Nokia realiza primeira ligação “imersiva” do mundo
Designa-se de inovação e é o que a Nokia apresentou recentemente. O CEO da Nokia realizou recentemente a primeira ligação telefónica "imersiva" do mundo. O que muda?
Nokia: Tecnologia imersiva permite chamadas 3D
O presidente-executivo da Nokia, Pekka Lundmark, realizou esta segunda-feira a primeira ligação usando uma nova tecnologia designada de "imersiva" que melhora a qualidade de uma chamada, permitindo som tridimensional e tornando as interações mais realistas.
De referir que as comunicações atuais de smartphones são monofónicas, comprimindo elementos de áudio. Com a nova tecnologia, será possível realizar chamadas de áudio 3D, ficando a comunicação muito mais realista quando duas pessoas falam diretamente uma para a outra.
Pekka Lundmark, presidente da Nokia Technologies, referiu que...
É o maior avanço na experiência de chamadas de voz ao vivo desde a introdução do áudio telefónico monofônico usado hoje em smartphones e PCs
A gigante tecnológica realizou a ligação usando um smartphone normal, ligado a uma rede 5G pública. No que diz respeito à disponibilização da tecnologia, referir que a grande maioria dos smartphones possui pelo menos dois microfones, o que facilita a implementação desta tecnologia, transmitindo em tempo real as características espaciais de uma chamada.
Promete!
“Nova tecnologia”, ou seja: estereofonia, conceito demonstrado em Paris em 1887, sendo a moderna tecnologia inventada nos anos 30 em Londres nos estúdios da EMI.
Ninguém liga à “alta fidelidade” hoje em dia, ao contrário da imagem que cada vez tem mais “kapas”.