Boleia.net, o serviço online de carpooling
A promoção da partilha de carros representa uma forma de mobilidade sustentável e, além do mais, é geralmente uma forma mais económica e social para fazer deslocações, nomeadamente, as deslocações que são feitas com frequência, como para a escola ou trabalho, ou aquelas mais longas que envolvem quase sempre mais custos.
Além do serviço destinado a qualquer cidadão que pretenda partilhar transporte, o Boleia.net lançou no início do ano um novo portal de boleias para adeptos do Futebol Clube do Porto, em parceria com o clube, e mais recentemente, o serviço dirigido às empresas, o Empresas à Boleia.
A plataforma online Boleia.net surgiu em 2013, no Porto, com o objectivo máximo de facilitar a pesquisa de condutores e passageiros que se querem deslocar juntos para partilhar os custos de um determinado trajecto.
Esta até é uma prática usual entre colegas de trabalho que fazem percursos parecidos, ou até entre vizinhos ou amigos que se deslocam mais ou menos para o mesmo local. Mas quantas são as pessoas que, diariamente, se deslocam de e para locais tão próximos, mas que nem fazem da existência umas das outras?
É com o intuito de juntar estes grupos de pessoas que o Boleia.net trabalha, e são já muitos aqueles que estão inscritos na plataforma e que procuram uma boleia ou que se oferecem para levar alguém a um destino.
Por norma, quem oferece boleia, pode estar, na verdade, a vendê-la e a cobrar um preço simbólico para ajudar nas despesas de deslocação, que acabam sempre por ser menores do que no caso de a viagem ser feita com uma só pessoa ou até mesmo de transporte público.
Numa altura em que 43% dos portugueses se dizem interessados em partilhar carro para dividir despesas, segundo um recente estudo da Cetelem, e que a nova Reforma da Fiscalidade Verde premeia com incentivos fiscais as empresas que tornam mais sustentáveis as deslocações casa - trabalho, o Boleia.net criou o serviço Empresas à Boleia, uma solução segura e low cost (com plano gratuito para quem tem menos de 50 colaboradores) destinado a entidades como empresas, câmaras municipais, organizações e hospitais.
O objectivo do Empresas à Boleia é o de permitir aos colaboradores de uma empresa encontrar quem vive e trabalha na mesma zona para poder beneficiar das vantagens do carpooling.
Além deste recente projecto, a start-up portuense, já tinha lançado dia 1 de Janeiro o Dragões à Boleia num projecto pioneiro com o clube portista, que pretende juntar vários adeptos no mesmo carro para se deslocarem para assistir aos jogos.
"Cada vez mais condutores realizam que o trajecto diário de ida e volta para o trabalho pode facilmente representar um custo de 200 euros mensais, enquanto encontrar só uma pessoa para partilhar a mesma deslocação já lhes permite poupar 100 euros por mês” garante Toni Jorge, responsável do projecto, acrescentando que “até podemos encontrar casos de quem se desloca todos os dias de Leiria para vir trabalhar a Odivelas, por exemplo...".
Mas partilhar um carro (ou alternar semanalmente quem leva o seu, por exemplo) não traz só vantagens económicas: “o carpooling é reconhecido como sendo um complemento eficaz aos transportes públicos porque existem locais com uma acessibilidade bastante limitada, como é o caso de muitos parques tecnológicos ou zonas industriais onde se deslocam diariamente centenas/milhares de pessoas com horários compatíveis”.
O responsável considera ainda que “é um absurdo ter que demorar 1h30 de transportes públicos em trajectos como Alverca – Lisboa e Santa Maria da Feira – Porto quando estes podem ser feitos em menos de 30 minutos de carro”.
Encontre a sua boleia: Boleia.net | Dragões à Boleia | Empresas à Boleia
É habitual recorrer ao carpooling nas suas deslocações?
Este artigo tem mais de um ano
Não uso, mas gostava porque uma hora de transportes ao preço que está é inadmissível
Muita gente utiliza estes serviços para o bem.. mas ha´quem os use para praticar o mal, olha que isto é bom e mau.. mau porque é só chamar quem tiver carro ir ao encontro e gamar o carro facilmente..
Por isso muito cuidado.. 😉
Pretende dividir despesas de carro com pessoas que vão da ericeira/lisboa