Como evitar que a sua conta bancária seja bloqueada
Segundo informações, há bancos que estão a bloquear as contas bancárias de clientes. O Banco de Portugal já recebeu centenas de reclamações. Saiba como evitar contas bloqueadas.
Conta bancária: Atualização de dados em 30 dias
Com o objetivo de combater o branqueamento de capitais e o financiamento do terrorismo, uma lei criada em 2017 ( Lei 83/2017) estabelece que a atualização periódica de dados dos clientes bancários deve acontecer, no máximo, a cada cinco anos. As instituições bancárias têm assim de garantir que os dados dos seus clientes são atualizados com regularidade.
Existem algumas instituições financeiras que têm vindo a contactar os seus clientes e a solicitar a atualização dos respetivos dados. Se estiver nesta situação, o que deverá fazer é deslocar-se ao seu banco e proceder à atualização dos dados necessários. Normalmente a solicitação para atualização de dados é feita por via digital, mas atenção, verifique sempre se está perante uma mensagem do banco ou algum esquema de phishing.
Segundo a Deco, dos clientes particulares, os bancos devem recolher elementos identificativos, como:
- fotografia;
- nome completo;
- assinatura;
- data de nascimento;
- nacionalidade;
- documento de identificação (tipo, número, data de validade e entidade emitente);
- número de identificação fiscal;
- profissão e entidade patronal;
- endereço completo da residência permanente;
- naturalidade;
- outras nacionalidades não constantes do documento de identificação.
Os comprovativos apresentados da informação a atualizar podem ser cópias simples. Os bancos estão também sujeitos ao dever de conservação da informação prestada. Alguns bancos dão apenas 30 dias aos seus clientes para atualizarem os dados. Depois deste prazo, indicam que vão restringir os acessos do consumidor à conta
Com a Chave Móvel Digital, o assunto é resolvido em segundos.
O problema é que não aceitam com a chave móvel digital. Nem com o ID.GOV….
Como é que não aceitam??? Ainda recentemente fiz a actualização via chave digital na CGD, BPI e Santander, o processo foi bastante simples e feito em menos de 1 minuto, não estou a ver onde está a dificuldade???
REALMENTE É SIMPLES, MAS NÃO FUNCIONOU NO MEU CASO! Não deve teimar no que não sabe!
Não Funciona, porque o problema está entre a cadeira e o monitor, mas ai não posso fazer nada, infelizmente…
O problema de não funcionar deve-se a estar com medo de estar a fornecer acesso há sua conta bancária por não perceber como se processa as coisas, depois os outros é que são os maus.
Tem de perceber como as coisas funcionam primeiro, e não entrar em desaforos…
O problema é sempre o mesmo não se ralam em saber como as coisas funcionam até serem obrigados a usá-las…
Professor… falaste do BPI… explica-me só uma coisa…
Entras com a CMD na app e actualizas os dados ou é preciso algo mais?
Explica lá aí o processo sff…
Não será mais simples realizar a operação no pc no browser que é como eu faço, ao invés de usar a app no telefone que nem sempre a app funciona correctamente.
Na cgd não aceita! Tive de ir lá e eles disseram que estavam a tentar resolver. O professor faltou às aulas…
CGD, ActivoBank, Best, Bankinter e Novobanco funciona com chave móvel digital…
Todos renovados nos últimos meses.
Mais um a pedir coleira. (risos……..!)
Por acaso fiz isso à dias, pensava quen nem daria pra issl, muito bom, foi logo atualizado a morada com esse sistema.
Pena as apps, pelo menos no meu caso, não me deixa completar os dados, chega sempre a um ponto da info da profissão e bloqueia… lá vou eu perder uma manhã no banco. Curiosamente com a chave digital tb tenho os dados incompletos.
Tem que saber a profissão a cada 5 anos!
Isso não é invasão de privacidade, excesso de burocracia ou abuso ao bloquearem contas.
Depois os media criticam coisas como a Worldcoin por recolher a íris apenas uma vez na vida e ainda pagar por isso.
Bancos estão a cavar a própria sepultura, futuro é miudos com menos de 16 anos já terem uma APP/Carteira de bitcoin, acham que quando fizerem 16 vão a correr abrir uma conta bancária ou vão simplesmente continuar usar pagamentos cripto?
As leis existem tem de ser cumpridas, não tem nada haver com invasão de privacidade, isto sempre foi assim, o problema é que a malta é preguiçosa para fazer actualizações, logo, as entidades acabam por ter de tomar medidas para forçar a malta a atualizar os dados.
quanto ao resto worldcoins e carteiras de bitcoin, não tem nada haver com esta situação…
Nunca tive esse problema, mas se um dia vir a conta bolqueada seja qual for o motivo, começo a guardar o dinheiro em casa.
Claro que vai, assim que tiver esse azar faz como os outros vai lá e resolve o problema e siga…
Alguns bancos não se contentam com a chave móvel e ainda exigem um recibo de vencimento, mesmo que a conta receba o vencimento por transferência bancaria mensalmente.
O primeiro que me fizer isso, será a ultima vez que o fará.
Sim, dado que isto é transversal a todos, quero saber como vais fazer…
Nunca nenhum banco meu viu nenhum dos meus recibos de vencimento… Cai lá o ordenado e é o que basta desde que seja com o código certo.
Já tive conta em mais de 10 bancos e o crédito habitação passou por 6…
Não os bancos querem é prova de quem é a empresa que lhe está a pagar o ordenado e a função que exerce, não tem nada haver com chave móvel…
Também mas o que me foi explicado o objetivo é o combate ao branqueamento de capitais ! Até me deu vontade de rir a forma infantil como querem iludibriar as pessoas particularmente as menos esclarecidas !
Meus queridos bitcoin’s.
+1
No meu caso querem que uma familiar minha vá ao banco assinar uma ficha. Só que ela tem 98 anos e está em estado de demência há 2 anos. Sou o único herdeiro e tenho uma procuração que refere aplicar-se á movimentação de contas bancárias … e não aceitam. Resultado: conta para encerrar e problema resolvido. Bancos muitos – o dinheiro é que é pouco.
Infelizmente há muita situação como refere não são fáceis de resolver nem mesmo pela via judicial .