DECO pirateou 17 aparelhos comprados na Amazon e AliExpress
O título deste artigo parece estranho, mas não é! A DECO PROTeste tem um ciberlaboratório e colocou à prova a segurança de 17 aparelhos comprados na Amazon e AliExpress. Em poucas semanas foram encontradas 60 falhas de segurança, algumas de elevado risco.
DECO PROTeste: Saiba quais os equipamentos...
O ciberlaboratório da DECO PROTeste pirateou 17 aparelhos ligados à net, via rede wi-fi, que são de uso comum em casa. Uma câmara de videovigilância da Wansview comprada na Amazon revelou nada menos do que 12 falhas. A organização de consumidores ficou ainda preocupada com o que detetou na app de um smartwatch da Kavsumi – réplica do Apple Watch Ultra –, que comprou na AliExpress sob a referência IWO Ultra 3.
O smartphone Samsung Galaxy Note 9, por exemplo, permite que uma app maliciosa crie uma página de login falsa (por exemplo, de acesso ao Facebook), levando o utilizador a entregar as credenciais. Igual problema foi detetado no Veidoo V88, tablet para criança, comprado na Amazon.
A HP OfficeJet 200 permite, a alguém que aceda à rede, bloquear ordens de impressão, problema bastante comum, que tem sido detetado noutras impressoras.
Segundo é referido, é inacreditável que muitos fabricantes ainda aceitarem passwords como "123456". A lista é longa e variada:
- a coluna inteligente Amazon Echo Dot (2nd Gen)
- os routers Asus RT-AC85P e Mercusys MR70X
- o termóstato Avatto Tuya Wi-Fi Smart Thermostat
- a fechadura de garagem Flysocks Smart Garage Door Opener
- o smartwatch Kavsumi Iwo Ultra 3
- a tomada Meross MSS210
- o videoporteiro Rehentronix Smart Video Doorbell
- aspirador-robô Zaco A9s Pro.
Uma nota final para a coluna inteligente da Amazon, que recorre ao assistente de voz Alexa. Bastam alguns segundos para um intruso ligar-se à coluna via bluetooth, se estiver no seu raio de alcance. Pode, depois, dar comandos de voz à vontade.
Este artigo tem mais de um ano
Negócios da china….
E os produtos que eles oferecem? Smartwatches, tablets e afins, chinesasas autenticas e inseguras. Falam dos outros mas depois andam a oferecer se calhar coisas bem piores
Claro, ninguém dá nada. E escrevi “china” em minúsculas de propósito, não no sentido depreciativo em relação ao país ou ao povo, mas sim às artimanhas que as marcas chinesas usam e abusam no sentido de captar clientes, sem qualquer sentido de responsabilidade ou honestidade. Mas, bem vistas as coisas, devem ser instruídos nesse sentido por alguma entidade supra, se é que me faço entender.
A maioria das pessoas não altera as passwords originais que vem nos equipamentos.
Por exemplo, um vendedor desconhecia por completo o perigo de usar os equipamentos com as passwords que vem por defeito. Só depois de eu lhe explicar é que compreendeu o perigo, de por exemplo, ter uma camara de video vigilancia com as passwords que vem por defeito. Ou um alarme para casa, ou uma fechadura para a porta da rua. Os criminosos, até esfregam as mãos de contentamento e alegria. Assim, já não precisam de arrombar portas ou janelas. Basta fazer o que o proprietario faz … e bingo, saí o totoloto, pois assim já tem o dia ganho. Nota de rodapé: os mesmo se passa com os carros com alarme.
É incrível ver uma notícia destas, a própria DECO PROTeste tem campanhas onde oferece aos seus assinantes smartphones obsoletos e desatualizados…
O que é que o “Samsung Galaxy Note 9” tem a ver com Amazon ou Aliexpress? Se comprar na loja da Samsung já não tem defeito?
Se calhar não é “martelado”. Pelo menos tanto.
A ser verdade, e acredito que sim, que bela gargalhada merece o teste da Deco!
já agora tambem deviam testar a robustez e fiabilidade dos novos motores de 3 cilindros que agora se vendem em todas as marcas o cliente além de pagar bem é enganado pensa que leva um carro novo e leva uma fonte de problemas enganam deliberadamente.
Depende da marca. O 999cc tricilindrico da Renault, é fiável.
Esquece amigo os 1.0 TCE tem sido um verdadeiro fiasco. Muitos problemas e o melhor a própria Renault não tem peças. Brincadeira
Tenho um 0,9TCe já com 115000km bifuel (de fábrica) com 4 anos, e até agora zero problemas. Daqui para a frente, não sei.
Testar modelos que são obsoletos é normal estar inseguro, de resto a culpa não é dos fabricantes, a nível de password cabe ao utilizador colocar a sua password.
Nenhum equipamento é seguro com configurações de fábrica.
Até o mais recente ios já tem buracos de segurança e sevuranca
AliSCAMexpress. Quem é que ainda compra artigos nesse site…