Lançamento do Portal do Utente
O Ministério da Saúde está a desenvolver diversas iniciativas ao nível do eSaúde, por forma a conseguir uma maior eficácia na partilha de informação dentro do Serviço Nacional da Saúde (SNS), facilitando a vida ao utente e fornecendo novas ferramentas aos profissionais.
É de salientar que Portugal está a ser um dos países pioneiros nesta área. É disso exemplo o serviço eAgenda, que permite a marcação online de consultas e pedido de receituário crónico, disponível neste endereço. Agora o acesso ao eAgenda, assim como a outros serviços (eRNU e o eSIGIC), poderá ser feito também através do Portal do Utente, disponível ao público desde o passado dia 31 de Maio.
No novo portal destaca-se o menu “As minhas notas”, que permite ao utente inserir os seus contactos de emergência, dados clínicos, hábitos e diversas informações sobre alergias ou outras patologias. Facilitando a partilha de informação com os profissionais do SNS, a partir de qualquer instituição prestadora de cuidados de saúde (USF/Centros de Saúde ou hospitais), poderá verificar-se útil e indispensável para um diagnóstico/tratamento futuro.
Apesar de ser objetivo do Portal do Utente a partilha de informação, caberá ao utilizador do portal decidir se deseja que a informação por si introduzida esteja disponível para os profissionais de saúde, assim como poderá vir a poder monitorizar quem acedeu aos seus dados de saúde entre duas instituições de saúde.
O Portal do Utente insere-se no projeto PDS – Plataforma de Dados da Saúde, que irá incluir no futuro outros serviços para o utente como o eVacinas (ainda em desenvolvimento), disponíveis através de um clique neste Portal. Por outro lado está a ser trabalhada área da PDS – Plataforma de Dados de Saúde - para os profissionais através do futuro Portal do Profissional.
O que é a PDS?
A PDS – Plataforma de Dados de Saúde é uma base de dados disponível na rede de internet, que irá permitir no futuro a partilha de informação entre utentes, profissionais e instituições do Serviço Nacional de Saúde, garantindo as condições de segurança e confidencialidade dos dados nela inseridos. O seu funcionamento vai permitir, no futuro, maior rapidez e eficácia ao SNS, permitindo aceder a informação em poucos segundos.
Mais informações aqui no Portal do Utente.
Este artigo tem mais de um ano
Porque é que quando clico no link Portal do Utente, vai parar ao jogo Portal 2 aqui no pplware?… 🙂
https://pplware.sapo.pt/jogos/portal-2-novamente-adiado-…/
Ora vê agora sff. Havia ali um “elemento” estranho no endereço. Obrigado pelo reparo 😉
Outro cheio de falhas de segurança, será?
Para já pouca coisa nova.
Já alguém pensou que se possuirmos o numero do cartão de utente, o nome e a sua data de nascimento, conseguimos aceder ao portal e ter acesso a outros dados pessoais tais como o numero da segurança social, o nif, etc?
Não deveria ter este serviço um registo pessoal e protecção com palavra passe?
O numero do cartão de utente é o dado mais difícil de obter agora o nome e a data de nascimento, basta o Facebook.
Sou um cidadão reformado com uma pensão de reforma de 474,55€, diabético, entre outras doenças.
Uma vez que já fui isenta de pagar as taxas moderadores, gostaria de ser informado do motivo pela qual perdi essa isenção?
Aguardo resposta através do email.
GOSTAVA DE MARCAR UMA CONSULTA E NÃO CONSIGO TENHO 74 ANOS E ISTO É UM BUCADO CONPLICADO E JÁ ME INSCREVI NO POTAL DO UTENTE QUANDO TENTO FAFER A INSCRIÇÃO.APARECE-ME A PAGINA PEDIDA NÃO FOI ENCONTRADA OU SERVIÇO INDISPONIVEL ETC.ETC GOSTAVA QUE FOSSE MAIS FACIL MENOS COMPLICADO ESPERO UMA RESPOSTA SAUDE