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Multibanco: Comerciantes podem exigir compras de no mínimo 5 euros?

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. l0avsxhd says:

    Na clínica de saúde onde vou, o MB está sempre avariado.

    • Pedro Pinto says:

      pois, em muitos lados “fazem” assim…

    • David Guerreiro says:

      Para eles até acaba por ser mau, uma clínica é movimenta muito dinheiro, são serviços caros, acabam por ter muito dinheiro em caixa, sujeitos a assaltos e a ter que andar a vida a ir ao banco fazer depósitos. Existem bancos com modalidades fixas, em que se pagam x por mês independentemente das operações realizadas.

      • PoisPois says:

        Se calhar a clínica prefere correr o risco de 1% de ser assaltada por ladrões do que ser assaltada a 100% e constantemente pelos OUTROS gatunos.
        Teoria plausível comprovada do meu lado.

        • David Guerreiro says:

          Para as margens de lucro que uma clínica de saúde tem, com serviços isentos de IVA ainda por cima, podem muito bem pagar as taxas aos outros gatunos.

      • sómaisum says:

        mau?
        ohoh… muitos deles nao pedem nem exigem facturas, e se não há evidencia de troca de dinheiro, é dinheiro limpo na caixa

    • ORK says:

      curiosamente quando é assim, também não tenho dinheiro para pagar, instantes depois por milagre o MB ficou a funcionar, vá lá saber-se destas coisas…

      • Contador says:

        Quando foi que isso aconteceu? Conta-nos como foi. É que eu duvido muito disso.

      • PoisPois says:

        Fácil, acompanho-te a caixa multibanco mais próxima, e não seria a primeira vez que o fazia, alguns no fim até levam premio de consolação, quando são mais (“anti”) simpáticos.
        Por vezes até vamos a duas caixas MB.

        • ORK says:

          Não é fácil não, eu não sou obrigado a ter de me deslocar a lado nenhum, tu é que tens de ter as condições para eu realizar o pagamento dentro do estabelecimento, era só o faltava…

          • Daniel says:

            No meu estabelecimento, não tenho multibanco. Não sou, de forma alguma obrigado.
            No entanto, garanto que ninguém sai sem pagar.
            O aviso está lá. Não tem dinheiro, não incomoda

          • Nelson Oliveira says:

            Nenhum estalecimento é obrigado a aceitar o Cartão Multibanco ou outro qualquer. Teem sim de informar caso não esteja disponivel de momento. O cartão MB é uma forma secundária de pagamento.
            O cliente é que TEM de ter forma de pagar em numerário, caso o MB não esteja disponivel. o Sr ORK é que TEM MESMO de se deslocar para levantar dinheiro, caso contrário, eu cobraria-lhe a estadia extra do animal, ao dia.

      • Pintor says:

        Faço o mesmo, somente refiro que pensava ter dinheiro e somente tenho cartão, sugerem para ao MB levantar dinheiro ao que respondo neste momento não tenho tempo para fazer isso posso passar por cá amanhã?E como por magia fica a funcionar.
        Somente realizo este procedimento em locais “caros” que uma refeição por pessoa fica acima de 25€, nos tascos mesmo quando tem MB pago sempre em numerário.

        • PoisPois says:

          Ora muito bem, e se eu gosto de malta assim. Comigo não te safavas tão facilmente e sempre dentro da legalidade. Muito bem, meu caro senhor, não tem tempo para ir e voltar para pagar o seu consumo, tendo eu na porta a informação que não temos pagamento multibanco. Entao vou acompanha-lo a seu destino e pelo caminho fazemos uma paragem numa caixa de pagamento.
          Não concorda tudo bem na mesma, após esgotadas todas a ajudas possíveis chama-se a polícia para tomar conta da ocorrência e aí de ti que tentasse abandonar o local sem a chegada dos mesmos.

          Pensarias na próxima vez que tinha sido mais rápido de resolver a situação se tivesses ido e voltado.

          Marinheiro que vai para o Mar avia-se em Terra.

