Censos 2021: Saiba tudo em 10 perguntas e respostas
Por estes dias muito se tem ouvido falar nos Censos 2021. Este é um procedimento que acontece a cada 10 anos e são várias as dúvidas dos portugueses. Para ajudar a esclarecer, preparámos 10 perguntas comuns e as respetivas respostas com a colaboração do Instituto Nacional de Estatística (INE).
Ao todo são cerca de 11 mil os recenseadores que percorrem Portugal. Qual o objetivo? Para que servem as cartas? Saiba tudo...
Censos 2021 - Tudo o que precisa de saber...
1- Para que servem os Censos?
Os Censos permitem conhecer melhor algumas características do país, tais como a sua população e o seu parque habitacional. A informação recolhida permite-nos saber quantos somos, como somos, onde e como vivemos.
Os dados censitários sobre a população e o parque habitacional são fundamentais para o sector público e privado, bem como para os cidadãos em geral.
2 - Quem faz os Censos?
O INE é a entidade responsável pela sua preparação e realização e conta com a colaboração do Serviço Regional de Estatística dos Açores, da Direção Regional de Estatística da Madeira, das Câmaras Municipais e das Juntas de Freguesia.
3 - Porque responder aos Censos?
Os inquéritos realizados pelo INE, abordam temas específicos como o emprego, a saúde, a educação ou a utilização das tecnologias de informação, sendo dirigidos apenas a amostras da população (prévia e metodologicamente selecionadas).
Por outro lado, os Censos são exaustivos e extensíveis a todo o território nacional, permitindo recolher um leque de informação fundamental para o conhecimento e gestão do país (como demografia, educação, habitação e transportes). Os Censos 2021 são a oportunidade de fazer parte duma fotografia de conjunto do país, contabilizando e caracterizando a sua população residente e o seu parque habitacional num determinado momento – o momento censitário, definido como o dia 19 de abril de 2021.
4 - Qual o destino dos dados dos Censos?
Todos os dados provenientes da recolha dos Censos 2021 são alvo de validação e posterior tratamento, que inclui a necessária anonimização de qualquer referência individual.
O conjunto de dados obtidos permitirá a contabilização e caracterização da população residente em Portugal e do seu parque habitacional, sempre no cumprimento estrito da preservação da confidencialidade e do segredo estatístico (Lei 22/2008 de 13 de maio e Decreto Lei 136/2012 de 2 de julho).
5 - Tenho que pagar para ter ajuda no preenchimento dos Censos?
Não. Existem diversas formas de preenchimento, apoiadas pelo INE, juntas de freguesia, etc. Se se encontra em situação de isolamento, é possível também responder pelo telefone. Este apoio é totalmente gratuito e nunca poderá ser exigido pagamento.
6 - Há algum número de apoio?
Sim, é o 21 054 20 21.
7 - Os meus filhos têm guarda partilhada, alternando o local de residência entre a minha casa e a do pai/mãe. Onde são recenseados?
As crianças nesta situação são recenseadas no alojamento onde vivem a maior parte do tempo ou possuem a maior parte dos seus haveres. Quando o tempo em cada uma das casas é igual, deve ser recenseada/o na casa onde dormiu na noite de 18 para 19 de abril.
8 - Cada pessoa recebe uma carta?
Não, É distribuída uma carta por casa com os códigos de acesso. Existe um questionário de agregado doméstico, que tem de incluir todos os residentes independentemente dos laços familiares.
9 - Tenho mais do que uma casa? Qual considero?
Para efeitos estatísticos, deve ser sempre a casa onde mora a maior parte do ano ou onde têm a maior parte dos seus bens.
10 - Tenho uma carta. Como é que respondo?
A carta contém um código e password associados exclusivamente a cada alojamento. Deve aceder a censos2021.ine.pt a partir do dia 19 e autenticar-se com os códigos da carta. Depois é só preencher o formulário.
O Pplware entrevistou recentemente o Coordenados Nacional da Recolha de Dados do INE. Podem ver e entrevista na íntegra no seguinte vídeo.
Se houver alguma questão que pretendam ver respondida, deixem nos comentários.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
Que fique para a história os responsáveis quando for demonstrada a descida monstruosa que os censos 2021 vão revelar
É só isso? Não há mais?
A descida de quê ?
Também não percebi a que descida te referes….. Mas gostava de saber.
Não consigo encontrar informação sobre os idosos residentes em lares. Alguém sabe como se processa? Ou seja, têm a morada no local x mas residem no lar.
Os formulários de resposta guiam nessas situações, mas nesse caso do idoso que vive num lar, a sua casa é considerada alojamento secundário, e o seu recenseamento/contagem é feita no lar, enquanto alojamento colectivo. Esta resposta é da responsabilidade do lar.
