DIGI já atualizou a rede móvel! Aumentaram velocidades no 4G e 5G
Em pleno período natalício, a DIGI procedeu à atualização da sua rede móvel. Tal atualização permitiu um aumento das velocidades de comunicação nas redes 4G e 5G.
Foi no dia 24 de dezembro que a DIGI procedeu à atualização da rede móvel, aumentando as velocidades 4G e 5G para os seus clientes. O alargamento do espectro de radiofrequências utilizado pela rede móvel no país, permitiu aos clientes desfrutarem de um serviço móvel com internet ainda mais rápida e estável. Segundo a DIGI, esta melhoria na rede móvel é mais um exemplo do empenho em fornecer serviços de qualidade a preços justos.
De acordo com as informações, foram instaladas antenas Ericsson com suporte para 5G NR 8T8R (n78). Em alguns locais estão instaladas antenas Amphenol WB3X080X12F610 para uma "micro cobertura" nos 1800 MHz, não se tendo verificado ainda se irão utilizar DCS para o 2G.
Testes realizado à rede 4G e 5G
- Localização: Rana, Cascais
- Site: LICX1856
- Smartphone: realme x50 Pro 5G
- Aplicações: Network Signal Guru e CellMapper
Rede 4G
- B3 1800 MHz (15 MHz) + B7 2600 MHz (5 MHz)
- MIMO 4x4 256 QAM/64QAM
- Download Throughput: 263.60 Mbps
- Upload Throughput: 46.89 Mbps
Nota: Os 2600 MHz ainda estão com 5 MHz. A B8 900 MHz não faz ainda Carrier Aggregation com a B3 1800 MHz + B7 2600 MHz. Rede 5G
- B3 1800 MHz (15 MHz) + n41 2600 MHz (20 MHz)
- Download Throughput: 402.3 Mbps
- Upload Throughput: 61 Mbps
Nota: O realme x50 Pro apenas suporta MIMO 2x2 na B3 + MIMO 4x4 na n41.
A Digi Communications entrou no nosso país após ter adquirido oito lotes de frequências entre 800 MHx e 3600MHz por 67 milhões de euros em 2022. A empresa tem já vários colaboradores em Portugal e o objetivo é fornecer os melhores serviços de telecomunicações ao mais baixo preço. De referir que este é um mapa não oficial.
Foto e testes realizados por Ricardo Saraiva
Uma Área de Cliente é que era!
E já agora, responderem ao contacto por formulário e email a pedir para cancelar o serviço móvel a partir de 31 de Dezembro! Fico sem saber se vai ser cancelado ou se me vão cobrar!
Sei que não é a melhor opção, mas tenta pelo facebook que ainda ontem coloquei uma questão e responderam logo.
Pelo que sei só quando começarem a operar “realmente” em Janeiro, para já pelo que dizem é tudo gratuito (testes)eu ainda não recebi nenhuma fatura para pagar.
Pois, mas o contrato diz que se deve pedir o cancelamento do serviço com 30 dias. E foi o que fiz!
Boas! Liguei para eles a questionar o mesmo e foi-me dito que a partir do dia 31/12 o serviço é simplesmente desativado. O ponto da politica de cancelamento no contrato ‘supostamente’ é devido a eles replicarem os contratos para os restantes serviços e não fazerem uma versão apenas para esse serviço de teste.
Confirmo que aumentou.
Testes em 4G:
Down: 96.5
Up 29.6
A título de comparação na meo
Down: 3.73
Up: 2.00
App. Speedtest
Telefone: Xiaomi redmi 11S
Local: Entre Porto e Aveiro
Confirmo 4G agora dentro de casa tenho 160Mbps download e 55Mbps upload, este mês já gastei 170GB no router 4G em casa em testes sempre a bombar com a VPN.
Ricardo José Saraiva
Técnico de Redes | CCNA em progresso
Top Ricardo, CCNA em progresso não entendo isso, CCNA é marcar exame e ir fazê-lo, CCNP é uma semana de estudo e alguma experiencia profissional, CCIE é muita experiencia profissional e 1 mês de estudo.. não percebo isso do “em progresso”
Em muitos locais há limitação de velocidade, atingindo em 5G e 4G apenas 90Mbps download. Não que faça diferença para uma utilização de telemóvel mas deixa de fazer sentido o 5G e G quando dão a mesma velocidade.
Esperemos que haja intervenção no sentido de “desbloquear” velocidade.
Confirmo esse limite de velocidade. Na minha região em vários sítios o limite é de 900mbps quer seja em 4G ou 5G. No dia 24 testei e não senti qualquer alteração nas velocidades.
consigo bem acima disso com 5G da vodafone e em várias zonas do país, não apenas em lisboa como o teste
Nos todos bem sabemos que tudo adoras o “cartel” a comissão deve ser boa.
