Quantcast
PplWare Mobile

Jovem que planeava “massacre” afinal terá usado o Discord

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. Gustavo Jorge says:

    Ou seja, fazem nos pensar, que o FBI e a PJ fizeram um ótimo trabalho para evitar o que poderia acontecer e afinal um colega desta plataforma avisou a tempo. Dúvido que haja assim tanto controlo no tráfego sobre o que se pesquisa na internet.

    • Ricardo says:

      Para além disso, o Discord não tem qualquer criptografia nas mensagens, logo seria fácil descobrir o conteúdo das mesmas e perceber do que se tratava. Não fizeram mais do que serem alertados e por facilmente se ver as mensagens terem avisado as autoridades cá em Portugal.

    • Ricky Martin says:

      A PJ não fez nada, só prendeu um indivíduo que SUPOSTAMENTE poderia vir a praticar. Ler bem, poderia. É diferente de fazer.

      Não chegou a fazer… Sabem interpretar texto? Botijas de gás? Ninguém tem em casa? Facas? Ninguém? Somos todos terroristas..

      E os caçadores melhor nem falar são terroristas.. oh espera não são tem licença… Mas se lhes der na cabeça.. já não são tinham licenças..

    • João Costa says:

      É o problema da qualidade jornalística.
      Basta uma fonte qualquer na internet inventar alguma coisa e passado uns dias é tema de primeira pagina em todo lado em Portugal.
      Depois a verdade vem ao de cima.

  2. Pedro says:

    Que palhaçada. Portugal sofre um ataque Ciberataque que mexe com a vida de 4 milhões de Portugueses e isso é esquecido porque um miúdo que sofria de bulling e tinha uma doença mental disse na Internet que ia cometer um crime. A PJ agiu mal. Devia ter colocado o miúdo sob vigilância e no dia do ataque prende-lo quando saísse de casa para ser revistado para ver se ia de facto cometer um crime ou era uma fantasia do miudo. E devia apertar com ele e dar-lhe um cagaço de modo a ele perder essa ideia. O que se fez? Contaram a TV e tornaram o miúdo um terrorista que parece o Bin Laden sem o miúdo cometer um crime, um miudo doente que precisava de ajuda. Nem uma pistola ou espingarda tinha o Terrorista e depois esquecem o Ciberataque a Vodafone que isso sim é que foi e é perigoso para as pessoas e para o nosso Pais.

    • Ricardo Gomes says:

      O Ciberataque a Vodafone não foi nada doutro mundo….as competências de defesa é que não estavam lá, nem existem sequer, caso contrário isto seria mais um ataque ao qual ninguém se tinha apercebido que este sequer existiu, tal como nos acontece diariamente…. além do mais, grande parte do que aconteceu e vai voltar a acontecer provem de mera incompetencia visto que vulnerabilidades no Log4j já tinham sido reportados há muitas semanas e ninguém se achou na responsabilidade de apagar essas bibliotecas. Sobre o miúdo… que podemos esperar mais? Talvez esteja na hora dos nossos governos ganharem ética e o ensinarem na escola entre muitas outras coisas que se devia fazer mas ninguém faz…

  3. FêBêI says:

    O circo:
    – Alguém da bófia contou à CNN, que fez notícia na 5ª Fª
    – Depois da notícia, a bófia teve que fazer um comunicado sobre o “atentado terrorista”
    – A seguir a comunicação social atirou-se ao caso como gato a bofe
    – O povéu, stressado com o Covid, ficou ainda mais cheio de medo e nervoso.
    – O governo elogiou a sua bófia
    – A ex-procuradora Cândida Almeida diz que a bófia não seguiu o protocolo, que obriga a tratar a coisa sem alarmismos
    – Outra ex-procuradora diz que a bófia esteve bem
    – Uma psicóloga diz que a bófia quando dá estas notícias não prevê o alarme que vai causar.
    – Dizem as notas do detido que as latas de combustível não eram para ferir ninguém, era para por as pessoas correr em direção à porta onde as esperava com um faca
    – E depois ia apanhar o autocarro habitual para se por em fuga.
    Isto é uma história de um atentado terrorista francamente exagerada.

    • Ricky Martin says:

      É tudo treta.. como é óbvio não houve tentativa qual foi o crime feito? Ter armas brancas em casa todos nós temos.. Somos terroristas.. haja paciência

      E nem falo da CMTV que dizia ser viciado em anime, logo daqui a semanas aparece notícias “pessoas viciadas em anime podem cometer terrorismo” ou melhor “pessoas viciadas em videojogos podem cometer crimes como o João”

      Já estou a ver a história como vai ser. A ERC que comece a gerir isto, porque é uma palhaçada. Não vale tudo para ganhar clicks.

