Quantcast
PplWare Mobile

Microsoft propõe alternativa ao Google Sync

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Simões


  1. Scheldon says:

    Só pra avisar ao criador do post, os contatos e calendários do gmail podem ser exportados para o outlook.

    • Alexandre Amaral says:

      Exportar sim, mas para teres os dois sincronizados precisas de ter o Google Apps Sync ou estarei errado?

      • El Lentinho says:

        Penso que estás errado, pelo menos no iOS…

        Para teres calendário sincronizas com CalDav;

        Para contactos e email dá para adicionar uma conta google, normalmente…

        Apesar de eu não usar estas configurações mas Exchange…

        Tenho a impressão que Exchange gasta menos bateria por usar push…

        • Carlos says:

          Se configuraste o GMail com a opção “Exchange” estás a usar o Exchange ActiveSync. O tal que vai ser descontinuado para contas gratuitas daqui a pouco mais dum mês
          Se por acaso tiveres que reconfigurar tudo daqui a dois meses, ou mais, já vais ter que obrigatoriamente usar o CalDAV, o CardDAV e o IMAP.

          A bomba era para a Microsoft mas também acertou em ti? Azar!

        • Alexandre Amaral says:

          Estava a falar no Outlook Software, no IOS eu tenho configurado por Exchange, que vai deixar de existir.

    • JEFE says:

      Como no W8 ?? Não consegues !!

  2. Daiquiri says:

    O Outlook.com é awesome, assim como o Skydrive que é MUITO melhor que o Google Drive:
    -suporte extraordinário a documentos word
    -mais espaço
    -bem mais bonito no que toca a partilhar fotografias
    -nunca atingi o limite de downloads de um ficheiro

    E se as coisas continuarem assim, ou seja, o calendário ficar como no Windows 8 então venha de lá isso!

    Sinceramente já me começa a fazer confusão ter tanta coisa na Google: G+, web history, claendario, email, o trace do analytics que todos têm, o trace do Android, etc etc etc

    Se me desligam a conta Google perco quase tudo. Só faz bem espalhar um pouco 🙂

    • luis says:

      A Microsoft teve o que merece e o Google está a ser cínico. Uso bastante os serviços do Google, mas sempre tive um pé no ecosistema da microsoft. Certamente não vou trocar de SO só por causa do Google. Imap no email e rapidamente mudo para o ecosistema da Microsoft.

  3. Carlos says:

    Não é “Exchange ActiveSync Active” é só “Exchange ActiveSync”. 🙂

    E antes que alguém diga, ah e tal mas há o IMAP, o EAS tem várias vantagens em relação ao IMAP, de entre elas o facto de servir para sincronizar e-mails, contactos e calendários, o facto de usar notificações push (ao ponto de várias vezes os e-mails da minha empresa aparecerem antes no telemóvel do que no OWS), o facto de só precisar dum login e duma configuração para isso tudo (tipicamente só precisa do endereço de email e da senha).

    A alternativa a isso é um conjunto de 3 protocolos que se por um lado têm vantagens (o CardDAV suporta mais dados dos contactos que o EAS) por outro são todos mais difíceis de configurar, e no caso do IMAP, bastante menos eficientes nos telemóveis. Aliás, não é por acaso que as aplicações do Gmail para Android e iOS não os usam, usam um protocolo proprietário da Google parecido com o EAS).

    O alvo óbvio é a Microsoft mas complicar a vida aos utilizadores do iOS como “dano colateral” (para quem não sabe, a forma mais simples de configurar o Gmail no iOS é usar a opção “Exchange” que se devia em verdade chamar Exchange ActiveSync) é capaz de ser um bocado demais.

    Mas enfim, é uma decisão do Sr. Eric Schmidt, esperemos que a Google não venha a lamentá-la…

  4. José Moreira says:

    Como é que se integra o Outlook.com no Windows 8 (PC de secretária, note-se)? Alguém sabe explicar-me?