          • ORK says:

            deves pensar que és mais esperto que os outros, até ao dia, não és mais nem menos… quando te calhar pela porta depois choras…

  2. A says:

    Conheço um restaurante com takeaway que no takeaway diz que o multibanco está avariado, mas no restaurante em si já tem. Tuga…

  3. KaPutnixZ says:

    Se os comerciantes negociarem comos bancos apenas uma taxa variável e com um limite por utilização, deixa de fazer sentido aos comerciantes estabelecerem um limite de 5€ ou de dizerem sempre que está avairado.. O probelma é a taxa fixa por cda utilização..

    • David Guerreiro says:

      Pelo que me disseram, há bancos com taxa fixa independentemente do valor e número de transações. O comerciante paga x valor por mês, e pode aceitar qualquer pagamento sem que tenha alguma taxa extra.

      • KaPutnixZ says:

        Para os comerciantes, o problema é mesmo essa taxa fixa.. Há bancos que não têm taxa fixa.. Apenas a variável… E isso sim faz com que deixe de fazer sentido pedirem que seja só a partir de 5€, pagam a mesma percentagem independentemente do valor da transação..

        • David Guerreiro says:

          A Unicre tem o REDUNIQ EASY que é independente do banco, e onde se paga uma taxa mensal fixa que depende do volume de pagamentos. Em pagamentos mensais até 2500€ paga 15€ e pode receber qualquer pagamento, nem que seja 1 cêntimo, sem mais taxas. De 2501€ até 5000€ são 30€ mensais. Acho que são valores perfeitamente comportáveis para quase todos os negócios.

  4. TS says:

    Todos sabemos que é para fugir aos impostos e nada tem a ver com taxas de multibanco

  5. AJ says:

    As unicas lojas até hoje que não aceitaram pagamento menos de 5€ por MB foi nas lojas dos chineses, e no meu barbeiro nem MB tem, sempre pagamento a dinheiro. E não é barbeiro antigo, é bastante jovem.

    • David Guerreiro says:

      Isso é fácil de explicar, há barbearias por todo o lado, quase uma por rua, e o único motivo pelo qual esses negócios são rentáveis é: evasão fiscal. Se só tiver as despesas fixas para pagar, e tudo o resto for meter ao bolso não é muito complicado ser rentável. Também salões de cabeleireiro, de unhas raramente têm multibanco.

      • Joao Ptt says:

        Onde corto o cabelo a pessoa passa sempre recibo há anos.

        Esse tipo de estabelecimentos parece ser muito visado pelas inspecções e não parecem querer arriscar a pagar multas e sabe-se lá mais o quê.

        • David Guerreiro says:

          Passa esse, e os outros todos? Já viu a quantidade de barbearias que há pelas cidades, às vezes no espaço de poucos metros são 2 ou 3. Salões de unhas igual… Muito visados? Há muito poucas inspeções seja ao que for. A ASAE mal tem meios para inspecionar operadores económicos que põem em causa a segurança alimentar, quanto mais barbearias.

      • Zé Fonseca A. says:

        Evasão fiscal? São obrigados a passar fatura, eu peço sempre fatura e ainda rende uns bons euros no eFatura, somos 4 cá em casa, são mais de 1000€ em cabeleireiro e esteticistas, dá cerca de 30€ de benefício fiscal.

        Também procurou não frequentar estabelecimentos que não aceitem cartões ou que tenham limites mínimos para o uso de cartões, há 8 anos que nunca ando com dinheiro no bolso, sejam notas ou moedas e desde o ano passado deixei de andar com identificação e cartões, uso o telemóvel para tudo, já nem carteira anda comigo, espero que dentro de 1-2 anos consiga largar a chave do carro e chave de casa, chave de casa já era possível mas ainda não tomei essa decisão.

        • incrédulo says:

          É tudo muito bonito até o telemóvel falhar…

          • José says:

            Como qualquer outra coisa pode falhar….. Com cada uma.
            O Telemovel pode falhar, como o cartão pode falhar, como os serviços bancários podem falhar, como podes não conseguir levantar dinheiro devido a falta de dinheiro no multibanco, como podes não ter dinheiro contigo porque ou perdeste a carteira ou sem dinheiro suficiente para o que necessitas pagar….. Agora evidente que se deveria ter uma maneira de backup caso algo falhe mas estás sujeito a falhar um numero grande de serviços.

