PplWare Mobile

Internet: saiba como pode pedir baixa a partir de casa

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. Cláudio says:

    Esses dias são pagos de alguma maneira pela segurança social ou há perda de salário nesse mês onde foram usados?

    • Rogério says:

      Há perda de salário, pelo que caso seja imprescindível a valorização desses dias, deve dirigir-se a um posto médico, hospital ou médico que possa passar uma credencial. De notar também que só a partir do 4º dia é que são pagas as baixas médicas

    • Aquele gajo says:

      Claro, não queres mais nada? Até agora querias uma baixa era só ligar para o médico de família e nem quer saber o que se passa, passa a baixa e quase nem fala contigo, e agora queres baixa sem tirar o cu da cama e ainda paga? É por estes parasitas que este país não deixa de ser a merda que é, andamos a pagar a este pessoal para estar em casa sem fazer nada. Por isso é que as depressões estão na moda, é uma baixa que qualquer médico passa com meia dúzia de letra, de 1 mês, e paga a 100% e o zé povinho que pague. Ainda agora um colega a namorada acabou com ele, e pumba, um mês de baixa por “depressão”! Paga povo!!

      • Cláudio says:

        Eu com 34 anos nunca pedi nem usei uma baixa médica, por isso tinha dúvidas sobre esse assunto e agora estou esclarecido com algumas respostas.
        Já a tua resposta só mostra o quanto frustrado com a vida estás, se calhar não te fazia mal uma baixa à custa do povo para tratares da tua saúde mental.

  2. Zé Fonseca A. says:

    A minha empresa tem uma coisa gira neste sentido, aplicou o modelo americano a todos os países, então em vez ser necessário uma baixa para doenças de curta duração temos direito a 12 sick days por ano, é só aceder à plataforma de RH e justificar como sick day, até já quem justifique como “mental health day” e vai passear

    • RDRC says:

      Isso é giro e tal, mas no dia que alguém precisar de uma baixa mais prolongada, vai poder entregar na mesma o atestado médico ou vai ter de andar a pedir dias emprestados aos colegas, como na América?
      O nosso sistema de saúde, ainda que funcione mal, é bastante superior ao americano, por isso eu não sei até que ponto ficaria contente com a troca.

      • Zé Fonseca A. says:

        Não tem nada a ver com sistema de saúde, são sick days, se tiveres uma doença prolongada lógico que podes entregar a baixa, estás em PT.
        Nos USA acontece a mesma coisa e as empresas até têm seguros para pagar os ordenados aos funcionários que estão de baixa prolongada, não vem da SS mas vem. Também o sistema de saúde deles é muito melhor que o nosso, já vivi em muitos países e o sistema de saúde americano é o melhor a nível mundial, tem o senao de ser pago, mas os seguros de saúde são muito abrangentes.

  3. Mr. Y says:

    «o sistema de saúde americano é o melhor a nível mundial, tem o senao de ser pago, mas os seguros de saúde são muito abrangentes.»

    Está tudo dito! Os próprios doentes recusam chamar uma ambulância pelo balúrdio que têm de pagar. Basta ver o documentário do Michael Moore para se ter uma ideia.

    • MLopes says:

      o sistema de saúde dos eua é dos piores do mundo. pior só mesmo países que não têm sistema de saúde digno desse nome.
      é um dos países do mundo onde a expetativa média de vida está mais relacionada com o nível de rendimento. quem tem menores rendimentos morre muito mais cedo e isto deve-se precisamente ao sistema neo-liberalista saúde privada.
      os eua são o 49º país do mundo em expetativa média de vida e 178º em mortalidade infantil. 62% das falências pessoais devem-se a despesas de saúde das quais 72% da pessoas tinha seguro no início da doença mas foi-lhe cancelado durante a mesma, têm osistema de sáude mais carao do planeta e não têm um plano universal de saúde. têm o terceiro maior nível de pobreza entre os países ditos desenvolvidos, 33% da população sofre de obesidade e a previsão é que esse número atinja os 50% em 2030, etc….
      por outro lado, “compensam” sendo o estado do mundo onde mais adultos a creditam que os anjos são uma realidade 😀 😀 😀