    • JJ says:

      É a tua conta no Windows 8, ser a do email do Outlook.com…

    • Emanuel Alves says:

      Quando instalas-te o Windows 8 foi-te pedido para configurares a tua conta Microsoft no sistema. Se não o fizes-te, poderás faze-lo acedendo às configurações do sistema (charms -> botão “definições” -> “Alterar definições do PC”. As configurações estão no separador “Utilizadores”.

  5. Carlos Ferreira says:

    Lamentável a opção de “fechar” um serviço que continua activo nos planos pagos. Afinal de contas não fecha nada, querem é dinheiro. Basicamente a fazerem o mesmo que os outros depois de passarem por bons samaritanos…

  6. Ivo Fernandes says:

    Como podemos migrar os mails do Gmail para o outlook.com?

  7. Emanuel Alves says:

    Pessoalmente penso que a Google está a tomar todas opções erradas. Está a semear ventos para mais tarde colher valentes tempestades.

    Em relação ao email, está mais que visto que o Outlook é um webmail relativamente superior ao Gmail – pessoalmente é o que penso. Pode não ter todas as mariquisses para empresas etc. mas para o utilizador comum, acho bastante superior – já para não falar que a interface do gmail é uma verdadeira dor de cabeça.

    Pplware, sugiro um artigo de como migrar do gmail para o Outlook… pelos vistos dará muito jeito a muita gente 🙂

  8. O TAL GAJO says:

    Os burrocratas do google estão mais preocupados com a fuga ao fisco do que as questoes praticas e tecnicas da empresa. O resultado virá mais tarde. A minha confiança na microsoft sai reforçada.

  9. Gerardo says:

    Quem usa Gmail para aceder a contas Exchange arrisca-se a decisões destas. Foi a google, como podia ter sido a Microsoft a bloquear o acesso. Não me parece prudente andar a cruzar este tipo de apps/acessos. Estão sempre sujeitos a que isto aconteça.

    Do mesmo modo, sem desaconselhei o uso do Outlook para aceder a contas Gmail. Não faz nenhum sentido

    Se usam Exchange/contas MS então usem as plataforma Microsoft

    Se usam Gmail, usem as plataformas Google.

    Simples, não?

    • Alexandre Amaral says:

      Não! O Exchange é um protocolo como o imap, o azar é que apesar de ser melhor que qualquer alternativa existente este foi desenvolvido pela Microsoft. Logo o que dizes não faz qualquer sentido.

      • Fábio Marques says:

        Mas o que ele disse é verdade, a Google não é obrigada a suportar nem a pagar à Microsoft o uso do EAS. A razão da Google ter tomado esta decisão não foi de certeza o dinheiro, mas continua a estar no seu direito.
        Apesar de condenar a Google por isto e achar uma jogada mal feita, a Microsoft devia logo de inicio suportar CardDAV.

      • Gerardo says:

        Exchange é um servidor que usa um protocolo próprio. Não é um protocolo que possas implementar como o IMAP. Só faz sentido falar em Exchange, se estás a aceder a um servidor Microsoft Exchange Server. E se estás a usar Exchange server então usa Outlook ou OWA (Outlook web acess), não uses o Gmail (ou outro cliente) ou sujeitas-te… A microsoft pode cortar, alterar, dificultar o acesso a um Exchange server por parte de terceiros quando quiser.

        Quanto a ser o melhor protocolo que existe só vendo dados técnicos…

  10. Mazzeo says:

    Tenho Gmail desde a época em que o chamavam gigamail e precisavas de convite para entrar…Uso-o para gerir outras 3 contas, 1 hotmail e 2 da universidade.

    Tenho um Nokia Lumia e estou tão satisfeito que tão cedo não pretendo deixar de usar o Windows Phone. Se a Google deixar de disponibilizar acesso, migro para o Outlook.com (se calhar vou fazê-lo de qualquer forma).

    Essas birras para mim passa ao lado. Como se costuma dizer, o que não gosto arrumo no canto do prato.