Obrigado Nuno.
a pergunta 5 não é bem verdade, para quem não sabe, para quem não tem internet, tem de ligar para um numero fixo, que não é gratuito.
Muitas pessoas vão ter de pagar a chamada para poder preencher o formulário.
Podiam ter feito um numero gratuito para o intuito.
Quem actualmente têm um tarifário em que um simples numero fixo não é gratuito, é um iletrado digital, sem qualquer tipo de desprazia, apenas a constatação de um facto, para esses, as Juntas de Freguesia são a opção correcta.
A inteligência nada tem relacionado – nem nunca teve, felizmente! – com a literacia digital.
Desconhece V. Exª., seguramente, que há pessoas em Portugal, que não sabem ler nem escrever; pior, não têm telefone nem vontade para se deslocar a uma junta de freguesia para tratar de um assunto que lhe nada lhe diz. Simplesmente.
Numa pandemia. Muito inteligente fazer um censos.
já registei os censos 2021 e não foi difícil, e não sou muito bom na net
Os portugueses que estão em situação financeira vulnerável, mal têm dinheiro para comer, quanto mais para pagarem pacotes de serviços com internet, telefones, etc. Certas pessoas vivem num mundinho bem diferente daquele em que vivem milhares de portugueses. A vida encarrega-se de nos dar umas lições: tanto estamos na “mó de cima”, como podemos passar a estar na “mó de baixo”. Aí, passamos a dar mais valor às pessoas que enfrentam dificuldades, nomeadamente financeiras.
Dexe de Votar no PS ou na extrema esquerda!
Talvez assim a sua vida e a de todos melhore.
Até lá…. continuará igual ou pior!!
Bruno M. Deixe de escutar encantadores de burros!
É dirigir-se à junta de freguesia da vossa área, é grátis e até fazem um caminhada
Numa pandemia ?
Não percebo a razão de apenas começar a 19/04. Vai decerto bloquear os servidores. Mandavam as cartas a pouco e pouco e as pessoas iam preenchendo assim que recebiam. É mesmo burrice!
Mas e alguém vai a correr enviar isso no dia 19? Se fosse o IRS, para receber algo, ainda entendo, agora algo que só dá trabalho e não se ganha nada… Acredito até que muitos acabem por esquecer disso.
Pois acreditas…
Segundo os nºs 2 a 6 do artigo 27º da Lei nº 22/2008 estão previstas coimas até 25 mil euros, no caso de se tratar de um particular, ou 50 mil euros, caso se trate de uma empresa.
Também deves acreditar que o mundo é plano…
É deixar prescrever e está resolvido, bem esqueci-me que isso só resulta com os “grandes”
O argumento que se os outros podem ser criminosos eu também posso, é apenas a imbecilidade elevada à décima potencia.
Burrice é comentar sem saber porque é que só começa no dia 19. Chama-se “momento censitário”. E não, não pode começar antes.
Mas mandavam como, se é confidencial, para isso tinha de ter os seus dados e isso vais de contra ao que estão para aqui a defender
Mas mandavam como, se é confidencial, para isso tinha de ter os seus dados e isso vais de contra ao que estão para aqui a defender
Pois, mas isto não foi feito para tu perceberes. Aliás, disto percebes pouco. Podias simplesmente estudar o assunto em vez de seres mais um treinador de bancada.
Sr. Há Cada Gaja, não sei se esta resposta acima foi para mim, mas já faço os censos às 20 anos e a intenção do trabalho é sempre o mesmo, as regras também, apenas se está a acompanhar as tendências, se queres ficar na era do papel, então responde a esta msg por carta.
Sei mais do assunto na unha que cortei ontem , que tu deves saber alguma vez na vida.
Treinador de bancada, são o que vêm para aqui diz NADA e criticar assuntos que não sabem, apenas sabem dizer mal do que não lhes interessa…
Visto que o Sr sabe,e tem conhecimentos responda-me por favor… No meu caso um número de casa ( incluindo uma caixa de correio) tem três famílias diferentes… Como faço?
Mas moram todos na mesma casa em comum ou mesmo número e caixa, mas andares diferentes?
Se todos em comum um código para todos, se 3 zonas distintas, 3 códigos um por habitação
Se tem uma casa onde moram 3 familias diferente, o código da carta é usado por TODOS!
Logo nos censos entrará para a estatistica em que numa casa moram 3 familias.
São três agregados familiares … Mas a casa está dividida por dentro não se vê de fora …
Boa tarde,
Tenho uma casa a 500k de onde vivo (minha e de meus irmãos) resultante de herança invisa.
