Finalmente! Facebook vai alertar para conteúdos antigos…
Sim, vivemos numa era de fake news (notícias falsas) num momento onde a informação é crucial. No entanto, nem só as fake news são um problema... as próprias notícias verdadeiras também o podem ser caso sejam partilhadas ou lidas "fora do tempo".
Para ajudar os utilizadores a perceber se os conteúdos são antigos, o Facebook vai lançar uma nova funcionalidade.
Facebook vai ajudar a não partilhar conteúdos antigos...
Está farto de avisar os seus amigos que estão a partilhar conteúdos que já estão "fora de validade"? Pois, pelo Facebook o que não faltam são informações desajustadas no tempo. Com a COVID-19 acentuou-se o problema e os utilizadores partilham tudo o que lhes aparece.
Atentos a tal problema, os responsáveis pelo Facebook revelaram que em breve será disponibilizada uma funcionalidade que vai alertar os utilizadores para a partilha de conteúdos antigos. O pop-up de notificação irá aparecer sempre que os utilizadores carregarem no botão Partilhar em artigos com mais de 90 dias. No entanto, cada ao utilizador decidir se partilha o artigo ou não.
Ainda não se sabe ao certo quando chegará tal funcionalidade aos utilizadores finais. No entanto, será certo que não irá circular tanto "lixo" de informação na rede social.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
Vocês acham isto bom? Eu não acho! Se vocês acham isto bom, o próprio do Facebook nem é fazer com que ninguém leia artigos antigos, mas sim reduzir o numero de pessoas que saem ou visitam sites através do Facebook.
Isso prejudica e muito quem trabalha com Marketing, e quem gosta e aprova isto não esta nada bom da cabeça.
É mais uma estratégia para reduzir as chances do utilizador passar mais tempo fora do Facebook, o Facebook quer que as noticias estejam no Facebook, que elimine os jornais e websites, quer ser o All-In-One.
Quando alguem precisar de por exemplo: “Reveja os sinais de transito” se tiver 3 meses ou 6 meses, as pessoas vão ler esse aviso e vão perder a vontade de ir ver, as pessoas querem rapidez, não gostam de esperar e ver pop-ups sucessivamente.
Vai reduzir o tráfego e muito dos sites que promocionam os artigos no Facebook seja dicas, noticias, tutoriais e muito.
E não me venham com aquela conversa “ah e tal é para evitar fake news” what? Uma pessoa que nem uma data do artigo sabe ler ou procurar? Uma pessoa que não sabe navegar e ver se o site é fidedigno ao menos?
Isto é só uma estratégia do Facebook para vós ter mais ainda na palma da mão (ainda mais do que já tem) e todos caem que nem patinhos!
Resumidamente, o Facebook come-vos e nem dão por isso!
Não é bom?
Será que é? Quando postares no Facebook artigos do Pplware seja tutoriais, dicas ou conselhos e aparecer essa notificação, logo logo faz uma comparação do tráfego que recebias antes do que recebes agora.
É interessante, desafio-te a fazer isso. Obvio que isso vai variar porque todos os dias existe novos visitantes, no entanto podes fazer uma analise de forma a prever.
Vamos ver se é bom, sabes tão bem quanto eu que o objetivo (que já foi admitido) é evitar que utilizadores publiquem links externos e passem mais tempo no Facebook que fora.
É pura estratégia, o “alertar para conteudos artigos” é apenas um disfarce, por detrás esta a ideia de captar mais utilizadores, criando a sensação de “medo” “receio” “perda de interesse” no link promovido (mesmo que não seja fake news).
Mas isto sou eu, vamos ver. Hoje acham boa ideia, vamos ver quando o tráfego começar a reduzir em algumas empresas, organizações devido a isto.
Temos de perceber como vai ser feita a avaliação.