      • Honorato says:

        Eu jogo gta V como muita gente somos os próximos terroristas querem ver aquilo que eu faço no gta V vou fazer na vida real estes estudos da treta e jornalixo meu Deus. Claro ninguém vais fazer isso.

  4. Bruno Amaro says:

    Ah então foi a tartaruga Sammy que descobriu o ataque.. Tá bom.. Quando se conta um plano destes a um desconhecido é mesmo a pedir para ser desmascarado então..

  5. Ricky Martin says:

    Os totos que aqui comentam, não sabem o que dizem.

    1) O Suspeito não pode ser criminalizado por tentativa de terrorismo, se não tentou como pode ser preso? Não há tentativa sequer. Podia haver indícios, mas tentativa nem houve.

    2) O Suspeito depois de realizar o suposto ataque ia se por em fuga no autocarro habitual dado que tem 18 anos, ia transportar a gasolina, as facas, as botijas de gás no autocarro para ir para a universidade? Patético e ridículo…

    3) O que é que o discordo tem haver com isto? Já começa a comunicação social a meter medo, o discord é seguro, daqui a dias vão dizer que é uma plataforma de crimes organizados, pessoas com problemas mentais tudo e mais alguma coisa, a CMTV já começou a lhe largar nisso..

    4) Crimes? É o que a comunicação social anda a fazer, divulgar fotos dele sem permissão. Meter a família num enorme problema…

    5) Ele não é doente, nem todos os que planeiam ataques são doentes, por vezes são até conscientes e sabem do que estão a dizer, lá está comunicação a dizer porcaria… Vejam o caso do Bin Laden, ele sabe o que fazia, não era doente. Ele fazia aquilo pela religião. Pura simplesmente isso, se é crime? É. Se é doente? Doente porquê? Há quem goste de matar… Não precisa de ser doente. Simplesmente gosta de seguir a sua religião. Ponto. Mesmo que esteja errada na sua ética ou não.

    Querem outro exemplo? Quem mata galinhas, vacas são doentes? Não! Mas sabem o que estão a fazer? Sim! Mais um exemplo touradas? Não sabem que estão a ferir o animal? Sabem! São considerados doentes? Não…

    Mentalidade distorcida. Mais uma vez, dizer que se vai fazer isto e aquilo não comprova nada… A PJ não tem por onde pegar se nem houve tentativa.

    Pode é por em prisão preventiva até as medidas serem decretadas se bem que não houve prática nenhuma nem tentativa.

    Tentativa = tentar e/ou fazer! O que não chegou a acontecer.

    Não não chegou. Aqui está o problema. Mas mas mas e as facas? O que tem? Desde quando uma arma branca é sinal de terrorismo? Todos nós temos uma arma branca, basta ir às gavetas da cozinha. Pronto somos todos terroristas.

    É só isto que tenho a dizer.

    • Bruno Amaro says:

      Caro amigo em parte concordo mas numa parte discordo, é assim se ele planeou um ataque terrorista para mim já é considerado terrorista porque embora não o tenha levado a cabo não sabemos se não foi por ter sido interceptado antes porque as pessoas não são maluquinhas para andar a pesquisar vídeos de ataques em escolas dos EUA durante dois anos e planear o que ele planeou e compra de armas sejam elas quais forem se não tivesse o intuito de o levar a cabo, certo?

      Por isso eu acho que deve ser tratado como uma tentativa de ataque terrorista agora não se é preciso ser doente para levar a cabo isto isso é verdade, assim como deveria ter sido preservada a sua identidade porque a família não tem culpa da atitude do indivíduo e agora vão sofrer muito como é óbvio.

      • Ricky Martin says:

        Ai é? Quando dizes a alguém vou te matar, por exemplo no futebol já és um terrorista? Quantos e quantos dizem isto? Seja por chamada, pessoalmente..

        Nunca ouviste aquela frase “mato aquele/a gajo/a?” Somos todos terroristas.. e o melhor já ouvi dezenas de vezes e nunca ninguém fez isso. Às vezes são meras palavras..

        Volto a repetir não houve tentativa. Planear é uma coisa, concretizar e fazer é outra…

        Posso planear algo que não vou fazer..

        • Bruno Amaro says:

          Planear algo durante tanto tempo com tanto pormenor para não o realizar é só estúpido então ninguém era condenado por tentativa do que quer que fosse, eu dizer a um gajo vou te matar não é igual a engendrar um plano ao pormenor com o intuito de matar alguém eu acho que não se pode comparar mas são opiniões. Cada um tem a sua.

