DIGI começa os testes em Portugal. Internet já está em funcionamento
A DIGI visa fornecer serviços a todos os clientes em Portugal. Isto significa Internet gigabit, televisão digital por fibra de alta qualidade e uma experiência de cliente digna. Pelo menos, são estas as promessas com que se apresenta ao país. Os testes já começaram e mostramos o que está a ser instalado na casa dos "primeiros clientes".
Já testámos o serviço da DIGI
A DIGI é uma empresa de telecomunicações com raízes na Roménia que atua principalmente na Europa, oferecendo serviços de comunicações móveis, Internet e TV. A empresa é conhecida por fornecer serviços de telecomunicações com uma boa relação custo-benefício, muitas vezes com preços competitivos e pacotes atraentes para os seus clientes.
Em termos de presença internacional, a DIGI opera em vários países da Europa, incluindo Espanha, Roménia, Itália, Hungria e Portugal. Em cada um destes países, o oferta comercial é diferente, por forma a adaptar o serviço às necessidades locais.
A DIGI é conhecida pela sua estratégia de preços agressiva, procurando oferecer serviços a preços mais baixos do que muitos dos seus concorrentes. Isso pode incluir pacotes de serviços combinados e ofertas especiais.
Os primeiros clientes em Portugal
Depois de todo um esforço para dar início às operações, a empresa iniciou o recrutamento de utilizadores prontos a testar o seu serviço de Internet. Através da página da empresa, os candidatos podem deixar alguns dados para serem escolhidos.
Candidatura aceite, o utilizador recebe no seu e-mail a informação e os serviços passam a manter contacto por telefone.
Com o dia marcado, foi só esperar que os técnicos da empresa viessem para instalar o serviço.
No que toca aos equipamentos, o router é da Zyxel e o ONT (GPON sigla em inglês de Gigabit-capable Passive Optical Network, ou Rede Ótica Passiva com Capacidade de conexão em Gigabits) é de fabrico chinês - será marca própria da operadora(?).
Conforme podemos ver, o ONT tem saída para cabo de rede (o amarelo) e coaxial (que está protegido com a capa de plástico transparente). Atualmente só está em teste o serviço de Internet por fibra.
Segundo o que foi referido, estes equipamentos não deverão ser os definitivos para a versão comercial. Serão os que estão a ser colocados para os testes iniciais.
O software do router é simples de perceber, e já está traduzido para português.
Em termos de fibra, foi instalado um acesso de 1Gbps e, efetivamente, nos testes, o valor ainda não está como esperado. Contudo, deve-se ainda à afinação e otimização da rede.
Os primeiros testes, logo que o serviço foi instalado, foram via Wi-Fi:
Nos testes feitos no momento (via Wi-Fi), a melhor velocidade de download conseguida foi de 773 Mbps. Já no que toca ao upload, os valores nunca passaram dos 511 Mbps. A latência inicialmente foi significativa, à medida que novos servidores são encontrados, os valores melhoram, conforme as imagens em cima.
Quando ligado ao cabo, os valores melhoram para se aproximar do que é o esperado.
No que toca à latência, os valores também melhoram, e enquadram-se no que é padrão dos operadores em Portugal.
Só uma correção
A latência vai depender diretamente do servidor, rotas físicas e outros fatores que podem ou não depender da DIGI. Ter em atenção que para a MEO e para a Vodafone as latências serão maiores inicialmente, pois a Vodafone com a Cogent segue a Espanha, e a MEO com a Telia segue a Londres (NOS fica inteiramente em Portugal)
Mas testes internacionais? Traceroutes das rotas? Isso era interessante se puderem partilhar!
Sim, iremos fazer alguns testes mais específicos de agora em diante. Para já, “à boca das urnas” foi o possível. Agora, com mais tempo, iremos trazer outros testes.
Força nisso Vitor, obrigado pela resposta!
@Vítor M. bom dia os teste é só de internet ou também tem tv?
