Já há uma escola com 5G em Portugal! Saiba onde fica
Como temos vindo a acompanhar, o 5G ainda não é uma realidade em Portugal do ponto de vista comercial. No entanto, as operadoras têm vindo a disponibilizar esta tecnologia de comunicação de quinta-geração em vários locais.
Hoje a NOS deu a conhecer a primeira escola com 5G em Portugal. Saiba onde fica.
A NOS apresentou hoje a Primeira Escola 5G do país - a Escola Secundária João Gonçalves Zarco, em Matosinhos. Esta Escola, reconhecida e premiada internacionalmente pelo seu caminho de inovação, está agora dotada da mais avançada rede de comunicações móveis, para que toda a comunidade escolar possa, desde já, começar a tirar partido da tecnologia que promete revolucionar todos os setores críticos da sociedade, revelou a operadora em comunicado.
Com recurso a uma solução de Realidade Virtual sobre 5G, os alunos da turma de Ciências e Tecnologias do 12º ano, fizeram uma visita de estudo virtual ao Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva, em Lisboa, situado a mais de 300 km da escola. Nesta experiência puderam visitar e interagir, de forma imersiva e quase real, com os conteúdos da exposição da Sala Explora do Pavilhão do Conhecimento, através de um robot equipado com uma câmara 360º, controlado remotamente pelos alunos.
5G abre portas a uma educação de maior proximidade
O 5G abre portas às melhores práticas de ensino associadas a este novo paradigma tecnológico, através de metodologias colaborativas e de formatos interativos, virtuais e assistidos, que permitem uma aprendizagem mais fácil, estimulante e enriquecedora.
- Democratização do acesso às ferramentas digitais - a massificação de aulas virtuais permitirá reduzir barreiras física e económicas, com conteúdos lecionados e acompanhados à distância, que passam a estar acessíveis a todos. As escolas estarão cada vez menos limitadas pelo espaço e pelo tempo e a quinta geração de comunicações móveis é preponderante para acelerar esta tendência.
- Conectividade no ambiente e comunidade escolar – o 5G irá permitir um acesso aos conteúdos educativos cada vez mais imediato. Atualmente, são necessários muitos minutos, e por vezes horas, para descarregar vídeos em alta definição. Com as velocidades do 5G bastarão alguns segundos para descarregar um vídeo HD ou fazer streaming de vídeo 8K.
- Modernização dos métodos de ensino - a velocidade do 5G aliada à sua quase nula latência vai potenciar a utilização de tecnologias como a realidade virtual e aumentada, possibilitando experiências de aprendizagem in loco ou remotas acompanhadas e com elevada qualidade e nível de interação. O acesso imediato a recursos multimédia combinado com as novas tecnologias vai proporcionar experiências imersivas como é o caso das visitas de estudo virtuais.
- Desmaterialização dos recursos e literacia digital – a evolução da tecnologia permitirá promover a digitalização dos conteúdos didáticos e processos de ensino e avaliação, estimulando uma educação mais inovadora e reforçando a aprendizagem de competências digitais essenciais.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
PS PS PS PS PS PS
Faz sentido fazer campanha DEPOIS das eleições?
LOL
Faz sentido investir na modernização das escolas! Seja em que período for. E mostra bem mais quando não se enquadra em nenhum período de campanha eleitoral. País de mentes pequeninas…
PS PS PS PS PS PS
Não tenho qualquer tipo de gosto por, atração ou preferência política! Só sei que não aprecio o Chega! E também não aprecio fanáticos por política que gostam de colocar rótulos nos outros por diferirem da sua opinião!
Deve receber a comissao lol
Que Palhaçada
E uma escola precisa de 5G para?
Metam lá é a fibra na escola se ainda não tiver.
as escolas em Matosinhos tem todas fibra. ate achei estranho é sempre para o Estoril cascais lisboa as inovações
É impressão minha, ou o gajo da direita na foto é o Tom Hanks ?
Lol. Não é que parece mesmo ele?
É ele mesmo. 🙂
É ele, e do outro lado está o Sá Pinto!
O 5G é tão inovador tão inovador… que os países que já tem serviços comerciais, não tem estado a conseguir ganhar clientes.
Se pedirem €50 por 100GB de tráfego mensal, não vale a pena.
Essa escola deve ter todo os docentes/alunos vacinados para conseguirem apanhar 5G tão bem XD
O 5G parece ser a solução para todos os problemas do mundo. Cambada de idiotas! Num pais onde a maior parte das escolas não tem aquecimento, alimentação decente, equipamentos desportivos, equipamentos informáticos que funcionem, podia continuar mas era maçador.
Metam os alunos a almoçar um 5G que isso passa…
Estes politicos tem sempre as prioridades trocadas. Estao a ficar velhos e caducos e nao conseguem promover um projecto digno em Portugal a longo prazo.
Atenção que a noticia é sobre WIFI 5G, não é rede móvel 5G.
Aqueles óculor VR são os do facebook que tem WIFI 5G. O puto não está a usar o telemovel.
Que noticia tendenciosa, não diz nada de concreto, direciona raciocinios para assunto errado e pior não vejo comentários elucidativos.
Depois de ler esta noticia alguem consegue dizer de que se trata?
acho que estas a confundir com o wifi 5 e o wifi 6, o artigo fala mesmo da rede 5g
la vai a maluquinha do megafone pra porta da escola
WiFi 5G tem já centenas de escolas.
A minha tem.
Rede móvel 5G …nepia
nao existe wifi 5G. Estás a confundir com wifi 5Ghz
Wifi 5G é tal como para as redes celulares, a quinta geração. E existe sim, até existe WiFi 6G, wifi 6G E.
O (G) significa geração.
Não é usado o “G” para designar a versão do protocolo WIFI!Já existe sim WIFI 6 e 6E, agora 5G, ainda no leilão! Caso queiram saber mais um pouco:
https://www.youtube.com/watch?v=oeqxMJuaeV4
Este brasileiro sabe do que fala!
Esta escola em Matosinhos tem cá uma sorte.Já não é a primeira vez que é contemplada com inovações tecnológicas.Que sorte. 😐
o diretor é ditador e a direção de primeira só aceita alunos com medias altas numa escola publica aquilo tem cursos que nem são profissionais depois é a escola nº1 de Matosinhos vai se saber o porque. só tem la alunos que os pais são cheios da pasta
Para que serve o 5G quando temos limites de dados ridículos. Facilmente se esgota os poucos GBs que as operadoras vendem em segundos com 5G. Isto é só para países desenvolvidos….