          • incrédulo says:

            Certíssimo Sr. José, mas se falhar o telemóvel, falha tudo…
            Na minha opinião, para muitas coisas, a centralização não é a solução.

          • Zé Fonseca A. says:

            Se falhar o telemóvel falha tudo, mas quantas vezes me vai falhar o telm? E se falhar que implicação isso vai ter na minha vida? Quero pagar algo não pago, fica para o dia a seguir? Quero apresentar identificação posso ir depois apresentar a uma esquadra, mesmo na eventualidade da chave do carro falhar posso sempre apanhar um uber, a de casa espero que a mulher chegue a casa ou vou à porteira buscar a suplente.
            Como nunca na vida desde que uso telemóvel ele me falhou prefiro correr esse risco do que andar com a trabalha inútil toda atrás, e mesmo o telemóvel odeio andar com ele atrás, para mim o ideal era que essas apps funcionassem todas no Apple Watch, bons anos 80 e início de 90 onde não precisava de andar com telemóvel no bolso, isso sim era liberdade, a tecnologia que nos devia ter libertado mais só nos veio manter reféns dela, é preciso dar um passo mais à frente para a tecnologia efectivamente nos se benéfica e facilitadora.

        • ORK says:

          Sim claro amigo zé, eles passam fatura, mas se ver bem as coisas, em 100% dos clientes provavelmente 1% pede fatura os restantes nem querem saber, logo, está a ver como se consegue evasão fiscal.

          Quanto ao restante, é pá não seja tão mentiroso que o nariz já não passa há porta, os tempos modernos estão ai, mas esquece-se que está em Portugal, as coisas não avançam ao mesmo nível…

        • David Guerreiro says:

          Obrigados são, isso sabemos, mas também sabemos que 90% dos clientes não pedem fatura. Então por isso a evasão fiscal é elevada. O senhor e os seus familiares pedem, mas não é isso que vai fazer diferença, se os outros clientes não pedirem.

          • Zé Fonseca A. says:

            Irrelevante, mesmo não pedindo todos os serviços são obrigados a emitir factura como cliente final.
            E hoje em dia mais curioso, em pagamentos tipo mbway já da para autodeclarares o NIF e se tiveres activa a função do portal das finanças para com NIF as faturas serem digitais, ouro sobre azul, eu já nem fico com papéis.
            Quem não cumprir as fiscalizações servem para apanhar os infractores

      • Fla says:

        Sim os barbeiros são os bandidos! São eles os culpados! Agora a corrupção constante a que assistimos diariamente e que faz desaparecer biliões não é problema nenhum. Ai ai os bandidos dos barbeiros.

      • AJ says:

        Ele passa sempre fatura.

    • Sergio says:

      Faz como faço no meu, pede fatura e ja nao lhe adianta nada receber em dinheiro.

      • PoisPois says:

        Por acaso onde corto a minha gadelha tem os preços afixados da seguinte maneira:

        Corte de Cabelo 10€ +Iva
        Barba 7€+Iva
        Cabelo e Barba 15€+Iva
        etc

        Depois decides o queres pagar no final.
        Deu para perceber?

        • Sergio says:

          sabe que isso é obrigatório..c/iva ou sem.. se tiver algum preço sem essa indicação a Asae num dia mal disposta passa a coima.

          Mas percebo que ache que é para incentivar por um preço à candonga.

  6. PoisPois says:

    Se querem tanto que estabelecimento tenham MB, ponham como obrigatório qualquer estabelecimento ter equipamento sem taxas e taxinhas. Concordaria em pagar uma caução pelo equipamento sem taxas de aluguer.
    Pagamentos aceites também como obrigatório em numerário para os clientes que o desejarem.
    Assim mais comerciantes aderiam e acabava-se com a história “compras de no mínimo 5 euros”

    • PoisPois says:

      Esqueci-me de frisar que se assim fosse, não tinha 1, mas sim 3 um para cada funcionário, porque somos nós que vamos ter com o cliente em diversos locais.

