“Junta na Freguesia”: É o fim dos resíduos eletrónicos nas ruas
A ERP Portugal – Entidade Gestora de Resíduos, nasceu o seio da European Recycling Platform, a primeira plataforma europeia deste setor inicialmente dedicada à gestão de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE), tendo incluído na sua atividade a gestão de Resíduos de Pilhas & Acumuladores (RPA) e Resíduos de Embalagens (RE), em diversos países.
Com a campanha "Junta na Freguesia", a ERP Portugal quer acabar com os resíduos eletrónicos nas ruas. E há prémios!
Segundo o que foi revelado à TSF, o conceito é simples: as juntas de freguesia candidatam-se ao projeto por telefone, e-mail, ou através do website e, depois, com a ajuda das campanhas de divulgação da ERP Portugal, os cidadãos podem contactar as juntas da área de residência para entregarem os seus equipamentos velhos. A etapa seguinte passa pela comunicação entre as juntas de freguesia e a entidade gestora, que procede à recolha dos resíduos, encaminhando-os para o destino final.
Em entrevista à TSF, Rosa Monforte, responsável pelo projeto, explica que apesar de existirem sete mil pontos de recolha já espalhados por todo o país, estes "acabam por passar despercebidos". Assim, o "Junta na Freguesia", que pretende "estar próximo" das populações, acaba por ser um "canal" para que "a pessoa possa entregar na junta de freguesia todos os equipamentos pequenos ou solicitar a recolha de um grande equipamento". Um projeto que marca a diferença por querer tornar esta recolha "muito mais local", dada a "grande proximidade das juntas de freguesia à comunidade".
O "Junta na Freguesia" arrancou a 1 de setembro de 2022, mas a diretora-geral da ERP Portugal avança que já contam com "uma adesão enorme e muitos pedidos de norte a sul do país". Até ao fim do ano, decorre a "fase um" e os resultados serão avaliados no início do próximo ano. A partir de 1 de janeiro de 2023, já começa a "contabilizar para o ano seguinte".
A entidade gestora de resíduos vai premiar, monetariamente, as 20 juntas de freguesia que mais equipamentos recolherem. "Vamos oferecer um valor para se fazer uma ação social e é a junta que vai decidir o que fazer, é uma verba que pode ser investida na comunidade."
Há também "um prémio final" para a "campeã de recolhas" no valor de 2500 euros.
Este artigo tem mais de um ano
Lá vão mais uns quantos meter umas notas no bolso e quem tem o lixo para deitar fora espera um mês pela recolha..
O que é que o ‘negócio’ do lixo tem a ver com a possível espera da recolha?
Se as pessoas já não ligam para a empresa municipal de residuos para recolherem os monos, não me parece que o vão fazer para isto.
“…explica que apesar de existirem sete mil pontos de recolha já espalhados por todo o país”, aonde?
Há uma lista com esses pontos e respectivo endereço?
No site a que está linkado o artigo tem um sistema de pesquisa desses pontos
Isto é tudo uma treta
È so para parecer Bem e fica bem publicitado porque na verdade fica tudo em nada
Em Junho deste ano Mudei de mobilia de sala e então liguei para umas instituições sociais e junta de freguesia vieram ver mas como ja tinha alguns anos não levaram disseram que não compensava,claro que os moveis estavam com uso de cerca de 10 anos,deram um numero que esses viam buscar.
Liguei de seguida disseram que vinham buscar mediante uma quantia 50€ disse que não
Demorei um dia a desmontar meti no contentor do lixo e la foi
Tudo isto em prol das tais faladas reciclagens porque de reciclagem nada é feito dai mais uma publicidade enganosa para mim,que nunca resulta em nada
bom estou tenho que esperar 3 semana , para recolherem um mono , se meto na rua antes .. apanho multa do fiscal
Reciclagem é um dos maiores “embustes” no nosso pais… não posso dar detalhes, porque correria o risco de ser responsabilizado, sou funcionário público e trabalho na recolha.
“Responsabilizado” não por não executar o que me mandam fazer, seria era “responsabilizado” por “abrir a boca”…
Já agora, o lixo (a recolha deste) é um negócio que gera grandes receitas…. não pode deixar de ser recolhido!
E os “abutres” gostam deste negócio… nenhuma autoridade manda parar uma viatura de recolha de resíduos (não sei se é porque cheira mal)… a grande maioria é só infrações às mais elementares normas de circulação…
A ANSR podia, por exemplo, montar balanças junto aos pontos de entrega de indiferenciados… mas podia “dar” mais sugestões…
Não sei se é so de mim, mas penso que o site tem erros.
Ligações em inglês etc.
Alguém que sabe dizer onde se pode colocar TONNER´s Reciclados para reciclar?
Cump´s
Qualquer loja que venda tinteiros para impressora deve ter lá, algures, por vezes escondido, um recipiente para receber os tinteiros.
Já o fazem há muitos anos nos bombeiros, com o intuito de oferecer material ou veículos para as corporações. Claro que ganham sempre as corporações das áreas com maior densidade populacional…
O prémio é uma maneira hipócrita de tratar o assunto e de favorecer os grandes aglomerados populacionais.
Se querem ser justos façam-no per capita e assim estarão todos em igualdade. Doutro modo é um convite para que as freguesias mais pequenas não adiram.