PplWare Mobile

GitHub já começou a guardar no Ártico todo o código aberto que existe


Autor: Pedro Simões


  1. Rodrigo says:

    Daqui a alguns anos, todo esse código estará obsoleto e poucas máquinas o conseguirão interpretar.

    • Marcos says:

      Foi o que eu pensei. Então daqui a mil anos…

    • Acéfalo, o pensador says:

      As máquinas não interpretam código, interpretam instruções.
      Será sempre possível criar emuladores para correr esse software armazenado. Tarefa trivial para uma civilização 1000 anos mais avançada. Se é possível criar emuladores de x86 em Javardascript ™ (https://github.com/copy/v86) não será difícil fazê-lo nos computadores quânticos do futuro.
      Também existe a hipótese de, se nos conseguirmos auto-destruir, (e por consequência se desaparecer a memória colectiva do conceito “software”) algum indígena da altura possa ver aquilo como algo deixado por extraterrestres.
      O que te parece mais provável?

      • Hugo Antunes says:

        Pode durar mil anos, mas o facto é que pode é vai ser necessário muito antes e nós próximos anos. Claro que daqui a 1000 anos pode se tornar obsoleto. Computadores quânticos vão ter dependências de tecnologia que existe agora antes de deixar ser necessario.

        Sim, as máquinas interpretam instruções, mas como estão codificadas essas instruções? Portanto não deixa de ser a linguagem utilizada o factor importante.

      • The boy says:

        As máquinas tbm interpretam código, há linguagens que são interpretadas. Nem tudo é compilado.
        Será sempre possível criar emuladores, mas o código não deixa de estar obsoleto. E o que realmente importa, é a ideia, porque o código é basicamente a implementação da ideia. A mesma ideia programada hoje, vamos supor, em Java na última versão e aproveitando as técnicas de hoje, não tem nada a ver com a mesma ideia programada com Java 6 ou inferior, com as técnicas de há mais de 10 anos atrás.

    • Hugo Antunes says:

      Não, não estará obsoleto. É como descodificar linguagem egípcia. Serão sempre guardadas informações de descodificação de códigos antigos.
      É próximos softwares irão acentuar nesses softwares de código aberto. O melhor software de xadrez do mundo é open source. Os softwares que estão a ser desenvolvidos é irão ser acentarao nesse mesmo código. Estas a ver agora porque é preciso conservar toda esta informação?

  2. Pedro says:

    Bobinas de Filme? A sério?

  3. ToFerreira says:

    Era melhor fazer uma selecção para não guardarem tanto lixo

    • Hugo Antunes says:

      Se achas que software aberto é lixo, devias fazer uma maior investigação. Eu ganho dinheiro com software aberto e novas tecnologias assentam nesse código. Estas. Ver o piloto automático do tesla? O código inicial onde o software deles se desenvolveu partiu a partir de código livre. Isso é muito mais, mas precisas de te informar. E se fores programador, então ainda é mais estranho não saber o quão importante é guardar toda esta informação

  4. Rui says:

    Em filme com uma lupa consegues obter a informacao…
    Se for em tape ou HDD etc. nao sei como poderas conseguir obter a informacao caso as tecnologias utilizadas estejam obsoletas

  5. Miguel says:

    Já desde o tempo de Cristo que se programa em Java. E mesmos os egípcios já tinham linguagem avançada de Python por isso mil anos não é nada. Linguagens duram milénios

  6. videira says:

    a fonte da noticia ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.