PplWare Mobile

GigaPIX da FCCN passou a contar com uma nova localização

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. Joao ptt says:

    Seria bom existir uma terceira instalação algures no centro do país, longe do Oceano Atlântico, de zonas de inundação, baixa probabilidade de terramoto, para garantir redundância caso alguma catástrofe atinja Lisboa.

    • Helio says:

      100 m de Altitude em relação ao nível médio do mar é pouco?

      • Joao ptt says:

        E os terramotos? E os atentados? E uma falha de energia prolongada na região?
        E se um tsunami tiver 150 metros de altitude? Normalmente são muito mais baixos tipo 1 ou 2 metros ou até 50 metros, mas nunca se sabe, quanto mais longe da costa melhor… redundância geográfica é sempre boa ideia, algumas empresas até têm redundância em continentes diferentes… claro que dada a filosofia do Gigapix isso não faria sentido, mas ter Gigapix no norte, centro e sul era muito boa ideia, e afastados do oceano e zonas de inundação.

  2. Rafael Encarnação Cardoso says:

    enquanto isso as operadoras fazem o que querem para continuar a roubar à mão cheia os consumidores.

  3. Pedro says:

    Excelente notícia!
    Melhorar a conetividade nacional é sempre uma mais-valia. Agora esperamos que todos os grandes operadores nacionais adiram ao GigaPIX e sem restrições!

  4. Miguel S says:

    Joao ptt, salvo melhor opinião, uma verdadeira redundância geográfica a 100% implicaria que TODAS as redes ligadas no GigaPIX em Lisboa (ou no Porto) estivessem que estar também elas, fisicamente, ligadas a qualquer outro POP do GigaPIX que colocasses, por exemplo, no centro/interior do país, o que implicaria, muito certamente, custos adicionais significativos para as redes, na medida em que, individual ou conjuntamente, teriam que custear a passagem de fibra desde os seus centros/POPs mais próximos até esse outro POP do GigaPIX.

    Num país da nossa dimensão, é algo que, muito provavelmente, faz pouco sentido.

    Adicionalmente, se o GigaPIX estiver em baixo, não existe um apagão da internet em Portugal. Simplesmente algum do tráfego com origem e destino no próprio país vai ficar um pouco mais lento na medida em que passa a utilizar rotas estrangeiras entre a origem e o destino. Certamente que, havendo acordos de peering directos entre as várias operadoras nacionais, é possível que, à excepção de redes estrangeiras ligadas no GigaPIX, não se notasse grande diferença.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.