Muita atenção: Vídeo no Messenger rouba a password do Facebook
É utilizador do Facebook Messenger? As redes sociais confundem-se hoje um pouco com a Internet. Por lá os utilizadores passam muitas horas à procura de informação, a ver vídeos, fotografias, etc. Como é normal os oportunistas também anda por lá.
Recentemente começou a circular um vídeo no Facebook Messenger cujo objetivo é roubar a sua password do Facebook. Saiba como funciona o esquema!
Como temos vindo a informar, as burlas informáticas são cada vez mais e são também cada vez mais os utilizadores que caem nestas armadilhas. Recentemente começou a circular no Facebook Messenger um vídeo com o título "Olha o que eu achei".
O título é sugestivo e, nesse sentido, os utilizadores são levados a abrir o conteúdo. Curiosamente quando abrem o vídeo são solicitados os dados de acesso ao Facebook.
"Isco" chega via Facebook Messenger
Se o utilizador introduzir as suas credenciais (nome de utilizador e a password) vai ser "roubado", isto porque a página de autenticação não é verdadeira do Facebook (como podem ver o link para onde aponta a seta na segunda imagem).
Se introduzirem os dados (e-mail ou número de telefone e password) e carregarem em Log in, estes serão enviados para os cibercriminosos.
Neste caso, a "vítima" será encaminhada para uma página, dentro do browser do Facebook, que acaba por ser um segundo esquema para roubar dados.
Atenção aos esquemas de Phishing
É considerado um ataque de Phishing quando alguém está a tentar enganá-lo (a). O objetivo é obter as suas informações pessoais através da internet ou levá-lo (a) a exercer ações com o objetivo de burlar de alguma forma.
Os emails de phishing aparentam ser válidos e de remetentes confiáveis. O objetivo é tentar que os utilizadores procedam à abertura do(s) anexo(s) ou que cliquem num link para depois tentarem obter a sua informação.
Segundo o que conhecido, o phishing é efetuado através de email, anúncios ou de websites que têm um aspeto semelhante aos das empresas, ou negócios pelos quais estão a tentar fazer-se passar.
Tenha em consideração que os emails ou websites utilizados para phishing, poderão solicitar-lhe dados como:
- Nome de utilizador e Passwords, e até mesmo a alteração de passwords;
- N.º da Segurança Social, Cartão de Cidadão;
- N.º da Conta Bancária e dos e cartões de crédito;
- Email;
- entre outras informações pessoais.
Portanto, se recebeu um vídeo estranho nos seus canais de comunicação, como, por exemplo, no Facebook Messenger, pense duas vezes antes de o abrir. Neste tipo de situações, quando é solicitado a introdução do nome de utilizador e password, forcem sempre uma tentativa errada para perceberem o que acontece. Fica o alerta!
Este artigo tem mais de um ano
“Neste caso, a “vítima” será encaminhada para uma página, dentro do browser do Facebook, que acaba por ser um segundo esquema para roubar dados.”
Sim e não. Essa página é uma forma de quem fez o redirecionamento ganhar dinheiro. Por cada pessoa que complete o questionário ganham entre 1 a 3 dólares.
Também.
Há uns 10 atrás, fiz algo parecido.. Mas nunca roubei nada, as pessoas é que enviam as suas senhas. (no meu caso era só uma que eu queria)
e ela andava a trair te ou não?
+1
Sim! Realmente havia “milhares”, mas felizmente era era só amiga.
A sério ?
Há tantos sites / serviços que têm um botão “Login with Facebook”
Spotify, Nvidia etc. são todos data-miners eh eh.
Aínda não perceberam que hoje em dia os Vossos dados valem milhões ?
Não é verdade. Lê mais sobre OAuth 2.0.
Ou seja, não é um vídeo mas sim um link. Só cai quem quer…
+1
Infelizmente não é quem quer. É quem pouco ou nada percebe..
Vocês ainda não perceberam que este tipo de fraudes não são dirigidos a vocês que estão atentos. Daí que a engenharia social funcione para alguém.
Se vires o documentário “o dilema das redes sociais” vais poder ter a noção de que um dia te acontece a ti e então ficas sem resposta ao teu próprio comentário.
Mas isto sou só eu a dizer, que não percebo patavina disto.
e quem abre o link e de imediato fecha a janela sem completar sequer os dados, acontece alguma coisa ou terá de se preocupar?
Não acontece nada, mas poderá acontecer no futuro. Basta que continues a deixar que os cookies sejam aceites sem controlo.
O estudo do comportamento do utilizador é uma forma deles saberem como usar as armas que têm aprendendo com o que nós fazemos.
E de nada serve argumentar que somos uns pobres coitados que não tem nada para roubar. A vocês talvez não, mas o nosso relacionamento com alguém apetecível vai poder dar armas para os atacar através de nós.