Por causa da pandemia não vamos lá há mais de um ano.
Provavelmente já foi entregue na residência o envelope dos censos.
O que fazer neste caso ? Deve haver milhares de casas desabitadas.
O que me preocupa é a resposta ser obrigatória. Mas não posso responder.
O que vai acontecer ?
As respostas são dadas pelas famílias onde quer que estas residam no momento censitário (19 Abril). As casas desabitadas são isso mesmo, desabitadas. Estas têm a recolha de informação no terreno pelos recenseadores, e não têm relação directa com as famílias/indivíduos.
Provavelmente tentam falar com os vizinhos e põem logo como inabitada
A função dos recenseadores não é simplesmente pôr cartas, mas sim bater às portas, confirmação se mora lá alguém, em caso de dúvida falar com os vizinhos e se nada resultar, voltar noutro dia e horário pra confirmar esse informação
E quando deixam duas cartas na mesma caixa do correio? E só lá vive uma pessoa. Isso é tudo muito bom na teoria, mas na prática não é tão linear. Falar com vizinhos, era bom era…
Foi muito má prática…
Ou, e é uma situação que pode ocorrer, aconteceu me a mim, pode ter posto a carta no correio sem associar o código ao alojamento e depois teve de pôr outra, mas nesse caso punha uma nota no código novo e justificar a situação…
Pois, também me pareceu má prática. Agora o que fazer ao código extra? Além disso, tenho visto aqui responderem de forma diferente quando existe mais do que um agregado a viver na mesma residência, casos que também conheço. Umas vezes dizem que o correcto seria entregar 1 código por agregado mesmo que morada seja igual, outras dizem que deveria ser 1 código único e todos deveriam responder em conjunto, mesmo que sejam agregados de facto distintos, e a morada seja igual (por exemplo, um anexo). Conheço casos em que aconteceram as duas situações.
Para não haver confusões e para que digam como é concretamente, mesmo sendo esta a informação que tivermos na formação, passe pela junta e peça esclarecimentos
Mas no caso do anexo, se os acessos forem distintos e não tiver de entrar pela casa principal para aceder ao anexo, serão 2 agregados, mas se tiver apenas um acesso, aí sim todos apenas com um código
Na minha situação existem dois agregados familiares com o mesmo número de porta.
Ou seja, basicamente existem duas casas, uma onde vivo eu com os meus pais e outra casa onde vive o meu avô e o meu tio. Mas na verdade, a casa onde vive o meu avó e o meu tio é considerado um anexo.
A minha dúvida é se responder às duas cartas com o mesmo número de porta não poderá haver algum problema pois estou a declarar dois agregados familiares, para a mesma morada?
O que conta são os agregados familiares? Independentemente se vivem na mesma casa ou em casas diferentes, mas com a mesma morada?
O recenceador dessa área identificará os dois alojamentos distintos e entregará cartas distintas para cada um, correspondendo a diferentes agregados familiares. Sim, o que conta são os agregados, independente da morada ser diferente, ser a mesma, ou se é inclusive o mesmo alojamento.
Boa noite,
Obrigado pelas vossas respostas.
Como posso obter a carta?
Obrigada
Vai oportunamente ser entregue na sua caixa do correio.
“10 – Tenho uma carta. Como é que respondo?
A carta contém um código e password associados exclusivamente a cada alojamento. Deve aceder a censos2021.ine.pt a partir do dia 19 e autenticar-se com os códigos da carta. Depois é só preencher o formulário.”
Se, supostamente, cada alojamento tem password e código associados exclusivamente, cai por terra a confidencialidade do inquérito.
Isto é uma farsa que não respeita a protecção de dados e apenas visa espiolhar a vida das pessoas, sabendo-se exactamente quem são, as respostas que dão e servindo para dar a conhecer, a quem nos governa, as nossas fragilidades para que possam ser adoptadas estratégias que melhor nos subjuguem aos interesses de alguém.
Em tantos anos de Censos, não vivemos melhor devido ao facto de serem sabidas as condições e necessidades do povo, pelo contrário, somos mais controlados e esmifrados/sugados pela máquina do Estado.
Portanto, responder honestamente a este formulário será pactuar com quem quer saber como melhor nos dominar,o tal chamadode”entregar o ouro ao bandido”.
Independentemente do INE não depender do Governo, tal como a Justiça também não depende, sabemos o que se passa nos bastidores, ou pelo menos imagina-se!
Se tenho o sindrome da conspiração?
Talvez, mas do alto dos meus 63 anos não tenho falhado muito nos intentos que são pretendidos com este tipo de formulários/questionários. Muitas empresas também os fazem e sabemos com que intenções e, neste caso, o Estado é uma empresa gerida por empresas da política que têm os seus interesses e accionistas -entenda-se militantes- a preservar.