Abraço e continuação do bom trabalho aqui no Pplware
Para já só internet. Mais tarde, quando houver de TV, também colocaremos.
meo.pt/speedtest
é servidor nacional 🙂
Porque raio alguém haveria de testar com um speed test que é da MEO?! Não vêem a possibilidade de favorecimento?
GPON separado do router? começam bem
Com ONT dedicada, que mimo!
ONT dedicada talvez será para quando houver serviço tv contratado pelo cliente…
Pelo menos as imagens da instalação que mostraram a ONT é separado do router em si.
Por isso que comentei
Vou ficar á espera.
Ainda não vi cá pela minha zona
+1! ONT separado é impecável!
Lembrem-se que são equipamentos de teste que foram fornecidos à Pplware, muito provavelmente quando sair o produto comercial sair um router com ONT incorporado.
Quem em dera. Mandava o router deles à couves, e ligava o meu router diretamente escusando de ter duplo NAT
+1 E assim mesmo!!! Assim podemos colocar o router que nos queremos!
Claro , e ainda à pessoal a achar que é má solução ter ont e router separados! Para quem não quizer ter o melhor de um sistema e o basico chega aceito que queiram solução conjunta , mas quem queira ir um pouco além ,o creativo está no Router não no ONT. Nesse as soluções no mercado são só para “profissionais”. As “brincadeiras” são no Router.
no inicio a vodafone tambem foi assim
Testes feitos por wifi. Facepalm
Sim, basicamente aqueles que todas as pessoas vão tirar mais proveito. Com tempo, haveremos de ter outros testes, aí já com outros dados. Mas tem de haver tempo jovem. 🙂
Não podem é esperar 1Gbps garantido com WiFi. Alem do Servidor usado para o speedtest, depende do dispositivo movel utilizado, do ambiente RF, da distancia entre o AP e o dispositivo, etc etc
Sem mais detalhes sobre todas as variaveis envolvidas até me parecem valores bastante bons.
Teste por cabo é que ainda não está lá.. se o que vendem for 1Gbps garantido ainda terão alguns ajustes a fazer.
No Post dá uma ideia do que está atualmente disponível. Pelo que mostram, não está nada mal.
Acho que estás errado, eu consigo sempre 1Gbps em WiFi na Vodafone
Deves querer dizer que em determinadas circunstâncias, tens 1gbps.
O mesmo aqui. Desde que contratei 1Gb da Vodafone, tenho sempre resultados superiores ao contratado até. O meu portátil nem sabe o que é um cabo de rede 🙂
@rjSampaio, quero mesmo dizer superior a 1Gbps, anda sempre perto dos 1100 de down e 210 de up. basta estar na mesma divisão do router ou no quarto ao lado e é limpinho…
Ricardo, o grosso modo dos utilizadores usa WiFi é natural que os testes tenham sido feitos assim
Podem fazer testes por wifi, mas depois não faz sentido dizer que o serviço tem uma latência alta ou que não atinge as velocidades contratadas.
Vê o que está no artigo, está lá tudo o que é necessário saber a esta altura.
tenho 1 gbps via wifi, sendo que tenho 1 gbps contratado na vodafone. estou perto do router, mas noutro quarto
Bem… eu tenho Meo 1Gbs/400, possuindo dois equipamentos gigabyte (o router é gigabyte, mesmo não sendo da Meo). Um equipamento gigabyte consegue velocidades iguais ou superiores a esta velocidade? Penso que não.. ou seja tenho mais de 400mb de upload mas no download sempre velocidade inferior a 1Gbs. Quando estava com 500/100 os valores eram sempre superiores… uma questão: smartvs com placa de rede para além de fast ethernet existem? Aqui em casa está tudo ligado por rj45 à excepção, naturalmente, do smartphone.
Já agora, alguém confirma o modo de bridge na Digi?
A ligação física por cabo limite a net a ~980mbps, mas or wifi consegues mais.
So quando os routers começarem a ter portas multigigabit é que consegues mais.
