Chegou o Firefox 49! E até consegue ler este artigo…
O Firefox da Mozilla é inquestionavelmente um dos melhores browsers da actualidade. Apesar de não ser o mais usado em todo o mundo, este browser tem ganho funcionalidades muito interessantes e melhorado significativamente o consumo de memória.
Recentemente a Mozilla lançou o Firefox 49. Vamos conhecer as novidades.
Depois de termos apresentado as novidades do Opera 40, eis que chegou agora o Firefox 49. Apesar de não ser o browser mais popular nos dias de hoje e de até ter perdido quota de mercado nos últimos anos, o Firefox continua à procura das glórias de anos passados e nesse sentido tem implementado um conjunto de novas funcionalidades.
Novidades do Firefox 49
- Melhorias no Login Manager
- Melhorias no modo de leitura - Esta é uma novidade bastante interessante que permite que o browser "narre" o texto.
- Melhorias significativas no desempenho aquando da reprodução de vídeos
- Melhorias em sistemas Mac
- Outras novidades aqui
Para quem procura um browser ainda mais leve, a nossa sugestão vai para o Light. Este browser tem como base o Firefox, mas é muito mais rápido uma vez que não inclui um conjunto de funcionalidades consideradas “não essenciais” e que tornam as máquinas lentas.
Este artigo tem mais de um ano
“E até consegue ler este artigo…”
É alguma private joke ou algo implícito que desconheço ?
Pensei o mesmo…
“O Firefox da Mozilla é inquestionavelmente um dos melhores browsers da actualidade. ” e ter esse título = jornalismo da pia
pode ser uma “chalassa”
Não concordo com o facto de ser jornalismo da pia, tendo em conta de quem ler bem o artigo e visualizar a imagem, percebe de que o browser tem novidades a nível da leitura do texto, nos separadores .
Há que ter um pouco mais de calma, quando se trata de criticar ….mesmo que se construtivamente 🙂
Abraço
Deixa Sérgio, são sempre os mesmos críticos que andam por aqui. Mas se lhes perguntares o que têm para mostrar vais dar conta do vazio 😀 É caso para dizer…nem com um “desenho” 😀
Realmente a abordagem deles não foi a mais correcta, contudo, a partir do momento que dissimuladamente chamas de “burros” aos vossos leitores/clientes com o “nem com um desenho” (sim, eu sei que te estavas a referir à imagem no artigo), lamento mas na minha opinião perdeste a razão toda.
Já agora, com a vossa app não consigo abrir as imagens, tenho de ir pelo browser. O mal entendido pode ter sido resultante disso, ou até do facto de quem olhar de repente para a mesma, poder não reparar na barra lateral que diz “narrar”.
Basicamente tratou-se de uma situação desnecessária de ambas as partes.
Obrigado
@Pedro Pinto uma sugestão: geraste curiosidade com o título mas não revelaste o “segredo” no texto, explicando o que foi dito no título com uma referência direta ao mesmo. para a próxima, pensa em fazê-lo já que muitas vezes não é assim tão óbvio par quem lê mais rápido ou não tem grandes conhecimentos na matéria. eu não percebi à primeira
Okapa MLopes, fica registado. Abraço
Se abrires o reader, tem um conversor de texto para voz, daí conseguir ler o artigo.
Se fores para o modo de leitura num determinado site, tens uma opção para narrar o texto dessa página, ainda precisa de ser melhorado.
Afinal percebeste 🙂 Não vos entendo 😀
“Se abrires o reader, tem um conversor de texto para voz, daí conseguir ler o artigo.”… Quando não se sabe… o melhor é estar calado
@john Antes de falares, devias ler o artigo!
Ok, no prob. Então é algo implícito que desconhecia e, sinceramente, quem não usa o browser ou todas as features do browser também não deve conhecer. Parece-te bem esta assumpção Pedro ?
Li o artigo umas 4 ou 5 vezes e, pelos vistos, não fui o único a não perceber. Talvez ajudava ser mais explícito no futuro ou então, antes de escreveres, apostar em implícitos que a maioria que lê entenda.
