Google encontrou uma forma simples de trazer ainda mais segurança à pesquisa
A Google procura constantemente trazer ainda mais segurança aos seus produtos. A pesquisa não é por norma uma das mais afetadas com estas novidades, mas uma estará a caminho. Esta terá em breve uma novidade para ser ainda mais segura. Falamos dos conhecidos marcadores de verificação azuis.
Uma forma de trazer mais segurança à pesquisa
A pesquisa na Internet é uma das principais ofertas da Google. Ao indexar estas fontes de informações, muitos dos resultados são duvidosos e até potencialmente perigosos. Para ajudar os utilizadores a terem uma maior segurança, a Google está a testar uma novidade. Falamos dos conhecidos marcadores de verificação azuis.
Como está a ser reportado, as marcas de verificação azuis apareceram ao lado de determinados sites na Pesquisa Google para alguns utilizadores. De acordo com a informação partilhada, isto deve-se ao facto de a Google estar a experimentar uma funcionalidade de verificação.
More blue checkmarks in the wild -> Google is “running a small experiment” showing blue verified checkmarks beside business links in its search results that indicate the company is genuine
"We regularly experiment with features that help shoppers identify trustworthy businesses… pic.twitter.com/Ve5Lu0lk2g
— Glenn Gabe (@glenngabe) October 4, 2024
Marcadores de verificação azuis são a solução
Esta nova marca visual servirá para informar os utilizadores de que os sites apresentados na pesquisa da Google não são falsos ou fraudulentos. Do que tem sido reportado, estes marcadores de verificação azuis surgem nos resultados das pesquisas em links para sites oficiais da Microsoft, Meta, Epic Games, Apple, Amazon e HP.
Ao passar o rato sobre a marca de verificação, surge uma mensagem para ajudar os utilizadores da pesquisa da Google. Esta diz, de forma clara, que “este ícone está a ser mostrado porque os sinais da Google sugerem que esta empresa é a empresa que diz ser”.
Google não revelou quando lançará esta novidade
Um porta-voz da empresa confirmou que esta experiência está a acontecer. Revelou que experimentam regularmente recursos que ajudam os compradores a identificar empresas de confiança online e realizam atualmente uma pequena experiência mostrando marcas de verificação ao lado de determinadas empresas no Google.
Não é claro o que motiva o empresa a testar uma funcionalidade de verificação ou se será lançada. Seria uma mudança bem-vinda para os utilizadores que sentem que a Pesquisa Google está menos segura, garantindo assim uma camada de maior proteção e de salvaguarda para todos.
Segurança e Google na mesma sentença não combina, especialmente quando a Meta é utilizada pelos EUA para censura a larga escala e publicação de Fake News como nunca se viu.
Marcadores azuis? Assim de repente faz-me lembrar lápis azul.
Já melhoravam era os resultados da pesquisa. Estão cada vez piores e mais limitados.
segurança = censura para a google. e os checkmarks são algo tão 2012 em que instalavas o avast ele dizia-te se o site era seguro 😀