Eu com a Vodafone o máximo que tenho é 1018mbps
Bom dia!
Como conseguiu, no MEO, o 1Gbit/400?
Eu contactei-os e só me disseram que tinha 1GBit/200!
Eu apenas queria manter os 500/100… ficava mais caro do que os 1Gbs/400… enfim. Acho que tudo depende de quem nos atende… o que fiz foi renegociar o meu contrato por mais dois anos.
Ainda fiquei a pagar menos cerca de € 0.50 do que anteriormente… pago € 36,49.
Mas porque está preocupado com “apenas” 200mb de upload? Com os 100mb que tinha podia, facilmente, fazer streaming em 4K… Tenho acesso a canais em 4K e posso efetuar o streaming ou seja, pude testar.
Calma filho. Os equipamentos ainda não são os finais, tal como referido.
Venham eles.
Bem mandei o pedido para ser tester.
Em Setembro vai a NOS com o raio que os parta.
Nem imaginam a quantidade de vezes que me ligam… pura e simplesmente não atendo.
Se a Digi estiver a funcionar já, vou para eles, caso não, vou para WOO….
Mas WOO também é da NOS
Tem diferenças, a WOO apenas trabalha com FTTH. A NOS trabalha com HFC e FTTH. Se só tiver HFC NOS, não vai ter WOO
S Pimenta, pago pela NOS cerca de 94 euros mensais.
Pela WOO , se eles tiverem serviço na minha zona, passarei a pagar 55 euros para o que preciso.
É da NOS e ao mesmo tempo não é…
Exato, a WOO pertence mas tem ideologias diferentes.
WOO = NOS, correto?
https://www.woo.pt/content/dam/woo/pdf/PoliticaPrivacidade_ClienteOut20.pdf
´Comigo tem acontecido o mesmo não de ligar é irritante,,
É possível usar modo bridge? Para conectar outro router pessoal, sendo que o router da Digi funcionaria só como modem para passar sinal de internet.
Neste momento só a NOS permite.
a meo tambem permite
Informação falsa, não espalhe mentiras por favor, a Meo também permite, convem informar-se para não criar duvida aos utilizadores do forum.
A Meo também permite bridge, e já agora, a utilização de 4 boxes.
Equipamentos tudo uma chinesice barata.
Façam testes exaustivos pplware!
É o que estamos a fazer.
Deviam fazer era em modo cliente mistério ! 🙂
E é isso mesmo.
Quando vem a rede móvel
Ainda vai demorar mais um pouco, mas as equipas andam fomegantes no terreno. É tudo questão de tempo.
Vou ficar á espera ..
Cá pela minha zona ainda não está nenhum instalado
E a ONT ligada a outro router?
era capaz de jurar que o NDA indica quem nem podem mencionar que fazem parte do teste.
Tem possicao especial no teste?
Quem assinou o NDA? Não faço ideia o que diz no NDA nem sei da existência de tal.
Pelo que anda a correr pelos testers conhecidos, indica-se que não se pode divulgar informações técnicas do serviço, preços, etc etc.
Tenham cuidado com isso.
O que está no artigo, como podem ver, é tudo o que foi testado no momento da instalação. Além disso, a nós nada foi requerido em termos de “confidencialidade”. E, convenhamos, este é o tipo de publicação que as pessoas querem ver, e a marcas desejam ter. Apenas as coisas tal e qual como são.
o contracto que tenho acesso têm essa menção.
Pode ser que não seja o mesmo…
Diz-me o que diz esse contrato que tiveste acesso. Para perceber o que diz. Nós não temos nada disso.
PS: é só para não dizeres uma coisa num fórum e outra coisa aqui. Fica-te mal 🙂 parece coisa de miúdo.
Já que sabes isso, então podes vêr lá a alínea exata.
Nada a ver com a realidade, estás apenas a viajar.
