NOS “sabe” que canais escolhem os utilizadores quando fazem zapping
A NOS acaba de conseguir uma patente no Canadá, relativa a um inovador sistema que usa os padrões de zapping dos utilizadores para melhorar a forma como estes mudam de canais nas suas boxes.
NOS sabe qual é o "próximo canal" a escolher pelo utilizador
Esta solução, também já patenteada nos Estados Unidos da América, foi desenvolvida pela NOS Inovação. O sistema analisa os padrões de zapping do utilizador para determinar qual a probabilidade deste utilizador mudar para os canais mais utilizados.
Com este conhecimento, ao fim de um determinado período, faz uma pré-sintonização daquele que, com base no seu padrão habitual, é o “próximo canal” mais provável, o que permite aumentar a rapidez e melhorar a experiência do zapping. Toda a informação é anonimizada e confidencial.
João Ferreira, Diretor da NOS Inovação, sublinho...
Na NOS, estamos comprometidos em ser um motor de transformação tecnológica, não apenas em Portugal, mas também a nível global. A conquista desta patente no Canadá é um reconhecimento do nosso esforço contínuo em inovação e do potencial das nossas soluções no mercado internacional. Continuaremos a investir em tecnologia e inteligência artificial para criar produtos e serviços que antecipem as necessidades dos nossos clientes e melhorem o seu dia a dia
Em 2023, a NOS Inovação foi a entidade portuguesa que mais pedidos de patentes submeteu, num total de 28. Este esforço de inovação tem sido acompanhado de um forte investimento em I&D por parte da NOS. Com efeito, a NOS foi a entidade que mais investiu em inovação em 2022, quase 80 milhões de euros e uma equipa de 278 profissionais alocados a esta área.
se baixassem mas é os preços e se deixassem destas paneleiiiiirices, é que era bom 😉
A esta altura já devem saber que muita gente nem TV quer e mesmo assim impingem pacotes sem possibilidade de não ter esse serviço. Será que eles agora com esta tecnologia vão descontar a quem não vê TV? 😀
+1
Foi exatamente o que pensei. São estas inovações onde gastam o dinheiro dos clientes?! Isto não traz nada de útil. Útil seria baixarem a m3rd4 dos preços para os clientes não terem que pagar estes investimentos.
NOS mais uma vez na linha da frente para controlar os seus utilizadores, muito avançou desde o traffic shaping.
Já existe relatos na internet que se os clientes NOS visitarem o site da DIGI passado umas horas recebem uma chamada da NOS com propostas, ao que isto chegou!
Olha mete mais tabaco nisso….LOL
Isso é tudo muito opaco !
Claro que sabem, hoje em dia com IPTV, quando se muda de canal há um pedido da box. Antigamente quando era tudo analógico é que não tinham como saber, pois os canais eram todos emitidos em simultâneo, e a box apenas mudava.
A NOS e os seus atrasos 😀 mais não digo
Eles gostam muito do Canadá, não foi ao Canadá que foram buscar uma empresa que andava a fazer traffic shaping forte e feio no início do século, o tal ilimitado que afinal tinha limite. Ainda tinham o nome Netcabo. Eles mudam o nome das empresas e patentes mas são os mesmos.
Quem se lembrar do nome dessa empresa se calhar é a mesma filial canadiana que anda a mamar os dados dos portugueses da NOS. Sim porque os da MEO é ali ao pé do SEF na Altice.
Olha de mim vêm o que não gostam que tenho um video da national geographic de um hipopótamo a malhar numa popota 24/7 sem vpn. Com vpn faço o resto.
“Toda a informação é anonimizada e confidencial.”
Huh???
Então e se for por RF? Lá se vão as estatísticas.
NOS “sabe” que canais escolhem os utilizadores quando fazem zapping…
…
mas não sabem ter a m**da do serviço a funcionar sem dar problemas.
+1
Chama-se data mining e tem até histórias engraçadas como a de um pai americano que começou a receber cupões de descontos sobre fraldas e produtos para bebés 9 meses depois da sua filha ter comprado um teste de gravidez num supermercado com o cartão de cliente deste.
Se callhar não foi só a filha….digo eu assim com os nervos;)
LOL . Baixem mas é os preços …. NOS MEO E VODAFONE . DIGI AO PODER!
Tenho uma ideia genial e inovadora (isto é ironia!): e que tal se o utlizador pudesse NÃO ter os canais que não lhe interessam? O zapping era MUITO mais rápido e não era preciso algoritmos (aka AI)???