    • Sergio says:

      eu no meu negócio uso duas percentagens, 0.79% e 1,2% conforme a rede usada.
      São assim tão descabidas? pelo o serviço que te oferecem?

      Eu acho que o descabido é as pessoas em primeiro lugar não se darem ao trabalho de procurar bons serviços de TPA.

      Eu fiz a Escócia toda e paguei em cartão, casas de banho de 20 cent, gorjetas a artistas de rua, nas highlands ( sitio remoto quase sem rede).
      Zero de stress.

      Portugal é rotulado de 3º mundo e não é por falta de estruturas é mesmo porque desde a Classe politica ao Povo há um fetish pela fuga e não por uma legislação equilibrada.

      Os cartões de refeição então são uma palhaçada para obrigarem o empregador a gastar o dinheiro dentro de empresas do mesmo grupo ou com parceria.

      • PoisPois says:

        “São assim tão descabidas? pelo o serviço que te oferecem?”

        @Sergio se vir o meu exemplo mais abaixo, vai perceber que não são assim tão descabidas, são enormemente descabidas pelo serviço que oferecem, por 2706 € mês só aceitava se tivessem a funcionária deles a fazer massagem gratuita todos os dias com final feliz.

        Lembrando que dei exemplo com valores por baixo, porque se for por valores altos tinha que ser quatro funcionarias.

        TPA ‘s são bons para quem tem faturação diária de 100 € a 200 €, enquanto houver este tipo de cobrança coerciva.

        • David Guerreiro says:

          A Unicre tem um sistema taxa fixa que é conforme o valor mensal de pagamentos. Até 2500€ são apenas 15€ mensais e pode receber pagamentos de 1€.

  7. Anónimo says:

    Estamos sempre atrás no tempo… em Londres até a barraca da esquina aceita apenas e só pagamentos com cartão…

  8. Figueiredo says:

    O Estado tem obrigar todos os tipos de comerciantes e o sector da restauração e bebidas a ter pagamento com multibanco a partir do valor e 1 Cêntimo para cima, e tornar possível que toda a compra com cartão bancário processe automaticamente o número de contribuinte.

    • Joao Ptt says:

      Aparentemente não tem de obrigar, e por isso não o fez ainda.

      O Estado serve, ou deveria servir, para facilitar a vida às pessoas… mas não apenas a quem compra como a quem vende.

      Não faz sentido obrigar os comerciantes a aceitar cartões bancários e/ ou de redes de crédito, quando tais instituições cobram para prestar tal serviço, e por vezes mais do que a margem de lucro do comerciante dependendo do produto/serviço. Muitos já incluem o custo no produto/ serviço, mas outros teriam de aumentar bastante os preços individuais dos produtos/ serviços para garantir que não perderiam dinheiro.

      • PoisPois says:

        Certíssimo @Joao Ptt, o problema maior é que as pessoas só estão a ver o lado do comprador e esquecem-se os custos acrescidos do vendedor.

        Vou dar um exemplo por baixo o que acontece do meu lado.
        Considerando só Sábados e Domingos (dias mais fortes)e com TPA comprado com custo medio 170€.

        Exemplo:
        11 transações com TPA que resultou em 9350 €, num só dia.
        9350×1.2%= 112,2+0,55= 112.75 €
        112,75×8= 902 €

        Num mês e só com um TPA tinha que pagar 902 €.
        De 9350 € tirar 902 €, taxas e taxinhas (IRS, IVA, IRC, etc., etc.) para Estado, pagar fornecedores, pagar ordenados e subsequentes taxas e taxinhas, combustível e manutenção das viaturas, etc., etc., etc…

        Conclusão, despender desses 902 € (x3=2706€) por TPA, dá um jeitaço do caraças para pagar outras contas.

        • Rui says:

          Se multiplica os 112.75 por 8 então teria de multiplicar também os 935€0, o que significava tirar 902€ a um total de 74800€.

