo. Sim é barato bla bla bla mas é uma caca.
Se calhar o problema és tu. Pediste portabilidade,? Eu e meu irmão tivemos quase 3 dias sem serviço. Faríamos tudo de novo. Tu nem te explicas..
Esperei pela portabilidade e depois tudo bem
Microsoft Lumia???? Isto está descontinuado há anos… desde 2016.
É estranho o artigo fazer referência a isso.
Referência? Não percebestes o assunto, por isso achas estranho. Lê que vais perceber.
Olá LC,
Experimentei alguns equipamentos mais antigos e recentes para perceber o comportamento do pedido da configuração da APN para o telemóvel. Apenas nos Nokias que tenho com Symbian é que aparece um Pop Up como aparece nos iPhones, do que tenho verificado a mensagem aparece de X em X minutos. Algo que Digi possivelmente deverá corrigir.
E como resolver o problema então para os iPhones, em que esta mensagem está constantemente a aparecer, especialmente quando se reinicia o equipamento, independentemente da opção escolhida? Existe forma de desativar?
No Menu STK não possui qualquer opção para se desactivar esse tipo de mensagem. Terá que se aguardar que a Digi realize alguma alteração nesse Menu STK remotamente via OTA ou tenha o serviço a funcionar corretamente em Portugal com algo do género do que possuem na Digi Romena.
Isso aconteceu com a Vodafone quando veio e ficou com a telecel. A malta tende a standarizar quando chegam a um novo país. Trazem a tecnologia que usam em casa e tentam reproduzir. Aconteceu em outros países também. É incomodo mas não é caso para se achar que eles estão a enviar os dados todos do telemóvel para eles. Pelo menos ainda não . Isso acontece, é o que dá replicar para “poupar” trabalho e depois tens esses erros ridículos de configuração. Será uma questão de tempo até isso ficar resolvido. Sendo uma operadora nova vai demorar até solidificarem e serem consistentes. Vai demorar provavelmente mais do que eles próprios esperam. Quem muda deve estar ciente que eles não são uma operadora que estão cá á anos e que mudaram apenas de nome. Têm de estar cientes que sendo uma coisa nova, vão existir muitos problemas. Quem nunca montou parques industriais de comunicações não faz ideia do que é começar algo do zero.
Eu tenho digi desde que começaram os testes. Comecei logo a poupar muito dinheiro. Qto a qualidade a rede fixa é muito boa zero problemas até hoje. Nos telemóveis tive alguma dificuldade com algumas chamadas pois só chamava a segunda tentativa mas neste momento já melhorou significativamente. Tv ainda não pus.
Não é preciso montar um parque industrial de comunicações para ter ideia do que é começar algo do zero. O problema é que as pessoas querem tudo para ontem e a funcionar imediatamente. Sendo a Digi um novo operador a começar do zero isso é impossível, e a pressa muitas vezes dá azo a erros.