GNU/Linux: Como saber se alguém está a tentar entrar no PC?


Destaques PPLWARE

21 Respostas

  1. Allez says:

    Boa dica!
    Só acrescentar que os comandos não produzirem nenhum resultado significa que está tudo bem.

  2. Josinto says:

    Também se pode configurar um e-mail a alertar essa intrusão.

  3. CMatomic says:

    Mas isso é mais preocupante para quem tem o SSH servidor instalado , no meu sistema tal coisa não existe , e estou sempre a verificar se nenhum programa instale o SSH servidor , como também estou constantemente a trocar a password do administrador ” sudoers , root “.
    Também é preciso ter atenção sempre se comenta em certos sites ou fóruns , pois os administradores do mesmo tem acesso ao nosso IP como a outros dados relativos ao nosso sistema , por isso também é importante ter sempre o sistema actualizado , para quem queira máxima segurança no seu sistema GNU/Linux , deve ter uma instalação mínima só mesmo com os programas que necessite e verificar sempre quais novos pacotes foram instalados no seu sistema , como também repositórios de terceiros a se evitar , ou programas de execução binária , .bin , .sh etc.. , scripts que pesam pass root/sudoers .
    Mas o topo da máxima segurança é ter o computador desligado de qualquer rede .
    cryptoescudo:CVwx2kmt38YnwrghgybkBC5t63M816CoXa

    • José Maria Oliveira Simões says:

      Uma alternativa é parar o serviço quando este já não é necessário. Muito importante é nunca permitir que o root no Linux faça o acesso remotamente. Obrigar o administrador a ligar-se como um utilizador com poucas permissões e só depois permitir que o utilizador tenha acesso ao root localmente. SSH , FTP, etc, só devem estar activos durante o tempo estritamente necessário. Configurar o firewall de modo a só permitir determinados protocolos a partir ou de determinados IP’s, também é outra pratica que deve ser seguida com rigor. Determinados utilizadores só podem usar determinados comandos através de sudoers.

  4. Mike says:

    Muito interessante. Gosto sempre de ver as vossas dicas em Linux.
    Já agora,,, um Feliz 2018 para todos os participam e colaboram com a pplware.

  5. Mário says:

    E dicas para window ? Linux ninguem usa praticamente, só em servidores. A comunidade de pessoas normais usam windows e mac para fazer o seu trabalho e dia a dia…Linux só para os doentes dos nerds dos jogos

    • Allez says:

      Faz um favor à comunidade de pessoas anormais e ilumina-nos com a tua sabedoria dizendo como é que é ser-se uma pessoa normal, por favor!

    • Joao says:

      “Linux só para os doentes dos nerds dos jogos”
      LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL

    • lolitas says:

      Nem sei como te responder coretamente , ou da melhor maneira , podias simplesmente perguntar por dicas para windows mas nao, foste mais lomje que isso , ignoraste o que (é ) linux e o que realmente ele faz seja em servidores ou nao , Linux só para os doentes , O quẽ ? e tu ? sabes ler e escrever ? analfabeto e burro tem respeito pá ! se nao sabes o que é linux ou se nao sabes mexer com linux vai aprender como mexer e funcionar com ele , qualquer coisa sobre codigo tes que estudar e aprender para teres conhecimento para poderes mexer e fazer funcionar , seja com o que for linux , windows mac etc…. vai estudar envez de dizer M++das dessas pá.

    • Pedro Fonseca says:

      Então tás a dizer que sou anormal pk jogo? Ok. Já deu para ver a tua mentalidade.
      Não parece que saibas o que é Linux, visto que não sabes que dá perfeitamente para trabalhar nos SOs Linux sem problemas. Até é mais seguro que Windows.

    • Jonas Tadeu says:

      Eh pah, muito bom.

      Deu para rir um bocadinho.

    • Security says:

      Admiro-me andares por sites como pplware. Ou caiste de paraquedas num redirect acidental ou então é só para “achincalhar”.

  6. Lc says:

    Fica igualmente a recomendação do sshguard

  7. Alex says:

    Também podes passar a permitir apenas login usando chave ssh invés de permitir via password, não descartando notificações de tentativas falhadas/sucesso via email.

  8. informado says:

    Não produziu nada. LOL mas também com o meu Linux Fedora não há nada a ver ahahaha . Dá pra rir certas respostas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.