E-goi – Como criar facilmente uma Newsletter? (Parte I)
Com o objectivo de nos aproximarmos ainda mais dos nossos leitores, o Pplware tem agora um sistema de newsletters (veja aqui as últimas edições) que permitirá lhe permitirá acompanhar todas as notícias que consideramos interessantes para si.
Depois de analisarmos várias plataformas para este efeito, a nossa escolha recaiu sobre a solução da empresa E-goi. Apresentámos aqui já algumas funcionalidades e hoje vamos mostrar como é muito simples criar uma Newsletter.
Quando entramos na plataforma Web da E-goi para começar a construir a nossa Newsletter são várias as opções disponíveis, como por exemplo Listas, Relatórios, Formulários, etc. Vamos explicar sucintamente cada uma delas.
Listas
O sucesso de uma newsletter deve-se, em grande parte, ao número de subscritores da mesma. Nesse sentido, a plataforma oferece ferramentas de captação (ex. formulários) que facilitam a subscrição da Newsletter ficando os dados guardados por listas.
Campanhas
Dentro do menu Campanha podemos aceder aos sub-menus:
- Criar Campanha
- Ver Todas
- Automáticas
- Ensaios
- Sequência
Criar Campanha
Através da opção Criar Campanha é possível definir qual o canal a usar para a distribuição da campanha, que pode ser por e-mail, SMS, Smart SMS, FAX e Voz.
Considerando a escolha de e-mail, existem 4 opções à escolha:
- Básico (Criar do Zero)
- Modelos E-Goi
- Modelos que Gravei
- Importar
Para esta apresentação da plataforma, vamos escolher a opção Modelos E-goi que nos disponibiliza vários templates que facilitam a criação de qualquer tipo de campanha.
Depois de seleccionado o Modelo, o utilizador pode proceder à personalização do mesmo, adaptando-o à imagem da sua empresa/campanha de acção.
Do lado esquerdo dispomos de secções:
- Cores e estilos globais
- Texto Longo
- Adicionar Elementos
Cores e estilos globais
Dentro de cores e estilos globais é possível definir, por exemplo, a largura da newsletter, estilo dos textos, cores globais, assim como transformar a Newsletter num modelo responsivo (adaptável a vários equipamentos).
Dentro da secção texto longo dispomos de um conjunto de parâmetros que nos permitem personalizar o estilo dos conteúdos da Newsletter.
Na última secção podemos encontrar elementos que podem ser colocados na Newsletter, como por exemplo, imagens, separadores, vídeo, divisão por colunas, etc.
A plataforma dispõe ainda de um editor avançado de HTML e ferramentas que permitem antever e enviar a Newsletter para um conjunto de contactos definidos (por exemplo, para avaliar se está tudo correcto antes de enviar para a lista).
Podemos também realizar testes de SPAM, recorrendo ao SpamAssasin, avaliar todo o código da newsletter e até testar o aspecto do e-mail nos mais diversos serviços de e-mail.
Num próximo artigo vamos mostrar outras interessantes funcionalidades. Para quem necessitar de um serviço deste tipo, experimente gratuitamente aqui.
Este artigo tem mais de um ano
Mailchimp. Também uma óptima ferramenta para newsletters.
Concordo. Para além de ter a opção gratuita, o redesign recente do serviço facilita imenso a criação e personalização de layouts, criação e manutenção de listas de contactos e campanhas.
O Mailchimp é uma solução mais complexa, mas sim é uma outra boa opção. Contudo, é também um serviço menos próximo do utilizador. Na e-goi há uma proximidade maior, além de formação (gratuita) em português e uma preocupação pelos desempenhos, com acompanhamento semanal.
A melhor opção actualmente é sem margem para dúvidas a e-goi. Quando fizemos um exaustivo levantamento das opções, para escolhermos uma a ser a nossa ferramenta, esta conclusão foi inequívoca.
Mailchimp é caro?
Na minha empresa pago 0€ para o usar para enviar 1 ou 2 newsletter por mês
Não tenho nada com o Mailchimp, mas incomoda-me sempre essa vossa tentativa de vender serviços e produtos por aqui. Sinal dos tempos
Incomoda-te mas não é isso… mas OK.
De facto não é mais caro, nisso não é tens razão, foi um lapso meu, e corrijo o que coloquei, até porque a solução que temos é diferente, mas sim o preço em soluções equivalentes, o MailChimp é mais barato.
Mas, não é de todo tão simples em termos de plataforma, até porque para as empresas nacionais é mais simples “lidarem” com a plataforma do e-goi.
Não me entendas mal, eu acho interessante conhecer coisas novas que podem ser úteis. E ninguém vai para a forca por se enganar, felizmente.
Mas quando se nota que é publicidade paga, num sítio que se visita à espera de algo isento… bem, a mim incomoda-me apenas isso, nada mais
Cumps
MailChimp…
Este é melhor, melhor preço e uma interface mais fácil de configurar.
Quanto te pagam?
Se me deres metade passo a dizer E-Goi também…
Pagamos um melhor preço que o que conseguíamos no MailChimp. É a questão de se conversar com as pessoas 😉
Porque falam a nossa lingua, conhecem o nosso mercado… entre outras coisas 😀
Mas e corrigindo o que coloquei em cima, o preço de tabela é mais caro na e-goi, embora que o restante… é melhor no e-goi.
Tava a perguntar quanto eles te pagam… não quanto pagaste…
A acreditar que vocês têm uma equipa própria para criar esses artigos, questiono num contexto diferente, quanto poderá ficar um trabalho que envolva o uso desse tipo de informação numa empresa para que possa fazer chegar aos seus clientes?
Também estamos a criar um serviço que trata de conteúdos e do envio da newsletter. Temos já a estrutura pronta a arrancar em pouco tempo.
Qualquer informação Redin, envie-me um email.
Não sou eu o interessado.
Pediram-me foi colaboração na criação de um serviço de newsletter, mas como não estou habituado a usar este tipo de serviços, também não sei os valores que poderei pedir.
E ferramentas deste tipo mas opensource? Conhecem alguma?
o phpList
http://www.phplist.com/
Ora viva. Desde já obrigado pela dica mas esse é o que eu utilizo :D!!!
Abracos e obrigado.
A plataforma GeniusContacts, também é a solução e-CRM e e-mail marketing !
A baixo custo, facil de uso, e simples !
Está pouco divulgada. Poderá ser também uma boa solução mas não tem divulgação e não tem “impacto” ainda nalguns segmentos. Mas não deixa também de ser uma opção.
O que quer dizer com “não tem divulgação/impacto”?
Uso o MailChimp há mais de 3 anos e sempre sem nenhum problema. Rápido, eficaz e confiável.
Sim. O preço, na versão paga, é mais baixo que o preço do E-Goi.
Por isso, PPLWare, os visitantes ficam agradecidos pelas vossas publicações. Mas induzir em erro os leitores é feio.
PS: A liberdade de expressão é muito bonita!
Onde está que a publicação induz em erro? Nós que testamos várias, tirando a questão do preço de tabela, repito, de tabela, a estrutura do MailChimp é melhor. Para as empresas o facto de ter uma plataforma tão ampla, com ferramentas simples de usar, em português e com um acompanhamento próximo por parte de quem tutela a estrutura… só por isso meu caro… o e-goi para as empresas é melhor.
O preço vale por tudo. Até pela performance do resultado final.
PS: estar a a responder-te, só por si, é liberdade de expressão. 😉
Já agora, conheces o serviço e a plataforma do e-goi ou só conheces o preço?