É como qualquer anedota. Quando a tens que explicar é porque não tem muita piada.
John, como os nossos visitantes também são participativos, mesmo que algo não fique tão bem explicado, nos comentários os que entenderam ajudam a passar a mensagem com mais pormenores.
Isso ou então faz-se como o Pedro Pinto e manda-se “ler o artigo”. Se calhar é também uma forma implícita – e muito, muito inteligente – de explicar as coisas. Mas a maior pérola é o “antes de falares”. Quer dizer, se os comentários servem para tirar dúvidas, como dizes Vítor, como é que eu as tiro sem “falar” ?
Insisto nesta questão porque raramente tenho admins de forums, ou zona de comentários, a tentar “ajudar” desta forma tão estranha. Se a simpatia e a paciência não são o forte do Pedro Pinto, então arranjem alguém que o seja. Não faz qualquer sentido ele “entrar a pés juntos” numa situação onde se quer exactamente o contrário. É que se fores ler o que escrevi, acho que não merece uma resposta daquelas. Ainda por cima, eu RTFM sempre …
Nada como um comentário destes para começarmos o dia com mais energia 🙂 Devias fazer o mesmo john! Desculpa lá se te ofendi, não era de todo a minha intenção…parece-me que interpretastes as coisas ao teu jeito.
“E até consegue ler este artigo…” li o artigo duas vezes para tentar perceber isto. Até que instalei o novo firefox para nada …. a página está igual. Técnicas de Marketing ?
Está meio implícito e meio explícito, depois dá-se importância à inteligência do visitante. Isto porque o nosso visitante (a grande maioria) é inteligente e atento 😉
What? Estás a chamar o leitor de burro porque nao consegues exercer a tua profissão como deve ser e muito menos admitir os erros cometidos? Uma grande parte dos leitores estão a queixar-se do mesmo (e com razão!). Mas continua assim, pode ser que em pouco tempo o PPlware passe a ser uma memória, mas acredito mais que sejas despedido antes disso.
É burrice afirmar o que afirmaste. Não disse que são burros, isso são palavras tuas 😉
Se não percebeste o que eu disse, isso ainda é outro problema 😉
Mas pode ser só que estejas distraído, até porque como é sabido, os leitores do pplware, onde te incluis, são inteligentes, aliás, bastava ler o que escrevi. Porque, para bom entendedor, meia palavra basta 😉
Quer dizer, então nem é uma coisa nem é outra. Não é boi nem é vaca e quem não conseguir perceber é chamado de burro. Foi isso que falaram entre vocês ? Deram umas palmadinhas nas costas um dos outros e disseram “quem não percebe, é burro. Nós não fizemos nada mal” ? Clap, clap, clap …
Pelo meio, e segundo os vossos padrões de inteligência, parece haver muita gente “burra” por aqui. Se a evidência não é suficiente, então existe algum problema e, certamente, não é do leitor. Enfim …
Burros não. Só o facto de estar aqui é, só por si, um sinal de inteligência. Depois, como tu mesmo, o decertar sobre o ser ou não ser, mostra uma carga intelectual acima da média, podendo mesmo chegar ao busílis da questão de forma pormenorizada.
Como podes ver, até conseguem contextualizar o que foi dito quer no artigo, quer nos comentários. Repara que além de perceberem ainda analizam possíveis formas de incompreensão para justificar quem nem conseguiu contextualizar com o mesmo rigor.
É a riqueza de falares ou escreveres para multidões, onde és sufragado pelas dicotomias regionais e culturais.
Abraço.
Deves pensar que está toda a gente alinhada com o teu pensamento. Eu li o artigo e tb não tinha percebido a chalaça…
Ainda pensei que fosse um problema só meu e pelos vistos ai do John… É que no artigo não vem grande menção a essa funcionalidade, muito menos explica como chegar lá, okay está lá a imagem mas quem não usar o Firefox facilmente passa pela imagem sem se aperceber.
Olha que três 😀
+1
No texto fala em “Melhorias no modo de leitura”, não especifica nenhuma.
