Quantcast
PplWare Mobile

Crimes informáticos em Portugal? Muita atenção ao MB WAY

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. Spoky says:

    Se tivéssemos que pagar uma taxa para mudar X ou Y dados talvez estás coisas não aconteceriam tanto como agora.

    E sim estou a falar do destinatário.. No qual ficaria a cargo dessa taxa.

    Sendo só possivel fazer a alteração via Balcão, Linha de apoio ou online (mas não nos telemóveis) gratuitamente

    Existe sempre maneiras de impedir e dificultar que estes roubos aconteçam, são números demasiado altos. A consciência das pessoas também têm de aprimorar…

    O verdadeiro culpado é as pessoas, não verificam, não pensam, não lêem.

    Mas também não se vai sacudir a água do capote para as pessoas, o MBWay poderia utilizar diferentes táticas para impedir isso, como bloqueio temporário de número de telemóvel etc etc.. (por exemplo atingiu o número máximo de X Bla Bla, por favor ligue para o suporte ou abra um ticket ou dirigisse a um balcão)

    É só um exemplo e sim sei que Balcão MBWay nada tem haver. É apenas um exemplo que pode ser reformulado como bem entenderem.

    Há muitas formas, vai acabar com os roubos e fraude? Não não vai.

    Pode atenuar ou diminuir grande parte deles? Sim pode.

    Ninguém mexe os cordelinhos..

  2. Euéquesei says:

    Eu juro que já pensei nisto e não consigo encontrar explicação.
    Como é que alguém vai ao multibanco, insere o cartão mb e respectivo código, logo dá acesso à conta, e segue instruções de desconhecidos?
    Pá, não percebo. Pronto.
    Ainda por cima maioria são lelos, que pelo sotaque topam se a léguas…

  3. Luis Henrique Silva says:

    À umas semanas atrás houve um chico esperto que me tenteou burlar, queria que lhe desse dinheiro através da opção levanta dinheiro…….estes gajos abusam mesmo da ignorância e simplicidade de muitas pessoas que desconhecem o MB Way

  4. SANDOKAN 1513 says:

    “Recomendações da GNR relativamente ao MB WAY
    Não aceite fazer pagamentos através da aplicação;” Eu assim o faço.

    • Atento says:

      A proposta da GNR é redutora. O MBWay funciona muito bem para pagamentos digitais e a tendência para a eletronização dos pagamentos é uma realidade.
      A prevenção da fraude faz-se pela formação e pelo combate ao analfabetismo digital (sim porque a percentagem de popoulação analfabeta no contexto digital é preocupante).
      Um conselho mais sábio, seria, se não sabe utilizar, aprenda antes de o fazer (apesar de ser difícil incutir isso no espírito tuga).

    • Tiago Oliveira says:

      Quando tiveres 5 min explica-me lá o porque dessa opinião?
      Não querendo ofender ninguém, só mostro que não sabes como funciona o MBWay.
      É como a tua aplicação do Banco para o telemóvel, não vais dar acesso a desconhecidos para entrar na tua conta…

  5. Tiago Ferreira says:

    Eu transferido dinheiro através da app MB WAY inserindo o número de telemóvel da pessoa e o montante que eu defini, não vejo como é possível haver forma de fazer fraude com esta operação. A única coisa que a pessoa sabe de mim é o meu número de telemóvel mais nada envolve esta operação. Agora fico confuso é como há pessoa que vão ao multibanco inserir o número de telemóvel de outras pessoas para ativar o MB WAY.

  6. Narciso Miranda says:

    Portugal tem sempre a mania de quando há um problema, ou é proibir ou encontrar culpados.
    Porquê não vão pela via da explicacao?
    Já repararam que quem é enganado, é pq nao sabe/percebe como funciona? Explicam só que dá para receber dinheiro, mas o resto não explicam

  7. Sardinha Enlatada says:

    Em Portugal isto e completamente psssivel ser-se enganado. Foi como referiu ai um comentador, e mais um problema de analfabetismo que outra coisa. A forma como as pessoas sao enganadas e de cair o queixo e dizer “e possivel a pessoa ser enganada desta forma” ? Para os mais incultos sim.