      • Zé Fonseca A. says:

        isso não quer dizer que o sistema é mau, só que é caro e não acessivel, a nível de cuidados médicos não tens igual em país nenhum do mundo, os melhores dos melhores estão lá, os hospitais são puro luxo, incomparavel aos privados que temos na tuga

    • Zé Fonseca A. says:

      os seguros pagam.. só quem nunca viveu lá para falar sem saber, usufruí de serviços medicos nos EUA e até fiz uma operação lá, paguei menos do que pagaria cá no privado, o nível de comparticipação é muito superior e os limites são gigantes, cá é raro o seguro que passe os 100k para hospitalização, lá facilmente chegam aos 500k em coberturas.
      btw.. toda a gente que trabalhar tem seguro de saúde, e o desemprego são 3,5%..

      • Mr. Y says:

        Não faltam relatórios a indicar que os EUA tem dos piores sistemas de saúde dos países de 1º Mundo, em vários indicadores.

        https://www.commonwealthfund.org/publications/issue-briefs/2023/jan/us-health-care-global-perspective-2022

        Poderá haver várias causas mas a que terá mais peso será o alcance (ou a falta dele) do próprio sistema de saúde, certamente.

        • Zé Fonseca A. says:

          Mas leste o que colocaste aí?
          Isso é sobre sistemas de saúde e completamente biased..

          Informa-te: https://finance.yahoo.com/news/20-most-medically-advanced-countries-013156904.html
          USA está há décadas em número 1-2, não tens nenhum país no mundo com maiores e melhores avanços em termos de cuidados de saúde, fiz uma operação lá há 10 anos que só agora se começou a fazer cá

          • Mr. Y says:

            É biased porque tem conclusões que tu não gostas.
            Serve de muito ter o sistema mais avançado se depois muitas pessoas são barradas.
            Fazendo uma analogia com a maior indústria militar do mundo e depois também são dos países com mais assassinatos. Que orgulho!

          • Zé Fonseca A. says:

            então agora já dizes que é o mais avançado?
            quanto a pessoas barradas estamos a falar de 3,7% de desemprego e depois tens outro numero curioso:
            Unemployed Persons 6124.00 Thousand Jan 2024
            Job Offers 9026.00 Thousand Dec 2023
            ou seja, tens mais pessoas ofertas de emprego do que pessoas desempregadas, o que significa que o desemprego é virtualmente 0.
            ora, nem todas as empresas dão seguro de saúde (algo na ordem dos 60’s% dão) mas para os que trabalham só não tem seguro quem não quer já que salários full time abaixo de 40k são praticamente inexistentes e os seguros de saúde rondam os $400, desses que escolhem não ter seguro são apenas 7% da população que são tipicamente low income e têm medicaid e medicare para acesso à saúde.. por isso quem é barrado? vocês vêem muitos filmes lêem muitas historias mas desconhecem a realidade, vivi nessa realidade e com o nível de salários que se tem a saúde é um não tema, muito pelo contrário, os americanos quando viajam têm medo dos cuidados de saúde nos países para onde vão precisamente por falta de avanço médico e de falta de competência

          • Mr. Y says:

            Eu nunca disse que não era avançado. É óbvio, que em termos tecnológicos e de investigação, os EUA estão muito à frente!

            A questão é o acesso a esse sistema de saúde, são coisas diferentes.
            Se na tua experiência não notas isso ainda bem. Eu só me posso basear nos relatórios e documentários que vão saindo sobre a prestação dos serviços de saúde. Lógico que há outros fatores como os maus hábitos alimentares, por exemplo, que não ajudam nada a ter uma população mais saudável.
            Mas não deixa de ser impressionante, um país tão avançado, ter uma das maiores taxas de mortalidade materno-infantil.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.