        • Há cada gajo says:

          Acho que vou dar-te a conhecer à PJ. Estás muito distorcido.

        • Ricardo says:

          Portanto posso andar com uma uma arma branca em pleno Rossio, andar com ela em punho… Como não mato ninguém, estava mesmo só na minha cabeça planear.

          Chama-se nexo de causalidade.

          Eu posso dizer que amanhã vou matar o PM de PT, ele amanhã aparece morto… certamente irei ser detido para primeiramente prestar declarações, se no meio da investigação encontrarem algo que me incrimine então certamente continuarei detido até que haja uma acusação.

          A “tentativa” também é punível, neste caso o crime tentado seria seria sempre superior a 3 anos.

          Em relação ao terrorismo, percam tempo a ler um pouco ao invés de virem para aqui atirar postas de pescada. 52/2003 – Lei de Combate ao terrorismo.

          (Apesar que acusação de terrorismo, parece-me que poderá cair por terra)

          • Ricky Martin says:

            A cena é que ele não tentou, ou não sabes ler? Ele não tentou… Logo se não tentou, não há tentativa.

            Ele vai transportar botijas de gás pelo autocarro? Hahaha este pessoal… É com cada uma..

            Podes ter uma arma branca e não fazer nada com ela, apenas andas com ela.. cortar mato? Arbustos?

            É com cada um, o que tu disseste do MP é homicídio caso o mates, caso não mates mas tiveste quase é tentativa…

            Quando só dizes” vou te matar” e não fazes nada, é tentativa?

            Pensa… Ricardo. Há uma diferença enorme entre planear > tentativa > fazer

            Ponto.

        • Antoninho Pitágoras says:

          Não digo que possa ser utilizada nesta casi. Mas na lei de anti terrorismo há artigos específicos que consideram o planear crime entre outras coisas que fora de terrorismo não podiam ser enquadrados como crime.
          Agora é possível que em 1 instância não hajam provas suficientes para acusação de terrorismo e aí dificilmente poderia ser condenados por qualquer crime.

    • Há cada gajo says:

      Meu caro, vai ler a lei de combate ao terrorismo. Digo-te mais, terrorismo é tu achares que só depois do crime é que se deve atuar. Terrorismo é o teu comentário.

      • Ricardo says:

        Mesmo a sério…

      • Ricky Martin says:

        O meu comentário é terrorismo? Hahahaha, boa sorte. Não me venham com tretas.

        Falei a realidade. Então tu vais afirmar-me que nunca disseste “matava o gajo/a” que tocasse nos meus filhos ou lhes fizesse mal.

        Devias ser preso por terrorismo não? É que já ouvi inúmeras frases dessas nas redes sociais e ninguém foi preso.. uma coisa é ameaçar.

        Outra coisa é tentativa (que não chegou a fazer e isso é bem explícito) os jornais é que utilizam títulos sensacionalistas, lê o texto mase..

        Terrorismo é a tua forma de pensar, se assim for estávamos todos condenados por terrorismo, agressão.

        Tentativa de roubo diz te algo? Vou ser preso se nem tentei roubar? Entendes a diferença?

        Sócrates, Cabrita riram-se do teu “terrorismo”.

        • Há cada gajo says:

          Já tomaste conhecimento da lei de combate ao terrorismo ? É que para tua defesa não podes invocar desconhecimento da mesma. Não entendes por que não queres. Mas devias dar-te a esse trabalho. Fazias figura menos triste.

    • José Machado says:

      Tenho pena que tenha perdido tanto tempo para escrever um comentário tão idiota.
      A lei de combate ao terrorismo permite detenção antes do crime ser cometido.
      Se o homem confessou o que ia fazer a alguém, se tinha um plano detalhado, armas e material combustível tem aí mais do que causa provável para a detenção.

    • John Doe says:

      Mais um artista que acha que o deviam deixar tudo para terem motivos para o prender… Arre!

    • Honorato says:

      As tvs andam a dizer que o discord é deep web CNN entrou num grupo do discord eles estavam a insultar se uns aos outro por causa da cor de pele de Jesus. Claro eles assustaram se com aquilo

  6. jk says:

    O rapaz de 18 anos nao chegou a praticar nada
    apanharam no em enflagrande???
    Nao portanto so o apanharam com armas brancas e uma ilegal
    ele nao chegou a fazer nada
    Terrorista???
    talvez mas nao o apanharam a fazer nada ainda portanto

    • Ricardo says:

      Agora pensa assim: tinhas um filho teu a andar na FCUL, certamente o teu comentário seria o mesmo… claramente!

