Espanha é o país com a melhor velocidade de Internet em 2024. Qual a posição de Portugal?
Um novo relatório aponta Espanha como o país com melhor velocidade de Internet, em 2024. A análise considerou parâmetros como as velocidades médias de upload e download, e as latências com carga e em inatividade (sem carga). Portugal não chegou ao top 5.
Um relatório da Cloudflare concluiu quais os melhores países em termos de velocidade de Internet. A empresa americana considerou parâmetros como as velocidades médias de upload e download, e as latências com carga e em inatividade (sem carga).
Em termos de velocidade de Internet, Espanha fica em primeiro lugar, em 2024, com uma média de 292,6 Mbps para download e 192,6 Mbps para upload. Por sua vez, relativamente à latência com carga, ocupa o segundo lugar, com 78,6 milissegundos, atrás das Bahamas, com 70,0 milissegundos.
De acordo com os testes da Cloudflare, Portugal ocupa o sexto lugar da tabela para a velocidade de download, com 218,4 Mbps, e o sétimo lugar relativamente à latência em inatividade (sem carga), com 18,5 milissegundos.
O nosso país não integra o top 10 em velocidade de upload e latência com carga.
Como é que Espanha consegue ser o melhor país em velocidade de Internet?
Segundo a Cloudflare, em Espanha, os principais fornecedores oferecem ligações à Internet que variam entre 100 Mbps e 1 Gbps. Contudo, uma vez que os grupos de medição mais importantes situaram-se em torno do primeiro, parece que é esta a velocidade que a maioria dos clientes procura.
Além disso, o relatório indica que as ligações de 100 e 300 Mbps, embora não sejam as mais rápidas disponíveis, têm latências baixas. Especificamente, menciona que 87% dos testes de latência em inatividade (sem carga) são inferiores a 50 milissegundos, enquanto 65% das medições de latência com carga são inferiores a 100 milissegundos.
O facto de Espanha ter a melhor velocidade média de Internet, em 2024, deve-se a várias razões, segundo o relatório da Cloudflare, nomeadamente, aos elevados níveis de adoção de redes 5G e de cobertura FTTP (fibre-to-the-premises), que são superiores a 92% e 95%, respetivamente.
Isto está associado à implantação de redes fixas de capacidade muito elevada (em inglês, VHCN), e ao acesso "relativamente acessível" a ligações de fibra ótica de 100 Mbps ou mais.
Leia também:
Tirando a DIGI, as principais operadores estão a lixar para as velocidades simétricas. Fazendo com que Portugal nem apareça na tabela top 10, de uploads. Perante isto só posso retirar uma conclusão em relação
ao comportamento da MEO, da NOS e da Vodafone, não tem confiança na robustez, das próprias redes.
tenho MEO com 1Gb de down (940Mbps de média) e 400Mb de up (429Mbps de média) e não me queixo, sendo que 1Gb de up me dava muito geito para o meu trabalho, mas esta fixe.
De 940Mbps para 1Gbps faz assim tanta diferença???
para o meu trabalho não. É-me mais favoravel ter os +29Mbps de up do que os -60Mbps de download
Tenho o mesmo mas a minha velocidade segundo a Ookla são:
Down – 896.93 Mbps
Up – 419.70 Mbps
Latência parado – 5 ms
Latência down – 32 ms
Latência up – 7 ms
GGGGGeito?
sorry, jeito, Sr. Professor Camões
Eu tenho meo 100/100. Normalmente anda pelos 120 down / 140 up. Neste caso é simétrico, mas miserável, comparado com a digi, p.e. Infelizmente ainda não chegou cá a fibra.
Se calhar o melhor mesmo e aumentar o preço da mensalidade.
E a única coisa que eles sabem fazer.
Isso e levar a NET às grutas mas ao meu quarto ela não chega mas isso já não lhes interessa
Eu tenho uma vivenda com 3 andares e tbm reclamo com a MEo por não me levar net ao terceiro andar…
Fora de brincadeiras… o operador não tem que te levar a net ao quarto.
Claro que não. Mas aí invés de mostrar que conseguem chegar a certa profundidade era preferivel conseguirem ter uma excelente cobertura numa casa não tem 3 andares.
Mas o português contenta se com pouco
Pode alterar a localização do router. Tenho uma vivenda com 2 andares e a cave, o router está no rés do chão. Quando vi que a net não funcionava no sotão (havia um lado que funcionava, no outro nem sinal). Mudei o router para o escritório, situação resolvida. 4 barras. A razão são as 2 vigas principais. Quando mo montaram. ninguém experimentou, até termos feito obras e mudar a “sala de jogos”, para o sótão.
estranho a posição da dinamarca e ausência dos restantes países nórdicos no top 10
Porque lá a média de 20mbps por casa.
Mesmo na Suécia, as fibras são raras passarem dos 100mbs. Maneira de poupar e de impedir os 5GBPS, que cá se anunciam, sendo que há centenas de milhares de clientes, que pagam 1gbps mas, não tem, sequer, 30mbps, porque não há central agregadora, nos 5km da rede.
Ora bolas, sempre pensei q éramos os melhores e mais melhores bons do mundo.
A digi já começou a comercializar os 10Gb simétricos por 15 paus . Nic’s que aguentem são capazes de ser uma boa prenda no sapatinho lol
É bom, mas eu preferia que aumentassem quanto antes, os lugares onde a Fibra DIGI alcança: introduzi 4 moradas na pagina DIGI, 2 delas em plena Lisboa e a DIGI não está em nenhuma. Ou a rotina de cobertura funciona mal, ou “eles” estão mesmo, mesmo, no princípio de tudo.