Nenhuma quê, melhoria? O ChangeLog diz: Narrate, which reads the content of a page out loud.
O teu texto original não tinha nada disso, já vi que acrescentaram. E remeter para o changelog da Mozilla não é solução, bem sei que tem alergia a escrever, mas quando fazem um trocadilho no título, convém que algures no VOSSO texto ele seja explicado.
Ou eu é que devo perder o meu tempo a tentar ficar informado pelo pplware, feito por gente que nunca se engana e raramente tem dúvidas, mais vale ir directamente à Mozilla.
Já li o artigo duas vezes e em nenhuma parte explica o título. Os títulos têm de ser de simples compreensão, este é um título mau. Em vez de culpar o leitor devias perceber que erraste e corrigir.
É raro o pplware admitir erros lol
É tão raro como eu ganhar o euromihões. Ninguém dá o braço a torcer nesta equipa…
Os erros são para se admitir. Mas aqui o assunto é bem diferente! E não vamos chegar a nenhum consenso 😉
Oh pedro… em visto.
Chegou? Por aqui Windows 10, 64 bits, Firefox 48.0.2 “O Firefox está actualizado”.
Faz o download manualmente através do site, executa o ficheiro e clica em atualizar.
Faz o download manualmente através do site, executa o ficheiro e clica em atualizar.
(EDIT: delete)
Oi pessoal tudo bem?
Alguem pode me dizer o por que meu Msn não esta funcionando?
Esta fora do ar?
MSN ?!?
Deixa-me adivinhar: ainda usas internet explorer? É que se usas, bem-vindo a 2016. O MSN já morreu há muito tempo, apesar de haver ferramentas que permitem tê-lo operacional, mas não a 100%.
lol existe sim o msn 🙂
http://www.msn.com/
És como aquelas pessoas que chama MSN ao Messenger do Facebook só porque manteve esse nome?
E o Pale Moon o que acham também, é baseado no Firefox e é muito Leve.
Obrigado
Vamos ter de voltar a falar nele 🙂 https://pplware.sapo.pt/software/pale-moon-5-0-o-firefox-mais-leve-e-mais-rapido/
Obrigado amigo pelo serviço publico que nos forneçe
Desde que saiu esse artigo passei a usar o Pale Moon como meu browser principal, apesar de ter também o Firefox e agora estar a experimentar o Opera desde que saiu esta última versão.
Mas continuo a preferir o Pale Moon. Se bem que nesta última actualização está a dar alguns problemas de visualização de sites que tenham conteúdos em Flash Player, como é o caso do site de meteorologia do IPMA, ou quando têm videos incluidos e que também usam o Flash Player não se conseguem ver, dá sempre o erro #2035 ( mas no Firefox também dá o mesmo erro).
Obrigado pela dica. Queres tu escrever sobre o potencial do Pale Moon? Manda-me um mail 🙂 ppinto AT pplware.com
Finalmente alguém que se interessa pelo Pale Moon !! Vá lá !! 🙂
ate eu cheio de sono e a ler na diagonal, entendi sem esforço algum.
já que a malta do PPLWARE não vos pode chamar de burros, chamo eu.
para bom entendedor, meia sentença basta!
Pois, mas há aqui uma questão que é importante salientar. Ninguem chamou burro a ninguém….longe disso. Mas há pessoal que continuar a pressionar para que essas palavras chegam nossas. Siga!
Acho que aqui percebe-se bem qual é o sentido do título…
“Melhorias no modo de leitura – Esta é uma novidade bastante interessante que permite que o browser “narre” o texto.”
Basta ler, senhores!
Sem dúvida… 😉 é mesmo isso André, basta ler.
Chegaste mais tarde, André. No original, apenas se podia ler “Melhorias no modo de leitura” e a frase acabava aí.
Espero que não haja ninguém a querer rescrever a história e a negar o edit no texto.
Agora és tu Alucard? Já chega….
Também acho que já chega, contudo o Alucard tem razão: inicialmente o artigo não especificava e ele apenas estava a dizer isso mesmo ao André.
Ok aqui no meu arch não tem narrar na leitura, algum linuxiano por aí?