      • RS says:

        E agora pensa assim, se o João fosse teu filho?
        E era um miúdo que só precisava de ajuda em vez deste mediatismo todo á volta de algo que até podia não acontecer?

        Porque é que a polícia não podia simplesmente prende-lo para interrogatório tirar as “armas” e fazer acompanhamento do rapaz?

        Muito fácil acusar e olhar para o lado né

        • Ricardo says:

          Penso que seno João fosse meu filho podia ter matado outros tantos que de outros pais.

          Misturar mediático com lei nunca deu bom resultado. Precisamente aqui, basta percorrer os comentários.

          Mas também denoto aqui algo interessante: os que são contra agora o mediatismo, em casos de colarinho branco, entre outros, são os primeiros a vir para este mundo digital destilar ódio.

      • Ricky Martin says:

        Agora pensa assim Ricardo vá não custa nada! Tinhas um filho a estudar na FCUL e nesse mesmo dia houve a detenção do indivíduo, mas continuam a dar aulas… Por segurança deviam ter encerrado… Por segurança

        Autêntica palhaçada ainda tens a lata de dizer isso? O meu comentário é o mesmo, só que modos diferentes!

    • John Doe says:

      Outro artista que devia estar lá no anfiteatro quando o inocente fizesse o que tinha planeado e anunciado.

    • Honorato says:

      A PJ apanhou foi o rapaz a dormir só.

  7. jaugusto says:

    Ah ah haja paciência ,,,

  8. Filipe says:

    Desde a comunicação social a dizer que o Discord é uma rede social até ao facto de sugerirem que o rapaz tem doenças mentais porque o nickname era “psychonerd”… De dizerem que se é terrorista por causa dos videojogos ou de ver anime, este assunto foi uma palhaçada.

    Mais uma vez despoletado por um paranoico da américa. Tem sido sempre assim. Até vão acabar por desencadear uma guerra com a rússia porque são paranoicos e é tudo terrorista.

    Por exemplo, quantos de nós não dissemos já que íamos pôr uma bomba no parlamento? Somos todos terroristas por dizer isso? Pelos vistos, se dissessemos isso ao Sammy, a pj vinha bater-nos à porta. Haha

  9. Pedro says:

    Que palhaçada. Portugal sofre um ataque Ciberataque que mexe com a vida de 4 milhões de Portugueses e isso é esquecido porque um miúdo que sofria de bulling e tinha uma doença mental disse na Internet que ia cometer um crime. A PJ agiu mal. Devia ter colocado o miúdo sob vigilância e no dia do ataque prende-lo quando saísse de casa para ser revistado para ver se ia de facto cometer um crime ou era uma fantasia do miudo. E devia apertar com ele e dar-lhe um cagaço de modo a ele perder essa ideia. O que se fez? Contaram a TV e tornaram o miúdo um terrorista que parece o Bin Laden sem o miúdo cometer um crime, um miudo doente que precisava de ajuda. Nem uma pistola ou espingarda tinha o Terrorista e depois esquecem o Ciberataque a Vodafone que isso sim é que foi e é perigoso para as pessoas e para o nosso Pais.

    • Ricardo Gomes says:

      O Ciberataque a Vodafone não foi nada doutro mundo….as competências de defesa é que não estavam lá, nem existem sequer, caso contrário isto seria mais um ataque ao qual ninguém se tinha apercebido que este sequer existiu, tal como nos acontece diariamente…. além do mais, grande parte do que aconteceu e vai voltar a acontecer provem de mera incompetencia visto que vulnerabilidades no Log4j já tinham sido reportados há muitas semanas e ninguém se achou na responsabilidade de apagar essas bibliotecas. Sobre o miúdo… que podemos esperar mais? Talvez esteja na hora dos nossos governos ganharem ética e o ensinarem na escola entre muitas outras coisas que se devia fazer mas ninguém faz…

      • PeFerreira says:

        Sempre foi exploit do 0 day do Log4j? Sempre pensei que tinha sido um mero ddos.

        • Ricardo Gomes says:

          Sim log4j + Ddos + MitM… mas algo absolutamente básico. O mais interessante disto tudo: A vodafone vende Cybersec aos clientes… a minha pergunta: O que vendem realmente aos clientes? nem a merd…. dum Honeypot sabem configurar + Hardware ultrapassado e depois vem o CEO atribuir culpas aos atacantes 😉 LOOL quando ele devia ganhar bem menos e todos deviam ganhar bem menos se soubessem o que realmente andam ali a fazer. Estou a falar da vodafone… mas nos outros passa-se o mesmo.