Sure buddy
Entre outras coisas,
“2.2 O Utilizador compromete-se a não divulgar, reproduzir ou utilizar qualquer informação confidencial para fins pessoais
ou comerciais, bem como a não fazer referência pública à sua participação no teste.”
Exatamente. E, em nada disso, nós, enquanto site de informação, fomos contra esse compromisso. Já te disso, tu falas de mais e acertas pouco. E ainda te chamam à atenção por estares a ser “papista” do fórum.
comparar termos de serviço com NDA é de génio
É um facto. Tanto querem dizer que depois não dizem nada que se aproveite. Não sei que tanta comichão lhes faz o artigo dos testes que foram feitos com a DIGI. Mas tenho desconfianças 😉
OK, não lhe chamem NDA,
mas o “Agreement” tem uma cláusula de “Non disclosure” ou não?
É uma pergunta simples…
Nós não temos nada disso. E sobre este assunto, estamos conversados.
Está no acordo assinado com a DIGI:
«2. Confidencialidade:
…
2.2 O Utilizador compromete-se a não divulgar, reproduzir ou utilizar qualquer informação confidencial para fins pessoais ou comerciais, bem como a não fazer referência pública à sua participação no teste.»
Tal e qual. Não temos nada disso. No teu diz isso.
Quem está a participar no teste não teve de enviar esse documento assinado, no momento da inscrição?
Há informação que é totalmente irrelevante para o efeito. Que é que isso importa para o artigo? NADA. Portanto, o que tem de facto interesse, está no artigo 😉
Mas há NDA?
O contrato diz claramente que não teste não pode ser divulgado.
Não divulgues tu e não aborreças os outros
Se diz no teu bom proveito. Em nada diz que as pessoas não possam partilhar informações triviais como as que estao no artigo e como outras pessoas estão a partilhar com amigos, conhecidos e até nas redes sociais. Irritantes.. irra.
Mesmo assim a operadora LIGA T tem melhores resultados e bons tarifários procurem.
E a LIGA T tem serviço a nível nacional? Não. Obrigado.
Tu como podes andar comparar isso, uma operadora regional com uma nacional ainda por cima sem oferta publica, vocês gostam mesmo de pôr o carro à frente dos bois
Venham para cá para o Porto!! Precisamos de vocês por cá
O Zyxel é porreiro, instalo da NOS em clientes empresariais e tenho boa impressão dele.
Não é o que os clientes que o compraram na Amazon estão a reportar… Supostamente, após 4h de utilização do WiFi, perdem ligação, mesmo não estando o equipamento quente…
https://www.amazon.de/-/en/EX3301-T0-wireless-Gigabit-Ethernet-Dual-band/dp/B0B1N5T3SM
Qual é versão do router? Quantos clientes comentaram?
É o ZyXEL EX3301-T0… Um breve pesquisa pela net, aparecem várias queixas sobre esse router…
https://community.zyxel.com/en/discussion/16703/wifi-connection-issues-zyxel-ex3301-t0
https://community.zyxel.com/en/discussion/13903/brand-new-zyxel-ex3301-t0-just-hangs-after-4-5h-any-ideas
Entre Julho de 2022 e Agosto de 2024 algum firmware pode ter corrigido o problema que alguns clientes desconhecidos reportaram.
A empresa poderá ter apostado em outros produtos mais procurados, nos mercados como AP e Switches.
O primeiro firmware não é eterno como nos casamentos entre outros. https://www.zyxel.com/uk/en-gb/support/download?model=ex3301-t0
Eu sou adulto, não brinco com Playstation e não teria capacidade para ser piloto da fibra ótica da DIGI, no 5º país onde há maior densidade populacional.
Os ONT, Routers e extensores Portugueses e as marcas; TP Link, Xiaomi, Huwaei e Tenda da China chega para, as nossas necessidades.
Bom dia
Venha a DIGI com força!!
Isso já é muito melhor do que tinha em Benfica com a operadora de 3 letras na estrada de Benfica.
