Cuidado, o Bing está a oferecer o download do Chrome com vírus
Dada a sua elevada adesão, o Chrome é uma das primeiras aplicações que são instaladas sempre que uma nova máquina é instalada. Para isso, a maioria recorre ao primeiro motor de pesquisa que encontra para chegar ao link de descarga.
O Bing, o motor de pesquisa da Microsoft, está agora a ser usado para espalhar uma versão do Chrome infetada com vírus, enganando os utilizadores que procuram uma versão oficial.
Este grave de problema de segurança tem estado a ser relatado por muitos utilizadores nos últimos dias. Ao pesquisar por "chrome download" no Bing, na área de publicidade, é apresentado um anúncio em tudo igual ao que a Google usa para promover o seu browser.
O problema é que este anúncio encaminha os utilizadores para um site que é em tudo igual ao do Chrome, com a exceção do seu endereço. O destino é googleonline2018.com, muito diferente do real e que no Chrome é barrado e marcado como um site é fraudulento.
Brand new Win10 laptop. Attempt to install Chrome. Almost get owned with my very first action. Why is this still happening in 2018, @bing? Please explain. pic.twitter.com/uYJhu7xa9H
— Gabriel Landau (@GabrielLandau) October 25, 2018
A publicidade apresentada engana os utilizadores pois é em tudo similar ao que a Google criou para si. até o próprio link de destino apresentado é o da Google, algo que dá algum conforto aos utilizadores, que pensam estar a ser encaminhados para um site real.
Isto mostra que a Microsoft está a aceitar esta publicidade de forma direta, sem realizar qualquer validação ou filtragem do que poderá ser apresentado ou não. Não é apenas os links de destino mas também os elementos desta.
Segundo foi também apresentado, esta não é uma situação nova. Já há alguns meses, esta publicidade esteve a ser apresentada no Bing e a enganar os utilizadores para descarregar uma versão maliciosa do Chrome, infetada com vírus e malware.
Este é mais um exemplo que serve para mostrar que é necessário ter o máximo de cuidado com o que é descarregado da Internet e que devem ser verificados os sites a que os utilizadores acedem. A Microsoft deverá também ter algumas medidas extra para validar a legitimidade destes anúncios.
Este artigo tem mais de um ano
O motor de Busca da Microsoft (concorrente da Google) a “oferecer ” o motor de busca rival , só mesmo os mais distraídos ( são tantos mas tantos que formam uma maioria silenciosa ) conseguem cair nesta
O problema aqui não é o Bing por si, mas sim a publicidade que deixam passar e apresentam. Essa é que engana o utilizador que procura o Chrome.
Quem usa adblock está salvo, não vejo nenhum publicidade. E tenho uma lista só pra bloquear as publicidades de buscadores.
Quem usa adblock? não viste o video? instalação limpa do windows, o primeiro passo é instalar o chrome, obviamente não vais ter adblock.
Continuo com o Firefox; não abro mão. Vou direto ao site, baixo, instalo e fico feliz para sempre.
Outra coisa que faço: tenho um pendrive com alguns programinhas essenciais, que mantenho relativamente atualizado.
Esta notícia não tem nada a ver com o uso de chrome ou firefox, tem a ver com o Bing que não tem filtragem segura. Tanto poderia acontecer a fazer dowload do chrome, como o do firefox ou opera etc…
tb uso uma pen com alguns programas essenciais, evitar os dramas de ligar à internet pela primeira vez sem anti virus e ser logo comido. bom método
Entendo. Escrever na tela do smartphone é chato e eu quis enxugar meu texto e acabei dando a impressão que não ligo para o Chrome. Pelo contrário. Agora, em mecanismos de busca, nunca usei o Bing, de livre e espontânea vontade, tanto que o removo como motor de busca. ?Uso o DuckDuck Go e nunca tive problemas, além de resultados mais amplos do que o Google, embora o DDG use o Google, também, mas ele tem um motor de classificação de resultados que trabalha de forma diferente.
nunca uso bing, mal abro o EDGE passo logo para o motor do google e instalo apartir dai o chrome e fechou o EDGE para sempre…
Ainda bem que existem muitas alternativas e formas de “navegar”…eu nem preciso de mudar o motor de busca! Não uso NADA da google…”feitios”!!