  10. Ricky Martin says:

    Cuidado, se tiveres armas de pesca já és terrorista! Aquilo mata! Se a PJ for a tua casa por denúncia de terrorismo (falso) vais preso! Porque tinhas uma arma de caça de peixe em casa!

    Cuidado Asdrúbal, depois a comunicação social faz títulos assim “Asdrúbal altamente viciado em caça de peixe, tentativa de terrorismo arma de caça encontrada em casa”.

    Cuidado meus senhores. Num instante passamos de indivíduos normais para terroristas, com denúncias de pessoas mesmo sendo falso, ainda vais preso!

    Mesmo que seja só para pescar, o Luís Filipe Vieira pescava tanto e nunca foi preso, Pedro Gonçalves também não, Salgado esse coitado já tá com Alzheimer… Sócrates.. Paulo portas, Miguel Relvas..

  11. Gianluigi Buffon says:

    a disciplina Cidadania e Desenvolvimento a dar frutos vamos a caminho da franca e do reino unido

  12. Luis says:

    Foi dito desde o início quebrou no discord, a comunicação sócia é que achou que o discord é da deep web e nunca mais falaram no discord.

  13. joao matos says:

    E ainda bem que ele, como aluno de Engenharia Informática, foi tão ingénuo em não usar, no mínimo uma vpn para criar um túnel de segurança, que é aquilo que se deve fazer quando se acede a um wifi público (no mínimo). A comunicação social refere que ele terá sido vítima de bullying no passado. Pois é, ou os nossos governantes olham com olhos de ver as crianças que são vítimas de bullying, ou temo que vamos ter mais casos destes no futuro. Mas há pessoas que sofreram bullying e nunca pensaram sequer fazer uma barbaridade destas. Os erros pagam-se, e neste momento este indivíduo é um perigo para a sociedade e deve ser julgado em conformidade.

    • Ricardo Gomes says:

      se era aluno de Engenharia Informática e felizmente cometeu tantos erros…imagina agora só a qualidade da formação que temos… sobre vítimas de bullying isso tem a ver com ética que também não faz parte da formação escolar básica em portugal.

      • John Doe says:

        “a qualidade da formação que temos”
        Um aluno com um semestre de engenharia informática devia saber como (tentar) manter o anonimato.
        Temos especialista…

        • Paulo cruz says:

          Sim ele tem razão, eu até acho que quem entra em Engenharia Informática já o deveria saber antes de começar as aulinhas.

          • John Doe says:

            Devia ser inato. Ou então ensinar métodos de hacking no primeiro ano escolar das crianças. Depois lá se pensava no português e na matemática…
            VPNs é algo fundamental na vida de todos, sobretudo na daqueles que precisam de ocultar o seu rasto, por serem demasiado honestos (e acreditam na falsa segurança das VPNs).

  14. Joel Paiva says:

    Ver comentários na internet…
    Até já comparam este caso com touradas. A SÉRIO ????

    Este miúdo deve estar preso. Pois planear um atentado já é crime! Não precisa de o executar!
    Mas este miúdo precisa acima de tudo é de acompanhamento médico. JÁ!

    Estejam atentos com o que se passa à vossa volta.
    Casos como este podem voltar a acontecer.
    Não apontem o dedo. Ofereçam ajuda ou avisem quem de direito. Polícia, pessoal médico, etc
    Não se limitem a fotografar e mandar para a NET

  15. EverlastingCunt says:

    Tudo fogo de vista, para fazer um atentado é necessário ter colhões!, Não basta andar na net o dia todo a ver hentai /porno, manga e jogos online, gajo era universitário, um local com grelo a torto e a direito, como pode andar deprimido ? Tou a ficar velho… Na minha altura o primeiro objetivo era logo esse, soltar as amarras.
    Agora fora de brincadeiras, há que ser sério nas noticias divulgadas, uma coisa são desabafos online de um puto emo, outra coisa é ser terrorista, mas alguém faz atentados com uma faca ? O objetivo de um atentado é danificar e matar o máximo possível, acredito que até podia lixar o 1º gajo, mas o 2º xau e um queijo…
    bullying combate-se com bullying, cara a cara e encarar, não com pseudo atentados.
    Já o meu avô dizia… “Isto não é cagar na cama e dizer que é lama”

  16. Joaquim says:

    PJ, cuidado!! vão jogar qualquer jogo online e tem muito que prender!!! E com botija de gás em casa?? Ui ui perigosíssimo, já todos vimos umas velhas terroristas a rebentar andares com elas! Cuidado ahahahahah, caçadores carregados de armas não tocam, grande anedota este país.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.