Google revelou ter conseguido impedir o maior ataque DDoS jamais detetado na Internet
Os ataques na Internet podem surgir de várias formas e os DDoS têm ganho forma nos últimos anos. Esta é uma forma difícil de combater e pode ter impacto grande nos serviços e organizações. A Google, um dos gigantes da Internet, revelou agora ter conseguido impedir o maior ataque DDoS jamais detetado.
O maior ataque DDoS jamais detetado na Internet
Os ataques DDoS são cada vez mais frequentes e poderosos, representando uma ameaça séria à segurança da Internet. O número destes ataques aumentou 57% no primeiro trimestre de 2023, em comparação com o período homólogo. Além disso, o tamanho médio dos ataques cresceu 31%, atingindo 52,5 gigabits por segundo (Gbps).
Nenhum destes ataques se compara ao que o Google sofreu em agosto de 2023, e que acaba de revelar. Segundo a empresa, foi o maior ataque DDoS já registado, atingindo um pico de mais de 398 milhões de pedidos por segundo (RPS). Para colocar em perspetiva, isso equivale a enviar mais de 28 mil solicitações por segundo para cada um dos 14 mil servidores do Google em todo o mundo.
O ataque durou seis minutos e teve como alvo um serviço específico do Google Cloud Platform, plataforma que oferece soluções em nuvem para empresas e programadores. Apesar da magnitude desse ataque, a Google afirma ter conseguido detê-lo sem ter afetado o desempenho ou a disponibilidade do serviço.
Google tem infraestrutura pronta para estes momentos
A Google possui uma infraestrutura global robusta que lhe permite absorver e mitigar ataques DDoS antes que eles atinjam os seus servidores. Esta é baseada em três elementos principais: a rede privada global (GPN), o sistema de balanceamento de carga global (GLB) e o serviço Cloud Armor.
A Global Private Network (GPN) é uma rede própria do Google que liga os seus datacenters e pontos de presença em mais de 200 países. Esta tem a capacidade total de mais de 300 terabits por segundo (Tbps), permitindo transportar grandes volumes de tráfego. O sistema global de balanceamento de carga (GLB) é responsável por distribuir o tráfego entre diferentes servidores e regiões geográficas. O GLB também filtra o tráfego malicioso e envia-o para ser analisado e bloqueado.
Ao conseguir combater e impedir o maior ataque DDoS já registado, mostra a sua capacidade nestas situações e garante um compromisso com a segurança na Internet. O que a empresa fez é um marco, embora se saiba que muito em breve este poderá ser ultrapassado em mais um ataque com origem algures na Internet.
Este artigo tem mais de um ano
Então não impediu nem evitou nada. Somente aguentou o tranco na força bruta.
Como não? Impediu que os serviços fossem afetados, o que é impedir o ataque e evitar problemas.
É como um boxeador que toma os socos mas não cai. Não impediu os socos, mas aguentou-os.
Pedantismo do tuga online no seu melhor… qual era o objetivo do ataque? Até está no nome; conseguiu o objetivo? Não? Então o título está correto.
O que eu quero dizer é que se levar ao pé da letra, tecnicamente nem ataque é. É apenas um excesso de requisições. Contra isso não há defesa. O ataque é bruto, a defesa também. Se não tiver poder suficiente, o sistema vai. Simples assim.
@João, há defesa sim.
Se o sistema detetar que está perante um ataque, pode simplesmente não responder ou responder com erro aos pedidos, e assim não colocar carga no sistema a tentar responder ao que foi pedido
No artigo original refere: “As we understood more details about the attack methodology, we developed a set of mitigations and updated our proxies and denial-of-service defense systems to efficiently mitigate this technique”. Realmente neste artigo da PPlware não dá essa info, mas com o link pode-se ver os detalhes. Por isso realmente impediram.
derrotar ataque DDOS é impedir. Nao sejas daqueles tipos online. egocentricos
Se há uma coisa que eu não tenho, é ego.
evitou e impediu ou nao sabes o que significa ataque DDOS? se nao existiu o “Denial of Service”… significa que impediram/evitaram que os servidores entrassem em “denial” XD
A própria Cloudflare (https://blog.cloudflare.com/1-1-1-1-lookup-failures-on-october-4th-2023/) também tem lidado com muitos constrangimentos, não só neste em particular com noutros mais recentes. É preocupante, sem dúvida que é. 😐
A Google é competente! Sempre notei isso!