PplWare Mobile

Estão a cortar cabos da nova operadora DIGI! Afinal o que se passa?

                                    
                                

Autor: Pplware


  1. Dude says:

    Se estão com dor de cotovelo é porque a digi está a fazer alguma coisa bem. Venha a digi. E um grande pontapé no cartel

  2. LA says:

    Mau demais. Até onde vai a f(/%* da (&%

  3. zemanel says:

    Invés de andarem a queimar autocarros e caixotes do lixo, deviam ter queimado os PDO do Cartel!
    Andamos a ser gamados anos a fio… Ninguém se revoltou!
    E para mais com estas jogas da UZO, Woo e outros Amigos… Dá para perceber que o Cartel continua a não facilitar!
    Era dar o monopólio à DIGI por uns aninhos.
    Assim todos tínhamos chamadas grátis, SMS e Canais de TV, sem boicotes do Cartel!

    PS: E enquanto escrevo tento livrar-me da NOS e rezar que não haja problemas com a portabilidade!

    PS2: Estou curioso pelo anúncios de Natal este ano do Cartel! Venha de lá uma mensagem de “ajudem o cartel, solidariedade com o cartel, bla bla bla”

  4. Sergio says:

    oh.. sou vodafone ha 8 anos e ja me cortaram o cabo por incompetência 2 vezes.

  5. Francisco says:

    Tal como a DIGI tbm andou a cortar cabos das outras há uns meses. Nada de novo

    • Blocked says:

      Como? E isso justifica a ação rasteirinha do Cartel?

      • Francisco says:

        Como? Mestre, da mesma forma que técnicos da DIGI cortaram cabos das outras, agora técnicos das outras cortaram cabos da DIGI. Isto acontece até com frequência entre as três do cartel. Os técnicos querem fazer a sua instalação e muitas vezes estragam cenas de outras operadoras. Não quer dizer que seja uma cena combinada ou não, os técnicos são terceirizados, não se importam muito.

        O ponto é que isto é uma não notícia porque acontece desde sempre. Não é por ser a DIGI

        • Ricardo José Saraiva says:

          Não notícia andarem a cortar cabos de fibra-óptica da Digi Portugal no exterior? O alicate de quem os cortou em Rana deve ser muito selectivo pois foram de fibra-óptica cortados em vários pontos.

          • Zé Fonseca A. says:

            Foi vingança porque aconteceu danificarem fibras de outros operadores ao passarem a deles

          • Paulo says:

            Isso até pode ser combinados, os tecnicos instaladores normalmente são empresas privadas ou de reparação de electrodomesticos, alguns são por conta propria, após receberem a formação, vêem o quao mal pagos são que começam a solo, mas estava a dizer, estas empresas às vezes fazem trabalhos de várias operadoras ao mesmo tempo, e conhecem-se bem entre eles, pois já tenho visto operadores/instaladores de diferentes empresas e operadoras já terem trabalhado juntos. Estes cortes servem para assegurarem novas chamadas de comparência e as urgencias normalmente são mais bem pagas. Até pode haver vinganças entre operadores, mas isso é porque simplesmentes essas pessoas são gente sem qualquer integridade e nojentas, simplesmentes maus profissionais e gente da raça réles (ou gente frustrada) que é o que não falta por aí cada vez mais. Porque é que os clientes é que têm de pagar pelas picardias entre eles, se é que as há…porque quanto mais vezes forem chamados a prestar um serviço, mais recebem pelo trabalho…e como não reportam o crime, as operadoras que andam a pagar por serviços extras a mais nem devem saber metades dos males são por causa de cortes propositados, senão começavam a adjudicar outros empresas/profissionais e acaba a mama. Mas às vezes não há muitas alternativas, já que muitos “instaladores” fazem várias operadoras. O cartel se existe tb é nas empresas/”instaladores”, pois são estas que ganham com estas acções, já que são os clientes que escolhem a operadora..

  6. Pastor says:

    25 anos de prisão a quem cortar cabos e está resolvido.
    Para ser perfeito é esperar que o Chega ganhe as próximas eleições e aumenta-se os 25 anos para prisão perpétua e nunca mais vão haver cortes de cabos.