          • Zé Fonseca A. says:

            Pois, alguém que fatura 70k num mês vai-se chorar por 900€ em taxas, algo vai mal na gestão desse negócio.
            Além disso existem vários TPAs com taxas mais reduzidas, pelo menos metade disso é fácil e encontrar.

    • João Carlos says:

      Quem não sabe mais vale ficar calado.
      Se vais pagar 1e com mb nem para o gasto do papel da.

      • ORK says:

        mas qual papel, o processo é digital, as grandes superfícies já o fazem há anos, e nunca vi virem-se para aqui queixar disso…

        Mentalizem-se o futuro vai ser digital, o dinheiro físico vai chegar a uma altura que é para coisas pontuais minimalistas.

        Está tudo a caminhar nesse sentido, só não vê quem não quer…

        • PoisPois says:

          @ORK certo, só não vê quem não quer…, que se ficarmos e formos só por esse caminho “processo digital” muitos (todos) vão chorar, quando perceberem na alhada que se meteram, depois não há retrocesso amigável.
          Se querem liberdade terá que haver sempre os dois processos.

          • ORK says:

            Alhada, pelo contrario amigo, acaba-se é muita coisa que não se sabe e passa-se a saber é melhor para todos, pois roubar todos sabem de uma forma ou de outra neste momento, assim que for tudo digital há cadastro, já não podem fugir para lado nenhum, tem de justificar sempre, nessa altura pode ser que as coisas melhorem, pois por causa de uns andam outros não passam da cepa torta…

        • David Guerreiro says:

          O Continente então é uma maravilha, aderes à fatura eletrónica para poupar o ambiente. Não sai a fatura, mas depois saem 3 ou 4 papéis com promoções e escapadinhas românticas em hotéis…

      • Zé Fonseca A. says:

        0,06€ que pagas em média por esse tal 1€, nao dá para 3 centímetros de papel?

    • David Guerreiro says:

      Eventualmente a tendência será essa, para dissuadir a evasão fiscal. Tal como já é obrigatório ter um software de faturação certificado, futuramente irão tornar obrigatório a aceitação de pagamentos digitais, creio que isso irá acontecer.

      • ORK says:

        O problema é que muitos estão tão habituados a contornar o sistema para meter mais algum ao bolso, e assim que passar a ter de ser tudo registado, acabou-se, por isso é que não lhes agrada a ideia, mas isto já está em andamento, e não para…

  9. Piteu says:

    No meu estabelecimento so aceito dinheiro, digo sempre que nao aceito cartoes. Muito melhor para poupar no IVA! Aprendam que em Portugal ha que ser esperto!

    • Joao says:

      É por causa de mamíferos como estes que os trabalhadores por conta de ontem descontam que dói, é para pagar a chico-espertisse, mas pronto eu é que estou errado…. e como se diz, pimenta no rabo dos outros…..
      Façam, todos isso, e depois quando vier o COVID v2, vão pedir uma esmolinha ao estado (que ele dá) a custa de quem não é esperto.

    • ORK says:

      Ainda bem, por isso é que eu e muitos deixamos de frequentar estabelecimentos como o teu e ainda propagamos pela internet o quão mau é o serviço de pagamento… E agora quem é esperto??? Pois é…

      • Contador says:

        Quem são esses muitos? São os teus amigos do espelho? É tão fácil as pessoas fazerem-se de más pela internet.

        • ORK says:

          Não amigo, é fácil hoje destruir um negocio na internet, pois existe forma de dar Feedback e fica registado para quem for há procura de informações, assim que lêr o mau nem lá aparece, é assim que os negócios vão por água abaixo…

          Deixe de ser velho do restelo, estamos no século XXI as tecnologias dominam tudo há nossa volta, tanto que podem ajudar como prejudicar, pense nisso…

          Já agora não é preciso andar a usar dois nick’s para andar aqui a responder há malta, pois percebe-se logo… 😉

          • Daniel says:

            No meu estabelecimento, não uso MB
            Passo, em todos os clientes, registo todas as vendas, até para facilitar o controlo do inventário.
            Tudo o que vendo, é registado.
            Mas continuarei a não usar MB
            Pura e simplesmente, não me é rentável, nem me facilita nada.

