IVAucher: Restauração vale 80% do valor já apurado
O Programa IVAucher é um sistema de incentivos do Governo Português, que vai permitir aos consumidores acumular o valor do IVA pago nos setores do alojamento, cultura e restauração.
O sector da restauração foi o responsável por 16,8 milhões de euros em IVA no mês de junho. Valor pode ser "recuperado" pelos consumidores a partir de 1 de outubro.
Como funciona o IVAucher?
Para usufruir do programa IVAucher o contribuinte terá de aderir ao mesmo. Para tal existem duas formas:
- Online (via www.ivaucher.pt) e também através da app IVAucher. Em breve deverão estar disponíveis
- Adesão presencial disponível nos 3.000 pontos de venda (tabacarias ou papelarias) da Pagaqui
O valor acumulado, poderá ser descontado em compras futuras, em qualquer um dos três setores abrangidos, até ao limite de 50% por compra.
Atualmente existem 21,2 milhões de euros que já estão à espera de serem usados pelos consumidores no âmbito do IVAucher a partir do dia 1 de outubro. Do valor total, 80%, equivalentes a 16,8 milhões de euros, tiveram origem na restauração.
De relembrar que em junho, julho e agosto os contribuintes acumulam o valor do IVA sempre que pedem fatura com NIF num estabelecimento do setor da restauração, alojamento e cultura. Em setembro a AT apura o valor final do benefício IVAucher acumulado com base nas faturas comunicadas.
Em outubro, novembro e dezembro os consumidores pagam até 50% do valor da fatura com o benefício deste programa em estabelecimentos aderentes.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
Bem, não querendo dar uma de burro, como fazem os turista para pedir uma factura com NIF?
Na breve investigação que fiz, aos da UE basta os mesmo irem a uma repartição das finanças, apresentar a sua documentação, e lhes é fornecido um NIF, mas…..e aos restantes que não são e não querem la ir?
Não devia ser preciso os turistas pedirem factura com NIF. Estas medidas servem para tentar estimular a economia, e bastava que todos os Portugueses pedissem factura com NIF para ter o efeito desejado.
Sempre ouvi que se todos pedissem sempre factura com NIF para evitar fuga aos impostos, Portugal seria um Pais rico, e (se calhar) não haveria tanto peso dos impostos nas nossas carteiras. Mas como é cada um por si….é que dá muito trabalho dar um número e esperar pela factura.
Ainda nao percebi bem isto, existem lista de restaurantes especificos? Fui a 2 este mes, e nenhum deles aparece valor do IVA