Tanto a MEO como a NOS têm três letras…
E têm as duas sede nessa zona? Olhe que não..
Boa noite Senhores.
Pois acho excelente que haja mais uma opção no mercado pois é preciso fazer frente a essas operadoras pois acho que estão mal abituados.
Bem vinda.
Antonio Oliveira
Digi tem IPv6?
O IPv4 é CGNAT?
Tenho LIGAT em casa muito bom estão a expandir para varias zonas e mesmo sendo regional como falas da 10 a zero a muitas
A espansão da Liga T é feita mediante o número de pessoas interessadas numa determinada zona, por exemplo na cidade A existem 20 mil pessoas se dessas mais de 40% pedirem eles lançam nessa cidade senão nem se dignam a mexer. Dito por alguém de lá quando pedi informação.
Ontem vieram cá colocar o modem e afins, mas até à data…sem sinal…ainda estão a resolver os problemas na central (resido na zona de Loures)…
Vou esperar evolução nos proximos dias…
Tentei sacar mais informações, mas sem grande sucesso…segundo o que os técnicos disseram, é que os testes vão até ao final do ano…
Bom…os clientes precisam de mais alternativas visto que as principais operadoras juntaram se para monopolizar os clientes .Alguém que se preocupe com o dinheiro dos ciientes….
Uma pergunta é possível mudar o router da operadora da fibra por outro ? Neste caso se comprar um também para ligar fibra e tirar o da meo ?
Não é tão simples, precisas de acessos que apenas tem no lado da operadora.
Venham outras alternativas que são bem vindas
Mas depois de enraizados no país os preços vão ser iguais aos três dominates porque se estamos a espera de uma baixa de preços,podemos esperar sentados ,como foi com a Nowo e mais anos atras a Tvtel que foi absorvida pela NOS
“Fomegantes” é com fome?
Cumprimentos.
Depois de ler 2 artigos referente ao Router Fiber Gateway GR241AG
pplware.sapo.pt/tutoriais/router-fiber-gateway-meo-5-coisas-pode/
pplware.sapo.pt/informacao/port-forwarding-no-router-fiber-gateway-da-meo/
e mais um e outra publicação e uma sobre o FGW 6 do MEO, gostei do vosso novo trabalho referente a DIGI. Também gostei da larga maioria dos comentários, gente que sabe o que diz, muito à frente.
Achei a DIGI inteligente em oferecer ONT separado. Durante 8 anos tive ONT separado com switch e router próprio.
O Router escolhido para testes piloto foi económico.
Uma parte significativa dos consumidores que procuram o serviço da DIGI tem routers próprios.
Na abertura oficial poderão oferecer router WI FI 7.
Portugal é um país mal ordenado com gente dispersa e pobre.
Cerca de um milhão de clientes já beneficiam de Tarifa Social, uma parte com Atestado Médico de Incapacidade Multiuso.
MEO, (UZO) NOS (WOO) VDF (amigo) Liga T, ONI poderão despedir alguns funcionários com entrada da nova Operadora.
Ainda existem as Redes DSTelecom, Fibroglobal, Serviços MVNO e haverá a nova fibra para zonas brancas dentro de alguns anos ainda router 5G com cartão SIM poderá começar a ser mais utilizado em zonas sem rede em fibra otica.
Será que ANACOM num país de “cunhas” pensou, na DIGI comprar a NOWO?
A NOS fez grande investimento. na Rede Móvel e foi eleita em 2023 como a melhor rede móvel, na Europa.
Tenho observado que ao longo dos anos as 3 maiores operadoras tem melhorado aos poucos a internet fixa.
Hoje pago o mesmo que pagavam em 2015 e tenho melhores serviços.
Onde poderá não haver viabilidade económica desejo, o melhor para os funcionários da DIGI.
João Cadete de Matos poderá não ter o paraíso à sua espera.
Bom dia para todas as pessoas de bem.