            Quanto a “destruir” um negócio na internet, só se consegue se o mesmo lá existir.
            Quando o meu apareceo no Google, a custo, consegui retirá-lo. Não quero publicidade. Vivo bem com os clientes do costume e pondero, nos próximos tempos, encerrar… Estou farto da restauração.
            De qualquer forma, o que pretendo dizer, é que muitos negócios, com malta nova ou velha, não gostam de recorrer a tecnologia – no meu, por exemplo, com excepção do POS, nem internet tenho – é tudo artesanal.
            Não sinto encanto por tech… E tenho esse direito. Desde que cumpra no resto.
            A sociedade está a piorar… E a olhos vistos

  10. To Canelas says:

    No meu estabelecimento tb não aceito pagamentos por multibanco. Por causa das mensalidade e taxas, não vou dar mais dinheiro aos ch*los dos bancos.
    Aceito pagamento em dinheiro, MBWay, PayPal, Revolut e transferência bancária para clientes regulares. Nunca ninguém reclamou mas que quem não aceitar que vá a outro lado.

    • ORK says:

      Tudo muito certo, mas no dia que se tornar obrigatório, fechas as portas por birra, pois tal como estás a usar outros métodos de pagamento, os clientes também tem opção de escolha e não usar o que tu queres como opção, resultado disso, afastas potenciais clientes com essa estratégia, que vão dar mau feedback do teu negocio…

    • David Guerreiro says:

      Paypal cobra taxa e a partir de Setembro passa a cobrar 2% do valor.

  11. Victor says:

    A única vantagem que pagamentos por cartão tem é os Bancos ganharem milhões com o trabalho dos outros. Existe uma razão para ninguém poder comprar um terminal e ao invés, ser obrigado a ter um contracto de aluguer sujeito a todo o tipo de impostos e taxas não sujeitas a impostos.

  12. O casebre feudal says:

    Uso de multibanco:

    – obrigatório na restauração, discotecas e hotéis

    – ao usar, há registo do dinheiro e são obrigados a pagar impostos (assim como sempre que pedirmos fatura)

    – se estão obrigados mas não querem usar, têm MB mas está sempre “avariado”

    Basta irem pelos principais pontos do país com bares e discotecas e mais de 90% têm o MB avariado; também se pedirem fatura (especialmente nas discotecas ou bares “da noite”) é possível que levem uma f(r)atura na cara.

    Eu só na zona do grande Porto tive várias situações:
    – cobraram-me muito mais do que consumi, pedi fatura e chamaram imediatamente um “armario” que me queria levar para a parte de trás da discoteca; e é óbvio que o MB estava estragado. Isso comigo e amigos era corrente

    – tenho um amigo polícia, comentei o facto e ele disse-me descaradamente “todos os polícias, ASAE, etc entram e bebem de graça nestes locais, logo quando se planeia ir investigar estes sítios, são avisados com antecedência. Por isso, rara vez há algum problema nestes sítios. Mesmo se te partirem a cara, a polícia pouco vai fazer que dizer-te que a culpa é tua bla bla bla)

    Um país corrupto, vai ser sempre corrupto.

  13. Zeqita says:

    Há muitos paises onde o uso do MB é muito superior ao do dinheiro fisico, ate em barraquinhas de souvenirs. Não sei como funcionam as taxas e comissoes do TPA lá fora mas aqui para pequenos negocios, que façam poucas vendas semanais ou de valores pequenas, as taxas cobradas acabam por ‘comer’ a margem de lucro dos produtos/serviços e é essa a razao de em portugal ainda não ser assim tao abrangente, os jovens cada vez querem andar com dinhiero nos bolsos e tudo atraves do telemovel e claro tbm existe a questao da possivel evasao fiscal, o tal mercado paralelo.

    Contudo, eu acho que com tanta tecnologia e o digital estar tão desenvolvido, poderia haver uma especie de TPA através da internet, duma app ou dum site, em q se pudesse cobrar ao cliente sem o TPA fisico, ou até um tpa simples e de baixo custo, se existe o mbway nao existe uma coisa mais profissional porque?

