Portugal: lista de serviços públicos que vão ser “simplificados”…
O primeiro Conselho de Ministros dedicado à Transição Digital e à Modernização, realizou-se hoje em Almada. Da reunião resultou uma lista de serviços públicos que serão mais simples de usar e alguns passarão para o digital.
Com o objetivo de promover a uniformização, simplificação e digitalização dos serviços públicos, para chegar a cada vez mais cidadãos e empresas, as medidas assentam no atendimento público dividido em quatro eixos: mais articulado, mais flexível, mais simples e para todas as pessoas.
Lista de Serviços Públicos que vão ser transformados...
Atendimento público mais articulado
- Novo modelo de Governo para o Digital, para aumentar a comunicação e articulação entre as áreas governativas e as entidades da Administração Pública Central.
Atendimento público mais flexível
- Aprovação da nova estratégia de atendimento assente na nova marca integradora gov.pt.
Atendimento público mais simples
- Números de identificação para cidadãos estrangeiros de uma só vez (Número de Identificação Fiscal, Número Nacional de Utente e Número de Identificação de Segurança Social).
- Boletim digital de saúde da grávida
- Boletim digital de saúde infantil e juvenil
- Desmaterialização do cheque dentista
- Atribuição do número nacional de utente em todas as maternidades
- Simplificação da atribuição de subsídio parental inicial
- Gestão de documentos em família
- Mudar de morada é fácil
- Alargamento do prazo de validade do passaporte eletrónico português de 5 para 10 anos
- Inclusão de novos cartões na carteira digital id.gov
- Serviço digital perdi a carteira
- Isenção da declaração de exportação
- Desmaterialização do registo de IVA
- Criação de cartão e registo biográfico digital do professor
- Fim de pedidos de documentos habilitantes na contratação pública
Atendimento público para todas as pessoas
- Assegurar o acesso aos serviços públicos, independentemente do local onde residem ou do seu idioma.
Com toda a simplificação e digitalização, será que o estado vai reduzir pessoal, ou continuam a imprimir emails para o chefe despachar?
Despedir na função pública? E depois quem elegia os parasitas dos políticos?
Veja o que se passa nas Camaras Municipais onde existem 4 ou 5 funcionários por lugar, e nem assim conseguem fornecer horários de atendimento abrangentes para facilitar o acesso a quem realmente trabalha.
Policias, Guardas Prisionais, Médicos, Enfermeiros, Professores… De certeza que há assim tantos funcionários públicos a mais?
Esses só fazem greves para ganhar mais não é porque existe falta de pessoal.
No que me toca às graves dos professores e policias (tenho na familia), concordo que as façam e apoio-as a 100%!
Há muitos chulos neste país a ganhar fortunas, e estas classes que se matam a trabalhar têm as condições nas lonas.
Com urgências fechadas por todo o país, tens certeza que não existe falta de pessoal? Estamos a falar de Portugal, Certo?
Desculpem o desabafo. No meu serviço hoje criaram uma base de dados e uma pagina web com todo o conteúdo que dispomos. Trabalho num Posto de Turismo em que temos panfletos para entregar a quem nos visita. (Sempre foi assim). A partir de agora passa a ser tudo com codigos QR e deixam de haver mapas, folhetos, etc em papel. Percebo que é a modernização mas daqui a dias ja nao estamos lá a fazer nada..
E? É suposto trabalhos inúteis durarem para sempre?
Pois, não sei. Se calhar se eu for ao Posto de Turismo de Tavira dão-me a mesma informação que está no Guia de Turismo de Tavira, online, que me parece bastante completo.
Mas a experiência que tenho é que a informação turística online em muitas zonas do país é escassa e está mal estruturada. Era útil falar com quem conheça a região. E não vale a pena pedir informações na recepção do hotel porque o pessoal não é de lá. O que eu gostaria de pedir num Posto de Turismo era – vou cá estar quatro dias, marque-me aqui no mapa um percurso para cada dia, onde é que vale a pena ir na ida, ver o quê, onde é que se almoça bem e por onde é que se volta. Online não se obtém essa informação. Agora, se quem estiver no Posto de Turismo não for de lá …
Um posto de turismo não é uma agência de viagens, provavelmente nem sabem o que dizer, só lá estão para entregar panfletos.
Btw, é preciso um roteiro de Tavira? Lol
Ou fazer uma outra função que não seja fácil de automatizar. Como oferecer suporte e informação mais detalhada a quem possa necessitar.
Eu não necessito de alguém para me dar um mapa que eu mesmo posso consultar online. Mas existem muitas outras coisas que muitas vezes gostaria de saber e nunca encontro alguém para me ajudar a esclarecer porque estão sempre ocupados com outras coisas mais simples.
Podem sempre transferi-lo para ir tomar conta de WC’s públicos, que é algo realmente útil, mas que parece uma espécie em vias de extinção, ou completamente extinto em muitas áreas… apesar de muitos reclamarem a sua falta.
Muita parra e pouca uva, tudo o que foi descrito é subjetivo e com pouca substancia.
A minha ideia para simplificação dos serviço públicos, seria transpor para digital todos os contactos com serviços públicos. Circulação de dados entre organismos para não duplicar tarefas. Reduzir os funcionários públicos em 50 a 70% e usar mais IA e robots. Todas as poupanças resultantes deste processo seriam para reduzir impostos.
Despedir 50% dos empregados. Andam a passo de caracol e vão para lá porque têm cunhas.
É só ressabiados por aqui.. Deviam era acabar com os serviços públicos que assim ficavam todos contentes…
Já agora, em modo de ajuda deixo aqui o link para concorrerem (mas sem cunhas):
https://www.bep.gov.pt
P.S. Não, não sou funcionário público.