Há novos descontos no ISP dos combustíveis a partir de maio…
O Imposto sobre Produtos Petrolíferos (ISP) é um dos impostos especiais de consumo previstos na lei. Tal como estava previsto, o Governo vai reduzir o desconto no ISP dos combustíveis em maio. Saiba quanto...
ISP: 30 cêntimos por litro no gasóleo e 31,6 cêntimos na gasolina
Atualmente a carga fiscal é de 34 cêntimos por litro de gasóleo e de gasolina. A partir de maio, o Governo vai cortar no desconto do ISP, passando para 30 cêntimos por litro o gasóleo e 31,6 cêntimos na gasolina. Segundo informou o Ministério das Finanças, a taxa de carbono também vai ser gradualmente atualizada.
No quadro das medidas de apoio ao setor agrícola, o Governo mantém a redução de 6 cêntimos por litro na tributação do gasóleo agrícola.
O ministério, em comunicado, destaca que o preço de referência do gasóleo e da gasolina está atualmente abaixo do preço que justificou as medidas iniciais de mitigação ao nível do ISP e que o consumo de combustíveis no primeiro trimestre de 2023 atingiu o recorde da última década.
O ISP é um imposto que se aplica à gasolina e ao gasóleo, que são os combustíveis mais usados. No entanto, o ISP é aplicado a outros produtos, com são exemplo os petrolíferos e energéticos, hidrocarbonetos e eletricidade.
Este artigo tem mais de um ano
…ou seja vai anular a descida de preços nos combustíveis previsto para segunda feira!
Carrega que e preciso pagar aos eleKtros.
E nos anos anteriores serviam para quê ?
Ele está a falar de agora e não dos anos anteriores.
Do que penso saber, o desconto no ISP na última quinzena de Abril é de 32.8 cêntimos no gasóleo e não 34 como refere a notícia acima
Areia para os olhos dos parolos. O ISP actual da gasolina são 51,4 cêntimos/litro e o do gasóleo 38,1. Como ambos os valores estão sujeitos a IVA, a diferença de imposto fixo (ISP+IVA sobre ISP) dá 16,4 cêntimos/litro. É esse o valor com que os consumidores de gasóleo estão a parasitar nos de gasolina.
Verdade.
Não sei o que pretendes com essas contas, a notícia é sobre o desconto nos ISP e não o seu valor absoluto, ou sequer essa “guerra” gasóleo vs gasolina
Simpatia, eu quando andava a diesel agradecia aos amigos que andavam a gasolina. Lol
O que pretendo é muito simples: que as pessoas saibam os números exactos. Que uns saibam exactamente quanto estão a parasitar e outros saibam quanto estão a ser parasitados. E para se falar em “desconto nos ISP” isso implica saber o que era cobrado antes e o que é cobrado agora. Last but not least, isto de gasóleo vs gasolina não é uma guerra. É um saque. Com a conivência do governo.
Queixa-te do governo e não dos teus concidadãos que compraram uma viatura a diesel de forma tão legitima como quem comprou a gasolina.
Queixa-te do governo e não das pessoas que têm carros a diesel, não são elas (nem foram) quem determinou as contas aplicadas aos combustíveis.
O problema é a roda 😉
Hihihi !!!
Estes “governos” que lêem os documentos antes de os assinar … que fazem auditorias antes de terem atitudes … enfim, que são comandados pela Alemanha ou mesmo pela E.U. entre outros offshores …
Hihihihi !!!!
Que cebolada .