Em Coimbra: Julgados por vender internet e televisão “pirata”
Não é a primeira vez que a venda ilegal de serviços de comunicações e televisão leva a que sejam constituídos arguidos. A mais recente notícia sobre este tema é relativamente à venda de sinal de internet e televisão pirata que lesou a operadora de telecomunicações NOS em mais de 50 mil euros.
O Tribunal de Coimbra começou esta quinta-feira a julgar 11 pessoas acusadas de estarem envolvidas num esquema ilícito.
11 pessoas acusadas no esquema ilegal de venda de internet e televisão
De acordo com o Jornal de Coimbra, são 11 as pessoas que estão acusadas de um esquema ilegal de venda de internet e televisão. Segundo a informação, todos os suspeitos presentes na primeira sessão ficaram em silêncio.
Perante o coletivo de juízes apresentaram-se sete arguidos, um dos quais, uma mulher, por videoconferência. Dois dos suspeitos estiveram ausentes por se encontrarem em isolamento profilático, revela o jornal.
O esquema ilícito de distribuição de sinal codificado da operadora NOS envolve 10 pessoas individuais e uma empresa, a maioria com residência no concelho de Arganil. São acusadas de crimes de burla informática e nas comunicações agravado, de acesso ilegítimo, de dispositivos ilícitos e de branqueamento. Da acusação deduzida pelo Ministério Público (MP) constam ainda dois crimes de detenção de arma proibida e um crime de recetação atribuído a um dos arguidos.
Os crimes terão começado a ser praticados pelo menos em 2013 e prolongaram-se até 2017. A venda ilegal do serviço rendia, por ano, um valor anual que variava entre os 150 e os 300 euros por cliente.
O jornal revela ainda que um técnico, que faz parte das 11 pessoas acusadas, usava os seus conhecimentos para adulterar os equipamentos e para os ligar entre si e contou com o envolvimento e cumplicidade de um outro arguido, mecânico, e que tinha acesso a um serviço de internet por fibra ótica.
Nesta primeira sessão de julgamento foram ouvidas testemunhas, entre as quais um ex-funcionário da NOS que operava no combate à fraude e à pirataria.
Este artigo tem mais de um ano
Venda ilegal de internet? Se um individuo pagar por um por um pacote de internet e criar uma rede distribuir o sinal abrir no portal das finanças um ato isolado e declarar o que ganhou é um pirata?
…é proibido distribuir o sinal, independentemente de declarar o ato às finanças.
se eu der a pass da internet ao meu vizinho e ele usar também é ilegal?
Oferecer não é ilegal não. Se tiveres um negócio à volta disso, e tiveres lucro com essa pseudo atividade, obviamente que sim.
Oferecer não é ilegal.
Se lhe exigires 500 euros pela pass, para usar durante 12 meses… é.
pra dizer a verdade estender a ligação para outra casa, mesmo de graça, também e ilegal mas pronto nāo é imoral e ninguém se chateia muito com isso
11 Heróis. O povo português está do vosso lado!
Está mesmo? Podem começar por ajuda-los financeiramente vão precisar e muito, pois agora vão ser completamente depenados, vão trabalhar o resto da vida para pagar e provavelmente ficam com cadastro. Também não estou do lado das operadoras pois considero o serviço caro mas quem pensa que pode montar um negocio a volta disto e não ser apanhado está muito enganado, não percebo mesmo porque insistem neste tipo de esquemas.
Oh STR, olhe que se forem de uma certa minoria não pagam nada.
Quanto a trabalhar, essa é para rir ás gargalhadas..
Não está.
Não está.
Não lesou …porque pelo preço praticado pela NOS, os clientes não iriam adquirir o serviço.
É como os videojogos. Acabou-se a pirataria (consolas) nunca mais joguei nem comprei consolas.
Comigo, á conta da pirataria ainda vendiam consolas 🙂
Vender consolas, muitas vezes com prejuízo, que maravilha.
Problema das empresas, Estava-me a defecar para isso.
És um tipo muito perspicaz … vou-te fazer um desenho:
– se a empresa ganha, a empresa sobrevive
– na empresa trabalham pessoas (vulgo empregados ou colaboradores) como tu, e tal como tu agora ou quando fores adulto, precisas ganhar dinheiro
– se a empresa sobrevive, esses trabalhadores têm emprego, logo dinheiro, logo felizes.
Por outro lado:
– se a empresa não ganha, fecha
– se fecha esses trabalhadores vão para a rua, se vai ficam sem emprego/ dinheiro (fundo de desemprego é muito menos e limitado)
Logo, basicamente com o teu vocabulário de baixo nível, estás a dizer que te estás a marimbar para as empresas E PARA os seus trabalhadores. Campeão…
Nenhuma construtora lucra com venda de consolas
Lesou pois porque estas pessoas usaram infrastrutura pela qual nao estavam a pagar o valor de mercado. Independentemente se teriam aderido ao serviço legal ou não o facto de estarem a usar a infrastrutura sem autorização é crime e devia ser punido, ou também gostava e fosse a tua casa dormir, tomar banho e comer todos os dias sem pagar um tostão?
