Chrome OS irá ter acesso remoto a outros SO’s
Apesar de na teoria o conceito por detrás do Chrome OS ser bastante promissor, a verdade é que na prática traz alguns desafios para a Google e para quem está habituado a um sistema operativo vulgar. O paradigma de utilização de aplicações Web pode servir os hábitos mais básicos de tarefas realizadas pelo utilizador, mas e para todas as outras tarefas mais avançadas?
Para resolver esta limitação (se assim a pudermos designar) a Google está a trabalhar numa tecnologia com nome de código “Chromoting”.
Mas o que é e para que serve?
O Chromoting será um processo a correr algures no Chrome OS, que permite aceder a aplicações noutros sistemas operativos como Windows, Linux ou Mac. Mas deixemos o engenheiro de software Gary Kačmarčík, explicar melhor este novo paradigma através do email que enviou para uma mailing list:
"Com esta funcionalidade o Chrome OS não será apenas uma magnífica plataforma para correr aplicações Web modernas, como lhe poderá permitir aceder a aplicações legadas de PC, dentro do próprio browser"
No mail Kačmarčík, refere ainda que esta funcionalidade será em tudo semelhante à tecnologia de Remote Desktop utilizada pela Microsoft na sua família de sistemas operativos Windows.
Os curiosos da plataforma, decidiram analisar o código do projecto Chromium OS, que é a incubadora do novo sistema operativo cloud da Google e descobriram alusões a várias entradas com a designação “chromoting plug-in”. Se formos a ver, não se trata de algo de novo, o serviço LogMeIn que já apresentámos anteriormente e já faz isso.
O mais provável é que a Google inclua esta funcionalidade como um pequeno plugin para o Chrome OS, disponível em separado e facilmente instalável e do lado do computador com um sistema operativo convencional, o utilizador seja capaz de instalar uma aplicação para estabelecer esta comunicação. De qualquer forma neste aspecto do plugin, apenas podemos especular já que não foram expostos mais detalhes.
Parece-nos uma funcionalidade em que a Google pisca o olho ao mercado empresarial. Estamos a imaginar o típico homem de negócios com uma necessidade de mobilidade elevada, levando com ele a simplicidade de um sistema web onde pode ver os seus emails, gerir os seus contactos tudo num leve netbook e todas as funcionalidades mais complexas, estarão sempre à distância de um simples “remote desktop”. The Register
Este artigo tem mais de um ano
detesto ser esse gajo, mas pronto lol
é “cromoting”, ou “chromoting”? suponho que a segunda…
outra coisa:
“O Cromoting será um processo a corre algures no Chrome OS”. Será um processo que corre, ou a correr, nao?
e podiam ter traduzido “Legacy Applications” para algo melhor que aplicações legadas, não?
mas pronto, são só reparos, não é que eu seja um expert em português, nem nada, foram só alguns reparos que me dei conta.
agora em relação ao artigo, acho que se nao o fizessem, seria dar um pouco um tiro no pé, mas eu pergunto-me, onde é que estariam instalados esses sistemas operativos? na nuvem? se for assim, acho que dispenso.
Caro, obrigado pelo reparo, o Chromoting está de facto corrigido. Quando ao legado deixado por várias décadas de produção de aplicações, já não concordo, acho que está a transmitir o que de facto eles querem dizer por […will provide remote access to “legacy PC applications”]. Uma herança do tempo que a nuvem não fazia sentido 😉
De facto tenho a mesma opinião que tu, acho que estão a tentar encontrar um caminho que dê ao Chrome OS um sentido de “vida”. Não acredito que se barrarem a multi-coabitação entre as várias plataformas líderes do mercado que o consigam encaixar nalgum segmento.
Depois outro aspecto que acho “ainda” uma utopia, é a “usabilidade” de um sistema tipo Logmein, o tal Chromoting. Se actualmente com o tipo de redes que temos, o sistema tem uma latência desesperadora, imagino no futuro a usar um misto entre wireless, cloud data e local storage… é esperar e ver. 🙂
Chrome OS é Linux podemos dizer mais uma distribuição linux, Chrome Os tem a colaboração da Canonical “ubuntu” no seu desenvolvimento
E um link onde sacar esse tal chrome os?
http://www.chromium.org/chromium-os/building-chromium-os diverte-te e avisa se conseguires 😉
Muito oportuno! – Investiguei todos os links a partir do que passaste aqui, não achei o link para fazer o Download. Podeis dar uma confirmada? – Grato!
está tudo ai explicado. tens que fazer download da source e compilá-la em linux 64 Bytes
buscar a source: http://bit.ly/cp8D40
compilar: http://bit.ly/a7i7uf
Obrigado pelo retorno!
Vou agilizar!
LOL isso promete!
Estou ansioso por poder usar este sistema operativo, muito se fala dele…
Não estejas, pois ainda terá um longo caminho a calcorrear até o podermos , de facto, chamar de sistema operativo.
O chrome os é só mais uma distro de linux.
Mas como é normal em linux o o.s. tem permissões de escrita e leitura em vários filesystem´s.
Boas pessoal… este OS é capaz de rolar jogos de windows direitinho???
CADA VEZ MAIS GOOGLE!!! =D
Atenção às exageradas expectativas 😀 nada substitui o Windows quando (dentro de muitas) a ideia é “rolar jogos de windows direitinho”.
Poder ter uma ideia: liga a tua máquina com Windows e com o Logmein instalado e registado no serviço. Abre o Prince of Persia The Forgotten Sands. Agora vai até casa de um amigo com uma boa ligação à net e tem acesso à tua máquina a partir desse computador. Tenta jogar o Prince of Persia e diz-me se achas que vale a pena sofrer 😀
LOL, eu nem chess titans consigo jogar…
Que brutalidade 🙂
Boas pessoal,
preciso de uma ajudinha a resolver um problema relacionado com o google chrome.
Ao abrir o browser, google chrome, aparece-me um erro do windows :S
Windows – Erro de aplicação
A aplicação falhou a inicialização correcta (0xc0000022)!!!!
alguém sabe como resolver isto??
Obrigado
ACosta
google :D?
http://tinyurl.com/2frzgd9
como podes ver logo no primeiro link:
“1. Right click on the Chrome icon and select properties and add “–no-sandbox” to the end of Target
(“C:\Documents and Settings\…\Application Data\Google\Chrome\Application\chrome.exe” –no-sandbox)”
cumps