  7. Rogério Silva says:

    Não é o simples cidadão que sabe quais são os Cabos!. Isso já aconteceu quando apareceu em Portugal a TV por cabo, dentro dos prédios, os cabos de distribuição das antenas terrestres apareciam cortados, e….???.

  8. TogasPacho says:

    precisamos de mais DIGI na banca, gasolineiras, seguradoras, operadores de energia, etc….

  9. maxapadajá says:

    Começa a guerra dos carteis. Para quando enforcados no viaduto duarte pacheco?

  10. Rodrigo says:

    Pouca vergonha, polícia com eles.

  11. Ddt says:

    É fácil de explicar , são os funcionários das outras operadoras com medo de perderem o emprego ou redução de salario

  12. Andre Menezes says:

    Lembro-me que em Jundiaí, interior de São Paulo aqui no Brasil, cortaram vários cabos dos postes de uma operadora de fibra óptica também. Não me lembro o nome, mas que aconteceu, aconteceu.

  13. Anung says:

    Foi o que eles fizeram durante as instalações de traçados.

  14. JAKATA says:

    Na semana passada a Digi andou a colocar cabos num prédio em Linda-a-Velha e o meu da Vodafone foi cortado.

  15. Nuno says:

    A mafia não pode ter um concorrente, temos que apoiar a DIGI para não desaparecer como querem!

  16. Road House says:

    Clássico tuga, metam PJ nisso. Espero que sejam apanhados em flagrante ou no minimo que sejam apanhados em video já que hoje em dia há câmaras em quase todo o lado… fdp.

    • Paulo says:

      O gaijo que filmar ou meter a câmara virada para a rua, nos dias hoje, é capaz de apanhar mais que o sacana que foi filmado a cortar os cabos! Hoje em dias a ladroagem e o malfeitores têm mais direitos que os denunciadores…As pessoas preocupam-se mais com as câmaras a filmar a vias públicas do que os dados que dão e metem nas redes sociais… Maldita falta de privacidade, um dia destes já nem os agentes da lei podem fazer rondas na via pública… bem, também já é o que acontece…a viatura está avariada ou com o deposito vazio e andar a pé cansa…

  17. Luis Henrique Silva says:

    É triste realmente estas coisas. Que vergonha.

  18. 2 dedos de testa says:

    onde andam os “tecnicos meo, nos ou vodafone” aqui da zona pra defenderem que n andam a cortar cabos?

    muito silêncio.

    muito triste, quando n se consegue acompanhar…n faz-se birra, em vez de fazerem step up fazem isto.

    Tem de haver fiscalização e auditoria a todas as intervenções em comunicações, a ver se não andam na linha, e já agora se deixam quadros de comunicação partilhados organizados conforme as normas

    realmentd

  19. sintonia says:

    O cartel age com impunidade até os consumidores assim o permitirem. Mudemos todos massivamente para a DIGI Portugal e, aí sim, veremos muita coisa alterar-se no panorama das telecomunicações nacionais. De pouco serve virem fazer queixas e refilar na internet, mas depois deixarem tudo igual. Eu vou mudar, e vocês?

    • Zé Fonseca A. says:

      Não me parece, não saio de onde estou bem por migalhas. Vocês devem ser daqueles que também trocam de emprego por mais 100€

      • Ricardo José Saraiva says:

        Como se as pessoas diariamente não tivessem que abdicar de muita coisa para viver e sobreviver. Acredita que 100 Euros faz muita diferença para quem vive honestamente com poucos recursos financeiros, sei como isso é por experiência própria. Quem fala assim é quem não passa ou passou dificuldades na vida.

        • Zé Fonseca A. says:

          Claramente que não, trabalho desde os 16 anos, sempre tive dinheiro para tudo o que quis, as únicas dificuldades que tive na vida foi até aos 30 anos nunca ter tirado férias na vida nem tinha feriados nem fins-de-semana, e durmo a 5-6h, só trabalhava, mas nunca me faltou dinheiro para nada, muito pelo contrário. Cada um sabe de si, só passa dificuldades quem não se quer sujeitar a uma vida dura

      • says:

