GNR alerta para tentativa de burla que chega por SMS
As tentativas de burla no mundo digital acontecem com alguma frequência, por isso é preciso estarmos muito atentos. A GNR alertou recentemente para a circulação de uma SMS intimidatória, que pede à vítima que pague um valor. Estejam atentos.
GNR: Atenção à SMS sobre apreensão com perda de pontos
A GNR revelou que foi detetada uma nova mensagem a circular, cujo emissor, desta vez, se apresenta, FALSAMENTE, como “GNR”.
A mensagem fraudulenta informa o recetor que a sua carta de condução consta para apreensão com perda de pontos. Para o evitar, é fornecida uma entidade, referência e valor para pagamento.
Refere a GNR que se trata de uma MENSAGEM FALSA com intenção ILÍCITA. A GNR relembra que não são enviadas SMS com referências multibanco para o pagamento de multas. Se receber, não deve efetuar qualquer tipo de pagamento. Caso seja vítima de burla ou conheça alguém que tenha sido, denuncie!
Há diariamente, e há mais de 1 ano pelo menos, casos semelhantes (GNR, Segurança Socia, etc) com a entidade de multibanco 12189. Como é que é possível a SIBS não cancelar imediatamente a referida referencia e as autoridades prenderem que está por de traz deste registo!!!!
Após uma pesquisa rápida, esta entidade parece pertencer à casa de apostas 888.pt, ou seja, não é propriamente, fraudulento.
A burla usa este esquema para que se faça depósitos numa conta deste site.
OK, mas de que conta? Quem é que está registado? Se é um site de apostas para levantar dinheiro tem de ter a informação da pessoa, Identidade, Conta bancária, etc… sinceramente também não vejo qual é a dificuldade, se há, então é fácil demais lavar dinheiro em Portugal e isso é pior ainda.
Estou 100% de acordo consigo! Realmente não dá para perceber porque é que não são tomadas essas medidas? Por vezes as coisas também não são assim tão simples como pensamos ser! Tenho a certeza que se fosse assim tão fácil as autoridades já teriam feito alguma coisa em relação ao caso! Atenção que eu não estou a defender ninguém, até porque como referi no princípio da mensagem estou 100% de acordo consigo, simplesmente estou a pôr uma hipótese de por vezes não ser assim tão simples, por vezes existem entraves em qualquer situação que nós civis desconhecemos completamente!
Para ser um número diferente do que está no sistema bancário teve de ser o titular da conta a ir fisicamente a um ATM e registar um número de terceiros. Há inúmeros alertas para estas situações de várias entidades bancárias e da sibs. As entidades utilizadas não são fraudulentas porque pertencem a entidades legitimas, o problema é utilizarem plataformas legítimas para o efeito. Identificar o titulares de uma entidade de pagamento surge em quase todas as aplicações bancárias e aqui devem ser a pessoas que fazem os pagamentos a validar que tipo de entidade é. Com tanta informação disponível, neste momento, as pessoas são enganadas porque se colocam a jeito. Os burlões obtêm os nossos números nas plataformas onde nós os colocamos por isso protejam-se! Não colocam demasiada informação pessoal online e pesquisem, em caso de dúvida contactem a entidade que supostamente enviou a mensagem para confirmar a sua veracidade.
Já recebi semelhante (não sei a Entidade porque bloqueei e apaguei) mas era para pagar uma fatura da EDP em atraso (mais de 100€)… Tão fácil apanhar pessoal distraído… Miseráveis!
É denunciar as autoridades.
Se ninguém denuncia, isto mantém-se…
Meus caros,
Mais uma vez a SIBS não parece estar interessada em segurança.
Facilmente isto seria evitado se ao criarem uma Referência MB fosse obrigatório identificar devidamente quem deverá pagar. Assim, evitar-se-ia qualquer pessoa pagar o que não deve e se alguém pagasse algo que não lhe estava destinado, seria automaticamente validado e não permitido!
Ou seja, a identificação deveria permitir que o sistema MB da SIBS soubesse de que contas seria possível ser feito esse pagamento.
Algo semelhante aconteceu, e parece ainda acontecer, com o MB Way.
Facto que até reportei à própria SIBS e eles fizeram pouco caso e despreocupação.
No MB Way qualquer número de telemóvel pode ser associado a uma conta, mesmo que esse telemóvel não pertença ao cliente dessa conta.
O que é uma falha grave de segurança (base das burlas com MB Way) e que seria facilmente resolvida se a SIBS apenas permitisse associar uma conta MB Way a um número de telemóvel do próprio conforme existente nos registos bancários. E, esses dados bancários são até obrigatoriamente actualizados com frequência conforme a lei o determina!