Isso é o que acontece pela “preguiça” de muita gente em dar dois ou três cliques a mais para baixar qualquer programa ou app. Com todos os problemas de segurança que todos os dias são relatados uma das primeiras preocupações de qualquer “internauta” deveria ser apenas fazer downloads de qualquer programa da página oficial do programador/desenvolvedor do programa que pretendem. Links falsos é que mais existe na net…o loja da própria Google é um exemplo perfeito disso mesmo!
Micro$oft… Ainda há quem use?
“Apenas” mais de 90% de quem usa um SO para TRABALHAR…e não só!!
Mas é verdade, mesmo. A Microsoft, repara alguma coisa, mas logo lança, mais com mais defeitos, nunca se viu nada assim, em vez de repararem tudo, e depois sim seguir para novos eventos, nada disso. Este Windows 10 poderia ser realmente um ótimo SO, em vez disso, é apenas dores de cabeça, e mais dores de cabeça. Melhor mesmo, seria finalizar por agora este Win 10, deixar passar um bom tempo, e depois seguir para novos voos. É tudo muito à pressa, e muito mal. Tivesse Linux. tudo à disposição “utilitários, etc”tal como tem a Microsoft. e não hesitava um momento, em transitar. Longe vão os tempos da inegável qualidade dos SO da Microsoft.
Há algo que não faz sentido na tua argumentação. O 10 é um sistema como qualquer outro, estando em permanente evolução. É tudo à pressa ? Mas os outros não lançam também tudo à pressa, como dizes ? E não há erros. Nenhum está isento de erros ou problemas, nenhum. E essa de ” longe vão os tempos”…é para rir, não ?
É um sistema tão bom que apagou os arquivos de muita gente. rsrsrs
sim… bom para estragar tudo…
É certo que foi uma desgraça o bug do Windows 10.
Mas há que ter cuidados com os dados, o que não vejo quase ninguém a fazer. Existe sempre risco de perder algo.
Eu já fiz essa transição e não me arrependo nada. Cá ou uso Linux ou macOS. Hoje em dia (gamers, guardem o vosso hate, não jogo – faço algo mais util: trabalho) tudo o que se faz no Windows dá para fazer no Linux ou macOS. Ah! E não me venham com a coisa, o Linux não tem Office. Sim, da Microsoft não, mas tem LibreOffice para quem quer preparar apresentações ou trabalhar em “excel”. Quanto a ficheiros Word, uso LaTeX, pode não ser tão intuitivo ao inicio, mas garanto que dá 20 a 0 ao Word assim que saiba trabalhar com ele.
Toda a gente com dois dedos de testa usa
Pessoas com dois dedos testa preferiam usar sistemas UNIX/Linux em vez do lixo da Microsoft 😉
está correcto. chrome é vírus mesmo
O bing não tem nada a haver com o assunto, no google abundam situações idênticas.
bing ja foi seguro? a ms ja respondeu ou continua como sempre a vender ads infames…. eu pensava que ja ninguem usava essa merd@ ….. edge? lol
“Bing” nunca mal abro o Adge troco logo pelo Google
E sentes-te melhor preferindo um em detrimento de outro, sabendo de antemão que são os dois a face da mesma moeda? Eu se fosse a ti não ficava tão satisfeito.
Em android… o Edeg só é o mais rápido… e sim taras adblock.
Em resumo… Nem para baixar o Chrome o Edge presta. 🙂
bastava ir ao site da google e pesquisar pelo chrome…
Prefiro o google, bing nunca tem aquilo que procuro
A Microsoft tem um problema semelhante ao que se evidencia nos comentários do post. Muita gente a escrever matérias que não acrescentam, apenas diminuem, o que é mau.
Que interessa que o utilizador A ou o B gostem e entendem que são experts em SO’s por utilizar Linux ou RiCoNi? O caso concreto é este e se bem avaliarem, os problemas são sempre directamente proporcionais à penetração do SO. Há que, portanto, quem já sabe muito ensinar, os que sabem assim assim aprender e ensinar, os que não sabem procurarem aprender.
Não passar da fase masturbatória e vir brincar com a pilinha, é menor. Como, na maior parte dos casos, a pilinha.
Cresçam.
Obrigado pelo alerta PPLWARE!