Facebook aceita submissões de óbito falsas
A lei da vida assim o dita. Quem está vivo há-de morrer um dia e para as redes sociais este facto também tem de estar previsto nos seus mecanismos. Os dados de acesso de cada utilizador são pessoais e intransmissíveis e, se um utilizador morrer, não haveria forma de lá colocar essa indicação ou eliminar a conta.
Para colmatar esse facto o Facebook disponibiliza um formulário destinado a ser utilizado por familiares, amigos ou conhecidos, para reportar o sucedido. O problema é que em poucos minutos pode bloquear-se uma conta no Facebook através de uma submissão falsa!
O Facebook há já algum tempo que disponibiliza a opção de pedido de homenagem para a cronologia de um utilizador falecido. Este pedido consiste no preenchimento de um formulário com os dados do perfil do utilizador (nome, endereço de e-mail e URL da cronologia), indicação da relação com a pessoa (se é familiar ou amigo) e depois é preciso fazer prova de óbito dessa pessoa, fornecendo um link para a necrologia ou notícia que testemunhe o óbito. A partir daí o Facebook valida a informação, deixa uma mensagem de condolências na cronologia denunciada e bloqueia a possibilidade de interacção com essa cronologia, eliminando-a um tempo mais tarde.
Esta opção seria a melhor para bloquear uma conta de um utilizador que tenha falecido, não fosse o Facebook aceitar submissões de óbito falsas ou confirmar o falecimento de alguém através de provas de óbito de outras pessoas. Esta vulnerabilidade foi confirmada pelo site buzzfeed.com, "matando" um dos seus editores.
Preencheram o pedido de homenagem com os dados de John Herrman e introduziram uma prova de óbito de alguém com um nome parecido, John Herrmann, mas que havia falecido com 74 anos, idade que não corresponde à do editor. Uma vez feita a submissão, bastaram alguns segundos para que John Herrman visse a sua conta inacessível.
Esta acção é reversível, mas não é tão rapidamente quanto demora bloquear a conta de alguém.
No Centro de Ajuda do Facebook, escolhendo a opção A minha conta pessoal está definida como memorial de conta é possível entrar em contacto com o Facebook, preenchendo um novo formulário com alguns dados referentes como o e-mail associado à conta, o URL da cronologia e o ano de nascimento. Supostamente esses dados serão analisados e só depois de tudo ser analisado e haverem certezas de que a pessoa que está a fazer a reclamação é mesmo o utilizador da conta, é que o acesso é concedido, o que poderá demorar alguns dias.
Esta é uma situação que pode criar alguns transtornos, principalmente para quem utiliza esta rede social a nível profissional (mas não só), e infelizmente parece que ninguém está imune a ela.
O mecanismo utilizado é demasiado vulnerável, deveria ter bastante mais rigor para evitar este tipo de fraude. Aparentemente a demora no processo de verificação e confirmação "de vida" é que deveria ser rápido e a validação de óbito deveria requerer mais informação e detalhe.
A funcionalidade de "Pedido de homenagem" tem algum propósito numa rede social?
De que forma esta validação "fácil" de óbito poderia ser evitada?
Este artigo tem mais de um ano
Penso que uma simples validação por email enviada para o titular da conta do tipo “a sua conta foi assinalada como pertencendo a alguém que já faleceu, clique aqui para revogar esta indicação (link). Se não revogar nos próximos 5 dias esta informação será considerada correcta.”… se o gajo estiver morto não me parece que responda ao email 😛
+1 =D
Ora nem mais 🙂
Agree!
A não ser que a meo ja tenha alargado a sua nova campanha ao além . . .
E se o gajo estiver de ferias ou por algum motivo estiver sem net e não for ver o mail nesses 5 dias, quando voltar tem a conta bloqueada.
Ele deu 5 dias como um exemplo OMG
“…principalmente para quem utiliza esta rede social a nível profissional…”
Eu acho este género de situações muito mais grave a nível pessoal, mas é apenas a minha opinião.
Do ponto de vista sentimental, sim, também concordo.
Penso que a ideia que foi tentada passar nessa citação se deve à indisponibilidade de utilização da conta enquanto gestor “comercial” do mural ou de páginas de fãs. Para quem usa o Facebook como meio de trabalho, pode ser um problema sério.
Mas claro, a preocupação quando se vê que um amigo alegadamente faleceu e, afinal, tudo não passou de um mal entendido… traz também grandes transtornos.
Obrigado por esta informação! Vai ser só spamar os meus amigos a dizer que estão mortos!!!
Yupi… NOT.
Isto é do mais estupido que pode existir. Certidão de obito no Facebook…..dasse
Se uma conta não é utilizada ao fim de algum tempo é bloqueada e extinta.
Então agora começo a preencher formularios de obito no Facebook e como as pessoas estão psicologicamente viciadas e dependentes até vão acreditar, e vão-se fazer funerais, vão para a morgue e no fim so se apercebem que mais uma vez foram enganadas.
O pessoal paracem as ovelhas no que toca as ditas redes socias, que de social nao tem nada. Como um user ja disse, no Facebook as pessoas são um produto para vender
Não é nenhum choque. O mesmo se passa com coisas realmente importantes, como contas bancárias. Assim que uma cópia de certidão de óbito cai no banco, as contas são bloqueadas, independentemente de terem outros titulares. Se o “mundo real” funciona assim, é tão chocante que o “mundo a brincar” seja igual?