5G da DIGI no meu Samsung passou a ter agora 820Mbps de download, chega e sobra, embrulha…
Deves ter o cabo ligado à antena, só pode 🙂
Aqui no sul de Gaia, passou de 15/5 MBps para 34/14 MBps, nada de outro mundo…
*queria dizer 90mbps e não 900
lol.. adoras mentir, é o que mais fazes por aqui é isso
Pode não ser mentira. Há um post no reddit, com um resultado do Ookla Speedtest com valores semelhantes.
Vila do Conde, deve estar numa célula sozinho
Consegues verificar se no sítio onde estás a obter essas velocidades, a Digi já está a utilizar a banda n78?
Que comparação lol.
Também eu consigo mas a digi já cá mora.
É só dar tempo que isto vai melhorar e muito
na verdade velocidades só têm tendência para piorar, se não entendes isso percebe-se porque foste para a digi
Não é a mim que chamam de mentiroso, todo o pessoal te chama de mentiroso sobre as mentiras a difamar a DIGI já ninguém liga ao que dizes.
Podes não acreditar em mim mas existe montes de testes de outras pessoas.
https://www.speedtest.net/pt/result/i/6411542035
Embrulha:
https://blog.digi.pt/rede-movel-digi-mais-rapida/
Mentiras? É tudo factual, não tenho culpa que sejam noobs e não percebam nada de tecnologia
Deixa de ser Zeca
5G DIGI hoje já consigo 300Mbps aqui em Penedo, Mondim de Basto a Meo só tinha 15Mbps em bons dias em 4G mas não apanha 5G mas nem sequer temos Vodafone nem NOS só em alguns locais mais altos apanho algum sinal desses 2 operadores.
Lá Ele. Deixa de ser mete nojo pah lol
SERVIÇO MUITO MAU! PEDI A PORTABILIDADE DE UM NÚMERO DA MINHA FILHA, A OPERADORA ANTERIOR (WOO) CANCELOU O SERVIÇO E A DIGI NÃO CONSEGUE QUE O CARTÃO QUE ME ENVIARAM FUNCIONE. UMA SEMANA SEM TELEMÓVEL E SEM PRESPETIVAS DE FUNCIONAR. PS: TELEMÓVEL IpHONE 15 NA ZONA DE BEJA (ALENTEJO).
que desgraça … uma semana sem telemovel
se a filha for Teen-ager podes crer que é!
…e não só, uma semana sem telemóvel é mau para qualquer um! Em que tempo vivem vocês? Estão em que lar idosos?
teen-ager foi forte hahaha
se o cartão novo é para a sua filha, supondo que ela seja menor de idade, só lhe faz bem ficar uma semana sem telemóvel, pode ser que leia um livro pela primeira vez na sua vida ;-P
Tretas. Seja menor ou maior de idade isso não justifica o mau serviço, até porque isso pode acontecer a uma criança ou a um adulto que necessite de telemóvel para trabalhar.
Até porque o equipamento continua a aceder a redes Wi-Fi, mesmo sem cartão.
Sou cliente meo há anos e este ano um dos cartões deixou de funcionar. Não era o cartão, não era o tlm foi “apenas” um “erro de tarifário”. E não consegui arrancar mais nenhuma explicação. 2 semanas para resolverem o assunto e com “cunha” para aumentar a prioridade do pedido. Acontece a todos infelizmente. Já tive algumas coisas “estranhar” com a meo, então na empresa nem se fala. É cada prego… Mas já os tive com a vodafone e a nos também. Todos falham, é só o azar quando nos calha.
No caso de portabilidades, por vezes o problema está na “fonte” que não liberta convenientemente o número.
Na mesma localidade, pedi portabilidade da Nowo para a Digi, correu tudo muito bem, menos de 48 horas o serviço ficou ativo, desde o dia 24, o Samsung A53 já rola no 5G com velocidades muito boas.
No Samsung em 5G já consigo a volta de 800Mbps de download, algo que estava nos 80Mbps, parece que a malta dos iPhones também já conseguem essas velocidades.
https://www.speedtest.net/pt/result/i/6411542035
Foste tu que postaste este teste no Reddit? Consegues confirmar se já estão a utilizar a banda n78?
Mostra é um do teu e do cellmaper não andes só a fazer de um teste de outra pessoa
Força DIGI, revenda com o cartel e seu associados.
Errado no meu caso no principio do mês quando aderi a Digi tinha cerca de 30Mb agora já tenho 140Mb em 4G+ no xiaomi poco x4 dentro de casa.
Pena a Digi só ter chegado em força a Lisboa, esqueceu-se do resto do país. Zona centro é um flop.
Tretas, há zonas em Lisboa que a rede Digi funciona mal.
Estou eternamente agradecido à Digi pela “pedrada no charco” em Portugal, mas na rede móvel precisa urgentemente de aumentar a sua cobertura, sob pena de não ganhar ou mesmo perder clientes! Uma coisa é certa, quando a estrutura da Digi estiver estabilizada, eu serei, de certeza, cliente da Digi como forma de mostrar o meu agradecimento!
Dá para acreditar que ando há quase 2 meses para saber se consigo retirar um dos dois móveis do pack meo sem ter nova fidelização? E qual o preço a pagar?
