Marcas investem em Web Push para aumentar tráfego e envolvimento dos utilizadores
Dinamizar a relação com clientes e leitores no ambiente digital tem sido um desafio enfrentado por e-commerces e sites de conteúdo. Além das redes sociais, e-mail marketing e SMS, que são canais explorados com mais frequência, as marcas passaram também a adotar as notificações Web Push para aumentar o tráfego e o envolvimento do público.
Mas o que são as notificações Web Push?
Notificações Web Push
Quando um site ou uma loja pretendem criar uma maior ligação com o seu público, uma das ferramentas que tem disponível são as notificações Web Push.
Basicamente, existe uma ferramenta que envia notificações instantâneas diretamente para browser dos subscritores, sem precisar de recolher dados pessoais. Este canal pode ser utilizado para informar sobre novos conteúdos, anunciar produtos à venda, fazer promoções e recuperar carrinhos abandonados.
As Web Push são pequenas mensagens que vão diretamente do website para o desktop, smartphone ou tablet dos utilizadores. Mesmo que o utilizador não esteja no seu site ou no browser, ele receberá a notificação. Essa estratégia é usada para garantir que o subscritor volte ao seu site, recuperando-o e gerando tráfego
Explica Francisco Leite, Product Manager da E-goi, empresa de marketing automation.
Um exemplo...
A AliExpress, por exemplo, elaborou um case study no qual reportou uma taxa de abertura 93% maior com notificações Web Push em comparação com outras notificações de aplicações. No relatório, a loja online, que é uma das maiores do mundo, registou um aumento de 178% na conversão, em comparação com os utilizadores que não recebiam essas notificações.
Segundo o Product Manager da E-goi, um dos benefícios do Web Push está na facilidade de subscrição para os utilizadores.
Os utilizadores não precisam de colocar o seu e-mail ou quaisquer dados pessoais para receber avisos do site. Ao aceder à página da marca, haverá uma janela de permissão que pergunta se o utilizador deseja ou não receber notificações daquele site. A partir do momento em que permitir o envio de notificações, a marca possui autorização para mandar as mensagens, que podem ser desativadas pelo utilizador a qualquer momento, de forma simples e rápida.
Formas de aplicar o Web Push
Em blogs e sites de notícias, o Web Push pode ser utilizado para informar os leitores sobre a publicação de novos conteúdos, para manter uma relação com o público e aumentar o tráfego no site.
No E-goi, as notificações Web Push chegam instantaneamente ao browser dos subscritores sempre que um novo artigo for publicado. A automação poupa tempo ao produtor de conteúdo e contribui para que o leitor fique informado com a máxima rapidez e conveniência
Afirma Francisco Leite.
Outra aplicação para o Web Push é utilizada pelos e-commerces, que podem usar as notificações para anunciar novos produtos à venda no site, fazer promoções, manter os clientes informados e atrair utilizadores anónimos.
Quando o subscritor é identificado, podem ser criadas automações que permitem, por exemplo, enviar notificações de carrinho abandonado ou sugestões de produtos com link para checkout, com taxas de conversão maiores, aproveitando o facto do cliente ainda se encontrar no browser
Explica o Product Manager da E-goi.
Segundo Francisco Leite, o Web Push possui índices ainda mais elevados de efetividade quando associado a outras estratégias de comunicação e marketing digital. "No E-goi, o canal Web Push está integrado numa plataforma de marketing automation, que permite fazer sinergia com outros canais de comunicação e com automatismos, numa estratégia sólida de comunicação multicanal. É possível combinar com landing pages para potenciar o aumento de base de dados, ou combinar com e-mail marketing, sms e outros canais para fortalecer o alcance da divulgação. Tem acesso a uma ferramenta ready-to-use, prática e simples, que pode ser implementada no site ou blog sem precisar ter conhecimentos técnicos”, conclui.
Este artigo tem mais de um ano
Os popups webpush deviam ser proíbidos, os pcs dos miudos estão sempre cravados de notificações.
Estão porque houve alguém que aceitou as notificações sempre que entravam num site com web push. Basta ir às definições do Browser e apagar todas os alertas. Simple as that
Logico, e achas que uma criança tem essa percepção, quem diz uma criança diz qualquer dumb user como a maioria.
Webpush são um virus como os cookies.
Tem de se instruir os miudos para saberem gerir estas questões.
Respondo sempre não a isso tudo.
+1… eu sempre que vejo uma merda dessas bloqueio logo…
Os popups publicitários e de notificações e as janelas de consentimento dos cookies, são um verdadeiro problema, para quem navega na internet, não passando de lixo, numa página web.
Os popups publicitários e de notificações, deviam de ser proibidos e janelas dos cookies deveriam deixar de ser obrigatórias, porque no meu entender, pouco, ou nada valem.
E não me venham com tretas que o web push não identifica o utilizador, porque não é verdade.
Este pessoal do marketing gosta muito de contar histórias.
As janelas de consentimento de cookies, nunca deveriam ter sido impostas, mas alguém na UE achou isso boa ideia e meteu isso em lei. Uma vergonha. Poderia ter é obrigado os web sites a aceitar definições nos browsers que permitiam ou não a utilização deles e para que fins de uma forma genérica, e a não poderem negar a prestação de serviços a quem não os quisesse aceitar, e nem sequer a poderem solicitar que a pessoa mudasse as definições… porque é o que todos iriam fazer para forçar as pessoas a reduzir a sua privacidade.
Que praga esses web push, tive que andar a desactivar isso em todos os browsers, que cada vez mais e mais web sites querem forçar a pessoa a subscrever isso à força… e ainda por cima como estou sempre a limpar os dados de todas as sessões estaria sempre a pedir de novo.
Web push é o spam para toda a gente que usa um telemovel, tablet ou computador de forma basica, ou seja, mais de 95% da população mundial.
Depois pedem a algum familiar ou amigo para lhe tirar aqueles “anuncios” estupidos que teimam em não desaparecer.
Provavelmente o objectivo da noticia e exactamanente este, para ver reaccao de desagrado geral. Pplware esperto.
Pensei o mesmo. Esses Web Push são simplesmente irritantes
Desactivem aqui.
opera://settings/content/notifications
Testem aqui
https://www.bennish.net/web-notifications.html
Agradeçam se gostarem da sugestão 😉
No windows 10 essas notificações são irritantes porque ficam sempre lá todas no lado direito e ninguem quer saber delas, já no ubuntu parecem-me bem melhor porque não ficam lá em cima “guardadas” para sempre.