Escândalo NSA fez as pesquisas no DuckDuckGo crescer em 2013
Na Internet, a associação do termo motor de busca há muito que está feita a apenas um grande nome. É incontornável e dificilmente mudará num futuro próximo.
No entanto esse motor de busca não é o único a prestar o seu serviço de pesquisa para a Internet e os que ainda se mantêm começam agora a ganhar alguma visibilidade e usabilidade, grande parte por culpa de casos que vão surgindo na Internet.
O DuckDuckGo, um motor de pesquisa alternativo, noticiou agora que as pesquisas efectuadas pelos seus utilizadores ultrapassaram o número de mil milhões durante o ano de 2013.
O DuckDuckGo orgulha-se de ser completamente diferente do motor de pesquisa da Google no que toca à privacidade e à entrega de resultados sem qualquer tipo de filtragem ou com qualquer tipo de publicidade.
Precisamente por esta razão o DuckDuckGo viu o seu número de utilizadores aumentar durante o ano que passou.
A sua fama de isenção e de não recolha de dados levou a que fosse eleito como o browser a ser usado após o surgimento do escândalo revelado por Edward Snowden e que envolvia a NSA e alguns gigantes da industria.
Após o surgimento de todas as revelações e do suposto envolvimento da Google e da Microsoft neste caso, a média de pesquisas diárias no DuckDuckGo subiram de 1.8 milhões para valores na ordem do 4 milhões.
In 2013, over one billion searches were made on DuckDuckGo. Needless to say, it was a great year for us.
O somar destes números, durante o ano de 2013, levou a que o DuckDuckGo crescesse para números muito acima do que a sua equipa esperaria.
No total foram mais de mil milhões de pesquisas foram feitas neste motor de pesquisa, com o principal salto a surgir após a associação dos nomes da Google e da Microsoft, com o Bing, ao escândalo NSA.
Se a esse número somarmos ainda a utilização da API do DuckDuckGo e os bots que foram detectados, o número de buscas dispara e chega até perto dos 7 mil milhões.
Legenda
- A - Publicação no site DontTrack.us
- B - Publicação no SF billboard
- C - Publicação no site DontBubble.us
- D - Presença na lista do Top de 50 websites
- E - Investimento da USV
- F - Mudança de imagem
- G - Mudança da Política de Privacidade da Google
- H - Publicação no site do Washington Post
- I - Revelações de vigilância NSA
O ano de 2013 foi de crescimento para o DuckDuckGo, graças ao que se sabe, mas destes muitos novos utilizadores acabaram por ficar a usar este motor de pesquisa da Internet.
A DuckDuckGo promete algumas novidades para 2014 e principalmente compromete-se a manter o seu serviço com a mesma qualidade e isenção.
Os números apresentados impressionam e mostram que ainda existe espaço para outros motores de pesquisa que não a Google ou o Bing, mas estas pequenas empresas mais pequenas precisam de muito trabalho e de alguns escândalos para poderem mostrar o que valem.
Homepage: DuckDuckGo
Este artigo tem mais de um ano
“A sua fama de isenção e de não recolha de dados levou a que fosse eleito como o browser a ser usado após o surgimento do escândalo revelado por Edward Snowden e que envolvia a NSA e alguns gigantes da industria.”
Onde se lê browser devia-se ler motor de busca.
Excelente artigo, obrigado.
Exacto…
Hoje os utilizadores do Google são os utilizadores do Yahoo há 10 anos atrás, e os utilizadores do Google Chrome são os utilizadores do Internet Explorer…
Pesquisar no bing nao, mas pesquisar no bing disfarçado de pato, talvez 😀
eu costumo usar ixquick quando uso o browser que costuma ir aos serviços google.
O bing não tem nada a ver com o duck.
Há quem goste de ser enganado, na internet nada nem ninguém está a salvo. Se calhar quando o DuckDuckGo era só mais um talvez não fosse má ideia “googlar” nele no entanto agora….
é o motor regular e raramente já googlo
n deve fazer grande diferença, afinal o duckduckgo usa a infraestrutura da amazon..
Sabes quem usa também a infraestrutura da amazon? A NSA…
a ver bem a amazon é q usa a infraestrutura da NSA lol
Uso já à algum tempo, mais pelos goodies que podemos usar, podem verificar: https://duckduckgo.com/goodies
Relativamente ao “anonimous browsing” acho que é impossivel pensar que uma simples troca de search engine faça a diferença, mas num todo é capaz de ajudar em conjunto de um firefox carregado de plugins para private/anonimous browsing.
Para utilizadores curiosos, sugiro que instalem um netcap e vejam o resultado de um dia de browsing…a quantidade de informação que sai das nossas máquinas é incrivél.
PS: Um artigo bastante util para nos vermos livre do google
http://impossiblehq.com/complete-guide-leaving-google?fb_action_ids=275610902589927&fb_action_types=og.likes&fb_source=other_multiline&action_object_map=%5B1384257918465677%5D&action_type_map=%5B%22og.likes%22%5D&action_ref_map=%5B%5D
Regards,
Sam
Cheguei a usar o duckduckgo há uns aninhos mas atualmente só uso o startpage. Usa o google mas sem deixar para trás os dados todos que o google quer.