Cada um que faça o que entender por melhor!
☹️☠️
Tenho dito
Ponto e vírgula. Não vou dizer que e só assim mas de certeza que quando se decide por exemplo pela construção de um lar ou de uma escola é porque se sabe que ouve um aumento de idosos ou d crianças, neste caso, em parte também derivado destes dados.
Tal como não sei se é assim ou não, mas já trabalhei com ( e não para) o INE e eles orgulham-se mesmo bastante da sua política de privacidade, que segundo eles, nem o governo tem acesso aos dados.
Também acho que era desnecessário associar o código e respeitar de facto a privacidade de cada um mas por outro lado serve também para ver se o estilo de vida melhorou ou piorou em algumas zonas (se as pessoas passaram de mansões a barracos ou vice versa, dando um exemplo exagerado). Repito na prática não sei se é bem assim mas se fosse só para “espiar” o governo nem precisava de por pessoas na rua, era contratar um pessoal que soubesse o mínimo de excel e começar a juntar os dados de cada um
Reconheço-lhe alguma razão no que refere e até acredito que o INE seja tão isento da intromissão política quanto a Justiça o é!…
Acho que me fiz entender…
Quanto ao formulário do censos não vejo razão para que exista, já que uma pesquisa e cruzamento de dados com a CGA e saberão quanto ganho; com a conservatória do Registo civil e saberão o meu estado civil; com a conservatória do registo automóvel e saberão quantos veículos possuo; com a conservatória do registo predial e saberão quantos imóveis possuo; com o Banco de Portugal e saberão qanto tenho em depósitos bancários, cuja diferença relativamente aos gastos explicitados nas facturas registadas no Efactura das finanças lhes indicará quanto escondo debaixo do colchão.
Mas lá está o INE não é o estado, não tem autorização para recolher os dados a que este tem acesso, tal como o estado não tem autorização para aceder aos dados do INE, se é isso mesmo assim na prática, sinceramente mãos no fogo ponho por mim e por uns poucos, mas se fosse esse o caso de facto muita coisa que eles perguntam era desnecessário porque já teriam acesso a isso.
Referir também que os censos acabam por ser mais informativos e relevantes para o poder local e mais concretamente as freguesias, do propriamente para o governo que não tem tempo para sequer olhar para os dados de cada terrinha que existe.
Cambada Incompetentes. Têm base dados nos vários organismos para que?
Numa altura de pandemia, vão fazer Censos.
E os que estão cá sem contrato, porque o patrão explora, os que não têm SS ou SNS, porque não reside cá à tempo suficiente, mas trabalham, os completamente ilegais, mas que o assunto não interessa para o INE, como se contabilizam esses.
Daí o número mais reduzido de recenseadores, pk o trabalho é mais fácil que noutros anos, o contacto com as pessoas é mais reduzido e a forma de fazer e mais fácil e acessível.
E se o medo é que se saiba as vossas informações pk fazer pela NET, não se esqueçam de tudo o que já partilharam com o FB e restantes e para os espertos de todos os assuntos, mudem o DNS e assim já podes fazer em Aljustrel e seres de Braga…
Completamente Inútil. Vão planear com estes dados, próximos 10 anos até ao próximo.
Andam recolher dados nos vários organismos , não vivemos na idade da pedra existem sistemas informáticos.
Se as pessoas não estão no sistema, como é que vão receber as cartas?
Numa altura pandemia, muito oportuno realizar.
Ou seja pelos seus comentários é melhor haver uma organização tipo NSA, que junta os dados todos sem pedir cavaco a ninguém do que haver de x em x anos, uma colectânea de dados estatísticos que podem (ou não, cada poder local depois decide se dá relevância aos dados ou é papel para casa de banho) influenciar várias situações, como por exemplo o investimento em lares, escolas, etc??
Eu prefiro não ter o meu governo a fazer essa reunião de dados, ainda para mais sem o meu consentimento mas pronto cada um sabe de si.
Conheces o conceito de metadados. Pergunto como é que fizeram para saber agora na pandemia portugueses estavam a movimentar-se. https://www.tsf.pt/portugal/sociedade/fuga-para-a-pascoa-um-milhao-de-portugueses-dormiu-fora-de-casa-entre-quinta-e-sexta-feira-13504736.html
Infelizmente os dados cada vez são menos privados, Por acaso fazem como na estonia, se alguem do estado acedera os teus es notificado e consegues saber quem.