Se for meu convidado qual o mal?
O problema é mesmo esse. Estas pessoas não eram “convidados”
Quando convidas alguém para tua casa, cobras 100 euros à entrada? Boa… sabes tanto que precisas de ter cuidado para a cabeça não deitar algum avião abaixo.
Os teus convidados pagam-te dinheiro para uso? Não, pois não?
No entanto usavam-no e pagavam por ele, a alguém que não é a empresa fornecedora.
Português a ser Português. Sempre com novos métodos lucrar ilegalmente.
Se baixarem o preço dos serviços a pirataria diminui…
O problema é que as empresas roubam as descaradas e os que roubam as escondidas são punidos…
Não sejamos ingénuos. Isso é mentira. Basta pensar no tabaco. Quem fuma paga o que for preciso mas se arranjar de contrabando a metade do preço consome desse e só desse.
Pois claro as boxes tem nicotina que provoca dependência como o tabaco.
Agora a sério provoca alterações na dopamina, (e outras), o que até pode induzir um efeito parecido coma nicotina. Nem TV uso em casa faz décadas que fara BOX, a vergonha é não poder contratar APENAS internet por um peço decente levamos sempre com mais alguma coisa como desculpa para aumentar o preço. Futebol, novelas telejornal nem pensar que opio… mas uso internet claro e vejo filmes e documentários e estudo e as noticias que quero como quero quando quero. E não perco a PPLWARE que até tem melhorado muito com o passar do tempo.
Usei um serviço desses ali entre 2004-2007. A pessoa que me instalou a internet em casa, apresentou-me uma box que permitia ter os canais pagos e alguns canais estrangeiros. Por 170 euros anuais, enviavam-me um cartão para introduzir na box e ter mais 12 meses. Até que aumentaram o preço para 250 euros e desisti. Quem vende estas situações são pessoas que até trabalham com as operadoras… é assim que criam as redes para fazer o cardsharing.
Os serviços são caríssimos por isso existe pirataria.
Errado. A pirataria existe independente do preço dos serviços. A prova disso são jogos de meia dúzia de € crackados.
Se o Estado sempre que aceita-se dinheiro de proveniência ou origem supostamente duvidosa….. é uma vergonha.
A TDT era uma solução para se resolver parte deste problema.
A Internet não tem dono foi desenvolvida pelo CERN e colocada ao dispor da humanidade. Apenas se cobra dinheiro pela disponibilização e desenvolvimento das infrastructuras. Atualmente é visto o disparo dos preços da disponibilização da Internet. Quem está a ser abusado é o consumidor pois os preços são absurdamente elevados e o governo parece estar a apoiar este tipo de abuso.
Nao é bem assim. O protocolo original, e que já nem está em uso, foi inventado la mas “a internet” e muito mais que os protocolos. Existe um grande investimento por parte dos governos e operadoras em equipamento e energia pra manter as coisas a rodar. Alguém tem que pagar isto tudo. Já agora ha pacotes bem em conta, não é preciso gigas de banda pra ter internet.
A Internet foi inventada pela DARPANET, (1º protótipo), organismo ligado ao militares dos EUA, para resolver um problema de acesso a comunicações com distribuição de rotas para resolver possíveis falhas num ataque militar inimigo e poder garantir comunicação por outra rota se a principal quebra-se.
Acho que queres dizer ARPANET. De qualquer das formas a ARPANET nāo é considerada a origem da internet, apesar de se terem usado coisas como o protocolo TCP/IP a arpanet nāo tinha DNS nem usava o protocolo HTTP que é basicamente o que é considerado o salto de “network distributed content” apara “world wide web”. Talvez seja uma questão de opinião mas, para mim, a internet como a conhecemos começou no CERN
e quando é que a NOS vai a tribunal por lesar os clientes?
Pior serviço que existe mesmo a nível empresarial.
é fugir destes tipos.
E vao continuar a perder dinheiro.
EU USO BOX PIRATA.
se o governo me faz pobre só tenho de ir buscar as coisas mais baratas.
Sou português, sou um cidadão, pago os meus impostos e quero os meus direitos e exijo respeito por mim e por todos portugueses.
Em suma, exiges para ti aquilo que negas aos outros.
Brilhante!
Rouba comida também. É um bem a que tens direito e de maior necessidade que Internet lol
Achas-te injustiçado e o que fazes para reclamar os teus direitos é literalmente promover o mercado paralelo. Se todos fizessem o mesmo estarias bem pior. Fazes parte do problema e não da solução, acredita.