        Nem tudo é dinheiro. Mas no que toca a telecomunicações, estou a pagar 57 euros por net 100/100, móveis com 2GB de tráfego e 200 canais de tv, onde vejo 2 ou 3. Tentei na semana passada renegociar com a meo e ficava com net 500/100 (ou era 400/100??) móveis com 10GB + um bónus qq e a mesma TV, e a mesma box do tempo do D. Dinis. Preço? 55,99 euros!!! Com o acréscimo de mais 24 euros daqui a dois anos.
        Não é só uma questão de preço. É também de “quantidades”. Na digi temos muito mais velocidade, muito mais dados. É certo que ainda há alguns vincos a passar a ferro, mas nas outras é igual. Estive 2 semanas sem um dos tlms de casa por “erro no tarifário” da meo. Nem conseguiram sequer explicar direito. E a situação só foi resolvida porque arranjei quem passasse o processo para a frente da fila. A box está sempre a dar problemas, além de não valer uma peva. Não trocam. Tinha de pagar 40 euros de portes para continuar a alugar uma box e ainda tinha de a ir buscar a uma loja meu. Por 25 comprei um chromecast e pronto.
        Se houvesse cá digi, ficaria com net 1Gb, 3 móveis ilimitados e tv (chega bem os canais da digi e não, não fico a chorar pela sic ou pela cmtv) por 38 ou 39 euros. São praticamente 20 euros por mês que poupo e fico com net muito mais rápida e muito mais dados móveis.
        Além disso, depois da última proposta que a meo me fez, quero mesmo é despachá-los. Além de que já andam com táticas comerciais manhosas. Não são capazes de apresentar uma proposta por escrito. Peço esclarecimentos e dizem que só por telefone. Têm medo de quê afinal? Que alguma coisa fique escrita?
        Deve ser como noutra operadora à qual pedi a gravação da chamada de um contrato. O que me faturaram não foi o acordado.
        Por “motivos técnicos” a chamada não aparecia. Curiosamente ou não, acabaram por me dar razão no diferendo quando eu ameacei com advogado. Ou melhor… não me deram razão. Disseram que a bem da relação comercial, faziam o favor. São todos mentirosos.
        Porque razão não enviam nada por escrito?? Porque razão o comercial da meo me disse para ter cuidado com o tarifário ilimitado da digi que “não é ilimitado e limitam o tráfego” e “a meo não faz isso”. Ai faz, faz. Só que é pior. Na digi sabemos que as 200GB reduzem a velocidade. Na meo e nas outras, existe a política de uso responsável (ou outro nome qualquer do género) só que ninguém sabe qual o limite, qual a velocidade… nada. É como lhes der na cabeça. Para já não falar na fidelização. Quem tem confiança no que vende e não tem nada a ofuscar aos clientes tem fidelizações curtas e nenhumas. Dá liberdade ao cliente. Não bloqueia ou “arrasta” pedidos de portabilidade como já me fizeram várias vezes.
        A digi é fantástica? Bem… já fui cliente de todas entre pessoal e empresa. É tudo farinha bichosa. Por isso pelo menos há que dar uma hipótese a ver se estes trazem realmente alguma coisa de novo. E já trouxeram, baixa significativa de preço. Mas ainda mais… Temos mais um grande exemplo deplorável da cartelização de preços. Na mesma semana as low cost das big 3 com propostas quase tiradas a fotocópia tanto no preço como nos serviços e até nas questões técnicas (por exemplo nenhuma tem canais de tv por RF, só com box ou app). Acho que deixávamos de pagar à anacom e autoridade da concorrência e dávamos o dinheiro à digi. Vieram destapar o gato escondido.

  20. Andreas Noack says:

    Foram os russos.

  21. hjm says:

    essa situação sempre aconteceu e com todas as operadoras, a diferença é que esses senhores”digi” não pediram autorização para passar cabos , ou colocar pdo´s a ninguem…na minha zona era frequente andar a passar cabos em conduta com duas e tres condutas abertas , sem qualquer sinalização para os pedestres… ou por exemplo tocarem á campainha para terem acesso ao prédio e passados poucos minutos não haver sinal de nenhuma das operadoras e deixarem o existente sem sinal e ter que ser necessário a intervenção do operador para repor…Esses “técnicos” romenos quando eram abordados apenas diziam não falo portugues e se já tivessem feito asneira fechavam as caixas ou abandonavam o local….foi uma selva…

    • says:

      Nem a digi nem ninguém. Tenho um pedido de retirada de cabos nas 4 operadoras (nowo, meo, vodafone e nos) há mais de 2 meses e só 2 responderam. Daqui a nada começa a obra e vai a parede abaixo. Se tiver lá algum cabo, azar…
      Além disso, na empresa temos vários locais e já passei por muita coisa “estranha” ao longo dos anos com a história dos cabos de telecomunicações (e com os cabos de eletricidade então nem se fala). Agora é mais visivel esta questão da digi porque estão a instalar em massa e anda tudo mais atento. Mas é igual em todas.

