Fogos.pt: Acompanhe todos os incêndios em Portugal
Portugal está a ser fustigado com uma enorme onda de incêndios. No Parque Natural da Serra da Estrela já arderam milhares de hectares e, apesar de ter sido considerado dominado, houve vários reacendimentos nas últimas horas.
Através de plataformas online podemos acompanhar o que acontece no país e quantos meios estão deslocados para acudir às catástrofes registadas. Saiba o ponto de situação dos fogos em Portugal na plataforma fogos.pt.
Fogos.pt: Informação quase em tempo real
Fogos.pt é um serviço que lhe permite saber, em tempo real, todas as ocorrências de incêndios com a respetiva localização, meios em curso e estado do incêndio. O Pplware apresentou este serviço em 2016 que continua a ser um dos mais completos nesta área.
O estado das ocorrências é classificado por cores que podem ser, desde Ocorrência Significativa, Vigilância, Em Resolução, quando não há perigo de propagação para além do perímetro já atingido. Em Curso, quando o incêndio se encontra em evolução sem limitação de área, entre outras situações. Além da apresentação num mapa, pode ainda ver em tabela ou lista, simplificando a pesquisa.
O serviço é actualizado de dois em dois minutos com recurso aos dados da própria Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC). Além das informações já descritas, o utilizador poderá ainda saber quais os meios que foram deslocados para a ocorrência, nomeadamente, o número de bombeiros, de carros e até de meios aéreos, bem como a data e hora de início.
Existe também uma página com estatísticas onde podemos saber de imediato quantos fogos há ativos, número de bombeiros no terreno, número de veículos terrestes envolvidos e também quantos meios aéreos.
Além disso, podemos aceder a informação extra que tem com base os pontos de situação realizados pela Proteção Civil.
No que diz respeito a filtros, na página principal pode desativar camadas, apresentar mapa de temperatura, pressão, vento, mostrar o risco de incêndio entre outras opções. Há ainda uma zona de informações, onde se explica o estado das ocorrências, os tipos de meios, os índices de risco de incêndio, etc.
Estão ainda disponíveis apps para Android e iPhone.
Homepage: Fogos.pt
Este artigo tem mais de um ano
Imagem: Anabela Gomes
ha vários problemas há vários anos com os incêndios. primeiro é um negocio que dá milhões a certos amigos que são detentores das empresas dos helis, depois é a falta de treino, formação, estudos de terreno e por aí fora dos nosso bombeiros.
bastava metrem o exército um ano a fazer o serviço dos bombeiros, acabar com os helis e meter os avioes da força aérea com o produto milagroso e garanto que o incendio da serra da estrela não chegava ao ponto que chegou.
enquanto não se mudar o que está mal, vai ser assim todos os anos.. com a seca ainda pior
Mas que terrível isto estar acontecendo.
Não era os portugueses que acusava o presidente do Brasil em atear fogo nas nossas florestas.
Hipocreais europeia.
O eucalipto é o melhor amigo do incendiário. A ex-ministra cristas foi a melhor amiga do eucalipto e, por inerência, segunda melhor amiga do incendiário. Faltava-nos cá o fogos.pt para terceiro melhor amigo do incendiário.