    • David Guerreiro says:

      E existe, a Unicre por exemplo tem isso, uma solução de pagamentos por um app. O comerciante só necessita ter um smartphone com NFC. Continua a ter de pagar uma taxa, mas é bem menor do que os bancos cobram. Mas para isso é necessário que o cliente tenha cartão contactless e o queria utilizar dessa forma, porque sei de várias pessoas que se recusam a usar o contactless e até exigem aos bancos que desativem. E fica um bocado mal o comerciante aceitar cartão desde que seja pagamento por contactless.

  14. Parker says:

    Eu 90% das vezes pago a dinheiro por isso não é um problema que me afecte muito. Mas percebo a lógica da questão das taxas

  15. Luis says:

    Pagamento com cartão devia ser obrigatório até para comprar uma pastilha.
    Em muitos sítios (mais avançados que Portugal) até aparece “no cash, only card”.
    Não sou tão radical, mas as duas formas deviam ser SEMPRE permitidas.

    • Zé Fonseca A. says:

      Hoje fui sair e tive de estacionar num parque sem via verde, dirigi-me ao segurança e paguei 90 cêntimos com multibanco e não refilou.
      Para mim têm sempre de me dar facilidade de pagamento caso contrário livro de reclamações e polícia, em situação nenhuma num estabelecimento com multibanco eu vou na cantiga do ir levantar dinheiro, até já me ofereci para reparar o TPA.

  16. Pedro Antunes says:

    Não sei por que tanta renitência por parte dos comerciantes, eles tabelam tudo por cima! A inflação é tanta naquilo que eles vendem que podem muito bem pagar as taxas! Eu quando não aceitam cartão não volto lá mais!

  17. Santos says:

    Quando me exigem um montante mínimo deixo lá as coisas que não volto lá mais.

  18. To Canelas says:

    Para quem diz que devia ser obrigatório todos os estabelecimentos aceitarem cartão/ter TPA, para vossa informação em nenhum país da União Europeia isso é obrigatório.

    • Zé Fonseca A. says:

      Ainda, deixa as CBDCs entrarem em força e depois falamos.

      • Zé Fonseca A. says:

        Pior, já países onde muitos estabelecimentos não aceitam cartões de débito, só se crédito, se te choras por meia dúzia de tostões de taxas de débito, se tiveres de adoptar TPAs VISA e Mastercard até te mandas da ponte 😀

        • To Canelas says:

          Não sei que países de terceiro mundo foste em que só aceitam cartões de crédito (acho isso muito estranho) mas os cartões de débito já são praticamente todos Visa ou MasterCard. Nunca tive problemas com os meus, a única situação que tive de usar um cartão de crédito foi em alugueres de carros por causa da caução.
          E os TPAs em Portugal suportam praticamente todos os tipos de cartões de débito e de crédito, sejam VISA, MasterCard, American Express, etc.

  19. AlexX says:

    Tem que começar assim, aos poucos e devagar. O próximo passo deste caminho será acabar com o dinheiro físico, toda e qualquer transacção será feita com cartão, telemóvel, implante ou sistema biométrico. O terceiro passo será subir o consumo mínimo de 5 para 10 ou mais euros. Não é genial? Assim compram um rebuçado e aproveitam para trazer também uma garrafa de brandy martelado para perfazer o consumo mínimo e esquecer… 😀

  20. Jo says:

    E porque é que o Banco de Portugal não obriga os bancos/redes a baixar as comissões para valores médios da Europa que são muito mais baixos?

    • Zé Fonseca A. says:

      O que não falta aí é oferta com taxas baixas

    • David Guerreiro says:

      É procurarem, coisa que muita gente não faz. Queixa-se que o banco cobra muito de comissão de conta, mas não procura quem dê melhor. Queixa-se que o banco dá 0.5% de juros mas não procura quem dê mais. Queixa-se que o banco cobra muito do TPA, mas não procura melhores condições.

  21. Walter says:

    Completamente errado. Se aceita multibanco, cartão ou o raio que seja deve aceitar qualquer valor ou só aceite o pagamento em dinheiro. Assim, ninguém se sente prejudicado.

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