MB WAY: Dois homens detidos em flagrante em burla de 2500 euros
O sistema de pagamentos MB WAY é dos mais fantásticos. No entanto, face à sua facilidade de operação, são muitos os burlões que o usam como parte envolvente de esquemas.
Dois homens de 29 e 32 anos foram detidos esta passada quinta-feira no concelho de Portalegre por suspeita de burla através de MB WAY.
Burla com MB WAY e apreensão de outro material...
O MB WAY é a solução Multibanco que lhe permite fazer transferências instantâneas, compras online e físicas, gerar cartões virtuais MB NET e ainda levantar dinheiro através do seu smartphone, tablet ou PC.
Burlas usando o MBWAY não é propriamente um tema novo. No entanto, nunca é de mais alertar para as vigarices que são feitas com recursos às soluções digitais.
De acordo com a GNR, no decurso de uma ação de patrulhamento, os militares da Guarda detetaram dois indivíduos a utilizar de forma suspeita um multibanco já referenciado como local de levantamento de dinheiro resultante de burlas MB WAY.
No decurso da abordagem foi possível confirmar que tinham acabado de cometer uma burla no valor de 2 500 euros através de MB WAY.
Na sequência da detenção foi apreendido o seguinte material:
- Um veículo;
- 800 euros em numerário;
- Dois telemóveis;
- Três suportes de cartões SIM.
Os indivíduos foram constituídos arguidos e os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial de Portalegre.
Recomendações da GNR
- Não aceite fazer pagamentos através da aplicação;
- Sempre que possível, realize os seus negócios de forma presencial;
- Receba os pagamentos presencialmente ou através de transferência bancária;
- Nunca receba instruções de desconhecidos, sobre pagamentos por este serviço
- Antes de utilizar a aplicação, solicite sempre informação ao banco sobre o seu funcionamento.
Este artigo tem mais de um ano
Os analfabetos funcionais caem que nem uns patinhos.
Pelo teu comentário fiquei sem perceber em que diferes deles.
Analfabeto funcional não é uma ofensa.
Ao não perceberes, as tuas dificuldades são ainda maiores.
Nem toda a gente nasceu na era digital e depois há pessoas com mais intenções que infelizmente abusam dessa “ignorância”…
*más
claro que nem toda a gente nasceu na era digital mas nasceram já existia a lingua portuguesa e diz claramente no multibanco “Não meter o numero de outra pessoa”
Não se trata de “dizer” o que quer que seja. Burlas sempre existiram, sempre existirão e ninguém está livre de cair numa, mais ou menos elaborada.
Chamem-lhes analfabetos ou o que quiserem mas mão se conseguirem meter no lugar dessas pessoas é apenas uma limitação vossa.
Só mexo no que sei realmente mexer. E não falamos do saber superficial. Este saber superficial é aquele saber em que todos acham que sabem de tudo, como diariamente se vê pelos que aqui comentam. Eu sei o que sei, sabendo que há infinitamente mais coisas sobre as quais nada sei do que o que realmente sei. Sou consciente das minhas limitações e não tenho vergonha em expô-las. E depois temos isto.
Lá continuam as burlas por parte dos gatunos. 😐
Desde que os bancos se manifestaram contra a MB Way tem se noticiado muitas notícias de burla. Hum…
LOOOL
Amanhã já estão cá fora, a fazer o mesmo de novo.
Portanto.. Uma das recomendações da GNR é não fazer pagamentos com o MB Way.. Isso é tipo recomendar a não usar um carro para não sofrer de Carjacking.. Enfim…
Para certas pessoas que não sabem o que estão a fazer talvez seja mesmo melhor essa solução. Todos os outros podem ignorar.
Car Jaquim!
Jaquim! Jaquim!