  8. Behemot says:

    Um link a explicar os tipos de fraude…… Muito mais útil do que criticar aqueles que caem numa burla…..
    https://help.olx.pt/hc/pt/articles/360006716518-Como-evitar-fraudes-com-o-MB-Way

    • Luis Henrique Silva says:

      concordo

      Ainda digo mais, acho que aconselhar nem se quer utilizar mb way para pagamento é dizer erradamente, acho que deviam era propagar mais informação de como funciona, por exemplo mandando cartas por correio para as pessoas com folheto a explicar tudinho…

  9. Joaquim says:

    Eu já faço compras no OLX, já há bom tempo, e sempre que possível tento pagamento por MBWay. Não só é mais prático para mim, como o vendedor. E facilita o processo.

    O que é preciso é !informar! as pessoas, de como proceder aquando querer pagar. NÃO é seguir instruções á toa, do vendedor.
    A própria pessoa, deve fazer a sua pesquisa, e fazer adesão no multibanco, com o SEU número!
    O vendedor informa o número dele, e apenas pela Aplicação envia-mos o dinheiro! Não é ir ao Multibanco e fazer a adesão com o número do vendedor!!!

    Acho que foi por isto tanto acontecer, que puseram o gerar codigos de levantamento a pedir GPS, e retiraram a opção de ler QR no multibanco, para funcionar como se tivessemos o cartão! <- era bem útil

  10. Euéquesei says:

    Podem dizer o que quiserem, mas quem vai ao MB e mete o número de telefone do outro na aplicação, nunca deveria estar a usar a app.
    Não faz a menor ideia de como funciona, logo, não deveria mexer.

    E, sinceramente, não é difícil entender o modo de funcionamento da aplicação.

  11. Nocode says:

    Tenho que discordar deste tipo de títulos. Isto são burlas ou hacking social e não burlas MBWAY.

    Se eu andar com a minha carteira aberta e qualquer pessoa tirar uma foto do meu cartão de crédito pode usar os dados no Amazon que já nem pede o CVV. Chamaríamos a isso burla nos cartões de crédito? Burlas do Amazon?

    Se eu ligar para o Zé Manel e pedir-lhe para ele me dar os dados do home banking e o pin de confirmação que receber no telemóvel é burla ou ignorância?

    O MBWAY é um método de pagamento seguro,mais seguro que pagamento por cartão e tao ou mais seguro que a transferência (Dado que tem limites impostos) se as pessoas não sabem usar e são ludibriadas é porque não se informam e são os que ignoram ler as FAQ e fazer next next next. Regra geral…se não se compreende algo tem 2 hipóteses: aprender ou não usar.

  12. Nuno Fernandes says:

    Confirmo há dias meti um anuncio no OLX nem 5 minutos depois recebi uma chamada dum suposto interessado. Perguntou-me logo se tinha MBway. Quando disse que não desligou a chamada o patife! muito cuidado

  13. jorge says:

    A tugolandia esta cheia de chicos espertos, chamam a uma caixa eletronica, de multibanco, dizem levantar, quando é sacar, levantar é em um balcao, e multibanco é o sistema que esta introduzido nas caixas ATM ou caixas eletronicas, e nem é preciso introduzir o cartao no ATM, vocês devem de saber melhor que eu, a lingua da tugolandia esta deformada por causa dos chicos espertos, a verdadeira lingua da tugolandia é a que se fala a norte do rio douro, por isso essa gente sao tugas de 1ª.

  14. Pagador de impostos says:

    Não era suposto que todas as alterações, que esta terra de pigmeus fez, por ordens de Bruxelas, nos iriam dar a Felicidade, a Segurança? Claro que só pode haver enganos e abusos. Entregam cartões a gente que, podia fazer a vida com uma caderneta da Caixa. Agora são os bancos os primeiros a fomentar a ladroagem, mas isso, já eles fazem desde a privatização. Danem-se!!!!

  15. PeterOak says:

    Só cai quem não percebe como o MBway funciona. É OBRIGAÇÃO da pessoa que utiliza um serviço saber como o mesmo funciona. Não se deve atribuir as nossas responsabilidades aos bancos e/ou autoridades, depois do dinheiro roubado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.