Obrigado
José
Não sei se o ONT será sempre em separado… eu ainda o tenho em separado (Meo), usufruindo do firmware específico para um RT-N18U…
Quanto às velocidades… mas quanta “gente” terá equipamentos capazes de usufruir da totalidade da oferta gigabyte? Tudo aqui em casa (à exceção do smartphone) está ligado por cabo de rede… apenas possuo dois equipamentos com placa gigabyte… smartvs, que eu saiba, possuem fast ethernet (chega e sobra para conteúdos 4K)…. sim as operadoras melhoram a oferta de internet fixa… são melhoras que apenas servem de justificação para os preços elevados, pois nada acrescentam à maioria dos consumidores.
“Melhores serviços”…. bem eles não são responsáveis pelos conteúdos disponibilizados pela tv….
@Paulo Rodriges
Parabéns pelo Asus, N18U, uma pequena grande máquina, na altura era o melhor que havia qualidade/preço e continua a ser bom. com CPU 800Mhz, 256 RAM, 128 flash, MIMO 3×3 em 2.4GHz.
Para velocidades 1000/400Mbps poderá ser necessário adicionar algum arrefecimento para não haver quedas na performance.
Depois de vários anos os aparelhos também começam a perder performances.
Da próxima vez a sua família poderá lhe oferecer made in China: Tipo EE60|Tenda | BE1900 Wi-Fi 7 com 8×8 MMO para utilizar com a operadora que achar melhor para as vossas necessidades.
Alguns clientes optaram pela velocidade giga por causa do Upload ou de perdas com extensores não ligados por cabo que perdem 50% da velocidade.
O senhor sabe, mas alguns miúdos e Juniors poderão não saber que Portas 1000Mbps como em 10, 100, 10 000 Mbps tem limitações.
Routers com tecnologia Wi-FI6 com ONT incorporado podem oferecer velocidades superiores em Wi-Fi.
Não sabemos o que a DIGI vai oferecer num mercado diferente de Espanha, Itália e Romênia.
Gostei dos teste apresentados no Forum com aquele router e não podemos esperar por muito mais.
Na minha zona existe MEO e NOS Fibra, anteriormente em outras formas existiu pelo menos SAPO, Telepac, ONI, Clix.
https://img.clasf.pt/2020/09/01/Sapo-ADSL-8mb-20200901065114.4800960015.jpg
Boa noite/Noapte bună
Eu podia ter um router mais recente… mas não teria na porta 4 deste o 2º IP da Meo… é que na porta 4 está ligado o router da Meo, que tem outra função por aqui…
Por acaso aqui onde moro, na pacatez do campo e com poucas casas, existe oferta Fibra para os três operadores. A Vodafone nunca será escolha por não possuir o modo bridge… continuo sem saber se a Digi o permite…
Não sabemos se a DIGI oferece ou não bridge, na Hungria.
O MEO já deveria autorizar os seus clientes utilizar os seus próprios ONT. Ainda não oferecem por motivos de segurança e não sabemos por quanto mais tempo por causa de diretivas da UE.
Acredito que Paulo Rodrigues, uma fonte de conhecimentos “escondido” poderia já ter comprado um router como por exemplo RT-86U PRO, mas para quê/why? pré-reforma de NT-N18U que ainda não desiludiu!
P R, satisfeito com operadora actual, sem dificuldades (50 cêntimos por dia?) pode participar com a DIGI em requerer uma baixada de Internet com 300 Mbps?
Boa noite.
ps
2025 é melhor altura de fazer upgrade de Router e Nokias antigos.
“O MEO já deveria autorizar os seus clientes utilizar os seus próprios ONT. Ainda não oferecem por motivos de segurança e não sabemos por quanto mais tempo por causa de diretivas da UE.” > desconhecia isto… se podemos ter o ONT próprio então ainda melhor… eu vou “rezando” para que este não entregue a alma ao criador, pois já tem uns anos em cima, duvidando que em caso de avaria o substituam colocando, se a situação ocorrer, o que agora é utilizado (ONT e router o mesmo dispositivo).