Se até no mac temos tudo detalhado de um menu e nas telecomunicações nem consigo saber quanto pago por cada serviço.
Para quem não se importa de não ter rede no metro, na maioria dos túneis, em muitas zonas de montanha tudo bem, tem aqui uma boa opção. Na Madeira, para já não há rede nos túneis e tendo em conta a quantidade de túneis que lá existem é uma grande limitação.
Eu não excluo a opção de mudar, mas só depois da rede ter uma maior cobertura.
Na minha cidade a digi já bate a meo, não por pontos, mas por KO. Tanto em velocidade como em cobertura de rede em vários locais onde verifiquei.
Digi
Down: 96.5
Up 29.6
Meo
Down: 3.73
Up: 2.00
App. Speedtest
Telefone: Xiaomi redmi 11S
Local: Entre Porto e Aveiro
Esqueci-me de referir. O meu tlm só tem 4G.
Isso é mesmo numa cidade? Medo
É uma cidade pequena, mas é cidade 😀
Estou no trabalho no centro da cidade e é isto. Em casa é igual ou pior com a meo. Coma digi, top top.
Novo teste:
Digi:
D:96.2
U: 28.0
Meo:
D: 5.14
U: 2.17
Novamente, esqueci-me de referir que é em 4G. O tlm não tem 5G.
Tenho um cartão teste desde início dezembro.
Dados móveis não funciona,não envia nem recebe SMS .
Apoio cliente não atende cliente
Enviei email apoio cliente responderam ao fim de 2 semanas que iam reportar á assistência técnica e passadas mais 2 semanas nem dados nem SMS
Cartão de teste não tem sms. Para teres net tens de configurar conforme eles enviam.
Já falei com o apoio pelo formulário e pelo facebook, rápido e sem problemas. Além disso, não estamos a pagar nada
O pessoal do cartel, não desiste de fazer propaganda, para denegrir, a Digi. Parecem os politicos, que em vez de arrajarem soluções, passam a vida a diz mal, uns dos outros.
*arranjarem, *dizer
Ontem fui informado que quem não anular o serviço de teste de telemovel,automaticamente fica em uso o tarifario de 4€ 50GB.
Parece-me normal que ainda aconteçam algumas dificuldades, deveriam aparecer mais empresas destas para outras áreas de atividade no nosso país para acabar com a exploração a que o povo é sujeito.
Isto aqui parecem os putos a comparar pi(/&(/as, qual delas é a maior. Enfim, a DIGI é assim e assado, mas a MEO é melhor, ah mas a Vodafone tem mais velocidade. Epá a DIGI entrou para o mercado com 4 serviços ao mesmo tempo, telefone fixo, televisão, rede móvel e internet fibra. Nenhum outro operador o conseguiu em tão pouco tempo. A Vodafone (antiga Telecel) veio para o mercado com a rede móvel só anos mais tarde, lançou o serviço ADSL que tantos problemas deu, depois lançou-se com o serviço de fibra que tantas dores de cabeça deu, e o mesmo nas restantes operadoras. A DIGI foi a única a lançar-se no mercado com 4 serviços ao mesmo tempo, temos que ter calma e não querer que tudo seja perfeito, até porque temos que nos lembrar que a DIGI tem tido mais dificuldades de se expandir devido às restantes operadoras que tudo fizeram e têm feito para que a DIGI seja um fracasso. Eu ainda não sou cliente DIGI e nem testei os serviços que eles disponibilizam, mas quem já é cliente, deveria ter a noção que eles só ainda estão no mercado desde outubro apesar de terem começado a instalação das antenas e fibra ótica, muito antes, mas muito há a fazer, muito a melhor e nada é perfeito, muito menos numa fase inicial. As restantes operadoras que já estão no mercado há tanto tempo, continuam a ter problemas técnicos, e também os seus clientes se queixam, mas infelizmente o foco atualmente é falar da DIGI. Contudo só acho um exagero este alarido todo, em volta da DIGI. As pessoas quiseram ir a correr para a DIGI para pagar mais barato, mas têm que ter noção que inicialmente, problemas técnicos, portabilidades, demora nas respostas a tantos pedidos é complicado, quando eles mesmos também estão dependentes dos técnicos que consigam atempadamente responder a todos os problemas.
Vi comentários de Speedtest, faz muita diferença o modem que estão a utilizar.
É normal em iPhones e em androids de topo que teem melhores modems nos seus terminais, terem melhores velocidades a chegar ao utilizador.
Fazerem muita diferença o que é normal, pelo tipo de tecnologia que dispõem.
Não se admirem ver 300 megas de download num e 600 megas ou mais noutro telemóvel, que podem estar mesmo lado a lado.
Um Grande Abraço para Todos, Boas Festas
Força DIGI
Aqui está o meu Speedtest na Póvoa de Varzim em 4G NOS vs Digi na mesma localização.
Digi
https://www.speedtest.net/my-result/a/10599222478
NOS
https://www.speedtest.net/my-result/a/10599221295
DIGI Wins