      • hjm says:

        é isso mesmo , mas no caso das operadoras nacionais o proprietário sabe a quem se queixar e em ultima análise , vai tudo pró chão…no caso da digi não existia nada onde pudessem apresentar essa reclamação , portanto é natural que em muitos sitios neste momento os cabos estejam cortados…

        • says:

          Então não há? A digi tem contactos e até morada, como têm as outras. Além de que nacional só a nos e não é a 100% como dizem alguns.
          Nas big 3 (ou 4 se juntarmos a nowo que por aqui tem muitos cabos) sei por experiência que normalmente só lá vai com carta registada. Por telefone nem vale a pena que andamos a saltar de departamento em departamento.
          Neste momento haverão mais cabos a ser cortados porque também estão a ser instalados muitos e muitos kms de cabo. Além de que a digi é tema de conversa, logo qq coisa levantamos as orelhas. Se andarmos à procura de alguma coisa na internet, certamente que encontramos. Se não andarmos, não encontramos nada.

          • hjm says:

            na altura da passagem da rede , cerca de um ano e meio atrás , não existia nada…por isso não tinhas a quem reclamar, talvez devido a isso corta e chão!!!

          • says:

            Concordo plenamente. Mas todas fazem isso, sem exceção, incluindo nos condomínios. Já mais que uma vez apanhei os instaladores a mexer nas caixas dos condomínios sem qualquer autorização. E se alguém lhes diz alguma coisa ainda falam cheios de razão. Num prédio, instalaram a infraestrutura de uma operadora. Foi lá outra a seguir e deu cabo de tudo. Houve clientes que ficaram sem serviço e depois a culpa não era de ninguém.
            Um familiar meu tem uma casa aqui no centro da terrinha. Certo dia passei lá em frente a pé e andavam uns marmanjos a instalar qualquer coisa e a passar cabos. Chamei-os e perguntei se tinham autorização “não precisamos”. Eu só lhes disse para se porem finos que com aquele dono não faziam o que queriam. Desmontaram tudo, pediram desculpa e deixaram o contacto para agendamento. E ainda foram obrigados a abrir um rasgo na parede para embutir um tubo que escondesse os cabos de todas as operadores. Só não foram obrigados a retirar o PDO (já não me recordo qual operadora era) porque o meu familiar já estava com pena deles… lol

  22. Carlos Fernandes says:

    Agora é o Tuga não ir acorrer e assinar contratos com a UZO, WOO e Amigo( As Low Cost do Cartel). É dar força à Digi, para ver se aprendem.

    • says:

      Infelizmente sou capaz de assinar pela amigo. Até ficava na meo para os serviços fixos, pois na amigo terei de comprar uma box para cada tv. Mas a fidelização de 24 meses vs fidelização de 3 faz toda a diferença. É curioso. São os mesmos técnicos, as mesmas infraestruturas e em muitos casos os mesmos equipamentos… e a instalação é muito mais cara nas “premium”. Deve vir um tipo de fatinho passar o cabo.

    • says:

      Esqueci-me… Ainda não tenho digi fibra.

  23. GanhemJuizo says:

    Exactamente. Não terão sido em instalações não autorizadas pelos proprietários/condomínios?
    Se para eles vale tudo não se podem queixar dos “outros”.

    • says:

      Corte de cabos sempre houve. E raramente pedem autorização, seja qual for a empresa. E o pior é que os clientes pagam uma tax para passar os cabos… nas suas paredes e nas dos outros. Mas quem fica com o dinheiro são as autarquias.
      Agora fala-se nos cortes de cabos da digi porque anda tudo a falar na digi. Parece quase o Giorgio Tsoukalos que qualquer coisa “It was the Aliens”. É preciso calma. Serão situações +/- pontuais que acontecem em todos os operadores.
      Em minha casa, rescindi contrato com a nowo há 4 anos e ainda lá tenho o cabo pendurado. Cá para mim ainda tem sinal de TV. Conheço várias situações em que isso aconteceu.