  11. NYyankee says:

    Com jeitinho, para além de transferir os meus contactos do gmail para o outlook.com, ainda passo a usar o outlook.com como email principal…

  12. JJ says:

    Eu acho que a Google esquece-se que existem outros telemóveis que não sejam Android, IOS ou Windows Phone… que precisam desse sistema para sincronizar o email.

    Por exemplo o blackberry… não usa também Exchange ActiveSync!? E suporta o CardDAV?

    Isto é o que dá a Google querer fazer-se amiga da Appel… entra na filosofia deles e só de 20 a 20 anos é que entra nas luzes da ribalta…

  13. Nuno says:

    Quando dizem ” novas configurações” é apenas aplicavel a novas contas ou tb se aplica a contas já existentes?

  14. Mickael Marques says:

    Boas,

    Gostaria de saber uma solução para syncronização de multiplos calendários Outlook (programa do office) para aceder em Android.

  15. Fakir says:

    Cá como lá, calma e lentamente, caminhamos para o principio do utilizador, pagador. É doloroso e inevitável.

  16. Após anos a configurar Google Apps for bussiness, esta semana tive de me virar para a solução… Em termos de configuração um pouco mais simples que no caso do Google e sem duvida que oferece uma alternativa viável para grande parte das necessidades… Acho que podem melhorar a nível de gestão das próprias conta. O facto de não ser possível criar grupos de utilizadores associados a um mail, a impossibilidade de editar contas de email criadas, ou até de personalização das paginas, trazem algumas saudades da solução do Google, mas penso que com o tempo será corrigido

  17. Tiago Ferreira says:

    Se fosse a Apple a fazer uma coisa destas, em que tira funcionalidade para obrigar o utilizador a pagar, ja eram uns ditadores e uns gajos sem escrúpulos, acho lindo estes “entendidos” acharem que existe alguma diferença entre eles, a única diferença e que a Apple ao menos assume que impõe restrições aos utilizadores e so usa quem quer. A Google faz-se passar pela boa samaritana, e depois enraba toda a gente num espaço de 2 semanas.

  18. Paulo Sequeira says:

    Ora, a ver se entendi bem, A sincronização que é feita actualmente com contactos, mail e calendário para, android, por exemplo, deixa de ser feita?? Vai deixar de existir sincronização?

  19. Green says:

    Engraçado como a Microsoft enfeitiça as pessoas. Transforma o Hotmail numa coisa parecida com o Gmail e são os maiores, adiciona uns quadrados ao Windows phone e são fantásticos.
    Só espero que um dia chegue algo parecido com o office de forma a que a Microsoft acorde e deixe de ganhar balúrdios em licenciamento…

    Já agora a Microsoft podia perder algum tempinho era a melhorar a integração do Messenger com o skype porque o que temos actualmente é uma autentica porcaria… Um serviço que até era bom já está a consegui-lo estragar por completo.

  20. Ricardo Ferreira says:

    Boas amigos,
    Será que alguém me poderia explicar o que esta notícia quer dizer? Não percebi as implicações que isto tem. Estou mesmo a ser sincero nesta minha dúvida/ignorância da questão.

    Sou cliente google, tenho um Nexus e como tal tenho calendário (uso bastante para não me esquecer de consultas, pagamentos, etc etc), gmail (sempre tenho que ter um da google para o Android, passou a ser o email principal e que normalmente forneço) e contactos sincronizados (pois assim não preciso de andar a fazer cópias e importar do sim todas as vezes que troco de tlm android). Agora google+ e picasas e aquelas cenas todas não utilizo, embora aquilo até inicie sessão e tudo. Embora eu ache mal, se nao utilizo o google+ para quê cismarem em que tenha perfil e fotos e etc etc?
    Alguma destas coisas vai mudar?
    Ou estou já a confundir tudo?

    Obrigado a todos pela atenção e claro pelos esclarecimentos

    Abraço 😉

  21. Valentim says:

    PROCURO ALTERNATIVA AO GOOGLE…Para pesquisa de um amarelo primário,autêntico

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.