Paulo Rodrigues
Continua feliz e não se preocupe!.
Quem roeu os ossos merece o melhor.
Esqueça a Lianor pela verdura.
Julgo que, no vosso paraíso já ninguém vai a fonte com pote, na cabeça.
Estive a pensar, na DIGI uma operadora para as Cidades e que em Espanha e Itália também existem pobres.
Neste forum alguém mencionou Surfshak, ainda tenho VPN de outra empresa durante mais de 2 anos.
A própria ciência é poder.
Alguem percebe porque a app da ANACOM a NET.mede não funciona com a DIGI ?
Desconheço porque não funciona.
Com VPN fora de Portugal NET.mede não funciona.
” Não foi possível estabelecer ligação com os servidores de teste”
Nao estou a utilizar VPN . E sendo app da ANACOM parece me estranho.!
Os IPs da DIGI ainda estão geolocalizados para a Roménia. Vai ser normal durante alguns tempos.
Iniciei hoje os testes com a DIGI. A pplware não quer ter aqui um forum , ou algo parecido , onde quem está a fazer testes pode colocar o que encontrou de errado e quem percebe mais disto fazer comentários do que pode estar na origem do problema e como resolver ?
Podemos usar aqui os comentários. Cada comentário abre um tópico novo. Se der, vamos puxando o tema para cima.
Posso começar ? Devo criar um topico novo ?
Como quiseres. Depois até elaboramos um artigo com essa info.
Bom , como o Vitor M. deve estar a jantar vou fazer o post e ele depois corrige. Vou em primeiro fazer post do que está a falhar ( na minha opinião ) depois observações gerais .
– Tenho uma box IPTV com serviço de TV e outros e verifiquei que todos os canais não FHD estão OK, MAS os canais FHD não funcionam . a DIGI estará a limitar a banda por canal ?
– Observações gerais : tanto a as velocidades medidas em WIFI como em cabo são semelhantes ao meu operador ” institucional” , não há diferenças apreciáveis, o que é muito bom para esta fase de testes. O meu problema é que alguns dos meus switchs , e um dos PC´s , são de ports de 100MBS e alguns testes são inconclusivos . Com o PC e o switch de Gigabit os testes são muito similares entre a DIGI e o operador atual.
Para conclusão , á parte o problema da não capacidade para processar canais IPTV de FHD ( que é MUITO Importante ) o resto parece-me razoável .
Se quiseres fazer um artigo para dar continuidade ao que lancei, até de valor. Mas fica à tua consideração.
Aqui parece me bem. Se tu concordares? Seria interessante é puxar os novos topicos com problemas/questões/observações sobre o serviço ((detetadas e comprovadas) para o inicio do tópico.
Isso pode ser bem as rotas manhosas para o provider, sem alguns dados é dificil de testar.
E caso seja outro provider, não é a DIGI a processar os “canais”, mas sim, a largura de banda em algum ponto de passagem de tráfego. Só a analisar com rotas e alguns detalhes técnicos é que se chega lá
Mas se fosse as rotas do provider isso nao afetava a DiGI e outros ? A Digi nao consegue “escolher” rotas desde o provider até ao ponto receptor mais perto do servidir da Digi , pois não? Ou estou errado?
Consegue escolher, mas não vai analisar as rotas para todas as coisas. Pode usar capacidade de trânsito.
POIS ,o que eu temia mas demorei a acreditar comprovou-se !!! A DIGI está a bloquear sinal IPTV em HD . Como descrevi anteriormente não conseguia receber os Canais FHD no serviço IPTV. Bem aconselhado implementei a Surfshak , só para testes , e a verdade veio ao de cima !!! Os canais FHD já “passam” . A DIGI está a “bloquear” canais” FHD no IPTV. Nem a VDF faz isso ! Mau inicio para quem quer ser competitivo no mercado da internet !