    • Mario2 says:

      Os condominios não podem vedar o acesso á instalação de PDO’s. Está na lei.
      Alguns administradores de condominio é que os gerem como se fosse casa deles… até com o maço das notas andam.

  24. Francisco says:

    Com o cuidado que a Digi teve ao instalar a sua infraestrutura, sistematicamente cortando cabos de outros operadores, nao estranho nada que estes cabos tenham sido cortados pelos seus próprios tecnicos.

    • says:

      Não digo que não, mas em muitos locais os cabos das várias operadoras estão miseravelmente instalados.
      O cabo de fibra aqui da empresa (meo) desce da fachada de uma casa a uns 70 metros agarrado à caleira com umas fitas plásticas. Entra no passeio de calcada. Presumo que debaixo das pedras haja um tubo, mas não se vê e o cabo entra diretamente no meio dos calhaus. Passa por dentro de uma caixa da meo, por uma sarjeta de águas pluviais até passar por baixo do nosso muro. Qualidade top, top… E ainda assim fui eu que tive de descobrir este caminho. O nosso edifício supostamente é servido por outro PDO (que fica mais longe até), mas como existe um poste num terreno privado e o dono já se fartou de aturar os técnicos das operadoras, proibiu-os de lá entrar. E andei meses para resolver isto porque a “máquina” da meo bloqueava. Foram precisas não sei quantas chamadas para os convencer a enviar um técnico para eu lhe explicar por onde passava o cabo e qual o PDO que utilizada. Até que enviaram um técnico para falar comigo. O tipo chega cá e só diz “então diga-me lá o que vim fazer que só me disseram para falar consigo”. E eu “perfeito”. Em 5 minutos com o técnico resolvemos o assunto que os “serviços técnicos” não conseguiam resolver há meses. No dia a seguir já cá estava a instalar o cabo.
      Já em casa, tive 4 ou 5 contratos assinados com a meo no espaço de 3 ou 4 anos. Daqueles que são assinados à porta quando aparece um tipo a vender serviços. Todos foram recusados pelos serviços técnicos porque não sabiam por onde passar o cabo para o meu lado da rua. Depois de tanta trapalhada e até de o processo ter passado nas mãos de um diretor de redes que me reconheceu (andámos junto na escola) nada se resolveu. Só me sabiam dizer que “os serviços técnicos….”.
      Certo dia aparece cá um comercial que nem é de cá desta zona, mas por alguma razão (que nem ele sabia) o meu processo foi-lhe ter às mãos. Quando olhou para o historial passou-se e veio pessoalmente falar comigo para que eu lhe explicasse o que se passava, que internamente estava tudo maluco. Eu expliquei por alto e ele puxa de um projeto para a minha rua. Basicamente queriam instalar 6 ou 7 postes num terreno privado, mas o dono não deixava (nem eu deixaria). E tipo olha: “mas basta um poste daquele lado da rua que é público e não é preciso autorização de privados”. Estavam era os técnicos da meo a inventar trabalho desnecessário para dar trabalho aos empreiteiros. E nós a pagar isso tudo.

  25. Uddu says:

    Deve ter sido o mesmo grupo de bêbados que alugou um iate e cortou o Nord Stream 2…

  26. says:

    Acho que o problema acaba por ser um pouco mais abrangente.
    Já vamos em 5 operadores de âmbito nacional a passar cabos (a nowo menos). Não faria sentido haver uma rede pública como há na eletricidade? Eu acho que faria. Se fosse bem financiada (obviamente pelas operadoras) e bem gerida, fazia tanto, mas tanto sentido.
    Infelizmente, na prática estou convencido que não iria funcionar. Seria um pouco como a eredes. Pouca inovação, pouco investimento e um enorme sumidouro de dinheiro. Para já não falar que na grande maioria dos casos, o que é público além de ser mal gerido só serve para encher alguns sacos azuis.
    Mas um tipo pode sonhar, não pode?

