Quantcast
PplWare Mobile

Cartão de Cidadão: Pode o documento ser levantado por terceiros?

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. _RJCA_ says:

    Se me permitem uma perguntinha relativa ao CC, como faço para requerer os códigos? Quando renovei o meu CC há uns anitos, não sei onde guardei (se é que efetivamente os guardei) a folha com os ditos códigos e cada vez vejo mais nos sites oficiais a possibilidade de usar o CC para me autenticar. Terei de requerer novo CC?

    Obrigado desde já a quem me responder…

    • Manuel da Rocha says:

      Os códigos só são usados se você usar o leitor de cartões.
      Para autenticar a sua assinatura ou para a morada, é preciso o código do cartão, por exemplo se for a um banco pedir empréstimo ou abrir contas caucionadas. Se não tiver o código apresenta uma factura com menos de 90 dias, faz a autenticação da sua morada e assina à frente do funcionário.
      Pode pedir a CMD (Chave móvel digital) que permite acesso à maioria dos serviços, sem usar códigos. Faz o pedido, usando a sua senha das finanças, registando o seu número de telemóvel. Recebe uma carta, com um pin temporário, que confirma a sua morada. Faz a activação e define o PIN pessoal.
      A partir daí pode usar o número do seu telemóvel e esse PIN, para aceder os serviços (tem de ter o seu telemóvel consigo, pois cada acesso exige que comprove a sua identidade, usando um código que recebe no telemóvel).
      Para pedir as outras senhas, precisa de tirar um novo CC.

      • _RJCA_ says:

        Sim claro os códigos só para usar o leitor como é lógico (que por acaso ainda não comprei mas tenho um teclado com leitor mas não sei se funciona porque o tenho ligado a um PC com Linux). Vou pesquisar essa situação do CMD obrigado!

    • PM says:

      Sim, sem códigos só fazendo um CC novo.

    • faria says:

      Podes pedir novos códigos, mas pagando 5 €, não é preciso novamente tirar CC novo.

  2. Joaquim Cunha Guimarães says:

    E quanto á CARTA DE CONDUÇÃO?
    Qual é o procedimento de entrega?

    • Manuel da Rocha says:

      Pelos correios: precisa de levar o seu cartão do cidadão e assinar o documento de recepção, com a assinatura igual à do CC.
      Não pode ser levantada por terceiros.

    • Há cada gajo says:

      Eu recebi a minha em casa em correio normal…

    • _RJCA_ says:

      Carta de condução quando foi para renovar no meu caso foi através do site deles. Como os meus dados continuaram a ser os mesmos fiz online. Paguei e passado uns dias recebi a dita cuja já em cartão. A minha carta anterior ainda era aquela desdobrável vermelha 😉

  3. DeepTurtle says:

    O processo é tão seguro que o PIN personalizado é escrito à mão num papel que fica na posse dos funcionários que tratam do assunto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.