Os dados na estonia são tua propriedade. Em Portugal não.
https://www.smartcitiesworld.net/special-reports/special-reports/the-smart-nation-where-everyone-owns-their-personal-data
Os dados na Estonia são recolhidos nas base dados, registros e quando não é possível perguntam as pessoas. O que fazem em Portugal?
https://www.stat.ee/en/statistics-estonia/population-census-2021
Respondendo ao teu primeiro comentário, até pelas “torres” consegues descobrir isso.
Segundo os teus dados na Estónia são extremamente privados mas na altura dos censos o estado dá-se auto permissão para recolher todos os dados e mais alguns e fazer um perfil completo, isto sem remover completamente o fator humano.
Eu ficava extremamente convencido que de facto só nessa altura é que o governo ia aceder aos meus dados mesmo
Certo, pelas “torres”. Recolheram os teus dados. Talvez não cruzaram para te identificar. Deste alguma autorização operadora ou quem fez recolha.
Neste caso estado obriga-te preencher para recolher todos os dados. Supostamente anónimos, dão-te um codigo enviam-te para morada onde resides.Como tu queres tudo anónimo, quais são garantias.
Não confias no estado para recolha de dados nas base dados mas já aceitas no censos.
No caso Estonia estão aproveitar os dados existentes e pedem somente os que não têm.
Mas esses dados o INE não tem acesso. Isso são dados que pertencem a organizações governamentais, sendo que o INE funciona á parte do governo.
É uma forma de ver as coisas. Eu pessoalmente prefiro ter uma instituição á parte do governo que vai apresentar números e não dados pessoais, no final. Se as pessoas preferem ter o governo a vigiar (ainda mais) os dados pessoais de cada um siga, sugiram esse modelo.
De referir, mais uma vez, que há uma razão para serem as freguesias a organizar o trabalho, estes dados são muito mais relevantes para o poder local do que para o governo em si.
Não têm acesso. Então explica por exemplo como Taxa de desemprego é apurada.
O INE…
Por acaso nesse indicador fazem inqueritos.
Outro Exemplo, em que têm acessos aos dados fiscais:
INE inicia a divulgação das Estatísticas do Rendimento ao nível local com base em dados fiscais anonimizados da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) relativos à Nota de liquidação do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares (IRS –Modelo 3), obtidos no âmbito de um protocolo celebrado entre a AT e o INE.
https://www.ine.pt/xportal/xmain?xpid=INE&xpgid=ine_publicacoes&PUBLICACOESpub_boui=384207665&PUBLICACOESmodo=2&xlang=pt
Informação geografica que têm acesso
http://mapas.ine.pt/download/metadados/bgri11.html
E porque é que eles precisariam desse acordo se tivessem acesso a todos os dados do governo como tu dizes?
SSD afirmaste que INE não tem acesso. “Isso são dados que pertencem a organizações governamentais, sendo que o INE funciona á parte do governo.”
Dei-te exemplos em que têm acesso. No exemplo da AT conseguiram recolher dados anónimos.
Se podem ter acesso, desde que se garanta dados anónimos porque não fazem?
Estas a complicar por complicar. Se o INE tivesse acesso a esses dados ia precisar dessa cooperação para quê?
Tal como já disse eu prefiro que haja uma organização independente a colectar os meus dados e ser eu a escolher como os apresento do que ter os dados todos juntinhos e prontos para consulta de quem der mais ou há espera de um ataque que exponha esses dados. Porque acredito que na Estónia haja essa proteção de dados mas também acredito que se por exemplo, alguém estiver a ser investigado não vá ser avisado que a polícia pediu para ver o seu extracto bancário ou transferências que tenha feito. Isso é uma excepção, os censos aparentemente são outra. E quando vais a ver há meia dúzia de excepções para esta ou aquela organização darem uma olhada nos teus dados
SSD estes são tão anónimos, que censos obriga introduzir nomes completos no preenchimento do Censos
Queres um biscoito??
Eu próprio já disse que achava desnecessário introduzir esses dados, não invalida o que eu disse di INE guardar os dados mas enfim fica lá com a tua
Ganhaste biscoito.
Nome completo, data nascimento, sexo e morada. Problema não é ser desnecessária, recolha dados não é anónima.
E desses só o nome é que seria desnecessário. A morada serve para confirmar até quem já respondeu. A idade/data de nascimento e o sexo são talvez dos dados mais importantes para o poder local, especialmente a nível de decidir em que infraestruturas apostar. Se houver uma zona em que existe um maior número de homens, jovens, a freguesia se calhar em vez de apostar num cabeleireiro, aposta num salao de jogos ou algo parecido, dando-te um exemplo prático.
Para além de servir para verificar se algum aumento, ou diferenca no número de idosos, jovens, crianças, homens, mulheres, acho que não é muito difícil de perceber isto.