Acho que não interessa qual o numero de telemóvel, o que interessa é a conta, é aí que estão as informações que identificam o titular. O dinheiro não é transmitido de telemóvel para telemóvel, é de uma conta para a outra, o telemóvel é basicamente um terminal multibanco e estás a fazer uma transferência bancária. Não há nada mais fácil que apanhar burlões assim, só se não querem.
Então, não interessa o número de telemóvel?
Se não interessa, regista a tua conta do MB Way com o meu número sff!
Registo o teu numero mas a conta é minha, está associado ao meu cartão, se enviarem dinheiro para o teu numero de MBWay eu é que recebo, não é o teu telemovel. Claro que a partir desse momento se fizeres pagamentos com esse numero também é da minha conta que sai. Parece-me que não sabes muito bem como funciona o MBWay e infelizmente não és o único e por causa disso é que há muitas burlas relacionadas com o mesmo porque, por incrível que pareça, a malta autoriza o numero do burlão a ficar associado à conta. Basicamente é aquilo que me estás a pedir fazer…
Boa noite. Recebeu hoje – Tem ate 25-09-2024 para evitar a penhora de bens e rendimentos tem dividas ao fisco vencidas pague agora por MB – ENT 12189 REF 118 581 808 VALOR 617.37 EUR
De FiscoGovPt. Só burlas infelizmente
A mim aconteceu uma muito boa, ligaram de um número da Vodafone, e eu ao atender uma gravação em inglês a dizer que o meu número do CC tinha sido usado para atividades ilícitas, e que se quisesse evitar ter problemas com a justiça devia pressionar… E desliguei a chamada. Fui fazer uma pesquisa do número e apareceram montes de casos iguais.
Mas realmente neste caso era, quem pediu a entidade e referência, com todos os dados e certamente saberia-se quem procurar.
Assim como as burlas por chamada e SMS as operadoras devem ter maneira de saber de onde foi feita a chamada ou enviada a sms.
Se calhar temos que fazer uma petição para que isso vá avante.
Pedro
O espanto é que está situação desenrola sse e realmente há pessoas que pagam, porque já é tão comum o povo pagar por tudo e mais alguma coisa, que as pessoas para não terem mais problemas, do que já têm acabam por pagar e já nem pensam que estão a ser enganadas. Neste país de exagero de impostos cheio de corrupção as pessoas vivem de forma tão intimidatória, que as pessoas vêm uma MSG QQ qualquer da GNR pagam logo com medo de se não pagarem, depois terem de pagar ainda mais por não terem paga a primeira. Sinceramente, isto só mostra a corrupção exaustiva de impostos, multas e inflações que o país vive que neste momento as pessoas com medo de ficarem com menos dinheiro do o que ainda têm, nem sequer pensam e apercebem se desta burla barata e mal enjorcada. Sinceramente, cada vez estamos mais ignorantes e qualquer dia o nosso país sempre com medo de tudo, por causa desta carga toda que levamos do estado português, em vez de evoluirmos comparado como resto da Europa cada vez estamos piores. O espanto é como é que há pessoas que acabam por pagar isto…
Então o estado é que é o culpado por haver burlões e haverem otários que caem na esparrela… o estado também é culpado daqueles jogadores de futebol que queriam ganhos irreais e ficaram sem nada? E daquelas que deram dinheiro ao Brad Pitt? Porque é que a meio do discurso já estás a falar em corrupção e a comparar com o resto da Europa? Achas que este tipo de burlas é só em Portugal e no resto da Europa não há corrupção como aqui? Tu também és outro burlão que anda a espalhar informações falsas/ignorantes sem qualquer base de verdade e a culpabilizar quem tu supostamente achas o culpado de todos os males, qual é o teu objetivo? Deitar o estado abaixo? Confundir as pessoas? Votar no chega? Ou só mais um ignorante com uma opinião.
Pedro Monteiro
… então?!?!?! o teclado está com soluços???
O problema é que poucas pessoas participam estas tentativas de enganos às entidades. No meu trabalho, todas as tentativas fraudulentas são comunicadas ao CNCS (centro nacional de cibersegurança) incluindo os cabeçalhos das mensagens de email ou todas as informações que possam ajudar na tentativa de bloquear esses indivíduos. Qualquer coisa, enviem para cert@cert.pt
Se ninguém fizer nada, ficamos na mesma.
Alerta alerta e de pouco serve. Não é só esta SMS da GNR. Ainda esta semana foi um email da MEO com referências e tudo. O pior é que sendo detetado, não existe crime. Logo, temos de ser gamados para apresentar queixa.
Mas sinceramente, em muitos destes casos é muito, mas mesmo muito fácil chegar aos eventuais burlistas. Eventualmente seria necessário fazer algumas alterações na legislação, mas nada de extraordinário. Haja vontade, o que parece ser o que falta.