  27. PorcoDoPunjab says:

    Aqui na zona não tenho fibra por isso não há Digi.
    Mas uma coisa garanto desde já, se tivesse Digi e me cortassem o cabo, é certinho que ia lá acima ao poste, que fica mesmo ao lado da minha casa e rebentava com aquela porcaria toda.
    Se podem cortar o cabo, por vingança, eu sinto-me no mesmo direito.
    A rir de mim não ficavam.

  28. Antonio says:

    Acabo de ligar para a meo para perguntar quanto teria de pagar para rescindir o contrato.
    De forma quase ofensiva tentaram aumentar a minha fatura de 70.99Eur para 81Eur com o argumento de que passaria a 90Gb em cada tm, são 3.
    Só perguntei se percebiam português corrente e se sabiam fazer contas é que o valor que me propunham era sensivelmente o dobro do equivalente da DIGI sendo que os tms da DIGI seriam ilimitados.
    Misteriosamente baixaram o valor imediatamente para 58Eur (dos 70.99 que pago) mas mesmo depois de muita insistência não baixaram mais, só o fariam se a velocidade da fibra baixasse para 500 mbit.

    Conclusão é bom, muito bom que o Cartel trema e eu notei tremura na voz de quem me atendeu e de quem já atendeu muitos telefonemas semelhantes ao meu, somos comidos pela banca, pela eletricidade, e as autoridades da concorrência existem para muito pouco de facto. Têm de começar a reduzir nas mordominas das administrações, não a despedir pessoas mas a terem ordenados e regalias mais compatíveis com o pais que temos e a não exigirem carros de milhares e milhares de eur e vencimentos anuais milionários.
    Infelizmente vou ter de ficar fidelizado mais 24 meses mas, com uma penalização de 400 e poucos eur, vou deixar a DIGI entrar em velocidade de cruzeiro e tenho quase uma certeza absoluta, se a DIGI tiver um serviço fiável, se o Cartel não se “chegar à frente” nos tempos vindouros, é quase certo que mais mês menos mês deixo de ser cliente da MEO. Já me têm como cliente há uns 15 anos. Já dei muito para essa bolsa ….
    Está na altura de dos administradores destas empresas (MEO, Vodafone, NOS) descerem ao mundo real e falo com conhecimento de causa.

    • says:

      Estamos num ponto em que devemos mudar para a digi (ou nowo), quanto mais não seja para obrigar as gordas a baixar os preços e a mudar as táticas de mercado. Nas redes sociais é um assalto brutal de publicidade, tanto das operadoras como de agentes (cuidado com os agentes que não sabemos se são ou não reais e cá para mim é só burlas). E são tarifários todos a prazo. Desconto por 4 meses, desconto de 6 meses, oferta de não sei de que… já vi com oferta de TVs, de aspiradores, airfryers, saldo na loja da marca, pontos extra… Uma vergonha autêntica e já quase parecem as ofertas da DECO. A malta quer preços bons e serviços decentes. Ninguém precisa de 200 canais de tv quando só vê meia dúzia nem de “qualidade” de serviço como me diz a meo, quando eu não consigo ter sinal de telemóvel na cozinha. Tanta qualidade e cobertura de rede onde?

      Eu estou com a meo. Não há uzo aqui (engraçado) porque não há digi fibra ainda… Coincidência do catano…
      Para mudar e ficar mais barato, tenho a amigo e a nowo. Sinceramente, apetecia-me mesmo ir para a nowo no fixo e digi nos móveis. O senão é que já fui cliente nowo e fui obrigado a rescindir o contrato por problemas graves no serviço fixo, problemas que na altura a nowo sem sequer admitiu, quanto mais tentou resolver foi mesmo muito mau. Além de que a nowo tem fidelização de 24 meses, enquanto a amigo de 3 meses. Os 3 meses da amigo dão-me muito mais margem de manobra para o futuro, apesar de ter de comprar boxes. Preferia mesmo sair das big 3, mas ainda não se sabe o que a digi vai fazer à nowo e não estou mesmo para andar a ficar sem net dias a fio ou ter net a 2Mbps durante 24 meses na nowo…

  29. PorcoDoPunjab says:

    Deixo um conselho a todos que ficam sem internet devido a estas jogadas sujas dos ladrões do costume.
    É ir ao local onde estão os PDO dos outros e com um martelo desfazer por completo as caixas deles.
    Chamem a polícia depois…
    Se eu fico sem NET os outros tbm irão ficar.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.