Concordo com o Sexo e Morada e Idade.
Na Idade não concordo pedir data nascimento.
Se os dados são ser suposto ser anónimos, o problema não é ser desnecessário não deviam pedir nome completo, data de nascimento e o tipo relação dos moradores.
Tudo bem em recolherem dados desde que garantam ser anónimos,
Não vou dar mais conversa a gajos das teorias das conspirações, queres fazer fazes, na queres, ao fim de 3 tentativas em se negue a fazer, alguém há-de se dirigir a si e faz à faz faz…
E atenção isto não são ameaças, não sou disso, vai fazer pk é obrigatório ou então MULTA pra cima…
SSD é que falou na NSA, etc
Quem falou em recusar em preencher.
O meu argumento que existem sistemas informáticos, base dados,etc onde podem fazer a recolha dos dados dos Censos.
Consideras oportuna realizar numa altura de pandemia.
Já agora PALB. Analisa questão pelo tempo e dinheiro.
Quando vais trabalhar , és renumerado. Neste caso onde podes apresentar factura pelo tempo despendido?
Já pago impostos. Não fazem recolha de dados e ainda obrigam perder tempo.
Eu sou pago para fazer o trabalho a que k me candidatei e deram 3 opções de recibo, dependendo do que pessoa quer (recibo verde com ou sem isenção e acto isolado).
Além do meu trabalho, faço este no meu tempo é livre, mas quando me candidatei, sabia ao que ía, por isso…
Quem é que te paga quando fazes Censos?
Acreditas mesmo que existam base de dados? lol!!!!!
vivo na casa principal com o meu filho o meu ex marido num anexo nao fazemos parte do mesmo agregado familiar temos que ter duas cartas para fazer os sensos
Sim
Extraviei a carta que recebi. Posso ter uma segunda via, sem ter de esperar pelo recenciador?
Basta ligar para o número de telefone que eles resolvem.
Obrigado, Vítor M.
Bom Dia, no caso de haver um residente estrangeiro a residir na habitação?
Terá de ter um formulário para essa pessoa. Cada pessoa tem de preencher o seu por habitação. Mas facilmente os recenseadores podem ajudar. Além disso, as juntas de freguesia também podem ajudar e em último recurso, podem sempre ligar para o número de apoio aos censos.
Gostaria de saber se um esteangeiro estando legal ou ilegal tambem rem wue fazer o censo
Sim, desde que esteja cá a morar à 1 ano ou mais, ou se for sua intenção ficar onde está por tb pelo menos um ano, tendo como data de referência o dia 19/04
Não recebi carta com os códigos. Parece estar esquecido o Oasis Parque em Portimão
Estou a morar com os meus pais, meu marido e filho, mas recebemos duas cartas quando é apenas uma habitação. Estamos a usar a parte de baixo da casa e os meus pais ficam no andar de cima, mas é considerada uma habitação pois os andares têm acesso por dentro. Tenho de responder separadamente dos meus pais? Isso não irá trazer problemas? Não podemos apenas meter todos juntos com um codigo?
@Claudia Lopes, se é apenas uma habitação e não r/c e 1, deve ser feita toda a família com apenas um código
Obrigada
@Jorge Marques esse oásis parque, é um parque de campismo, se sim, não seram atribuídos códigos e só será feita na 2 fase pk é um alojamento não clássico e será em papel
Boa tarde,
No caso de pessoas que tenham casa em Portugal e, que receberam a carta mas que residem habitualmente noutro pais da comunidade europeia, como devem proceder? São obrigados a responder aos censos sabendo que apenas vêm uma ou duas semanas de férias por ano?
Não devem responder, visto que essa habitação é secundária…
Boa tarde. Não recebi qualquer carta e quando tento autenticar-me com a CMD diz que o meu NIF não está associado a nenhum questionário. O que me aconselham a fazer nesta situação.
Se é anónimo não tem de aceder com o CMD. E para quem não recebeu, ou tem de esperar que o recenseador passa na vossa zona ou dirijam se à vossa junta
Agradecido pela informação.
C s fazem os censos?
Olá
Acho que perdi a minha carta com os código, o que faço? Obrigada
Vá até á junta e peça outro que o recenseador da sua zona será informado e será lhe atribuído outro
Ontem, dia 18 para quem tivesse já a carta em seu poder, já era possível aceder e preencher o questionário. Convém guardar o comprovativo.
Estou a viver no estrangeiro, tera a minha mae de me registar na mesma? Tem alguma opcao de dizer que estou emigrado?
