NOS “sabe” que canais escolhem os utilizadores quando fazem zapping
A NOS acaba de conseguir uma patente no Canadá, relativa a um inovador sistema que usa os padrões de zapping dos utilizadores para melhorar a forma como estes mudam de canais nas suas boxes.
NOS sabe qual é o "próximo canal" a escolher pelo utilizador
Esta solução, também já patenteada nos Estados Unidos da América, foi desenvolvida pela NOS Inovação. O sistema analisa os padrões de zapping do utilizador para determinar qual a probabilidade deste utilizador mudar para os canais mais utilizados.
Com este conhecimento, ao fim de um determinado período, faz uma pré-sintonização daquele que, com base no seu padrão habitual, é o “próximo canal” mais provável, o que permite aumentar a rapidez e melhorar a experiência do zapping. Toda a informação é anonimizada e confidencial.
João Ferreira, Diretor da NOS Inovação, sublinho...
Na NOS, estamos comprometidos em ser um motor de transformação tecnológica, não apenas em Portugal, mas também a nível global. A conquista desta patente no Canadá é um reconhecimento do nosso esforço contínuo em inovação e do potencial das nossas soluções no mercado internacional. Continuaremos a investir em tecnologia e inteligência artificial para criar produtos e serviços que antecipem as necessidades dos nossos clientes e melhorem o seu dia a dia
Em 2023, a NOS Inovação foi a entidade portuguesa que mais pedidos de patentes submeteu, num total de 28. Este esforço de inovação tem sido acompanhado de um forte investimento em I&D por parte da NOS. Com efeito, a NOS foi a entidade que mais investiu em inovação em 2022, quase 80 milhões de euros e uma equipa de 278 profissionais alocados a esta área.
se baixassem mas é os preços e se deixassem destas paneleiiiiirices, é que era bom 😉
A esta altura já devem saber que muita gente nem TV quer e mesmo assim impingem pacotes sem possibilidade de não ter esse serviço. Será que eles agora com esta tecnologia vão descontar a quem não vê TV? 😀
+1
Foi exatamente o que pensei. São estas inovações onde gastam o dinheiro dos clientes?! Isto não traz nada de útil. Útil seria baixarem a m3rd4 dos preços para os clientes não terem que pagar estes investimentos.
Já somos dois…
NOS mais uma vez na linha da frente para controlar os seus utilizadores, muito avançou desde o traffic shaping.
Já existe relatos na internet que se os clientes NOS visitarem o site da DIGI passado umas horas recebem uma chamada da NOS com propostas, ao que isto chegou!
Olha mete mais tabaco nisso….LOL
Isso é tudo muito opaco !
Claro que sabem, hoje em dia com IPTV, quando se muda de canal há um pedido da box. Antigamente quando era tudo analógico é que não tinham como saber, pois os canais eram todos emitidos em simultâneo, e a box apenas mudava.
A NOS e os seus atrasos 😀 mais não digo
Eles gostam muito do Canadá, não foi ao Canadá que foram buscar uma empresa que andava a fazer traffic shaping forte e feio no início do século, o tal ilimitado que afinal tinha limite. Ainda tinham o nome Netcabo. Eles mudam o nome das empresas e patentes mas são os mesmos.
Quem se lembrar do nome dessa empresa se calhar é a mesma filial canadiana que anda a mamar os dados dos portugueses da NOS. Sim porque os da MEO é ali ao pé do SEF na Altice.
Olha de mim vêm o que não gostam que tenho um video da national geographic de um hipopótamo a malhar numa popota 24/7 sem vpn. Com vpn faço o resto.
“Toda a informação é anonimizada e confidencial.”
Huh???
Então e se for por RF? Lá se vão as estatísticas.
NOS “sabe” que canais escolhem os utilizadores quando fazem zapping…
…
mas não sabem ter a m**da do serviço a funcionar sem dar problemas.
+1
Chama-se data mining e tem até histórias engraçadas como a de um pai americano que começou a receber cupões de descontos sobre fraldas e produtos para bebés 9 meses depois da sua filha ter comprado um teste de gravidez num supermercado com o cartão de cliente deste.
Se callhar não foi só a filha….digo eu assim com os nervos;)
LOL . Baixem mas é os preços …. NOS MEO E VODAFONE . DIGI AO PODER!
Tenho uma ideia genial e inovadora (isto é ironia!): e que tal se o utlizador pudesse NÃO ter os canais que não lhe interessam? O zapping era MUITO mais rápido e não era preciso algoritmos (aka AI)???
Basta criar uma lista de favoritos