Hoje na História dos Computadores: o início da Era UNIX
No dia de hoje, relembramos o início da contagem do tempo nos sistemas UNIX. Para além disso, neste dia, celebra-se o aniversário da Internet moderna.
Venha saber o que aconteceu "Hoje na História dos Computadores", uma rubrica do Pplware onde lhe damos a conhecer notáveis eventos que ocorreram na história dos computadores e software.
1970 - O início da Era UNIX
Nem sempre os computadores tiveram sistemas operativos tão avançados como existe hoje. Atualmente, podemos contar com o Windows 10 da Microsoft, com o macOS da Apple e com inúmeros sistemas operativos que utilizam o Kernel Linux, a que também podemos chamar de distibuições.
No entanto, tudo teve origem no UNIX, um sistema operativo criado por Dennis Ritchie e Ken Thompson, dois dos mais famosos cientistas de computadores de sempre e vencedores de um Turing Award (o prémio mais importante na área da ciência de computadores).
O UNIX é tão importante que é considerado o pai dos sistemas operativos.
No dia 1 de janeiro celebra-se o começo da Era UNIX, que corresponde ao início da contagem do tempo. Isto porque os sistemas operativos UNIX começam a contar o tempo (em segundos) a partir de quinta-feira, 1 de janeiro de 1970 (00:00:00 GMT).
Assim, se tem um sistema UNIX pode verificar o número de segundos que passaram desde o início da contagem do tempo escrevendo o seguinte comando no seu terminal:
date +%s |
No entanto, o ano 2038 será um problema se não for tratado a tempo. No dia 19 de janeiro de 2038 às 03:14:07 poderemos vir a enfrentar uma situação de overflow. Dado que o número de segundos é representado por um inteiro de 32 bits, neste dia o número máximo que podemos representar com 32 bits será ultrapassado. Este problema é conhecido por UNIX Millennium Bug.
Leia ainda:
1983 - O dia em que a Internet moderna nasceu
O dia 1 de janeiro de 1983 é muitas vezes referido com sendo o dia em que nasceu a Internet tal como a conhecemos. Há 35 anos, no dia de hoje, a ARPANET abandonou o protocolo NCP (Network Control Program) e passou a utilizar o famoso TCP/IP.
Atualmente, é neste protocolo de que a Internet corre. O protocolo TCP/IP ou Transmission Control Protocol/Internet Protocol é um conjunto de protocolos de comunicação usado para estabelecer a conexão entre dispositivos.
O protocolo de transmissão (TCP) é responsável por dividir a mensagem ou outros ficheiros em pacotes e depois transmiti-los através da Internet. Posteriormente, quando chegam ao destino voltam a ser juntos. Por outro lado, o protocolo de Internet (IP) é responsável pelo endereço de cada pacote, garantindo assim que são enviados para o destinatário correto.
Sem o TCP/IP a transmissão de dados através da Internet ou a comunicação à distância entre dois computadores é simplesmente impossível. Este foi, sem dúvida, um importante ponto de viragem na história da Internet. Ao longo dos anos 80 o ritmo de crescimento da Internet foi acelerando até chegarmos ao dia de hoje. E, atualmente, não conseguimos viver sem ela.
Leia a última História:
Este artigo tem mais de um ano
Muito bom artigo!
A data de 19 de janeiro de 2038 às 03:14:07 até parece uma premonição, faz lembrar o bug 2000. 😉
Muito obrigado!
Grande abraço e um bom ano! 😀
então era por isso que todos os dispositivos, pc telemóvel e save do xbox one, que “perdem” a hora, não são sincronizadas e aparece 1 de janeiro de 1970 😀
Tudo terminado com X é fadado a acabar!
UnIX – LinuX – Osx kkkk
xboX
credo que história tão mal contada…se fosses meu aluno nem 10/20 te dava…
“1983 – O dia em que a Internet moderna nasceu”, primeiro 1983 não é um dia..é um ano…ok?
segundo…o protocolo foi criado muito antes, nos anos 70. levou alteraçoes é certo e como o conhecemos hoje já em 1977 existia. segundo, já em 1982 o departamento militar dos EUA já tinha decretado o protocolo oficial de comunicacao entre redes que ficou concluida a migracao em 1 de janeiro de 1983…ou seja ja se usava..conclui-se a migracao nessa data….
depois…o grande salto da internet foi com o aparecimento do www que foi inventado pelos europeus (CERN) fui dos primeiros felizardos em todo mundo a usar o www mesmo antes da Universidade do Minho ter comprado os “super computador” “Pessoa” e mais 2 que não me lembro o nome. lembro-me de usar as BBS que ligavamos por telnet ou as usenet onde tinham conteudos fabulosos (para a altura).
já agora todos os chats que apareceram vieram de jogos e nao ao contrario como muitos acreditam (o mirc, icq, depois o da microsoft e muito depois whatsapps e afins vieram dos jogos que se jogavam no inicio dos anos 90 por telnet. os MUD (multi user dungeon) que vinham do universo D&D. nesses jogos podia-se “falar” com outros users…havia povo que so entrava nesses jogos para falar….entao comecaram a aparecer programas so para falar para quem nao queria jogar…os jogos eram todos de texto…mas fabulosos 🙂
Bom dia,
Não creio que a tua análise/interpretação do artigo tenha sido a mais correta.
Em primeiro lugar, o título do artigo diz “Hoje na história dos computadores”. Este título foi escolhido de propósito para no corpo do texto ter mais liberdade de escolha nos subtítulos. Já se sabe que o dia referente ao artigo é o dia 1 de janeiro. Deste modo, o ano está lá para ser um complemento ao título… ou seja “hoje na história dos computadores” (1 de janeiro) 1983 – o dia em que a internet moderna nasceu. Logo, sim, 1 de janeiro de 1983 é um dia.
Em segundo lugar, no artigo não se fala em lado nenhum da criação do protocolo TCP/IP. Fala-se da sua adoção. Para além disso, ninguém fala em grande salto… fala-se em “importante ponto de viragem”. Mais uma vez duas coisas distintas.
Em terceiro lugar, estás a confundir duas coisas. Internet é uma coisa e Web é outra. A internet é uma rede de comunicação que já funcionava muito antes de haver Web que, como dizes, e muito bem, foi criada no CERN (Centro Europeu de Pesquisa Nuclear), onde já tive o privilégio de estar. Além disso, a internet moderna nasceu com a adoção de protocolos abertos, sendo o TCP/IP um deles.
Ainda assim, obrigado pelo comentário. Abraço
Parabéns Tomás pelo artigo e pela “ascensão”. 😉
Dar os parabéns a alguém que comete imensos erros isso para mim é uma descrepancia da nação. Por isso nos somos todos governados por gente deste tipo assim não. Que sorte a minha ter cá nascido neste país onde se felicita quem não percebe da matéria mas fala como se soubesse. Aja alguém um dia que consiga mudar isto. Fingercrossed omg
Parco em detalhes, mensagem ficou pelo caminho. Podes explanar sff?
Vitor, o jonas (em cima) foi bem detalhado, no entanto os erros no texto, aparentemente, estão sujeitos a interpretação, assim que não vale a pena dar muitos detalhes. Mas já que me dei ao trabalho de responder, aproveito e @Tomas a internet moderna é na realidade a web, pouca gente sabe de SSH, TCP, Telnet ou outros.
Para mais de 90% das pessoas que usam à internet o que conhecem é o www.
Deve estar a falar de erros como aja do verbo aver.
Talvez seja só uma pequena “descrepancia” entre a forma correcta e a adoptada pelo poliglota. Fingers crossed!!