PplWare Mobile

Repetidor Wi-Fi ou PowerLine (com Wi-Fi): Quais são as diferenças?

                                    
                                

Autor: Rui Neto


  1. Luis says:

    Então eu tenho um extensor ligado por PowerLine, e um repetidor ligado por WiFi! 🙂

  2. Nuno Palma says:

    Ou seja, li o artigo e fiquei na mesma… Quando na verdade queria perceber qual a melhor tecnologia para uma casa com rede Ethernet em todo lado… Para um dispositivo se ligar via wireless automaticamente ao que melhor tem rede.

  3. Luis Henrique Silva says:

    Tenho powerline, só que infelizmebte devido à rede elétrica perdo qualidade de internet, nem chego as 500mb da internet.
    Um dia faço é cablagem em rede e meto um router para ajudar melhor.

  4. Daniel says:

    E um Access Point?

  5. Rui says:

    Power line para mim foi uma desilusão.. Resolvi os meus problemas com aparelhos parecidos mas que em vez de usarem a instalação elétrica, usam a rede de cabo de televisão. Tecnologia Moca. Os meus são da marca Gocoax. Isso sim, resolveu a minha questão.

    • Zé Fonseca A. says:

      Powerline é tão bom quanto a qualidade da instalação eléctrica em casa ou até com os equipamentos que tens ligados, eu por exemplo tenho dimmers em todo lado e isso afecta a performance, solução? Mais devotos para compensar o ruído

    • Carlos says:

      Isto. É quase criminoso o facto de raramente se falar em MoCa 2.5. É verdade que é mais caro e um pouco mais complexo que powerline mas funciona muito melhor. Dei o salto recentemente, estava farto de estar limitado às velocidades de powerline e agora consigo ter gigabit em qualquer divisão da casa.

    • iDroid says:

      Já pensei em instalar MoCA em casa, mas não vejo nenhuns equipamentos à venda em Portugal. Por onde compraste? E que modelo são?

      • Rui says:

        Viva. Eu comprei GOCOAX na Amazon Espanhola, juntamente com 2 splitters, para substituir, um no andar de baixo, logo junto à porta de entrada em casa e outro que reparte o sinal de tv no andar de cima. Agora, não quero outra coisa. Esqueçam lá o powerline, quando há uma rede de tv/cabo coaxial. Tanto quanto percebi, é comum nos EUA, mas não na Europa. É pena. Há outras marcas (poucas).

  6. B@rão Vermelho says:

    Eu tenho uma rede Mesh da Google e funciona super bem
    E tenho uma porta de rede em todas as divisões, mas como a casa é grande para os aparelhos sem fios optei por rede mesh

  7. Rui says:

    É isso mesmo. Não tem comparação em termos de velocidade e de estabilidade. Tenho NET no andar de cima à mesma velocidade que à saida do router com Moca 2.5. só tive de substituir os repartidores de cabo de TV mas é fácil e barato. Power line não quero.

  8. Hélder+Lemos says:

    Em casa fiz uma Mesh Wi-Fi, mas em vez de uma solução “Proprietária”, adquiri 2 Routers individualmente com suporte para EasyMesh (Standard Wi-Fi EasyMesh). Configurei o 1º como Router Principal, que está ligado ao Router do Operador via porta WAN (configurado em Modo Bridge), e o 2º Router configurado como Satélite. A ligação entre o 1º e 2º Routers é feita com WiFi Backhaul (usando ambas as banda 2.4Ghz como 5Ghz em Wifi 6), se tivesse cabos Ethernet na casa, a ligação poderia ser feita com recurso a Ethernet Backhaul (ou mesmo via PowerLine). A vantagem desta solução é permitir acrescentar a qualquer momento mais Routers Satélite para expandir a Rede, e sendo EasyMesh um Standard, permitir escolher outras Marcas desde que suportem EasyMesh. A rede WiFi é uma rede única que permite de forma transparente fazer Roaming pela casa. Outra vantagem que vi foi em utilizar Routers que já possuem 4 portas e posso ligar outros dispositivos por cabo ao lado dos Routers.

  9. Anung says:

    Alguém sabe do Aves?
    Um artigo destes e ele não vem comentar com links chatos as diferenças, vantagens, desvantagens, etc..nunca tentativa de descredibilizar o artigo?
    Hummm…..estranho!

  10. virtuacool says:

    Ambas as tecnologias têm valências e problemas.
    O repetidor wifi, como o nome indica, é um repetidor, que recebe um sinal e o retransmite. Se o sinal que receber for fraco, com perdas de pacotes e etc, vai retransmitir um sinal com esses mesmos problemas.
    O repetidor wifi deve estar num local que receba um sinal bom, para retransmitir um sinal bom.
    O powerline utiliza a rede elétrica, e deve ser a mesma fase. Se a rede for trifásica pode ter problemas, pois o emissor pode estar ligado numa fase, e o receptor noutra fase, e já não funciona.
    Se tudo estiver ok, na mesma fase, funciona bem, no entanto é sensível aos ruídos da rede elétrica. Por exemplo, se alguém em casa ligar um secador de cabelo ou um aspirador, por exemplo, a velocidade da NET pode cair drasticamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.