PplWare Mobile

Vamos Ligar e Partilhar? – Introdução ao RDF


Artigo escrito por Paulo Maio, ISEP para o Pplware

Destaques PPLWARE

  1. Sérgio den Boer says:

    Boa introdução. Todos os conceitos base estão identificados. Excelente explicação.

    De lembrar que o esquema é geralmente ditado com recurso a uma ontologia em que esta já tem um conjunto de regras e predicados para criação de “esquemas” dinâmicos.

    Penso que o objetivo desta tecnologia é de garantir a interligação da informação. Imaginando se eu quiser inserir numa página web um artigo da wikipédia eu tenho agora três hipóteses: Um parser de html, um simples copy paste ou ligar ao endpoint rdf da wikipédia. O último caso garante que em caso de alteração da fonte será automaticamente repercutido no meu site. Penso que este é um exemplo mais prático da uma utilização deste tipo de tecnologia.
    Existem mais pontes fortes e outros menos fortes. Uma boa introdução ao OWL (ontologias)seria também um artigo interessante já que é um ponto fundamental neste tipo de tecnologia.

    Parabéns pela abertura por esta tecnologia!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.