Digi: ainda não há acordos para roaming nacional
A entrada em operação da romena Digi deve estar para breve. As previsões apontam para este segundo semestre. De acordo com informações recentes, a Digi não tem acordos de roaming nacional com as empresas a operar em Portugal.
Digi tem apostado na instalação de infraestrutura própria
A notícia está a ser avançada pelo canal ECO que refere que ainda não há acordos de roaming nacional. À semelhança do roaming internacional, o roaming nacional ocorre quando um equipamento se liga automaticamente à rede de outro operador nacional. Por exemplo, ao deslocar-se para uma zona onde não haja cobertura do seu operador móvel, poderá dispor da cobertura de outro operador de rede móvel, no território nacional.
De relembrar que o Leilão 5G definiu como obrigação dos operadores com rede móvel já estabelecida em Portugal, negociarem planos de roaming nacional com os novos "entrantes", ou seja, com novos operadores.
Segundo a Anacom, revela o jornal, "ao que sabemos, a opção da Digi em Portugal tem sido a instalação de infraestrutura própria".
De acordo com informações da Digi, os acordo de roaming nacional em Portugal são caros e não compensam. De referir que a partilha de infraestruturas já acontece em Portugal. Por exemplo, em 2020, a Nos e a Vodafone assinaram um acordo para “partilha de ativos móveis de abrangência nacional”.
A Digi Communications entrou no nosso país após ter adquirido oito lotes de frequências entre 800 MHx e 3600MHz por 67 milhões de euros em 2022. A empresa tem já vários colaboradores em Portugal e o objetivo é fornecer os melhores serviços de telecomunicações ao mais baixo preço. É esta a numeração para oferta do serviço telefónico.
Pudera.. estão lá os de sempre no puleiro e não querem arriscar que entre um novo player no mercado e lhes complique as contas..
O jogo das cadeiras não é só no Governo.
Se calhar nos outros países onde a Digi existe a concorrência ofereceu a rede e o roaming…
Será que a estreia vai acontecer em 2024, ou 2025?
A ECO não deve ter mais nada para escrever, ou alguém está a tentar manchar o nome DIGI. O assunto sem roaming nacional ficou encerrado este inverno, como os custos seriam altos, a Digi decidiu adiar o serviço movel, que era para ser lançado até a primavera com roaming nscional, como esse roaming nacional não foi conseguido, o serviço movel foi adiado até o final do ano para dar tempo para a Digi ter a rede movel própria suficientemente pronta para uma cobertura nacional
+1
A eco tem o mesmo dono que está a dificultar a venda de canais.
Quando a Digi vier e se estiver disponível na minha zona, desde que seja após Setembro, mudo de imediato.
Mesmo que a NOS me faça o mesmo valor, mudo.
Estou farto destes chulos e devemos ajudar quem vem para mexer com isto.
Porque se a Digi não tiver sucesso, vão embora e volta tudo ao mesmo.
usa o 5G da nos para nao perderes as referencias.
Também espero mesmo poder mudar para a digi e largar a nos!
Hoje ligaram-me da nos. Começaram por me agradecer de ser cliente nos desde há algum tempo e que por essa razão, iam-me melhorar as condições do meu pacote.
Disseram-me que me iam dar mais GB nos vários cartões que tenho contratados e mais minutos e coisas assim.
Eu só dizia: “Ah muito bem se vocês querem dar, eu agradeço claro”. E ela nunca me contrariou.
E ela lá continuava a dizer que ia dar mais isto e aquilo.
E depois repente no fim, larga: pronto você só vai passar a pagar mais 9€ por mês.
Bem passei-me! Eu disse-lhe que não queria pagar mais nada! Que ela é que me ligou a dizer claramente que me ia “oferecer” mais serviço para melhorar o meu pacote, que foram as palavras dela.
Ela só disse boa tarde e desligou! xD
Parece que já ninguém se lembra o que aconteceu à oniway…
Sem acordo de Roaming a DIGI vai ter muitos problemas, mas para ter o tal “acordo” se calhar não vai poder fazer uma guerra de preços aos tubarões e “FICA TUDO NA MESMA”
já não vai ser necessário roaming nacional.
Joao Sousa, a rede da Digi vai ser própria…
Daí estar a levar mais tempo do que o planeado inicialmente.
A rede da DIGI assenta sobre infraestrutura de outros operadores, na rede core.
Isso não é verdade. Trabalha para a ECO ou Media Capital?
Nas ilhas até agora zero investimento, mas assim quem vai de férias deixa o telemóvel em casa e diverte-se …
Está mal informado, já andam a instalar antenas Digi nas ilhas. Isso implica investimento.
Em Portugal a corrupção é à descarada.
Aqui na minha rua já passaram a fibbra há mais de um mês. Ainda hoje estava aqui uma carrinha com matrícula da Roménia aqui parada e estavam a verificar umas ligações.
Se isto for como o 5G em Portugal lá para 2030 teremos o serviço (apesar de estar pronto a funcionar)
Não é algo que me surpreenda, neste país os cartéis estão bem uns cons os outros, mas vamos ver se não lhes vai sair o tiro pela culatra, muita gente está há espera e podem ter a certeza que para muitos só interessa serviço, movel e internet fibra, o resto não…
Agora entendi porque a Vodafone está uma miséria… também não tem roaming nacional!
O país é muito corrupto vai desde a fuga ao fisco comodismo cunhas …gostamos ou não esta Chico espertice ainda vão matar a génese portuguesa…
Já está a matar Ricardo.
Eu acho que a génese Tuga é essa mesmo, já de há uns séculos valentes para cá…
Entretanto, enquanto não chega, com as prometidas condições, estamos obrigados a fazer fidelização por mais dois anos com as que cá estão!!
Imagine-se que cada comercializador de eletricidade passava o seu cabo elétrico para a morada de cada cliente, ou que cada companhia aérea tinha o seu aeroporto exclusivo….é essa a lógica que temos nas telecomunicações!! O operador não pode ser a mesma entidade que controla a infraestrutura. Até se poderia admitir um grupo de empresas incluir um operador e um “distribuidor”, mas a infraestrutura tinha de ser gerida de forma optimizada (sem excedentes redundantes) e em mercado livre.