Tu farás onde estás quando chegar a altura desse país, a tua mãe e quem lá morar habitualmente é que conta
Boa tarde. Neste momento nao resido no domicilio fiscal .Mudei de casa e ainda não alterei o meu domicilio fiscal.Como posso responder sabendo que a casa que era alugada está vazia e não consigo aceder a caixa de correio. Obrigado
Quem era seu vizinho puderá ajudar o recenseador dizendo que já não mora lá ninguém e na sua nova morada ou é abordado ou os seus novos vizinhos podem dar essa informação. Mas não tem nada a ver com a morada fiscal.
Boa noite.
Neste momento estou a residir fora de Portugal, estou emigrado vai fazer quatro anos, minha questão é se existe a obrigatoriedade de responder ao Censos 2021?
Muito obrigado e ficarei muito grato se me puderem esclarecer nesta questão.
Não, dado que reside fora e a sua casa em Portugal é considerada secundária.
Eu tenho uma dúvida, eu desde que isto da Corona começou tenho estado a viver com a minha mãe mas a minha morada no cartão de cidadão é da casa do meu pai. A minha mãe deve incluir-me no censo dela ou eu devo ser incluída no censo do meu pai?
Se está à pelo menos um ano na morada actual e a intenção é continuar, deve fazer onde está, mas se é provisório, então deve fazer na casa onde habitualmente mora
Ainda não mudei minha morada fiscalcomo faço para responder o censo?
Não interessa a morada fiscal, mas sim onde mora no momento
Não recebi nenhuma carta e já é dia 20. Nem eu nem mais ninguém estará na minha residência no próximo mês. Do número de apoio ninguém atende. O que devo fazer?
Diriga-se à junta e o recenseador da sua zona será informado e terá que lá passar a entregar ou lhe daram logo no momento, depende como a sua zona está a funcionar
Enviei as respostas dia 18,será que foi aceite?
Se conseguiu submeter é que foi aceite
Boa tarde, surgiu-me uma dúvida: se por acaso me tiver esquecido de responder a alguma das respostas (das obrigatórias, claro), via online, o questionário é aceite na mesma? Ou seja, tem algum mecanismo para impedir que questionários incompletos sejam entregues?É que existem multas, e não quero pagar uma multa por me ter distraído! Obrigado! S.
Pelo que vi no meu pessoal e José testes que fiz na formação, não deixa passar para a próxima pergunta sem responder, agora se responder a uma certa questão que o leve a saltar perguntas e já enviou aí não há volta a dar, a pergunta seguinte é conforme o que respondeu na anterior.
José = nos
Boa tarde habito na mesma casa com os meus sogros,apesar de separados. Deixaram duas cartas como devo responder?
Mas são duas casas distintas com acessos separados ou uma só casa com porta única?
Na primeira hipótese, usa as duas cartas, na segunda, usa apenas uma carta para todos os habitantes, sendo o representante o mais antigo na habitação
Mas e se como diz usarem apenas uma das cartas para responder por todos, o que fazer à segunda carta que deixaram? Ignora? Tem que ir à junta indicar que não precisa das duas? É anulada automaticamente?
Para puder usar a carta certa, vá à junta e eles verificam qual será a certa a usar e cancelam logo a outra.
Em relação as casas de férias, não me e possível deslocar-me para ir buscar a carta que provavelmente está na caixa de correio e assim responder o prazo previsto.
Qual o procedimento a efectuar nestes casos ?
Se é casa de férias e o recenseador conseguir obter essa informação através dos vizinhos não irá atribuir código e classifica a casa como secundária. Se não conseguiu essa informação, poderá atribuir carta, mas se verificar que não obtém resposta válida até à data limite, irá mudar de habitual para secundária.
o João não terá de se preocupar com nada, dado que não é a sua casa principal
Obrigado pelo esclarecimento
Quem preenche os censos? Quem habita na casa ou teremos de preencher os sensos na morada do cartão de cidadão, sendo que as 2 são distintas.
Estou na dúvida em qual morada preencho, onde vivo ou na morada do CC.
Preenche na morada onde vive.
Ou preenche o representante que sabe os dados de todos ou cada pessoa preenche o seu, visto que dá para guardar e voltar onde se guardou.
Eu assumi essa responsabilidade e preenchi todos, mas fui perguntando o que não sabia à medida que prosseguia.
Boa tarde,
alguém me sabe dizer se todas as perguntas são obrigatórias.
Se não, como se distinguem umas das outras ?
Obrigado
E quem não recebe a carta??
Boa tarde,
No prédio onde vive a minha mãe, em todas as casas já receberam a carta com o código para os censos, mas não colocaram na casa dela, ou seja a minha mãe ainda não recebeu, estou admirada pelo fato de todas as outras casas tetem recebido. O que faço?