E vou repetir o mesmo: chama-se rotas. Se ligares uma VPN, a rota muda. Se puderes partilhar a rota que usam na DIGI para ligarem ao teu provider, tira-se logo a teima.
Mesma coisa que eu ter de garantir que temos velocidade gigabit para a Austrália: não se garante.
Mais um problema encontrado , a velocidade de Download ; Upload medida com a PS5 é (+-) : 850Mbps ;50 Mbps .
O download muito bom MAS o Upload muito fraco . Num PC com porta Gigabit o Download e Upload é da ordem dos 900Mbps.
Se num PC com porta Gigabit funciona bem e na PS5 (que também tem porta Gigabit) não, não vejo onde isso possa ser um problema do operador… ou o teste com a PS5 é feito via wifi? Já tinha mencionado mais acima que o Router da ZyXEL tem esse problema, que ao fim de um tempo as velocidades wifi descem consideravelmente…
A PS5 está ligada por cabo ,mas tambem deve ter o WIFI ligado. Vou desligar o WIFI e repetir o teste .
Desliguei WIFI e só fiz teste com cabo , resultados iguais . 860Mbps ;47 Mbps.
Algo está a bloquear o Upload . Já vi escrito em sites da PS situações semelhantes (Com outros operadores ) provocadas pelos routers. Vamos esperar por feedbacks.
Já comprei alguns switches e gostava de saber o que acontece depois de reiniciar o router e depois ligar a PS numa tomada diferente da do router e switch.
Havia xbox ainda existe? acontece o mesmo?
Cumprimentos.
Mais 1 pequeno problema . KODI só funciona se tiver VPN activa!
Pois, IPTV pirata é normal. Nem nos já existentes.
Nos dias de hoje, usar KODI para streaming ilegal (IPTV/P2P) sem uma VPN em condições (nada de gratuitas), é um grande risco…
Quando alguem é escolhido para testar, terá de pagar alguma coisa ou desisitir da minha operadora atual?
Nao , tudo em paralelo.
Como funciona a internet DIGI a ver o Benfica no canal do Inacio IPTV?
Boa tarde…
Estou ancioso que comecem a operar pois a minha fidelização termina em princípio de outubro e não quero renovar com a MEO porque vossos preços são muito acessíveis e eu com uma reforma tão pequena quase que não consigo pagar… agradeço muito que comecem a operar o mais rápido possível… obrigado
Será possível então termos equipamentos nossos em vez de depender dos da operadora? Pelo menos falo do router em si e não no ONT
Precisamos mesmo de uma operadora que faça frente estas três porque além de terem os preços mais caros da Europa ainda têm as chamadas pagas de alguma anomalia que surja com o nosso equipamento ou falha de serviço ao reportar estamos horas à espera e o cliente a pagar uma conta altíssima a juntar ao serviço maior roubo como este não há a ANACOM deveria regulamentar este serviço de reportar as avarias ser chamada grátis como nos outros países da união europeia
Toda a gente critica o facto de a ont nao ser incorporada… mas esquecem-se que essa solucao é a melhor numa instalação domestica onde o router nao convem ficar fechado no ited e a ont pode la ficar para fazer ligação RF sem passagem de cabos, relembrando k as portas ethernet sao gigabite onde nós perdemos mesmo é na latencia mas é algo tão insignificante que prefiro mesmo eles separados para ter a casa arrumada
Eu por mim ainda estaríamos na ONT+Router, AIOs não dão a mesma liberdade que ONTs.
Boas,
Hoje é dia 5 de Outubro de 2024.
Cada vez mais próximo do lançamento dos primeiros serviços DIGI, planeado para até Novembro.
Já observei vários testes de velocidades em vários sitos na Internet e gostei.
Ainda não vi nenhum resultados de BUFFERBLOAT, feito por cabo, em principio os resultados serão iguais de Norte a Sul do país.
Talvez Grade B ou A próximo do servidor.
https://www.waveform.com/tools/bufferbloat
Poderá demorar algum tempo para a Operadora Afinar os seus equipamentos.