… sim Car Jaquim!, só roubam o carro a quem se chamar “Jaquim”! percebeste?? 🙂
Vamos lá ser honestos só caí nisto quem não percebe minimamente do que esta a fazer no multibanco diz claramente a vermelho “Não colocar o numero de outra pessoa” e mesmo assim as pessoas sao enganadas diria que a melhor solução é mesmo não usar
porque raio activar um cartao nao pode ser so feito ao bancao com id e ser a propria pessoa titular dessa conta fazer? acabam logo todos os problemas…desactivar isso no multibanco e ja ta.
la porque diz a vermelho se estao ao telefone e a ouvir o ke o outro esta a dizer a a confiarem nessa pessoa (pq tentam transmitir essa confiança) eles fazem o ke lhes mandam…tipo 1 em 100 cai…tipo na vacina o meu pai a dizer.me para ir a internet confirmar a data dele..kuando eu vi a msg no telemovel era so mandar um sms….falei sobre isso ha medica de familia ela disse ke haviam NNNN casos ke nao liam ou percebiam a msg….se nao percebes o basico de 4 classe que nem toda a gente esta atenta ao que faz ou le….es mais urso ke os ke sao enganados….eu faco apps e tenho ke fazer programas para TODA a gente..nao é so para iluminados como tu. Esforço-me ao maximo para que todos naveguem e percabem o ke tem ke fazer intuitivamente..mas ja sei ke é luta ingloria..pq nos testes ha sempre alguem ke pensa diferente e faz o ke nunca ninguem imaginou….
É boa forma de evitar. Se vais a um bairro perigoso, uma boa forma de não seres assaltado é não levares pertences contigo. Não há nada para roubar…
“Ó sôr Juiz.. é que eu só estava a trabalhar para complementer o RSI.”
Juiz: “Libertem este homem honesto!”
Honesto mas analfabeto, pois não sabe falar correctamente…
Sabes que misturar temas demonstra baixo QIE não sabes?
Continuo sem entender as recomendações completamente ABSURDAS da GNR:
“Não aceite fazer pagamentos através da aplicação;”
“Receba os pagamentos presencialmente ou através de transferência bancária;”
Revelam um desconhecimento e ignorância muito grande, quanto mais não seja por não perceberem que os pagamentos MBWay são transferências que podem ser confirmadas de imediato, com óbvias vantagens, tanto para quem paga, como para quem recebe.
Receber pagamentos não vejo problema, mas enviar dinheiro pelo mbway é outra história.
Caso envie dinheiro por mbway e queria saber para quem enviou, nenhum banco lhe dá esse informação.
Se tiver feito transferência, sempre consegue saber o nome, o banco (pelo iban/nib) e até talvez mais alguns dados junto do banco.
Se uma pessoa souber utilizar a app não passa por isto! Agora infelizmente á quem caia porque não sabe!
Mas será possível ires s todos fdr?! Só sabem dizer mrd e insultar o próximo! Gostam?entaoprovem do vosso veneno!
No outro dia estava numa papelaria e ouvi um casal jovem, na casa dos 20 anos, a dizer que não confiava no MBWay por causa das burlas. O MBWay como qualquer outro pagamento digital está sujeito a burlas. O problema está nas pessoas em que aderem ao MBWay sem saber o que é e como o fazer, primeiro deveriam de se informar para saberem como funciona. Estas noticias embora sejam boas para divulgar as burlas existentes, por outro lado dão má reputação à própria aplicação. É a SIBS que gere a MBWay, não é uma empresa qualquer, independentemente disso as pessoas tem que saber e conhecer antes de aderir a qualquer serviço.
Custa-me a acreditar que um casal jovem não saiba usar o MBway. É triste quando as pessoas não querem aprender por medo.
O ponto fulcral na utilização do MBway é associar o seu número de telemóvel pessoal ao seu cartão multibanco. Simples!!
A minha mulher meteu a venda um tablet no OLX. Num intervalo de 10 min duas pessoas ligaram, muito interessadas no tablet. Tão interessadas, que queriam pagar na hora o tablet, e ela o levava no dia seguinte. Maravilha, o negócio mais simples de sempre! Só que depois de alguma conversa e tal, os sujeitos, usando o mesmo script, começavam a pedir para ir ao mbway e gerar um código para levantar guito no MB. Um deles até tentou ‘comprar’ um cartão SD que tb estava à venda e desta forma tentar encaixar mais.. tristeza, mais vale voltarem a vender t-shirts roubadas na feira, se é que entendem..
Entendo.