Obrigada
Pessoas do agregado familiar que moram e trabalham no estrangeiro também entram no inquérito? Mesmo que só venham em férias?
Nesse caso, não, oficialmente já não residem no país por isso não entram nas contas
Alguem me explica a razão pela qual pedem nomes completos, números de telefone e endereços de e-mail numa estatisca que dizem ser confidencial? o que é que querem mais entrarem pela a casa a dentro e contar o numero de iogurtes que tenho no figorifico?
Os nomes de facto acho que eram dispensáveis, o número de telefone e email que pedem da pessoa responsável pela habitação, pelo que percebi é porque recomfirmam em x% das casas as informações das mesmas para perceberem se as pessoas e/ou o recenseador não estão a responder a toa
Boa tarde. Uma pessoa que está no estrangeiro mas que mantém a residência do cartão de cidadão em Portugal tem de responder ao inquérito dos censos se receber o código na caixa do correio?
Depende de como está a sua situação oficialmente. Se ainda não procedeu a mudança, se continuar por exemplo a receber o correio nessa residencia, então sim, nem que seja para alterar para residência secundária
não responda a verdade!
Isto so serve para estado pela finanças buscar mais dinheiro com impostos e camaras fazer negocios com os dados com terrenos e propriedades.
E maior partes de quem entra em casa são boys das camaras!
Se calhar era mais credível ao menos escrever o nome direito antes de partilhar teorias da conspiração…
Eu moro com os meus pais e o meu pai já respondeu pelo agregado familiar, eu tenho 19 anos , tenho responder a algum questionário tambem ?
Nope, nesse caso a resposta do teu pai já te inclui a ti
Estou a tentar me inscrever para dar inicio à resposta do inquérito, mas recebi a seguinte mensagem: Não foi encontrado nenhum questionário com o seu NIF associado. Como devo proceder?
Tem a certeza que está na pagina certa? o NIF não é necessário para nada
boa tarde,
tb tenho a mesma resposta com a autenticação do cartão cidadao:
Não foi encontrado nenhum questionário com o seu NIF associado.
erro, o que fazer neste caso?
PARA TODOS OS QUE TENTARAM FAZER A AUTENTICAÇÃO COM O NIF, NÃO DÁ…
VISTO QUE NÃO HÁ CRUZAMENTO DE DADOS, AS CARTAS/CÓDIGOS NÃO SÃO ASSOCIADOS ÀS PESSOAS MAS SIM AO ALOJAMENTOS, LOGO ESSA FORMA DE LOGIN, APESAR DE LÁ ESTAR E MAL, É INCORRETA E NÃO DÁ.
A RESPOSTA AOS CENSOS É FEITA EXCLUSIVAMENTE ATRAVÉS DA CARTA QUE O RECENSEADOR PÕE NA CAIXA DO CORREIO.
não encontrei a carta dos censos, penso ter ido junto de publicidade para o lixo :/
ha possibilidade de pedir segunda via?
Sim, ligue para a junta de freguesia. Eles entregam uma nova.
Bom dia, se tiver já preenchido o censos e tiver algum erro, como faço para retificar?
Que tipo de erro?
Atualmente vivo num quarto não tenho acesso a caixa correio, e a minha senhoria impede me o preenchimento dos censos, porque receia pelos censos serem passados pelas finanças. É verdade?
Não há cruzamento de dados com nenhuma instituição e neste caso devias ter entrado nos Censos dela, pk moras num quarto nan casa dela, certo?
E o mais importante ela não te pode impedir de o fazer, tens duas hipóteses, ou ela faz de novo e insere te como outro não familiar, visto que moram na mesma casa, independente da forma como vivem, mas a porta de entrada para casa é a mesma, ou vais à junta expões a situação e eles lá vêm a melhor forma. Último caso fazes na casa dos teus pais e sempre és recenseado.
Gostaria de saber por que a junta de freguesia ligou para morada de meu amigo para confirmar seu none, morada e número de pessoas 2 días apos ele ter entregue o censo pela internet ?
Depois que ele informou só disseram obrigado
As informacoes nao sao anonimas ?
Ele me perguntou: Se houvesse algum problema com as informacões a junta falaria ?
Alguem sabe responder ?
Sim, é por essa razão que se pede o contacto ao preencher. Há uma X percentagem de respostas que são reconfirmadas não só para perceber se as pessoas estão a responder a sério às questões (se puseste tudo á sorte é provável que falhes em alguma questão) e para validar o trabalho dos recenseadores também (que tendo os códigos podiam simplesmente ficar em casa a inventar informações).
Confirmo a informação acima.