Dívidas de portagens: Encomendas via CTT podem ser penhoradas?
O presente que comprou para o Natal ainda não chegou? Será que não tem dívidas de portagem? Pois, esta é uma das questões que tem vindo a ser debatida nos últimos dias, pois há pessoas que receberam uma informação a dizer que as suas encomendas estão penhoradas.
É possível que as encomendas sejam penhoradas se tiver dívidas de portagens por pagar?
A resposta é... SIM! Em causa não está nenhuma responsabilidade dos CTT - Correios de Portugal, na medida em que "nunca tiveram conhecimento de casos de encomendas penhoradas por portagens", segundo garantiu a empresa ao Polígrafo do Sapo, mas sim a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT). "Uma portagem não paga na fase voluntária - os CTT têm um papel na cobrança de portagens exclusivamente nesta fase - é enviada para a respetiva concessionária com o status 'não paga'.
Depois disso, o resto do processo é tratado pelas entidades competentes", ou seja, a AT.
A própria AT esclareceu ao Polígrafo que, de acordo com a lei em vigor, "todos os bens do executado podem ser penhorados, à exceção dos que a lei tenha determinado como total ou parcialmente impenhoráveis, sendo este regime previsto no Código de Processo Civil, comum aos processos de execução fiscal e aos processos de execução comum".
As dívidas de taxas de portagem "seguem as regras das demais dívidas cobradas em processo de execução fiscal, não tendo por esse motivo qualquer tratamento distintivo".
A AT refere ainda que o levantamento da penhora poderá ocorrer por duas vias: por pagamento da dívida e respetivos acrescidos, ou através do pedido de substituição do bem penhorado".
Este artigo tem mais de um ano
Por acaso outras empresas podem usar como cobrador Autoridade Tributária e Aduaneira (AT).
Isto só merece insultos.
Se fosse só isso…
É a vergonha de país que se tem… mas a falta fica contente com 125 euros.
Precisamente. É a destruição do estado de direito, da separação de poders e no fim da civilização moderna.
Quais são as outras empresas, além das concessionárias de auto-estradas e ex-SCUT?
Pelo cumprimento da obrigação respondem todos os bens do devedor susceptíveis de penhora – artigo 601 do código civil. E as encomendas postais não estão isentas por lei. Qual é o espanto?
Não vejo mal nenhum. Se tem dúvidas é não as paga…
*dívidas
Também deves achar que não deve existir separação de poderes pelos vistos.
Milhares de anos de civilização deitados ao lixo por puritanos e messianicos das mais diversas cores.
O que deita milhares de anos de civilização para o lixo são as próprias pessoas. Principalmente os espertinhos que acham que podem safar-se dos deveres cívicos.
Adeus! tenha juizo. Ninguem esta a por em causa que temos de cumprir os deveres civicos. Argumento falaciosos para “cortar a direito”
Este “país” nem precisa de “governo” ! Basta colocarem as grandes empresas a gerir isto tudo…provavelmente sairia muito mais barato que aquela multidão a fingir que faz alguma coisa sendo que no fundo não fazem puto deixando a coisa para os grandes tubarões deste pardieiro…
Se olhares com atenção vês que isso já foi feito.
O nome correto é “taxas de portagem”. O valor é repartido entre a Infraestruturas de Portugal e a concessionária. Podem ser cobradas + coimas + juros, pela AT em execução fiscal. Em execução fiscal a AT penhora rendimentos (há quem receba só uma parte do salário sendo a outra parte para pagar dívidas aos fisco) e património, como contas bancárias, imóveis, automóveis e outros bens. As encomendas postais são património penhorável.
Agora, ter havido penhoras para cobrança de taxas de portagem, não há confirmação.
Verdade.
Eu tenho uma dívida de 36 mil euros nas ditas portagens que ainda hoje ninguém me esclareceu como excepto que tenho que pagar e recuso-me porém eles tiveram a gentileza de penhorarem parte do meu saldo.
Curiosamente metade da dívida foi salgada (perdoada) e quem executa digamos as penhoras e recepção do valor é tudo a AT.
Questiono me se as entidades privadas têm de facto direito a usar a AT. Pois para isso já pagamos todos impostos e o fisco jamais deveria meter se sendo que não se trata do estado.
É tudo controverso aliás o meu advogado aconselhou a não pagar enquanto os demais não facultarem provas de que realmente é a minha viatura que tem 100+ passagens não pagas. Seja como for, estou de consciência tranquila.
Porém a consequência é uma – não posso ter bens em meu nome nem sequer receber ordenado.
Este país é uma vergonha. Mais valia pagarmos uma taxa/selo anual e deste valor poderíamos andar nas AE.
Aliás as nossas estradas são uma vergonha onde já arrebentei 3x com os pneus em 2 anos. Ah mas isso já não conta né…
Portugal, incompetência e multas à totó lotto é nisto.
Pagar algo que não sou devedor dispenso. Eles podem continuar a aumentar a dívida que não lhes dou 1 cêntimo.
No caso de terem portagens em atraso para pagamento.
Devem dirigir se ao site pagamentoďeportagens.pt
E aparece o valor em dívida para pagamento com um prazo máximo de 8 dias.
O ideal é não deixar atrasar o pagamento nos ctt, senão só passado 1 mês é que o valor esta para pagamento neste site, ao qual será acrescido as custas administrativos.
Boas viagens!
A minha encomenda de 100€ foi “penhorada” sem sequer ter nenhuma dívida…por essa lógica vou roubar a mota a um carteiro pra “cobrar” a minha dívida ♂️
No seguimento do e-mail anterior.
Após pagamento da portagem SCUT, recebe-se um e-mail 24horas depois do site pagamentosdeportagens.pt, com a confirmação do pagamento, através de uma fatura/recibo da Via Verde.
PAGAMENTODEPORTAGENS.PT
LINHA DE APOIO – 707 500 251 (dias úteis das 8h30 às 20h30)
Quando é que há coragem para acabar com esta palhaçada de pagamento de portagens de concessionárias de autoestradas pelos CTT????
Os CTT falham na apresentação das SCUTS a pagamento, em prazo, em procedimento e com custos administrativos para o utente da via….as concessionárias que coloquem portageiros e estruturas em vez de ser uma “chucha” para CTT, concessionárias e autoridade tributária!
E que tal começar a instalar pórticos tal como nas autoestradas para pagamento directo logo após usufruir do serviço? Ah não, isso iria contra os interesses! Isto era uma boa cause para ir a Tribunal Europeu, mas quem é que vai apresentar a queixa e se chega à frente?
Eu gostava de saber é se, e quanto é que, o ronaldo vai pagar de impostos, destes 500 milhões que vai ganhar…
Se ele não pagar, tambem lhe vão penhorar as encomendas dos ctt?
Porque é que o site de informática, pplware, não faz posts sobre os futebolistas que fogem ao fisco?